Entenda as INFJ carreiras: INFJ melhor emprego, pior emprego e dicas profissionais

Você é um INFJ e está buscando o seu propósito de vida? Encontrar a sua profissão pode ser peça que está faltando. Porém, escolher uma profissão hoje em dia não é tão fácil quanto quando você era criança. Use este artigo como guia para as INFJ carreiras: INFJ melhor emprego, pior emprego e como sua personalidade se encaixa no mundo laboral.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Criar o meu currículo

Os INFJs são conhecidos como os defensores, ou advogados. Eles são seres sensíveis e intuitivos, mas perfeitamente equilibrados por um senso de julgamento impecável. Por isso, adoram inspirar as outras pessoas e, para muitos, sua missão pessoal ajudar outra pessoa a ter uma vida melhor. Veja abaixo as principais características desse tipo de personalidade.

  • Fonte de energia: I - Introversão;
  • Mente (como percebe o mundo): N - Intuição;
  • Natureza (como toma decisões): F - Sentimento;
  • Tática (abordagem): J - Julgamento.

Os INFJs são idealistas natos. Eles percorrem a jornada da vida com consideração e imaginação aguçadas. Afeicionados pelos princípios do humanismo, baseiam neles a sua visão interior e valores pessoais.

Por isso, não são observadores pacíficos, mas agentes ativos na transformação do mundo em que vivemos, principalmente na luta contra injustiças. Graças a sua integridade e senso claro de valores, eles só fazem algo que esteja dentro do escopo daquilo que sabem ser o certo.

Devido a essas características, eles são muito ligados a um senso de propósito na vida e estão sempre o buscando. Em consequência, para eles o sucesso é alcançar a realização pessoal e poder ajudar os outros.

Mas isso não significa que eles apostam baixo. Muito pelo contrário, os defensores possuem ambições e objetivos bem elevados. A diferença é que eles sempre avaliam como o que eles fazem pode impactar a vida de outras pessoas.

Bem-estar e realização: melhores empregos para o INFJ


É muito fácil se perder no mar das mais de duas mil profissões reconhecidas no Brasil e, com o avanço da tecnologia trazendo novas profissões, pode ser intimidador escolher apenas uma.

E é aí que o seu tipo de personalidade pode te auxiliar. Entender o seu tipo psicológico pode funcionar como uma espécie de filtro para selecionar as melhores profissões para aproveitar o seu potencial e te proporcionar realização e bem-estar profissional.

A seguir, explicaremos sucintamente algumas das melhores escolhas de profissões para os INFJs. Mas não se esqueça de considerar também as suas preferências pessoais no que se diz respeito a estilo de vida, salário, rotina de trabalho e localização geográfica de sua preferência.

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Carreira em fisioterapia

O dia a dia dos profissionais de fisioterapia envolve, principalmente, a identificação de alterações físicas no organismo. A partir do diagnóstico, eles devem traçar e aplicar o tratamento lançando mão de exercícios e aparelhos geralmente voltados para a cinética dos músculos, ossos e terminações nervosas.

Dentro dessa profissão, os INFJs podem deixar o altruísmo correr solto enquanto se voltam para a recuperação física de pacientes. Tomados pela empatia e vontade de ajudar, é bem provável que esses profissionais trabalhem com casos difíceis de recuperação, apenas pelo prazer de melhorar a vida daquela pessoa.

Os defensores também podem optar por trabalhar com terapia holística, como a acupuntura. Essa é uma boa oportunidade de se realizar profissionalmente ao proporcionar maior qualidade de vida para os clientes.

Um grande ponto positivo da fisioterapia, é que ela oferece diferentes opções de rotina: desde plantões em hospitais a trabalho autônomo. Essa última é ideal, uma vez que os defensores preferem ter independência no local de trabalho.

Para trabalhar na área, é preciso completar a graduação em fisioterapia, cumprindo todos os estágios obrigatórios. Além disso, é imperativo fazer cursos de especialização para desenvolver novas habilidades específicas e construir um currículo sólido.

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Carreira como conselheiro psicológico

Os conselheiros psicológicos possuem uma abordagem que vai além dos transtornos psicológicos. Os profissionais de aconselhamento possuem o foco voltado para a solução de problemas, guiando os clientes na tomada de decisões e para um melhor gerenciamento de emoções e rotina.

Para isso, o conselheiro escuta o paciente, obtendo uma visão ampla do indivíduo para identificar os pontos com potencial de mudança. Em seguida, eles iniciam o trabalho de capacitação emocional e intelectual dos pacientes.

Na prática, os conselheiros guiam os pacientes ao autoconhecimento, treinando-os também a perceber e recorrer aos recursos disponíveis. Após um período em aconselhamento, espera-se que o indivíduo adquira consciência dos próprios atos, emoções e formas de pensar, além de desenvolver autonomia na resolução de problemas.

É quase dispensável dizer que essa é uma das profissões dos sonhos de qualquer defensor. Através dela, é possível trabalhar ativamente na melhora da vida das pessoas em diversos âmbitos da vida delas.

Para atuar nessa área, é preciso concluir a graduação em psicologia. Uma boa indicação desenvolver habilidades de Terapia Cognitiva-comportamental (TCC), chave para a mudança de padrões nocivos do comportamento humano.

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Carreira em direito ambiental

Uma das características marcantes do INFJ é a criatividade. Eles conseguem, inclusive, encontrar possibilidades de ligações entre diferentes profissões para melhor adaptar seus objetivos profissionais. Aliado a isso, os defensores possuem capacidade para se dar bem em diversas profissões, facilitando para eles a união de dois caminhos inicialmente distintos.

Dois desses caminhos são o direito e a questão/gestão ambiental. Esses profissionais atuam, basicamente, na prevenção ou contenção de danos ambientais. Para isso, eles trabalham junto a órgãos de proteção da natureza em casos como, por exemplo, de construções irregulares em áreas de praia.

O advogado ambiental pode voltar-se mais para atividades de defesa de clientes e empresas contra acusações de crime ambiental. No entanto, na busca por fazer a diferença para um mundo melhor, é provável que o INFJ atue na prevenção e contenção de crimes ambientais junto a organizações sem fins lucrativos voltadas para a natureza.

O caminho para essa carreira não é tão curto, mas pode ser muito recompensador para o tipo de personalidade defensora. Primeiro é necessário completar o curso superior em direito, ser reconhecido como advogado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e fazer uma especialização em direito ambiental.

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Carreiras em comunicação

Outra faceta interessante da personalidade INFJ é que eles são ótimos comunicadores. Não só isso, a possibilidade de contar histórias como profissão é o sonho da maior parte das pessoas com esse tipo de personalidade.

Aqui, a personalidade defensora pode usar e abusar de sua criatividade, imaginação fértil e sensibilidade para trabalhar com livros, blogs, vlogs e criação de roteiros.

Esse tipo de personalidade pode ter muito sucesso como comunicador nas redes sociais. Sua habilidade de comunicação calorosa e sensível tende a mexer com o sentimento do público-alvo e conquistar a sua atenção (principal moeda dos meios digitais).

Além disso, o hábito dos defensores de pensar de forma profunda e de longas reflexões, pode ser um grande aliado na criação de conteúdos autênticos e valiosos.

Para conquistar o seu lugar no palco virtual é importante desenvolver habilidades de escrita e audiovisual. Mais especificamente para a personalidade INFJ, é importante trabalhar a sua alta sensibilidade a críticas, pois ao se expor ao público é de se esperar que, vez ou outra, uma crítica bata na sua porta.

Como muitas outras profissões modernas, para essa não é necessário ter um currículo, embora uma carta de apresentação acompanhando um portifólio profissional possa aumentar as suas chances de conseguir uma vaga na área, caso não queira empreender.

Piores empregos e ambiente de trabalho para o INFJ


Outra coisa valiosa durante a busca pela profissão ideal é saber quais são as piores escolhas, adicionando uma camada maior de filtro e refinando as possibilidades.

Os piores trabalhos para os INFJs são aqueles que envolvem muita competição. Isso porque a alta competitividade pode aflorar comportamentos inescrupulosos, uma grande red flag para os defensores. Outro motivo é que eles preferem oportunidades que promovam a cooperação entre os colegas, permitindo que todos cresçam juntos.

Empregos com muita burocracia e regras sem sentido também podem ser ruins para a personalidade do tipo INFJ. Como possuem uma visão igualitária, um sistema de hierarquia horizontalizado é mais desejável, adicionando as grandes corporações à lista de piores ambientes de trabalho.

Outros tipos de ambientes nada ideais são os que dificultam a conexão com pessoas e que envolvam tarefas rotineiras em demasia. Portanto, trabalhos puramente analíticos e com longas jornadas em um ambiente fechado sozinho podem ser desgastantes para o INFJ.

Ao navegar pelas subseções seguintes do artigo, considere as carreiras elencadas como sugestões. Apesar de ser importante considerar o seu tipo de personalidade, existem outros fatores a serem considerados, como a sua aspiração pessoal e referências de vida.

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Carreira em administração

Seja em administração de empresas ou em administração pública, essa é uma profissão que pode facilmente adicionar um INFJ ao grupo de pessoas com síndrome de burnout no Brasil.

Geralmente, uma carreira em administração de empresa ou em gestão pública envolve bastante competição entre pares e, a última ainda pode vir com grande exposição a críticas. Além disso, esse tipo de trabalho tende a ser bastante acelerado e, no meio da pressa, os INFJs podem sentir-se pressionados e como impostores.

Outra problemática que pode surgir no trabalho administrativo é que, se alguma prática da empresa não estiver em conformidade com os valores do INFJ, ele se encontrará em um grande dilema profissional/pessoal. Eles podem, inclusive, perder o emprego ao se negarem a realizar atividades distoantes de sua moral pessoal.

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Carreira em ciências contábeis

O profissional de contabilidade é responsável por avaliar e gerenciar a movimentação financeira de empresas e pessoas. No âmbito das empresas, eles geralmente elaboram análises relatórios financeiros e são agentes ativos na tomada de decisões da corporação.

Se por um lado não parece um trabalho demasiadamente competitivo, por outro ele pode ser altamente enfadonho para um INFJ. Isso porque o dia a dia de um contador pode ser altamente previsível e preenchido por tarefas repetitivas.

Nesse cenário, os INFJs podem sentir-se entediados na maior parte do tempo e ter dificuldades para encontrar uma motivação significativa para estar ali dia após dia. Além de, é claro, que o trabalho não possui muito escopo para ajudar diretamente as pessoas e tornar a sociedade um lugar melhor.

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Carreira em controle de qualidade

Controle de qualidade certamente não é uma boa opção para um INFJ em busca de trabalho. As atividades desse trabalho envolve seguir uma gama de regras rígidas ao conferir materiais, maquinário e processos, de forma a garantir um produto final de excelência.

Em consequência, é um trabalho muito repetitivo e que possui pouco espaço para o exercício de empatia e para seguir a própria intuição, uma vez que o objeto de trabalho é o produto e suas variáveis. Outro ponto negativo é que não é um ambiente que permite ao INFJ trabalhar sob os próprios termos e focado em apenas uma habilidade.

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Carreira como despachante documentalista

Essa carreira poderia ser boa para os INFJs ao considerarmos que ele auxilia as pessoas que precisam reunir uma considerável lista de documentos, ou na represetação delas perante a órgãos públicos. Portanto, um defensor poderia escolher esse caminho movido pela empatia.

No entanto, esse é um trabalho com altos níveis de burocracia. Um dos pontos principais dele é a necessidade de conhecimento sobre diversos documentos e da legislação vigente.

Dessa forma, não é um bom escopo de trabalho para  um INFJ. Os defensores podem ver sua saúde mental e desempenho caindo enquanto se perdem na burocracia, o que prejudica o acesso a algo que eles prezam muito: a prórpia intuição.

A origem dos tipos psicológicos e do MBTI


As características das personalidades humana foram inicialmente estudadas por Carl Jung, resultando na proposição de tipos psicológicos. Após muitos anos, as norte americanas Katherine Briggs e Isabel Myers notaram que era possível combinar os tipos em personalidades.

Em seguida, elas elaboraram o Myers-Briggs Type Indicator, um teste capaz de detectar o tipo de personalidade de uma pessoa de acordo com suas características pessoais. Desde então, o MBTI tem servido como grande ajuda para entender a si próprio e aos outros, além de ser um guia para tomadas de decisão (como a escolha de uma carreira).

infj carreiras infj melhor emprego pior emprego

Descubra mais sobre tipos psicológicos e busca por emprego


Se você tem interesse nos tipos psicológicos, nós temos uma série de artigos sobre as profissões para as diferentes personalidades. Confira-os abaixo:

E se você, como todo mundo, tem dificuldades para encontrar um emprego, os artigos abaixo podem te ajudar a dominar ferramentas e dicas essenciais para fisgar uma vaga.

Alie a essas ferramentas, uma sólida preparação para entrevista de emprego e suas chances de conquistar uma vaga aumentarão muito.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Perguntas frequentes

O que mais pesa para um INFJ: salário ou realização pessoal ?

Apesar de o salário um dos pontos importantes, o que mais pesa para um defensor é a realização pessoal e esta se encontra em resolver os problemas da sociedade. Isso porque uma das principais características dessa personalidade do MBTI é a integridade e luta pela justiça.

De acordo com o MBTI quais as piores profissões para INFJs ?

Dentre as piores profissões para os defensores, estão: ciências da computação, economia, especialista em vendas e análise de dados. Os motivos para estarem na lista é que são trabalhos burocráticos, repetitivos e com pouco espaço para conexão com as pessoas.

Quais são boas profissões para defensores, segundo o MBTI ?

Alguns dos melhores trabalhos para pessoas com personalidade INFJ, são: recursos humanos, assistência social, relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e educação física. Apesar de recursos humanos ser um trabalho corporativo, ele é indicado pois permite que os defensores sigam sua intuição para elevar as outras pessoas.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo

Exemplos de cartas para download

Modelo de carta de apresentação
Design de carta de apresentação
Modelo de carta de apresentação para estudantes - universidade
Modelo de carta de apresentação de compromisso