Top ISFP carreiras: ISFP melhor e pior emprego seguindo os tipos psicológicos

Ainda não sabe qual caminho profissional você deve seguir? Se você tem o tipo de personalidade ISFP, este artigo é o guia perfeito para as ISFP carreiras, ISFP melhor e pior emprego e ambiente laboral.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Criar o meu currículo

Também conhecidos como "aventureiros", pessoas de personalidade ISFP possuem as seguintes características, de acordo com o MBTI:

  • I - Introvert (Introversão): é sobre a energia, sinaliza indivíduos que preferem atividades solitárias;
  • S - Observant (Sensação): sinaliza a forma de perceber o mundo. Nesse caso, pelos sentidos, com foco em coisas concretas;
  • F - Feeling (Sentimento): aqui é sobre a natureza, o ISFP é empático e toma decisões motivadas pelo coração;
  • P - Prospecting (Percepção): essa parte fala muito sobre trabalho e planejamento. Essa personalidade é mais flexível e gosta de manter as possibilidades em aberto.

Dessa maneira, pessoas ISFP são, além de voltadas para o indivíduo, bem sensíveis, criativas e empáticas. Sempre estão abertos a novas perspectivas, porque amam se aventurar no novo. Inclusive, possuem grande afinidade com trabalho voluntário.

Por conta disso, as profissões mais indicadas podem incluir algumas áreas da arte, da saúde e do meio ambiente. No entanto, devido a sua natureza sentimental, eles tendem a não se adaptar bem a ambientes e empregos que envolvam pressão e muita competitividade.

Veja a seguir neste artigo quais são as melhores e piores profissões para pessoas do tipo ISFP, com dicas de como chegar até o cargo desejado. Entenda também como o ambiente de trabalho pode influenciar na sua saúde mental.

ISFP: quais são as carreiras que trazem mais bem-estar para sua personalidade segundo o MBTI?


Após conferir as melhores e piores profissões, leia mais sobre o seu tipo psicológico. Isso ajudará a entender como o seu tipo de personalidade se encaixa nas profissões aqui elencadas, além de dar uma base para você explorar outras possibilidades de carreiras.

Além disso, é importante esclarecer algo: as profissões aqui indicadas são sugestões, ou seja, você não é obrigado a escolher uma dessas carreiras, existe uma infinidade de caminhos dentre os quais você pode escolher trilhar.

isfp carreiras isfp melhor e pior emprego

1. Profissões de relações-públicas

O profissional de relações-públicas conecta pessoas. O perfil do RP é o de intermediar as comunicações entre as partes presentes em uma instituição (clientes, funcionários, fornecedores) além de coordenar e executar questões da publicidade da organização.

Desse modo, são profissionais que podem atuar tanto nas relações internas, quanto com a assessoria de imprensa da empresa. Por serem altamente criativos, sempre vão se empenhar na criatividade para cuidar da imagem da empresa.

Nesse cenário, os ISFP agregam muito com sua natureza empática, sendo capazes de entender bem todas as partes envolvidas, algo essencial na comunicação. Além disso, sua abordagem flexível e aberta a possibilidades é perfeita para buscar diversos meios para a resolução de problemas e conflitos.

Para conseguir um emprego na área é preciso antes completar a graduação em relações-públicas, ou fazer uma especialização na área a partir de um curso de jornalismo, comunicação e áreas afins.

Nessa profissão é imprescindível ter uma boa apresentação profissional e a primeira coisa sua que um recrutador verá é o seu currículo. Por isso, confira essas dicas de como fazer um currículo excelente.

isfp carreiras isfp melhor e pior emprego

2. ISFP como professor

Lecionar é, antes de tudo, um trabalho social. Especialmente para turmas de crianças. Os profissionais da educação precisam ter uma percepção aguçada sobre como os alunos estão assimilando os assuntos. Ademais, um professor deve ter empatia e paciência, respeitando a individualidade de cada aluno e reconhecendo suas necessidades individualmente.

Além de sua natureza emotiva e sentidos afiados, a personalidade flexível dos ISFP provê o jogo de cintura ideal para lidar com as diversas situações do dia-a-dia de uma sala de aula.

No entanto, o ambiente de uma escola pode se tornar um pouco monótono para os ISFP, que adoram mudanças. Nesse caso, uma boa dica é direcionar os estudos da graduação para a educação física, mesclando aulas em escolas e em diferentes academias.

Como as escolas normalmente são bem cuidadosas na escolha dos professores, ao enviar o seu currículo não se esqueça de adicionar uma boa carta de apresentação. Desse modo, você dará à direção a oportunidade de saber mais sobre você e esse pode ser um fato decisivo para a contratação.

isfp carreiras isfp melhor e pior emprego

3. Profissões voltadas para as artes

As áreas artísticas contemplam uma miríade de tipos de caminhos, mas existem dois caminhos que encaixam perfeitamente com os tipos ISFP.

O primeiro é o das artes plásticas. As artes plásticas envolvem a manipulação e transformação de diversos materiais em objetos e imagens com sentido poético. As subáreas inclusas são a pintura, escultura, cerâmica, arquitetura, entre outras.

Esse caminho pode trazer muito bem-estar para os tipos de personalidade ISFP porque eles possuem uma ligação forte com os sentidos. Pessoas com essa personalidade poderiam passar horas e horas no estúdio com o pensamento livre e ter alto desempenho nos mínimos detalhes de sua arte.

O segundo caminho é o da fotografia. Como percebem o mundo através dos sentidos reais, pessoas ISFP provavelmente tirariam fotos de tirar o fôlego devido a sua sensibilidade e atenção aos detalhes, capturando o que para maioria das pessoas passaria despercebido.

isfp carreiras isfp melhor e pior emprego

4. Profissões de assistência social

A profissão de assistência social é marcada pela necessidade de um profissional sensível no trato com as outras pessoas. Principalmente porque muitas delas se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com variadas necessidades, ou enfrenta quadros de violência em casa.

Aqui o lado emotivo dos ISFP os tonam candidatos ideais. Aliado a isso, sua capacidade de entender o mundo através dos sentidos, dá o aporte necessário para tomar uma atitude crítica e reflexiva de tal forma a compreender a situação como um todo.

Para alcançar esse posto, é necessário completar o bachareldo em ciências sociais. Para expandir as suas habilidades e se destacar, é muito importante fazer estágios, se engajar em projetos de pesquisa e extensão e fazer cursos para tornar o seu currículo competitivo.

isfp carreiras isfp melhor e pior emprego

5. Carreira na área de gestão ambiental

A profissão de gestão ambiental, por sua vez, é voltada para o meio ambiente. Ele realiza análises do impacto ambiental deixado pelos humanos e busca opções para a integração saudável da vida como um todo: natureza e desenvolvimento humano.

Dentre as tarefas de um gestor ambiental, estão:

  • Pesquisa científica sobre impacto ambiental;
  • Realizar levantamento biológico de determinada área (para os certificados em Ciências biológicas);
  • Realizar análises de impacto ambiental das atividades de empresas;
  • Fazer tarefas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas;
  • Realizar escolhas que considerem valores ambientais e de desenvolvimento humano.

A pessoa com personalidade aventureira se daria muito bem não apenas pela sua empatia extendida para a natureza, mas pela mudança constante de cenário que as profissões de gerenciamento ambiental podem trazer.

Existem vários caminhos, ou cursos superiores, para se chegar ao cargo de gestor ambiental, tais como:

  • Ciências biológicas;
  • Engenharia ambiental;
  • Engenharia de produção (com pós em gerenciamento ambiental);
  • Engenharia florestal;
  • Engenharia sanitária e ambiental.

Existem várias outras opções de caminhos para a gestão ambiental e você pode escolher com base em sua preferência e perfil pessoal. Se você ainda está na graduação, uma dica é investir em experiências na área ambiental ao se preparar para conquistar uma vaga de estágio.

Piores empregos para tipos de personalidade aventureira segundo o MBTI


De acordo com o MBTI, as personalidades aventureiras se dão muito bem em profissões nas quais eles possuem lilberdade para ampliar a própria visão, tomar decições baseadas na intuição e experimentar coisas novas. Nesse sentido, as carreiras menos indicadas são aquelas que exigem muita burocracia e que possuem uma rotina muito fixa, na qual ISFPs podem facilmente entrar em burnout.

Mas antes de entrarmos nas profissões menos indicadas para pessoas com tipos de personalidade aventureira, é preciso ressaltar que as indicações aqui feitas são apenas sugestões para te nortear.

No final das contas, a escolha é toda sua e só você pode determinar cada ponto e curso que deseja seguir na vida. Você deve fazê-lo, avaliando ponto a ponto suas características e habilidades para o mercado de trabalho, tipo de personalidade, perfil e valores profissionais.

isfp carreiras isfp melhor e pior emprego

1. Carreira em ciências da computação

O perfil dos profissionais de ciências da computação contempla a resolução de problemas e a automatização de processos principalmente por meio da lógica. A rotina dessa profissão envolve horas na frente do computador para a execução de suas tarefas.

Esse aspecto por si só não condiz com as principais características do ISFP, que talvez se sentiria muito enfadado e com a imaginação limitada. Porém profissões de tecnologia possuem um ponto positivo para os aventureiros, que é a inovação.

Levando isso em consideração, pode-se dizer que a profissão não é recomendada, mas se você é um aventureiro e deseja seguir carreira na tecnologia, uma boa alternativa seria trabalhar em home office. Além disso, buscar empregos que mesclem tecnologia com criatividade, como o desenvolvimento de jogos.

O melhor de tudo é que para conseguir um emprego na área nem sempre é exigido um curso superior (embora ele agregue muito valor), basta demonstrar habilidades sólidas. Na hora de pleitear por uma vaga, não se esqueça de caprichar na seção de habilidades do seu currículo, para aumentar as suas chances.

isfp carreiras isfp melhor e pior emprego

2. Administração de empresas

Os profissionais de administração são conhecidos por terem um perfil voltado para o gerenciamento e organização de processos e instituções. Diversas vezes eles precisam se fixar a regras e normas fixas para manter o bom funcionamento do negócio, tomando decisões com base em lógica e não na intuição.

Por um ponto de vista bem otimista, um ISFP poderia ter um ótimo desempenho, mas apenas no segmento de recursos humanos, com sua capacidade empática para entender as pessoas. No entando, passar anos e anos dentro de um escritório não é o tipo de coisa agradável para os aventureiros.

isfp carreiras isfp melhor e pior emprego

3. Administração pública

A gestão pública também é um segmento para profissionais que muitas vezes atuam no gerenciamento, mas voltados para o estado. São pessoas que atuam em prol de benefícios para o grupo coletivo acima de benefícios próprios.

Esses cargos públicos possui características que envolvem muito a necessidade de uma boa comunicação e nesse ponto os aventureiros possuem o tipo de personalidade que se dariam bem.

No entanto, as grandes burocracias administrativas de um estado poderiam causar grandes frustrações aos aventureiros, por muitas vezes serem impedidos de implementar seus projetos criativos.

Carl Jung e os tipos psicológicos: o surgimento do MBTI


O estudo das facetas da personalidade humana começou a ser desvendado pelo famoso psiquiatra Carl Jung. Jung observou que existiam alguns tipos psicológicos, com base nos quais é possível entender como os indivíduos interagem com o mundo e desempenham seu papel na sociedade. Hoje conhecemos esses estudos como a teoria dos tipos psicológicos.

O estudo do Jung foi tão influente que serviu como inspiração para a criação do Myers-Briggs-type indicator pelas norte-americanas Katherine Briggs e Isabel Myers. Elas viram na teoria dos tipos psicológicos um sistema capaz de detectar 16 personalidades diferentes com base nos pares de referência de Jung:

  • Extroversão x Introversão;
  • Sensação x Intuição;
  • Pensamento x Sentimento;
  • Julgamento x Percepção.

Desde então, muitas pessoas tem utilizado o Myers-Briggs-type indicator (ou MBTI). Isso porque, ao entender os processos básicos da sua personalidade, você vai muito além do autoconhecimento. Seu tipo de personalidade pode te guiar no planejamento ou mudança de carreira, ao se alinhar com profissões que lhe sejam prazerosas e que te motivam a alcançar a sua melhor versão.

Ambientes de trabalho para pessoas do tipo de personalidade aventureira


Além da carreira em si, outro ponto fundamental no qual se deve considerar o tipo de personalidade é no ambiente de trabalho. Estar imerso em um local que condiz com as características do seu tipo de personalidade traz a sensação de bem-estar laboral, além de te motivar a ser cada vez mais produtivo.

Para pessoas com personalidades aventureiras, o ideal seria o trabalho em organizações de hierarquia descentralizada ou horizontalizadas, com espaço para colaboração em grupo e experimentação de novas ideias.

Ainda sobre organizações, outro cenário ideal seria um emprego que exigisse visitas constantes células da instinuição em diferentes locais. O movimento constante e a quebra na rotina proveriam entusiasmo e motivação para pessoas com personalidades aventureiras.

Por último, mas não menos importante, o home office seria muito interessante para os aventureiros, principalmente contando com jornadas de trabalho flexíveis. Além disso, estúdios de arte seriam um bálsamo de saúde mental na vida dos aventureiros, com liberdade para criar e inovar em diversos projetos indivivuais ou em grupo.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Perguntas frequentes

Os ISFP têm perfil para fazer trabalho em grupo?

Sim. Apesar de possuírem um core introvertido, de acordo com o MBTI, eles são muito empáticos e desempenham papéis fundamentais em trabalhos de grupo.

Quantas vezes eu tenho que fazer o teste para ter certeza da minha personalidade?

Você só precisa fazer o teste uma única vez, mas você pode acessar o site 16 personalities para fazer o teste sempre que desejar. Caso consiga responder todas as questões de forma correta e condizendo com a sua verdade, é bem provável que os testes MBTI saiam iguais.

Tem como conciliar o uso da minha criatividade com uma carreira de salários altos?

Sim. Existem diversos segmentos nos quais você pode ter uma renda alta e que requer criatividade, alguns deles são: profissões voltadas para marketing, especialmente o digital, design de interiores, redação, entre outras.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo