Modelos de Carta de Apresentação

Um currículo fornece aos recrutadores uma boa visão da sua educação e experiência de trabalho anterior, mas nem sempre expressa diferentes habilidades e qualidades pessoais ou o quanto deseja trabalhar para uma determinada empresa.

Um currículo sozinho não é suficiente para convencer um recrutador de que é o candidato perfeito para o emprego. Uma carta de apresentação pode desempenhar um papel vital na candidatura a um emprego. Portanto, se deseja que a sua declaração se destaque, recomendamos definitivamente adicioná-la.

Pode haver dezenas ou centenas de candidatos para uma vaga. Eles podem ter habilidades, experiência, formação académica e conquista semelhantes, por isso é muito importante destacar-se dos outros. Ao escrever uma carta de apresentação impressionante, pode fazer exatamente isso.

Uma carta de apresentação deve ser profissional, mas interessante. Dito isto, às vezes centenas de pessoas se candidatam a um emprego, o que significa que os recrutadores têm que ler muitos currículos e cartas de apresentação. Não escreva um texto extremamente longo que o recrutador não se dê ao trabalho de ler até o fim. Chame a atenção desde o início da carta de apresentação. Convença-o de que ele precisa de olhar para o seu currículo e convidá-lo para uma entrevista de emprego. Deixe a sua personalidade brilhar!

Como começar uma carta de apresentação?

Ao começar uma carta de apresentação, é importante lembrar alguns elementos-chave:

  • Evite usar "eu", a primeira frase. Opte por apresentar-se na terceira pessoa: "Trabalhador...", "Estudante de literatura...".
  • Mencione o número de anos da sua experiência de trabalho.
  • Não mencione o nome da empresa.
  • Escreva corretamente o nome do cargo para o qual está a candidatar-se.
  • Destaque o seu interesse na posição.

Como terminar uma carta de apresentação?

A melhor maneira de terminar uma carta de apresentação é usar uma despedida educada. Isso permitirá que não termine a sua carta de forma abrupta e deixe uma boa impressão no empregador.

Aqui estão dois exemplos:

  1. Aguardo a sua resposta, Senhor/Senhora, os meus cumprimentos especiais.
  2. Aguardo a sua resposta, Senhor/Senhora, os meus sinceros cumprimentos.

O que colocar numa carta de motivação?

Quer candidatar-se a uma oferta de emprego, mas está a perguntar-se "O que dizer na sua carta de apresentação?

Aqui está uma lista do que pode abordar:

  • A sua personalidade, hobbies.
  • O seu interesse na área de atividade para a qual está a candidatar-se. Como surgiu esse interesse? Como evoluiu ao longo dos anos?
  • As suas habilidades, atributos e conquistas profissionais significativas.
  • O que sabe sobre a empresa e o que a inspira.
  • O que pode oferecer à empresa, com a sua experiência.
  • O seu desejo de fazer parte de uma equipa e integrar-se num projeto que o interessa.


Sugestões sobre como melhorar um ou outro aspeto do negócio. Não desenvolva muito as suas ideias e sugira que podem ser "expandidas durante a conversa, se necessário".

Devo assinar uma carta de motivação?

Assinar a carta de motivação é opcional.

No entanto, se tiver a opção, recomendamos que crie uma assinatura manual assinada a partir de um computador usando as ferramentas de assinatura no nosso site de criação de CV. Isso adicionará um caráter mais sério e pessoal à sua carta de apresentação.

Como apresentar uma carta de motivação?

Se está a candidatar-se a um emprego pela primeira vez, com certeza estará a pensar em como escrever uma carta de motivação. Aqui estão as várias partes da estrutura a seguir:

  • Inserir o seu nome, apelido, morada, número de telefone e endereço de e-mail no canto superior esquerdo da página.
  • No canto superior direito da página, escrever o nome do destinatário ou o departamento para o qual se está a candidatar, e o nome e a morada da empresa.
  • Abaixo, alinhado à direita numa linha, indicar o local e a data.
  • Na segunda linha, alinhada à esquerda: o objetivo da candidatura. Especificar para qual cargo está a candidatar-se.
  • Em seguida, precisa de escrever o conteúdo da carta.
  • Por fim, adicione o seu nome, apelido e assinatura abaixo!

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo