Como fazer carta de apresentação em espanhol | Modelos, dicas e exemplos

Muitas vezes os profissionais de várias áreas sonham em encarar o mercado de trabalho fora do Brasil. Para quem quer se aventurar em outros países, uma boa opção é aprender a fazer uma carta de apresentação em espanhol para enviar junto com o currículo.

Última atualização:
3/11/2023

Todos os exemplos de cartas de apresentação

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Kiev Thumbnail
Kiev
Perth Thumbnail
Perth
Montecarlo Thumbnail
Montecarlo

Qual a importância de escrever uma carta de apresentação em espanhol?

Catarina Moraes de Souza
Administradora de empresas
+55 (11) 98166-5412
E mail:   catarinamsouza@gmail.com
https://www.linkedin/in/catarinamsouza
São Paulo, 16 de agosto de 2021.

Al departamento de RR. HH. de la empresa Puentes Administração,

A través de esta carta, presento mi candidatura e interés en la vacante de administrador de empresas, publicada a través de un anuncio en el sitio web oficial, para la empresa Puentes Administración. De acuerdo con el perfil profesional buscado y las habilidades que requiere el puesto, creo que tengo el perfil perfecto para cubrir esta oportunidad en su compañía.

Tengo un título académico como Administrador de Empresas de la Universidad del Estado de São Paulo (UNESP) y una especialización en gestión empresarial de la misma institución. Realicé mi posgrado en Comunicación Empresarial y Marketing antes de ingresar al mercado laboral en el área.

Tengo experiencia previa como gerente de administración en la empresa de telefonía Vivo. Allí, coordiné el sector de atención al cliente, aportando nuevas soluciones de análisis de calidad en canales directos con los consumidores y desarrollo de mejoras. Además, recibí el premio a la gestión del año en 2020, por el modelo de innovación en plataformas en línea, con un aumento del 78% en la satisfacción de los clientes.

Por otra parte, tengo un excelente dominio del español, inglés y francés. Fui parte de un intercambio de estudiantes en España, en 2019, como becaria en Salut Trinidad, una administración subcontratada. Mis habilidades se encuentran principalmente en el trabajo en equipo, buena escucha activa, manejo de personas, proactividad y excelente resolución de problemas inherentes a las rutinas de trabajo.

Por lo que solicito una entrevista para mostrar un poco más sobre mi perfil profesional y posibles aportes a la empresa. Pretendo dirigir mis esfuerzos hacia el buen desarrollo de las funciones, colaborar con el clima laboral, la mejora y calidad de los servicios que brinda la empresa con gran entusiasmo.

Quedo a su disposición. Gracias por el momento,

Catarina Moraes de Souza

As diferentes seções

Afinal, esse é um tipo de documento profissional que ajuda na contratação, garantindo mais chances de ter o tão sonhado emprego internacional. Para isso é preciso não somente adicionar conteúdos no idioma, mas entender como é a estrutura e função desse tipo de texto.

Portanto, se você ainda não sabe como fazer uma carta de apresentação em espanhol, criamos este post para te mostrar os primeiros passos. Acompanhe para ver como se destacar no mercado de trabalho e conseguir uma vaga de emprego com um CV profissional.

Uma carta de apresentação para emprego em espanhol é um documento que complementa um curriculum vitae . Ela é adicionada em anexo, incluindo ainda mais informações do que o CV permite inserir nos conteúdos.

Por isso, confira alguns pontos positivos de incluir esse tipo de texto junto com sua apresentação formal de candidatura em um processo seletivo:

  • Mostra domínio sobre a ortografia, comunicação, objetividade e síntese de conteúdo;
  • Aumenta o conhecimento do recrutador sobre seu perfil profissional;
  • Gera mais oportunidades de emprego;
  • Inclui informações que não cabem nas seções tradicionais do currículo.
👉 Portanto, aprender como escrever uma carta de apresentação em espanhol pode ajudar a ter acesso a mais vagas e ser um candidato de interesse no recrutamento.

Quais as diferenças entre uma carta de apresentação e uma carta de motivação?

Muitas vezes, ao pesquisar o que é carta de apresentação em espanhol você pode encontrar resultados falando sobre a carta de motivação. É fundamental entender que esses dois tipos de documentos são diferentes não somente em estrutura, mas em função.

No caso da carta de motivação , você precisa informar ao empregador quais os motivos que te levaram à determinada área de trabalho. Assim, é importante incluir sua percepção sobre a carreira, influências e como enxerga o desempenho profissional.

A carta de apresentação , por sua vez, oferece mais informações sobre seu perfil profissional. É uma forma prática de mostrar ao recrutador porque você é o melhor candidato para a vaga de emprego. Entendeu a diferença entre eles? Então vamos aprender como escrever a sua.

Como fazer carta de apresentação em espanhol? Exemplo

A carta de apresentação em espanhol é um documento bastante valorizado, principalmente na Espanha, segundo o blog de intercâmbio Edublin . O costume é não só avaliar os candidatos por suas experiências, mas atestar também algumas habilidades através desse documento.

Então, toda a atenção aos detalhes é necessária para adaptar bem os conteúdos ao tipo de profissional que os recrutadores buscam. Pense bem sobre a vaga de emprego que você quer e quais as habilidades que ela exige para o bom desempenho da função.

Depois aproveite para colocar as experiências, competências e principais realizações focadas neste cargo. Se estiver com dúvidas, deixamos uma carta de apresentação em espanhol pronta para te ajudar a entender como funciona.

Observe que este modelo de carta de apresentação pronta em espanhol está direcionado para o setor de RH. Quando você possui uma pessoa específica para quem se dirigir, pode usar o cumprimento “Señor Don + nome do destinatário (Para um homem, senhor) / Señora Doña + nome do destinatário (para uma mulher, senhora” no início.

Confira outros tipos de saudações (saludos) que você pode usar para se referir de maneira formal às pessoas que farão a leitura da sua carta de apresentação:

  • Apreciada Sra / Apreciada Srtª / Apreciado Sr = Prezada Sra / Prezada Srtª / Prezado Sr (de acordo com o sexo ou idade do destinatário);
  • Apreciado Vítor Silva = Prezado Vítor Silva (quando você já conhece o nome do recrutador);
  • Sra / Srtª / Sr (curto) ou Señora / Señorita / Señor = Senhora / Senhorita / Senhor (de acordo com o sexo ou idade);
  • Estimada Sra / Estimado Sr = Estimada Senhora / Estimado Senhor;

Ao contrário do Português, quando você utiliza “cara senhora / caro senhor” ou a forma curta “Cara Srª / Caro Sr / Cara Srtª'' significa que já conhece a pessoa e tem certo nível de intimidade. Portanto, a forma mais correta de se dirigir em uma carta de emprego é usar a saudação “prezado sr ou prezada srª”.

O que colocar em uma carta de apresentação em espanhol?

Uma das dúvidas mais frequentes de profissionais que estão escrevendo esses documentos é sobre a ordem dos conteúdos. Afinal, é preciso seguir uma estrutura para contemplar todos os pontos que a carta de apresentação em espanhol precisa ter.

👉 Confira a ordem de estrutura para escrever uma carta de apresentação de empresa em espanhol e conseguir mais entrevistas de emprego :

  • Informações de contato do candidato (nome, e mail, telefone e redes sociais (ou sites) de trabalho;
  • Data de escrita da carta de apresentação;
  • Cumprimento (saludo) aos recrutadores ou ao destinatário (ou destinatários) responsável pelo processo seletivo;
  • Parágrafo com a mensagem inicial (informar o interesse e qual a vaga);
  • Conteúdo do texto (em média 3 parágrafos de 5 linhas);
  • Parágrafo de encerramento, solicitando uma entrevista;
  • Cumprimento (saludo) final;
  • Assinatura.

No caso do cabeçalho, não é preciso inserir mais do que nome, e mails e website de trabalho. Evite colocar informações que acumular conteúdos, como endereço, estado civil, sexo ou número de filhos. Deixe esses dados para adicionar ao currículo.

Ainda, é preciso seguir os requisitos que a empresa deixa no anúncio, caso existam. Por isso, não deixe de ler com atenção a descrição da vaga de emprego para não esquecer de adicionar nenhum dado importante para o recrutador avaliar.

Formatação da carta de apresentação em espanhol

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a formatação do seu documento de apresentação para o recrutador. Confira quais os parâmetros de padronização de seus modelos de cartas de apresentação:

  • Manter o documento todo em uma página;
  • usar fontes mais tradicionais e de fácil entendimento, como Times New Roman e Arial;
  • deixar o texto todo justificado, separado em parágrafos de até 6 linhas;
  • margem com recuo de 3 cm à esquerda e superior; 2 cm à direita e inferior;
  • Inserir data alinhada à direita;
  • Terminar com uma assinatura centralizada
⚠️ Atenção: Não esqueça também de utilizar o formato do documento em PDF, para evitar que o documento chegue aos recrutadores sem as configurações. Evite utilizar extensões dos editores de texto, como o Word.

O que escrever na mensagem de apresentação das cartas?

Para quem estiver se perguntando: Como se apresentar a uma pessoa em espanhol? Existem alguns parâmetros para escrever sua mensagem inicial em um modelo de carta de apresentação em espanhol.

Afinal, não é somente outro idioma, mas outro tipo de perfil profissional, cultura e tipos de linguagem usados em países de língua espanhola. Você precisa se adaptar a todas essas informações ao escrever seu documento profissional.

Primeiro, é preciso deixar bem claro o que você pretende escrevendo o texto, informando qual vaga te despertou interesse. Deixamos um exemplo de como escrever a mensagem inicial de suas cartas de apresentação da forma correta, confira.

Mensagem inicial Recomendada

A través de esta carta, presento mi candidatura e interés en la vacante de administrador de empresas, publicada a través de un anuncio en el sitio web oficial, para la empresa Puentes Administración. De acuerdo con el perfil profesional buscado y las habilidades que requiere el puesto, creo que tengo el perfil perfecto para cubrir esta oportunidad.


Confira também como não adicionar uma mensagem inicial a sua carta de apresentação em espanhol. Evite cometer alguns erros básicos e deixar o documento informal ou fora do padrão aceitável para os recrutadores:

Mensagem inicial Incorreta

Escribo esta carta para solicitar un puesto en la empresa, ya que estoy seguro de que es la mejor opción para la ocupación, teniendo el mejor perfil profesional para incluir en el personal y ayudar a obtener resultados. Me pongo con total ilusión a esta vacante.


Um dos erros mais clássicos ao escrever cartas de apresentação é não informar qual o cargo, processo seletivo ou vaga na qual tem interesse. Assim, fica difícil para o empregador entender qual o seu interesse no quadro de funcionários, entre tantos currículos sendo analisados.

Veja o que escrever no conteúdo do texto

Agora que você já respondeu sua pergunta: como fazer uma apresentação em espanhol? É fundamental entender como direcionar o conteúdo do texto da melhor forma. É importante adicionar não só as informações, mas de uma maneira que atraia a atenção do recrutador.

Dessa forma, uma carta de apresentação exemplo em espanhol precisa ter uma linguagem que seja compatível com o processo seletivo. O tom de escrita precisa ser formal, de acordo com a necessidade que a situação demanda. É bem mais do que somente fazer a tradução de conteúdos.

👉 Portanto, deixamos alguns exemplos de carta de apresentação em espanhol escrita de forma correta e incorreta para você entender como funciona.

Estilo de escrita correto

Tengo un título académico como Administrador de Empresas de la Universidad del Estado de São Paulo (UNESP) y una especialización en gestión empresarial de la misma institución. Realicé mi posgrado en Comunicación Empresarial y Marketing antes de ingresar al mercado laboral en el área.


Também veja outro exemplo de carta de apresentação em espanhol com o conteúdo incorreto e fora dos padrões para esse tipo de documento profissional:

Estilo de escrita incorreto

Soy licenciada en administración y he tenido grandes resultados a lo largo de mi vida profesional. Soy muy competente y me encanta la carrera que elegí para mi vida. Sin duda, puedo ser la elección perfecta para unirme a la empresa y marcar la diferencia. Me lleno de esperanza para la contratación, para mejorar en esa área.


Aprenda a fazer a saudação final para a carta de apresentação

Por fim, a carta de apresentação de trabalho em espanhol também precisa ter uma saudação final para encerrar o conteúdo. Ela deve ser direcionada para a situação em questão, mantendo a formalidade que a situação exige.

👉 Então, , veja alguns modelos de carta de apresentação em espanhol com as saudações corretas e incorretas, para aprender como escrever essa parte do documento:

Cabeçalho Recomendado

Por lo que solicito una entrevista para mostrar un poco más sobre mi perfil profesional y posibles aportes a la empresa. Pretendo dirigir mis esfuerzos hacia el buen desarrollo de las funciones, colaborar con el clima laboral, la mejora y calidad de los servicios que brinda la empresa con gran entusiasmo.

Me quedo a su disposición. Gracias por el momento,

Catarina Moraes de Souza


Veja também um modelo de saudação que deve ser evitado, por conta da informalidade que aplica para a escrita de cartas de apresentação:

Cabeçalho Incorreto

Por lo que solicito una entrevista para mostrar un poco más sobre mi perfil profesional y posibles aportes a la empresa. Pretendo dirigir mis esfuerzos hacia el buen desarrollo de las funciones, colaborar con el clima laboral, la mejora y calidad de los servicios que brinda la empresa con gran entusiasmo.

Con cariño y expectativa, me lleno de esperanza,

Catarina Moraes de Souza


Assim, depois de aprender como escrever a carta de apresentação de currículo em espanhol, que tal aprender como fazer um currículo para buscar emprego ? Aqui no site temos alguns modelos que podem te ajudar a conseguir uma posição no mercado de trabalho, tanto em Português, quanto em Espanhol.

Dicas para escrever sua carta de apresentação em espanhol

Se você ainda estiver se perguntando: Como escrever uma carta em espanhol? Temos algumas dicas importantes para te dar nessa hora. Sabemos que não é uma tarefa tão confortável assimilar outra cultura, principalmente estando no Brasil e tendo o Português como língua nativa.

👉Por isso, veja algumas dicas que podem tornar ainda mais simples a tarefa de escrever uma carta de apresentação em espanhol para vaga de emprego:

  • Faça uma boa pesquisa sobre a cultura e perfil profissional no país;
  • Escreva pensando em características importantes para a vaga;
  • Não adicione conteúdos em outro idioma (Português ou Inglês);
  • Não utilize tradutores online para escrever (podem conter erros ortográficos);
  • Entenda bem o que a empresa procura em um funcionário;
  • Adicione suas principais características e habilidade de comunicação - habilidad de comunicación;
  • Escreva um esqueleto com pontos principais;
  • Vá adicionando as informações mais importantes de sua vida profissional;
  • Faça uma boa revisão de conteúdo antes de entregar;
  • Mantenha todo o conteúdo em uma página;
  • Escreva um checklist para conferir todos os pontos ao finalizar.

Agora que você já sabe como fazer seu modelo de carta de apresentação em espanhol, pode querer aprender também como escrever o currículo. Por isso, clique aqui e confira no site alguns modelos pré prontos de CVs para ajudar a criar o seu.

📌 Dica: Uma dica de ouro é criar uma carta de apresentação de emprego em espanhol para cada vaga ou oportunidade. Não escreva textos padrão para todos os anúncios que for aplicar, mantendo os conteúdos adaptados para cada tipo de cargo e empresa. Pesquise bem antes de enviar, alinhando sua escrita com o perfil que cada recrutador busca.

Perguntas mais frequentes

Por fim, para quem quer ampliar ainda mais os conhecimentos sobre a escrita da carta de apresentação pessoal em espanhol, basta continuar por aqui. Separamos algumas perguntas frequentes de usuários, que podem ajudar a melhorar a referência para produção desse tipo de documento de trabalho.

Quais são as perguntas feitas em uma entrevista de emprego?

Normalmente, mesmo nas empresas de países espanhóis, a pergunta “Por que você acha que eu devo te contratar?/ Por que devo contratar você?” estará presente. Além disso, é comum ter que falar sobre seus principais defeitos e qualidades durante a conversa.

O que é entrevista em espanhol?

Nesse contexto, a entrevista em espanhol funciona mais ou menos como no Brasil, ou em inglês: uma conversa entre o recrutador e candidatos, de forma individual ou através de dinâmicas de grupo. A intenção é avaliar sua personalidade e entender se você é a melhor opção para preencher o cargo em aberto.

Como se apresentar em uma entrevista de emprego em espanhol?

Além de fazer uma carta de apresentação em espanhol modelo, é preciso se preparar para a entrevista de trabalho. Primeiro, mantenha a calma e pense antes de responder a cada pergunta. Para se apresentar, você pode dizer “hola, me llamo (seu nome), y soy (seu emprego ou área de formação)”.

O que menos te faz falta na vida como responder?

Para responder a essa pergunta em uma entrevista, seja bem sincero, mas evitando focar em pontos negativos. Você pode escolher algo no meio, que valorize suas características fortes, como “uma rotina sem organização” ou “tomar decisões baseado em impulso ou emoções fortes”.

Ainda, se você não aprendeu como escrever seu CV em outra língua, aqui no site podemos te dar a ajuda necessária. Por isso, não deixe de conferir os melhores modelos de currículo em espanhol para fazer sua carreira atravessar fronteiras e conseguir mais empregos.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo