Como Fazer Uma Carta de Apresentação Espontânea | Modelos e Exemplos de Cartas

A busca por um emprego é repleta de desafios e obstáculos. Os candidatos mais bem preparados conseguem se qualificar para as próximas fases do processo seletivo ao se preparar adequadamente. Um bom curriculum vitae é essencial, mas não é o suficiente para ser contratado.

Formato :
Word (Microsoft)
Tamanho :
A4
Personalizável :
Yes

Exemplo de Carta de Apresentação Espontânea

Gabriela Almeida Silva
Engenheira Química
CRM sob o n.º 123456

(12) 34567-8901
gabrielaal@email.com
linkedin.com/in/gabrielaal

Prezado(a) Senhor(a),
Diretor da Empresa XYZ

Em razão do processo seletivo aberto pela sua empresa, que busca a contratação de um profissional especialista em Engenharia Química, tomei a liberdade de enviar uma carta de apresentação para falar sobre os motivos pelos quais sou a candidata ideal para a vaga.

Formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia ABC, apresentei o projeto de conclusão de curso sob o tema “A Química Otimizando os Processos Industriais”, publicado na revista n.º 21 da Associação dos Engenheiros Químicos e também na revista sobre Processos Industriais, seção sobre Química.

Com mais de 10 anos de atuação no setor da Indústria Química, 7 deles em multinacionais, sou uma profissional que se preocupa com o produto final da empresa, está sempre de ouvidos abertos para críticas e feedbacks. Além disso, gosto de conhecer novos processos e trabalhar com pessoas que tenham os mesmos interesses e objetivos.

Aguardo ansiosamente uma oportunidade para me apresentar pessoalmente e mostrar minhas qualidades como Engenharia Química. Sou a profissional que vai agilizar os seus processos e reduzir os custos da sua empresa.

Fico a disposição,
Atenciosamente,

Gabriela Almeida Silva,
São Paulo, 1 de agosto de 2022

Existem outras ferramentas que podem melhorar ainda mais as chances de sucesso durante a qualificação em um processo seletivo. Uma dessas ferramentas é a carta de apresentação, ou carta de candidatura. Documento pouco utilizá-lo pelos candidatos, uma carta de apresentação espontânea é o diferencial que você precisa.

Para elaborar uma carta de candidatura espontânea com o valor necessário para colocar você dentro de uma vaga de emprego, é preciso estar atento a algumas dicas e nuances que muitos candidatos deixam de notar. No presente artigo vamos ensinar a elaborar uma carta que vai colocar você nas melhores posições.

Como escrever uma carta de candidatura espontânea do zero (mesmo sem experiência)

Escrever uma carta de apresentação é muito mais fácil do que a maioria das pessoas imagina. Como um documento de apresentação, a carta que será enviada durante a sua candidatura a uma vaga de emprego deve contar com alguns elementos essenciais para seu objetivo.

O principal deles, é a demonstração das suas capacidades técnicas. Em um mercado de trabalho competitivo, apresentar-se como um profissional qualificado e preparado para lidar com os grandes desafios empresariais, é um grande vantagem na hora de se candidatar.

A carta de candidatura bem construída e elaborado tende a reforçar seus pontos fortes e suas qualidades, que serão apresentados no currículo de uma maneira mais estruturada. Em todo caso, assim como um currículo bem estruturado, a carta de apresentação precisa ter:

  • Cabeçalho : nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais - LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo : resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho : atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação : dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades : listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional : opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e outras;

Criando uma carta de apresentação com todas essas informações, pode ter certeza que sua candidatura estará a frente de uma grande parcela de concorrentes. Junto a um currículo bem escrito, as chances de você ser chamado para uma entrevista e contratado aumentam muito.

Melhore sua carta de candidatura com algumas dicas

Antes de iniciarmos a nossa jornada pela criação de uma carta de apresentação perfeita, vale a pena deixar claro que algumas dicas deixarão o início da sua carta mais fácil. Para superar os entraves que a criação de uma carta pode apresentar para os mais leigos, o ideal é que você:

  • Faça uma rascunho com suas próprias palavras;
  • Elabore uma estrutura com começo, meio e fim;
  • Analise se o documento está gramaticalmente livre de erros;
  • Conferir se todas as principais informações foram inseridas;

Lembre-se que quanto mais natural e espontâneo for sua carta, mais receptividade ela terá nas mãos de quem vai realizar sua leitura. Os profissionais de recrutamento de pessoas dão valor para documentos escritos com naturalidade, e a seguir ensinamos a escrever um.

Estrutura de uma carta de apresentação espontânea

O primeiro grande desafio que vai escrever uma carta de apresentação pela primeira vez é pensar na estrutura que a carta deve ter. Muitos começam a carta pela apresentação formal e depois passam para as qualidades, outros preferem informar primeiro o histórico profissional para se qualificar perante o leitor.

A verdade é que a melhor estrutura vai depender do conteúdo da carta. Se há muitos dados profissionais sobre você, pode começar por falar um pouco sobre sua trajetória profissional, ou contar mais sobre a sua experiência acadêmica, se você foi um estudante de destaque.

O ideal é que você preze sempre pela espontaneidade da sua carta de apresentação. Sem seguir estruturas específicas de outras cartas, crie sua própria estrutura de acordo com a sua formação, experiência e qualificações. A melhor maneira é pensar no modelo básico de uma carta de apresentação:

  • Qualificação : apresentação do candidato, com nome, título e telefone para contato
  • Endereçamento : para quem a carta está sendo direcionado, para o recrutador;
  • Motivação : indicar qual sua motivação para enviar a carta (busca pelo emprego):
  • Exposição : informações relevantes para a sua candidatura a vaga;
  • Finalização : exposição final, reforçando o seu desejo de trabalhar na empresa;
  • Assinatura : por se tratar de uma carta, é preciso assinar o documento;

Pensar na sua candidatura é também pensar em como estruturar a sua apresentação. Afinal, sendo chamado para uma entrevista, é essencial saber se apresentar ao entrevistador e dizer quais são suas qualidades. A carta de apresentação é um modelo escrito da sua entrevista.

Aspecto visual da sua carta de apresentação espontânea

Importante na hora de apresentar por meio de um documento escrito, a questão visual merece destaque no presente artigo. Uma carta escrita a mão em um papel de pão pode transmitir a mesma mensagem que uma carta escrita em um papel couchê e com ajuda de um computador, mas às duas tem valores diferentes.

  • O primeiro ponto a ser analisado na sua carta é a questão visual, caprichar na hora de escolher o tipo do papel e da letra podem decidir o seu futuro na empresa.

Se você está se candidato para mais de uma vaga de emprego, e não pretende gastar suas economias com papéis de tipo mais caro, não há problema em usar folhas sulfites. Nesse caso, aproveite os elementos e tipos de fontes de editores de textos para deixar sua carta ainda mais bonita.

📌Dica : a fonte usada na sua carta de apresentação precisa ser legível. Evite usar fontes que ninguém conhece. As melhores fontes para escrever documentos com cartas de apresentação são: Arial, Times New Roman, Cambria, Calibri e Helvetica.

Começando bem a sua carta de candidatura espontânea

A melhor maneira de começar qualquer coisa é com o pé direito. No caso da sua carta, o pé direito é o topo da sua carta, também denominado por cabeçalho. Nessa parte o candidato deverá informar o nome, o título adequado e os dados para contato.

Com um bom cabeçalho, as chances de se qualificar para a vaga aumentam. Um título bem elaborado que converse com a vaga anunciada, tendem a ser o chamariz que o candidato precisa para chamar a atenção do recrutador. Veja dois exemplos de cabeçalho.

Começando bem

Correto
Gabriela Almeida Silva

Engenheira Química

CRM sob o n.º 123456

(12) 34567-8901

gabrielaal@email.com

linkedin.com/in/gabrielaal


Começando mal

Incorreto
Gabi Almeida

Engenheira

@gabialmeidaeng

Rua das Fontes, São Paulo, CEP 12345-678


Um cabeçalho, seja de um currículo ou de uma carta, precisa se completo e informativo. Quem ler o documento precisa saber quem é o autor, porque a pessoa deve ser considerada na hora de selecionar os candidatos. O título tem papel importante nesse caso.

📌 Dica: o início da sua carta é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.

Colocando a experiência na carta de candidatura

Aspecto importante de uma candidatura, a experiência também merece o destaque na carta de apresentação que será enviada para o recrutador ou diretor da empresa. Diferentemente de um currículo, a experiência será inserida de forma natural e espontânea na sua carta.

Lembre-se de inserir apenas a experiência que se relacione com o cargo para o qual está se candidatando. Evite inserir informações além das quais são necessárias e deixar para usar na hora de escrever o seu currículo, documento adequado para mostrar seu histórico profissional completo.

Com mais de 10 anos de atuação no setor da Indústria Química, já trabalhei em multinacionais e empresas especializadas na criação de soluções sempre com foco em bio sustentabilidade e eficiência energética. Tenho certificação em Química Petrolífera Industrial e sou pós-graduada em Química e Petróleo.

Note que no exemplo utilizado para escrever a carta de apresentação, o terceiro parágrafo é o local em que inserimos as informações sobre o histórico profissional do candidato. Sem citar dados específicos, como período e atribuições que serão citados no currículo, o candidato mostrou suas qualificações para o cargo através de um breve resumo da sua experiência.

E se eu não tiver experiência…

No caso de candidato em busca da primeira experiência no mercado de trabalho, uma ótima maneira de qualificar a carta é inserir relatos de outras atividades que tenham realizado, como ações voluntários e programas acadêmicos. O objetivo é mostrar que você é um profissional que está sempre em busca de novas aprendizagens.

Falando sobre sua educação na carta de apresentação

Entre outros pontos positivos das candidaturas, a ideias sobre educação estão em primeiro lugar. Saber como informar suas qualidades educacionais na sua carta é importante para se mostrar apto a realizar o trabalho para qual a vaga está sendo anunciada.

É claro que nem todo o seu histórico escolar precisa ser citado na sua carta, sob o risco de deixá-la longa e ilegível. Selecione apenas as informações mais relevantes e instigantes, deixe o restante para colocar no seu currículo completo.

Formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia ABC, apresentei o projeto de conclusão de curso sob o tema “A Química Otimizando os Processos Industriais”, publicado na revista n.º 21 da Associação dos Engenheiros Químicos e também na revista sobre Processos Industriais, seção sobre Química.

Esse é o nosso exemplo de parágrafo que versa sobre a educação do candidato que enviou a carta. A ideia aqui é que o departamento de recursos humanos leia a sua carta e se interesse por ler também o seu currículo. Seja breve e objetivo, mas mostre todo seu potencial.

As habilidades cabem na carta de apresentação espontânea?

Quem nos acompanha e lê nossos artigos sabe o valor que damos para as habilidades de cada candidato. Elementos importantes na hora de se diferenciar dos demais candidatos na hora de enviar uma candidatura para o empregador, as habilidades também possuem um lugar na sua carta de apresentação.

Diferentemente do modelo de listas, usado para falar sobre habilidades buscadas pelo anúncio no cv, as habilidades podem ser inseridas na carta de apresentação de maneira ocasional, sem parecer um lista taxativa.

Com mais de 10 anos de atuação no setor da Indústria Química, 7 deles em multinacionais, sou uma profissional que se preocupa com o produto final da empresa, está sempre de ouvidos abertos para críticas e feedbacks. Além disso, gosto de conhecer novos processos e trabalhar com pessoas que tenham os mesmos interesses e objetivos.

Esse parágrafo é um exemplo de como você pode falar das suas habilidades na sua carta de apresentação, de uma forma espontânea e sem parecer prepotente.

Uma carta de apresentação é um resumo profissional!

Especialistas em currículos conhecem o valor de um resumo profissional logo no início do documento. A carta de apresentação também tem esse mesmo valor e pode ser comprada a um resumo profissional um pouco mais extenso. Enquanto em currículos esse resumo deve ter no máximo um parágrafo, na carta ele pode ser escrito em pouco mais de três.

💡Uma carta deve ser objetiva e completa, e mostrar as qualidades do candidato para a vaga.

Evite escrever cartas com mais de uma lauda de tamanho, sob a penalidade de não ter o documento lido pelo recrutador. São milhares de candidaturas enviadas para diversos anúncios e o profissionais de RH acabam por dar preferência para as cartas mais objetivas.

Objetivo na carta de aprestação

Você pode usar a carta de apresentação para citar alguns objetivos que possuem na sua carreira e pretende alcançar durante o seu novo emprego. Coloque frases que mostrem esses seus objetivos ao longo da sua carta, de uma maneira natural e sem pretensão.

Sou a profissional que vai agilizar os seus processos e reduzir os custos da sua empresa.

É um exemplo de uma frase que resumo muito bem o objetivo do candidato, e pode ser inserida no final da sua carta de candidatura.

Melhorando sua carta de apresentação espontânea

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (resolvo, soluciono, estudo, respondo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque a sua carta de apresentação.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise sua carta para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Como fazer uma carta de apresentação para emprego pronta?

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Comece por um apresentar suas qualidades profissionais.
  • Cite as principais experiências de trabalho, formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Lembre-se de usar palavras-chave para dar destaque a sua carta.

Complemente sua carta de apresentação com um CV

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego, mas sem um currículo adequado ela deixa de ter o valor necessário. Para aumentar suas chances, envie sua carta com um currículo. Use nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Perguntas de técnicos de segurança deo trabalho em busca de emprego

O que é carta de apresentação espontânea?

Uma carta de apresentação é um documento de uma página onde o candidato vai apresentar suas habilidades e qualidades para o empregador. A carta ideal deve ser breve e completa, e contemplar todas as principais informações do candidato.

Como se apresentar de forma simples e sucinta?

Faça um resumo da sua carta, escreva seus pontos fortes e preste atenção ao que é buscado pela empresa, para entregar aquilo que eles querem. Escreva de forma objetiva, sem rodeios. Mostre ao leitor que você é um profissional decidido e sabe o quer.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo