Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
Ainda que pareça um bicho de sete cabeças, existem algumas maneiras simples de se fazer um currículo no Word. O próprio programa conta com algumas opções de modelos que você pode usar, mas que são muito genéricos e nem sempre possuem uma aparência profissional.
Mas se você realmente quer aprender a fazer um currículo no Word do zero, as seções a seguir cobrirão tudo o que você precisa saber para fazer um currículo de sucesso.
Currículo no Word: da página em branco ao sucesso
Fazer um currículo no Word, do zero, é o método mais personalizável e você pode deixá-lo com a sua cara, mas isso também significa que este é o caminho mais longo e difícil. Antes de começar a fazer um currículo, você pode se inspirar no exemplo deste modelo profissional de currículo para iniciantes.
Passo a passo do curriculum vitae utilizando modelos do Word online
O Word online oferece diversos tipos de modelos de documentos, incluindo o de curriculum vitae. Entretanto, é importante se atentar para não se perder nas variadas opções, a sua escolha de modelo deve levar em consideração o tipo de vaga e a empresa para a qual está aplicando. Depois disso, você só precisa seguir os passos abaixo.
- Abra o programa Word no seu computador ou dispositivo móvel;
- Clique no botão "Novo" para criar um documento;
- Clique em "Mais modelos" (opcional);
- Selecione "Currículos e cartas de apresentação" e escolha um modelo de currículo;
- Preencha as seções do currículo com suas informações;
- Revise a formatação e corrija eventuais erros na escrita no texto;
- Salve uma cópia no formato ".pdf" e outra no ".docx".
Ao preencher as seções, assegure-se de usar uma linguagem confiante, colocando-se como o único candidato ideal para a vaga. Isso demonstra ao recrutador que você tem certeza das próprias capacidades e que provavelmente já as colocou em prática.
Passo a passo para fazer o currículo no Word do zero
É importante lembrar que, apesar de práticos, os modelos do Word não são ideais. Além de serem bem genéricos, você corre o risco de que outra pessoa tenha enviado o mesmo modelo, muitas vezes deixando o recrutador com a mensagem de que você não imprimiu tantos esforços na elaboração do documento.
Por isso uma das alternativas é montar o currículo no Word desde a página em branco. Para isso, siga os passos abaixo:
- Abra o Word: inicie o programa, clique no botão "Novo" e selecione a opção "documento em branco".
- Configure a formatação: aplique a) 3 cm nas margens superior e esquerda, b) 2,5 cm nas margens inferior e direita, c) alinhamento justificado, d) 1,5 de recuo na primeira linha, e) 1,5 de espaçamento entre linhas e f) fonte Arial ou Times New Roman 12.
- Inclua seções: use ferramentas para desenhar linhas ou formas geométricas para dividir o currículo em subdivisões, deixando-o mais organizado. Você deve criar seções para: Informações pessoais, título e objetivos profissionais, experiência laboral, formação, habilidades e informações adicionais.
- Torne o currículo atrativo: adicione cor a algumas subdivisões, conforme julgar adequado, pensando em tons que combinem com a vaga pretendida e/ou com a marca da empresa e façam uma apresentação adequada.
- Adicione suas informações: digite as informações requeridas em cada seção, atentando-se para manter a coerência, adicionando apenas aquelas que são relevantes para a vaga.
- Revise: leia o arquivo com bastante atenção enquanto procura por erros de escrita com o corretor do editor de texto. Nesse momento, você também pode destacar algumas palavras-chave em negrito, mas com moderação.
- Salve duas cópias: faça o download de uma cópia em PDF e outra versão em um formato editável. A primeira é a que deve ser enviada, pois impede que perca o formato durante o envio por e-mail, já a segunda é para permitir que você faça modificações nas informações quando necessário.
Durante a elaboração do design das subdivisões, tome bastante cuidado com o uso das cores e formas. Evite chamar muita atenção para o design, isso vai permitir que o foco do recrutador se mantenha nas suas informações.
O que colocar no seu currículo: empregando estratégia em palavras
Além de estruturar o currículo da forma correta, é muito importante escolher estrategicamente o conteúdo. E o primeiro passo você deve dar é uma pesquisa sobre a empresa.
Entenda bem qual é a atuação da empresa e os princípios que a direciona. Essas informações irão ser sua referência no momento de opção das coisas certas para compor o seu currículo.
Informações pessoais, título e objetivos profissionais
Essa é uma das partes mais simples. Apenas adicione o seu nome completo em destaque, seu contato (telefone e e-mail) e link para portifólio (caso pretenda enviar o currículo digital). Coisas como estado civil, idade e endereço devem ser evitadas, a menos que solicitadas nas especificações da vaga.
O título deve ser, sem exceções, o cargo almejado naquela empresa em específico. A seção de objetivos também deve ser personalizada, demonstrando o interesse em ser contratado e crescer na companhia. Inspire-se no exemplo abaixo:
Experiências profissionais
Quando for adicionar as experiências no currículo no Word, seja objetivo e direto. Coloque, no máximo, 3 experiências na ordem acronológica. Você deve indicar o cargo, seguido pelo nome da empresa e o período de duração, então finalize fazendo uma lista curta das principais atividades realizadas no cargo. Veja o exemplo:
Formação acadêmica
Também em ordem acronológica, adicione as formações que você já fez e que são importantes para a vaga em questão. Você deve informar o título do curso seguido da instituição e período de formação, seguido de uma lista das habilidades e conhecimentos adquiridos.
Habilidades profissionais
Coloque nesta seção do seu currículo no Word, as suas melhores qualidades. Comece pelas hard skills, que são as habilidades específicas da vaga. Assegure-se de colocá-las na ordem de relevância para a vaga e de domínio próprio.
Já as soft skills (habilidades interpessoais) devem vir depois e, se possível, atreladas a um fato ou instituição que confira autoridade a ela. Isso é muito importante para que você não soe presunçoso. Veja o exemplo abaixo:
Você pode adicionar como autoridade a sua colocação em alguma turma, medalhas, participação em eventos, projetos pessoais, cursos, dentre outros.
Informações adicionais
Esta seção, apesar de sujeita a opção pessoal, não deve ser negligenciada. Tudo o que você colocar aqui precisa ser estratégico e não pode ocupar muito espaço. Algumas das coisas que você pode adicionar, são:
- Domínio de idiomas;
- Habilidades fortes, mas não tão relevantes para a vaga;
- Link para o portifólio;
- Redes sociais (se ela for de uso profissional).
Complementando o currículo: a carta de apresentação ou de motivação
Se você tiver sucesso na elaboração do seu currículo, é muito provável que o recrutador queira saber mais sobre você. A melhor estratégia, nesse caso, é mandar junto uma carta de apresentação. O objetivo da carta de apresentação é justamente fornecer um panorama amplo, em poucas palavras, para o empregador.
A sua carta de apresentação deve ser objetiva, composta por frases bem elaboradas e cheias de significado. Cada palavra deve revelar sutilmente habilidades valiosas que você tem a oferecer ao mercado de trabalho.