Como escrever uma carta de apresentação: regras e exemplo
Uma carta de apresentação é uma ótima ferramenta para tornar sua candidatura mais competitiva, se feita da forma correta. Use esse artigo como seu guia definitivo de como escrever sua carta de apresentação para ganhar a atenção dos recrutadores.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
É fato que a busca por um posto de emprego tem se tornado cada vez mais acirrada. Ao comparar dados de vagas abertas e o número de desempregados no Brasil, a concorrência é, em média, de 56 pessoas para uma vaga. É nítida a necessidade de usar ferramentas para se destacar em um processo seletivo.
E uma das ferramentas que mais podem te ajudar nessa empreitada é a carta de apresentação. O simples fato de enviar uma carta de apresentação junto com o currículo, já lhe confere diferencial, proatividade e dedicação. Além disso, ela é uma ótima oportunidade para falar mais sobre como você pode colaborar na empresa.
💡 Dica: para economizar seu tempo, use este modelo de currículo para enviar junto com a sua carta.
Exemplo de uma carta de apresentação
Siga este exemplo de uma carta de apresentação simples e curta. Nela as informações são colocadas de forma direta, evitando o uso de palavras demais. Você pode copiar o exemplo e adaptá-lo para a sua realidade.
Remetente:
Nome: Ângela Maria da Anunciação
Telefone: (77) 93957 - 8957
E-mail: angela.anunc77@gmail.com
Destinatário:
Nome: Cássia de Jesus Almeida
Cargo: Chefe de recrutamento da ZYL Games
E-mail: cassia.almeida@zyylgames.com
Prezada Sra. Cássia Almeida,
Depois da minha graduação, fiz uma especialização em (área da especialização), período no qual desenvolvi habilidades de (habilidade 1), (habilidade 2) e (habilidade 3). Depois disso, trabalhei com (nome da área) e consegui (mencione um bom resultado ou conquista do período).
Tenho grande admiração pela (nome da empresa), especialmente pela equipe de (área da vaga) porque (conte um feito ou mencione uma qualidade do trabalho dessa equipe). Estou certo de que integrar a equipe de (área da vaga) aumentará ainda mais minhas habilidades e desejo crescer na (nome da empresa).
Estou animado para integrar meus conhecimentos em (habilidades) à (nome da empresa) e fazê-la crescer ainda mais com (fale algo específico que você pode fazer bem e que vai ajudar a empresa a crescer). Aguardo seu contato para discutirmos mais sobre minha colaboração na (nome da empresa).
Sinceramente,
Ângela Maria da Anunciação
Escrevendo do zero: principais elementos de uma carta de apresentação
Antes de escrever a sua primeira carta de apresentação, você deve se colocar em um modus operandi estratégico. Você deve ter em mente que esta não é uma carta comum, mas a sua porta de entrada para uma empresa.
Por isso, cada palavra deve contar para a sua futura contratação e todo o conteúdo deve ser escolhido e personalizado para a vaga desejada. Veja nas subseções abaixo, quais são os elementos essenciais de uma carta de apresentação e o que colocar em cada um deles.
1. Cabeçalho e saudação
Esses elementos são aqueles que devem ser colocados antes do corpo do texto em si. Eles podem até parecer simples, mas detêm a chance de mostrar proatividade e profissionalismo desde a primeira linha. Veja mais sobre eles abaixo.
1.1. Dados do remetente
O principal objetivo dessa parte é identificar claramente sobre quem é essa carta, por isso ela deve vir em primeiro lugar, no topo da página. Veja o que colocar nela:
Nome e sobrenome: aqui vai o seu nome completo, na primeira linha. Caso tenha um nome social registrado, você deve colocá-lo nesta linha.
Telefone: o seu número, de preferência, deve ser do mesmo DDD da localização da empresa e a sua linha deve estar sempre ativa.
E-mail: é imprescindível ter um endereço de e-mail dedicado para assuntos profissionais, isso evita perda de informações e passa um ar profissional. Para isso, opte por um endereço com apenas o seu nome e sobrenome ou com seu nome e sua profissão.
Endereço: só coloque esse item se ele for exigido pelos requisitos da vaga, pois ele pode ser usado como caráter eliminatório na sua candidatura.
Se você vai enviar a sua carta de apresentação no formato digital, vale muito a pena adicionar o item "portfólio" e/ou "LinkedIn". Esses dois itens podem dar ao empregador insights mais profundos sobre o seu trabalho, que não seriam possíveis de identificar apenas pelo seu currículo ou carta de apresentação.
Uma das coisas mais importantes sobre essa parte é que ela mostra que você foi proativo e que fez a lição de casa. Isso porque, a maioria das vagas não disponibiliza informações sobre o recrutador, então ter esses dados é um diferencial para a sua carta de apresentação.
O ideal é colocar os seguintes itens, em diferentes linhas, após os seus dados: nome e sobrenome do recrutador, cargo na empresa, endereço de e-mail e telefone profissional.
Você pode encontrar essas informações no site oficial ou no perfil do LinkedIn da empresa. Se na empresa não houver um cargo específico chamado "recrutador", busque pelos dados do chefe de recrutamento.
Além da proatividade, o ato em si de chamar alguém pelo nome causa impactos positivos sobre a pessoa, trazendo uma sensação de contentamento, respeito, reconhecimento e humanidade. Apenas com o nome do destinatário, você pode fazer uma excelente primeira impressão a seu respeito.
1.3. A abertura
A abertura também é um elemento pré-textual e serve como um jeito de quebrar o gelo e demonstrar cordialidade. Você deve incluir os seguintes elementos na sua saudação: cumprimento, pronome de tratamento formal e o nome e sobrenome do destinatário.
Exemplo de saudação formal para carta de apresentação:
"Cara Sra. Angela Torres,"
Assegure-se sempre de colocar uma vírgula no final da saudação. Ainda, se estiver em dúvida entre usar "Sra." ou "Srta." opte sempre pela primeira opção.
2. O corpo da carta de apresentação
O corpo do texto de uma carta de apresentação deve ter as ideias separadas em cada parágrafo. Cada um deles detém um objetivo na composição total da carta.
Uma boa ideia é ler as subseções abaixo e ir anotando em um papel as habilidades e experiências que cabem em cada parte, assim vai ficar mais fácil na hora de escrever na carta.
⚠️ Importante: tente ser o mais objetivo que conseguir. Não tem uma quantidade fixa de palavras, mas o ideal é manter em torno de 300 palavras. Dessa forma, você deixa a carta atrativa para os recrutadores.
💡 Dica: nunca envie apenas a carta de apresentação, sempre inclua um currículo. Você pode fazer um em poucos minutos com um modelo de currículo profissional.
2.1. Primeiro parágrafo: definindo o propósito e apresentação
Apesar de o primeiro parágrafo ser de apresentação, não mencione o seu nome. Isso porque uma das primeiras linhas da carta já contém o seu nome completo, então você deve direcionar essa parte para o que mais importa: suas habilidades e experiências.
As primeiras frases desse parágrafo devem deixar claro o propósito da sua carta, ou seja, preencher a vaga ofertada no processo seletivo.
Uma boa forma de fazer isso é mencionando a vaga desejada diretamente, com a denotação de que deseja ser parte da equipe e não apenas conseguir um emprego.
Exemplo de abertura:
"O objetivo desta carta de apresentação é salientar meu interesse em integrar a equipe de (nome da posição desejada) na (nome da empresa)."
A partir de então, é a hora de iniciar a exposição de suas habilidades e experiências. Essa parte pode ter duas abordagens, de acordo com o nível do candidato.
Nível iniciante: para quem busca uma vaga de estágio, ou o primeiro emprego, o ideal é focar em experiências acadêmicas. Aqui entra o seu curso/graduação, a instituição e o período no qual cursou. Você também pode citar especializações ou cursos que demonstrem habilidades chave que sejam relevantes para a vaga.
💡 Dica para iniciantes: use um modelo para elaborar seu currículo de estagiário e envie-o junto com sua carta de apresentação.
Nível intermediário/avançado: no caso de pessoas que já trabalharam na área da vaga, é importante começar com um curso de formação acadêmica na área e então mencionar a sua experiência mais recente na área. Em seguida, é importante mencionar algum marco ou resultado alcançado durante o período de colaboração.
2.2. Segundo parágrafo: habilidades e competências profissionais
Antes de iniciar a carta de apresentação, é indispensável ter em mente que o seu objetivo é "persuadir" e convencer o recrutador. Você precisa fazer com que ele perceba que você é o candidato mais adequado à vaga.
No primeiro bloco, as suas habilidades são os seus argumentos. Para isso, anote todas as competências que você adquiriu na sua história profissional, então sinalize todas as que estão dentro dos requisitos da vaga.
Lembre-se de atrelar os seus conhecimentos a alguma experiência ou curso, para conferir um ar de autoridade. Use de dois a quatro exemplos para introduzir as suas qualificações.
2.3. Terceiro: apontando os benefícios da sua contratação
O segundo bloco de argumentos é uma das partes mais importantes da carta de apresentação. É aqui que você vai falar diretamente como você e a empresa irão se beneficiar com a sua contratação.
O ideal é começar falando do seu interesse na empresa, justificando-o com uma qualidade ou feito da empresa. Isso é importante para deixar claro que você não está buscando qualquer emprego, mas sim que vê na empresa uma oportunidade de crescer profissionalmente.
Logo após, diga como a oportunidade de trabalhar na empresa irá te ajudar e não se esqueça de demonstrar que deseja progredir sua carreira no futuro. Depois disso, reafirme a principal habilidade exigida pela vaga (que você possui) e diga como ela pode impactar positivamente a empresa. Siga o exemplo:
Aqui, nesta seção da carta de apresentação, você deve fazer mais do que incluir uma despedida. Você pode e deve integrar conceitos do marketing pessoal para aumentar as chances de ser convocado para a próxima fase da seleção.
3.1. Fechamento e assinatura
Ao invés de apenas se despedir, faça diferente da maioria dos candidatos. Você pode incluir um "convite para a ação", essa estratégia de marketing visa incentivar/persuadir o recrutador a te chamar para uma entrevista. Veja alguns exemplos para a sua carta de apresentação:
"(nome do destinatário), aguardo retorno para discutirmos mais sobre como irei colaborar com a (nome da empresa)."
"Ligue-me em horário comercial para agendarmos uma entrevista e conversarmos mais sobre minha colaboração na empresa."
"Estou animado para agendarmos uma reunião para discutir melhor minha colaboração na empresa."
Quanto à assinatura, não tem uma exigência específica. Você pode simplesmente digitar o seu nome completo, mas se quiser dar um toque de autenticidade, assine a sua carta de apresentação à mão. Assegure-se de usar caneta de cor azul, para contrastar com a cor da impressão e deixar claro que a assinatura é manual.
Fazer isso, imprime genuinidade a todo o conteúdo da sua carta de apresentação, além de revelar grande atenção a detalhes e bastante dedicação.
Dica para otimizar o tempo: escrever a partir de um modelo de carta de apresentação
Existe uma outra forma de fazer uma carta de apresentação bem mais rápida e fácil, que é usar um modelo de carta. Para isso, assegure-se de usar um ótimo modelo de carta para a sua profissão. Para fazer isso, siga os passos abaixo:
Quais são os benefícios de usar uma carta de apresentação em uma candidatura?
Os principais benefícios diretos da carta de apresentação são: oportunidade de demonstrar interesse genuíno na vaga, possibilidade de destacar as próprias habilidades e demonstrar habilidades de escrita.
Onde posso encontrar palavras-chave para usar na minha carta de apresentação?
Você pode encontrar as palavras-chave ideais no anúncio da vaga, elas estão relacionadas aos requisitos exigidos e ao título da vaga. Você também pode conseguir palavras adicionais no Chat GPT, pedindo para ele listar as principais palavras-chave para a profissão para a qual você está aplicando.
Posso adicionar uma foto na minha carta de apresentação?
Não. A carta de apresentação só pode ter elementos escritos. Se for necessário para a vaga, você pode incluir uma foto no seu currículo. Assegure-se de que ela está bem iluminada e de ter uma aparência formal, como se você estivesse no trabalho.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.