Você precisa escrever ou pedir uma carta de recomendação e não sabe por onde começar? Após ler este artigo, você vai dominar a escrita da carta de recomendação, desde a estrutura básica até a escolha estratégica do que colocar nela.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
A carta de recomendação é um documento muito importante quando se está passando por um processo seletivo. Ela se apresenta como uma forma de testemunho sobre a competência e preparo de um candidato, com base nas experiências trocadas ao longo do período de troca com o autor da carta. No caso de contratação profissional, geralmente ela é opcional, mas pode ter um impacto significativo na sua aprovação.
As configurações, ou estrutura geral da carta de recomendação é bem simples e se assemelha a uma carta comum, mas ela tem uma abordagem mais estratégica. Cada seção possui um propósito bem específico e o conteúdo deve ser escolhido de forma a passar uma boa imagem da pessoa sobre a qual você está escrevendo.
Nas subseções abaixo, aprenda as partes que a sua carta de recomendação deve ter qual o propósito de cada uma delas.
1. Cabeçalho
Essa parte fica bem no topo da página e serve tanto para identificar o autor da carta, como para prover meios para contatá-lo. Coloque o local e a data, constando dia, mês e ano (formato "dd/mês/aaaa" ou "dd mês ano") na primeira linha da página.
A partir da segunda linha do canto superior direito, você deve adicionar o seu nome completo, telefone e e-mail (de preferência profissionais). Como afirmação de autoridade, você também pode optar por informar seu cargo e empresa onde trabalha (caso contrário, essa informação deve vir no primeiro parágrafo).
2. Saudação
A saudação é mais uma questão de educação. Ela serve para abrir a carta de recomendação de forma educada, demonstrando o tom geral do corpo da carta. Como muito provavelmente você não conhece o destinatário, use pronomes de tratamento formais ("Sr." e "Sra.") e utilize o último sobrenome.
A primeira parte do corpo da carta de recomendação tem como funcionalidade dar um contexto ao destinatário. Antes de qualquer coisa, faça um cumprimento ao leitor, como: "Espero que esta carta lhe encontre bem".
Em seguida, mencione brevemente quem você é e qual é a natureza do seu relacionamento com a pessoa descrita na carta. Lembre-se de adicionar também o período de colaboração entre vocês e a instituição onde as atividades foram desempenhadas.
A partir de então, você pode direcionar o foco para a pessoa que lhe solicitou a carta. Comece falando de qual cargo/nível acadêmico ela tinha quando ingressou na instituição e o nível máximo para o qual ela progrediu.
Segunda parte do corpo da carta de recomendação:
A segunda parte do corpo da sua carta de recomendação tem o objetivo de descrever as habilidades da pessoa descrita. Para isso, mencione as atividades que ela realizava na empresa, bem como as ferramentas usadas.
O ideal dessa parte é focar nas hard skills, ou seja, nas habilidades técnicas do candidato. Uma ótima forma de fazer isso é associando as habilidades com uma realização ou projeto executado pelo solicitante.
Fazer isso torna a descrição mais verdadeira e provê um entendimento mais profundo sobre a pessoa.
O conteúdo da última parte do corpo da carta de recomendação é voltado para descrever as habilidades interpessoais do solicitante (soft skills). É aqui que você deve relatar como ela interage em equipe, sobre as motivações dela e as qualidades pessoais relevantes que ela possui.
Aqui vale também contar uma situação em que ela enfrentou um desafio ou uma derrota e conseguiu contorná-lo com sucesso. É uma excelente oportunidade de mostrar raciocínio, perseverança e resiliência da parte do solicitante, habilidades muito apreciadas no mercado de trabalho.
4. Fechamento e assinatura
No final da carta, você pode dizer que está disponível para tirar quaisquer dúvidas ou para discutir mais a fundo sobre o desempenho do solicitante. É bem provável que isso não seja necessário, mas mostrar essa abertura confere legitimidade às coisas ditas na carta de recomendação.
Em seguida, faça uma assinatura na carta de recomendação. Fazê-la de forma manual demonstra mais autenticidade, mas uma assinatura digital também é válida. Uma dica é usar um serviço de autenticação de assinatura ou documentos para empregar peso à carta.
Para facilitar a composição da carta de recomendação, você pode copiar o template abaixo e executar as modificações necessárias.
(nome da cidade) - (nome ou abreviatura do estado), (dia) de (mês) de (insira o ano)
(Insira aqui o seu nome completo)
(Insira seu cargo, profissão e universidade onde se formou)
(insira seu e-mail)
(Insira seu telefone)
Prezado Sr. (nome e sobrenome do chefe de RH),
Espero que esta carta lhe encontre bem. Venho por meio desta fazer a recomendação dos serviços de (nome completo da pessoa sobre quem você vai escrever). Sou (nome do seu cargo atual) da empresa (nome da empresa). Conheci (nome do solicitante) em (ano) quando ele entrou para a equipe de (cargo inicial do solicitante). Tive a oportunidade de acompanhar de perto a evolução dele/dela ao longo desses (tempo de colaboração) culminando com sua nomeação a (nome do cargo máximo do solicitante) e tenho o maior prazer em dizer que ele é um profissional excelente e altamente qualificado.
Desde os primeiros meses, (nome do solicitante) já apresentava domínio de (ferramenta 1), (ferramenta 2) e (ferramenta 3). No início, ele executava algumas das tarefas técnicas dos projetos e logo se destacou pela sua competência e por ser um líder nato. Por causa disso, ele teve uma ascensão rápida na empresa, passando a ser responsável pela criação e execução de diversos projetos. Graças a seu trabalho duro, expertise e liderança, a empresa tem superado as metas anuais de produção e de lucro.
Um desses projetos, foi o de (nome do projeto). Ele tinha até (prazo para finalização do projeto) para criar uma solução para o (nome do problema). Com muito esforço e liderança empática, ele montou e coordenou uma equipe multidisciplinar e juntos chegaram a uma solução que abraçasse os diferentes âmbitos da linha de produção/empresa, usando o método ágil. Em (diga quanto tempo levou para a implementação do projeto) ele conseguiu finalizar o projeto, que culminou no aumento do lucro em pelo menos (porcentagem do aumento dos lucros da empresa).
Outro ponto notável que ocorreu no período de colaboração de (nome do solicitante) foi quando os diretores solicitaram a redução no quadro de funcionários da companhia. O (nome do solicitante) foi convocado para indicar pessoas para permanecer e pessoas para desligamento. Apesar de ser uma tarefa difícil, ele demonstrou seu comprometimento com a empresa e com as ordens dos superiores. Além de fazer as indicações necessárias para manter as equipes fluindo, ele pessoalmente conversou com os subordinados dele que seriam desligados. Demonstrando bastante empatia, ele explicou a situação e ajudou cada um a se recolocar no mercado de trabalho.
Sem sombra de dúvidas, a (nome da empresa) sentirá muito com a saída do (nome do solicitante). No entanto, até mesmo nisso ele demonstrou total comprometimento e dedicação, indicando outro profissional para ocupar o seu lugar, finalizando cada projeto e instruindo as equipes. Toda a equipe da (nome da empresa) gostaria que ele continuasse aqui, mas entendemos que ele busca crescer ainda mais como profissional e ele é mais que merecedor.
Por fim, resta apenas dizer que (nome do solicitante) é o candidato ideal para a área de (profissão do solicitante), com grande capacidade para aumentar a competitividade de quaisquer empresas do mercado.
Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Sinceramente,
(Digite seu nome completo).
Ideias do que colocar na carta de recomendação profissional para ex-funcionário
Se você ainda não sabe como preencher o corpo do texto da sua carta de recomendação, nas subseções a seguir nós reunimos algumas dicas de coisas que você pode colocar na carta de recomendação, além de como colocá-las.
a. Conte o arco do funcionário
Contar o arco do funcionário compreende a trajetória dele durante o período de colaboração com os empregadores. A ideia é começar com a primeira função dele ao iniciar as atividades na empresa, a que nível ele chegou e o porquê de ele ter evoluído.
Outra forma de arco e que pode ser usada junto com a primeira é a do desafio. Aqui você pode apresentar um desafio que o funcionário teve, as ideias dele para resolvê-lo e quais foram os resultados que ele obteve.
b. Fale sobre as principais atividades desempenhadas
Essa é bem simples. Você pode usar um parágrafo para mencionar as principais atividades que o funcionário desempenhou (de preferência na função mais recente). Apenas lembre-se de que só deve colocar informações relevantes para a carreira da pessoa.
c. Fale sobre projetos realizados pelo solicitante
Projetos são ótimos para enriquecer a carta de recomendação. Esse tipo de atividade possui tarefas capazes de comprovar habilidades da área específica que o aluno deseja estudar. O ideal é focar no projeto mais significativo que ele realizou na empresa.
Dê informações breves sobre qual era o objetivo do projeto, a metodologia que ele usou e os principais resultados que ele conquistou.
d. Fale sobre o comportamento dele como subordinado e como chefe
Uma boa forma de passar uma imagem completa da pessoa é mostrando como ela desempenhava as suas funções como subordinada. Aqui entram informações sobre como ela respondia a regras e solicitações dos empregadores e se ela fazia mais ou menos do que lhe era pedido.
O outro lado da moeda também é importante. Fale sobre como a pessoa organizava a equipe de liderados, como ela interagia com eles e os resultados dos projetos chefiados por ela. Ao mostrar a pessoa como um bom líder, as chances de ela conseguir outro emprego aumentam bastante.
As habilidades técnicas, ou hard skills, são também um tópico muito apreciado pelo RH. Por isso, elenque e mencione em um parágrafo as competências técnicas da pessoa. Aqui pode ser mencionado: curso, domínio teórico, domínio prático, domínio de ferramentas e domínio de língua estrangeira.
f. Fale sobre as soft skills do solicitante
Outro tipo de habilidade importante para o RH na contratação é a interpessoal, ou soft skills. Como um profissional é composto de mais do que habilidades técnicas, é essencial saber como o profissional interage com as outras pessoas no trabalho.
Você pode mencionar qualidades, como: resiliência, trabalho em equipe, pensamento crítico, organização e proatividade. Uma boa ideia é contar uma situação que ilustra essas qualidades do funcionário.
Mais sobre o mercado de trabalho: veja como escrever um currículo e complementar a sua carta de recomendação.
Considerações finais sobre carta de recomendação
Quando se sabe os pricipais objetivos, a estrutura e as coisas que precisam ser adicionadas, escrever uma carta de recomendação torna-se uma tarefa bem simples. Ao seguir todos os passos e dicas do texto, você contribuirá para a recolocação do seu ex-funcionário para o mercado de trabalho.
Carta de recomendação é a mesma coisa de uma carta de apresentação?
Não. Um dos grandes diferenciais entre as duas é que a carta de apresentação é escrita pela própria pessoa, para melhor descrever suas habilidades. Já a carta de recomendação deve ser escrita por alguém conhecido, como se a pessoa estivesse prestando testemunho de sua competência.
Realmente, somente uma pessoa próxima é quem pode escrever a carta de recomendação?
Você pode pedir uma carta de recomendação qualquer pessoa, a questão é que o objetivo da carta de recomendação é falar sobre você. O ideal é que seja alguém próximo, que conviveu com você por um período de tempo e é de grande importância que a pessoa tenha testemunhado suas habilidades.
Em quais situações se deve usar a carta de recomendação?
De praxe, a carta de recomendação é mais utilizada em processos seletivos de bolsas de estudo de uma universidade e para intercâmbios. No entanto, algumas vezes as empresas solicitam uma carta de recomendação como referência. Você pode ser proativo e entregar uma junto com seu currículo e carta de apresentação.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.