Dia do estagiário: manual exclusivo para jovens à procura de um estágio

Está à procura de um estágio e não sabe ao certo por onde começar? Verifique esse guia absoluto com dicas secretas para granjear a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Criar o meu currículo

A promulgação da Lei n.º 6.494  em 18 de agosto foi altamente significativa, regulamentando pela primeira vez a atividade de estágios. À vista disso esse mesmo dia ficou convencionado como o dia do estagiário em todo o Brasil.

Mais à frente, a Lei n.º 6.494 foi rescindida e substituída pela Lei n.º 11.788 que atesta o estágio como ato educativo supervisionado no ambiente de trabalho. Nesse cenário, o dia do estagiário permaneceu o mesmo, como notabilidade da simbologia histórica da atividade de estágio na preparação para o trabalho.

Existem duas modalidades de estágio: o obrigatório e o não obrigatório. A modalidade obrigatória contempla estágios previstos no currículo pedagógico do curso e exige matrícula em instituição de ensino reconhecida. Já o não obrigatório é opcional e muitas vezes chamado de programa de trainee.

No Brasil, em 2023, estagiaram apenas 7,9% alunos do ensino superior e 2,5% do ensino médio e técnico, segundo a Associação Brasileira de Estágio (ABRES). Nesse cenário, é imperativo estar preparado para se destacar no competitivo mercado de estágio e trainee.

Exploraremos neste artigo dicas de como conseguir um estágio e trainee, currículo perfeito para estágio, carta de apresentação eficaz e como vencer na entrevista de estágio/emprego.

a procura de um estagio

Onde encontrar as melhores vagas de estágio?


Encontrar a vaga de estágio
ideal pode ser muito intimidador para muitos jovens, não apenas pela competição acirrada e insegurança pela falta de experiência.

Uma das principais dificuldades está em encontrar uma vaga de estágio relevante, ou seja, que se alinhe com a área do curso e os interesses do candidato.

Isso acontece porque muitas vagas de estágio nem sempre são divulgadas amplamente, muitas vezes apenas dentro da comunidade das empresas ou em perfis específicos das redes sociais.

Nas subseções a seguir, você encontrará dicas de como ampliar o horizonte sobre os locais onde encontrar as melhores vagas de estágio e trainee.

Redes Sociais e Plataformas especializadas

No mundo atual, principalmente no pós-pandemia, as redes sociais deixaram de ser apenas um canal de interação social, para ganhar espaço como ferramenta online para a busca por emprego/estágio. Através dela, em poucos minutos é possível ficar atualizado das oportunidades no mercado de trabalho. Confira algumas dicas de como usar as redes para conseguir um estágio:

  • LinkedIn. Lançado em 2003, hoje o LinkedIn possui mais de 850 milhões de usuários em 200. O LinkedIn conecta empresas e candidatos (about.linkedin.com/pt-br), funcionando como uma networking global. Nele, você pode seguir os perfis das empresas nas quais pretende estagiar e ser um dos primeiros a saber quando um processo seletivo for lançado.
  • Grupos e perfis especializados. No Brasil hoje existem muitos grupos nas redes sociais e perfis especializados em divulgar vagas de estágio e/ou conectar candidatos a empresas. Muitos deles oferecem o serviço de newsletter via e-mail para que você acompanhe as vagas disponibilizadas. Para verificar a veracidade de um grupo/perfil, confira se ele é associado a algum núcleo nacional de estágio e trainee, como o NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios) e a ABRES.
  • Perfil das empresas. Independente da área, basicamente todas as empresas possuem perfis oficiais nas diversas redes sociais, como o Instagram. Acompanhar esses perfis serve para muito mais do que saber quando surge uma oportunidade. Você também pode ficar por dentro de como funciona a empresa, bolsa de estágio e as linhas de atuação dela para saber se ela é a opção ideal que se alinha com seu curso e interesse, otimizando a sua busca.
💡 Dica: como o perfil do LinkedIn é basicamente um currículo online, lembre-se sempre de mantê-lo atualizado e coerente com a área profissional na qual você pretende estagiar.

Além disso, como qualquer outra rede social, o LinkedIn possui um algoritmo de relevância, então publique conteúdos sobre a sua área de interesse para ser visto pelas empresas.

Outra dica importante é tomar cuidado com o que você posta nas suas redes sociais, principalmente durante um processo seletivo. Isso porque, se os seus perfis forem públicos, eles podem ser acessados pela equipe de recrutamento da empresa.

a procura de um estagio

Plataformas de estágio e trainee

Aqui no Brasil existem dois sites principais que basicamente coordenam a busca por estágio e a inserção de jovens no mercado de trabalho.

A ABRES é uma plataforma/órgão que representa os agentes de integração entre jovens e empresas. Ela normatiza as plataformas regionais espalhadas pelo país, para atuarem de forma legal e conforme os princípios da ética, por meio da inclusão social.

A NUBE, por sua vez, é uma plataforma nacional credenciada pela ABRES. Ela possui parceria com mais de 22 mil instituições, com histórico de mais de 1 milhão de jovens inseridos no mercado de trabalho. Por meio dela, você pode fazer o cadastro do seu currículo no site e se candidatar a diversas vagas.

Dica: Acesse o site da ABRES para descobrir as plataformas e sites credenciados que atuam na sua região, para conseguir uma oportunidade próxima de você.

Networking com pessoas inseridas no mercado de trabalho

Mesmo estando inseridos em um mundo cada vez mais digitalizado, o networking presencial e boca-a-boca ainda funciona muito para conseguir um estágio. Esse tipo de rede é muito importante, principalmente para empresas que divulgam as vagas internamente.

Por isso, ao conhecer uma pessoa que trabalha em empresas nas quais você almeja uma vaga, sutilmente comunique para ela que você tem interesse no programa de estágio da companhia. Deixe também o seu contato e provavelmente ela te informará quando uma seleção for aberta.

Plataforma Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é previsto por lei e consiste em programas de aprendizagem, de dois anos, oferecidos por empresas para jovens entre 14 e 24 anos. Participar de programas como esses pode ser uma ótima oportunidade de abertura de portas para um futuro vínculo de estágio obrigatório ou opcional.

Aplicando vagas: como montar o currículo ideal


Sabe-se que a corrida para conseguir um estágio é bastante acirrada. Estima-se que, em média, os recrutadores passem apenas seis segundos analisando cada currículo (The Ladders). Por isso, é muito importante fazer um currículo ideal para estágio.

Uma boa dica é utilizar um bom gerador de currículos automático. Veja a seguir dicas sobre a estrutura e o que colocar no currículo, para te ajudar na hora de escolher o modelo ideal.

a procura de um estagio

A estrutura de um bom currículo

Ao montar um currículo de estágio, é importante estruturá-lo de forma que as informações sejam fáceis de ler. Cada seção deve ser composta por poucas palavras e conter listas para facilitar a captação rápida de informações por meio de uma leitura dinâmica.

Abaixo, as partes essenciais para um excelente currículo:

  • Dados pessoais: seu nome completo deve estar em destaque no topo da página, adicione também seus principais meios de contato (e-mail e telefone) e seu perfil no LinkedIn;
  • Objetivo profissional: aqui você deve indicar que busca uma vaga como estagiário. Essa seção deve ser personalizada para cada empresa, contendo a área exata e a companhia onde deseja estagiar;
  • Resumo: em 2 a 4 frases, resuma sucintamente sua trajetória como estudante e carreira profissional, utilizando palavras-chave relacionadas à vaga da seleção em questão;
  • Formação acadêmica: aqui você deve elencar, começando pelo mais recente, os estudos que já realizou ou os que estão em andamento, com destaque para a área de estudo, duração e instituição;
  • Experiência prática: em formato de lista, começando pela mais recente, adicione as suas experiências profissionais (caso houver) relacionadas com o objetivo do currículo;
💡 Dica: ao preencher os dados no gerador de currículo automático, coloque apenas dados relevantes para a área desejada, de forma que o currículo seja solidamente coeso. Isso é importante para demonstrar seu empenho contínuo em tomar passos para o autoaperfeiçoamento para a área em questão.

O que mais destacar no currículo de estágio?

Após adicionar o básico de um currículo, é hora de incrementá-lo. Ao adicionar as competências, você tem a chance de se destacar em meio às outras pessoas e de aumentar as suas chances de conseguir um estágio e programas de trainee.

a procura de um estagio

Cursos e palestras (hard skills)

As competências e habilidades específicas das áreas de estágio são muito importantes. Por meio de seus estudos (cursos e palestras) é possível demonstrar a construção de autoridade em diversas áreas, ao longo da vida.

Nessa lista entram os conhecimentos específicos das áreas da sua formação, idiomas e domínio de ferramentas. Adicione no currículo apenas os que estejam relacionados com a vaga de estágio.

Soft skills

As soft skills, também conhecidas por habilidades interpessoais, são ótimas oportunidades de demonstrar que você é um dos estagiários ideais para a vaga na empresa.

Aqui a empresa objetiva entender como você se relacionaria com outra pessoa no ambiente laboral. As principais soft skills que uma empresa busca em estagiários, são:

  • Comunicação;
  • Proatividade;
  • Resolução de problemas;
  • Trabalho em equipe;
  • Criatividade;
  • Liderança.

Também é muito importante demonstrar empatia, ética, resiliência e vontade de aprender, essenciais para o desenvolvimento profissional.

Atividades fora da sala de aula

Também chamadas de atividades extracurrículares, elas contemplam projetos e atividades realizadas pelo estudante fora do horário de estudo. Aqui estão incluidos:

  • Participação na representação estudantil (centros e diretórios acadêmicos);
  • Realização de trabalho voluntário;
  • Projetos de iniciação científica;
  • Participação em Empresa Júnior;
  • Engajamento em projetos de extensão;
  • Ministração de monitoria acadêmica;

Aqui também cabe adicionar prêmios, medalhas e reconhecimentos relevantes, seja de olimpíadas ou concursos, tanto locais ou nacionais. Adicionar essas conquistas é muito importante para demonstrar competências, principalmente para quem ainda não tem experiências de trabalho formal.

Da mesma maneira, elas ajudam moldar a forma como os recrutadores te veem, aumentando as suas oportunidades de participar dos programas de estágio.

⚠️ Lembrete: todos os princípios aqui discutidos para o currículo ideal também devem ser aplicados no site do seu perfil do LinkedIn, sempre de maneira a manter uma coesão consoante com a carreira aspirada.

Aplicando para vagas: adicione uma carta de apresentação


a procura de um estagio


Se você seguiu bem o passo anterior, você provavelmente chamará a atenção do gerente de contratação. No entanto, só o currículo não será o suficiente para que o recrutador tenha ideia do tipo de estagiário que você possa ser.

Você pode encontrar modelos de cartas de apresentação em diversos sites. Confira abaixo algumas das formas de carta de apresentação para mais apropriadas vagas distintas:

Ao seguir os modelos reescreva as cartas com as suas próprias palavras, mas mantendo o profissionalismo e a formalidade. Um dos pontos principais da carta é se apresentar como candidato ideal para uma das vagas de bolsa de estágio oferecidas.

Lembre-se também de corrigir cada erro gramatical usando sites e plataformas da internet como o Language Tool e Grammarly.

Entrevista de estágio: como se destacar nos processos seletivos


A fase de entrevista é uma das mais temidas dos processos seletivos de estágio, segundo a NUBE. Mas com a preparação correta, você pode se dar muito bem em uma entrevista de emprego/estágio dos seus sonhos.

Para mitigar o nervosismo e mostrar alinhamento com a empresa, pesquise sobre a missão, visão e valores da empresa. Use os resultados da pesquisa para selecionar as habilidades e experiências que você possui e que ressoam com a empresa.

Ainda sobre a sua pesquisa, descubra palavras-chave e frases para melhor expressar que você é o candidato mais indicado para a bolsa de estágio. Pratique-as de forma que soem naturalmente, como suas próprias palavras.

  • Alinhe as suas formas de vestimenta e arrumação com ar profissional;
  • Chegue pelo menos 15 minutos antes e repasse na mente tudo o que precisa falar;
  • Sorria ao cumprimentar o recrutador;
  • Apresente uma linguagem corporal apropriada (coluna ereta e pernas cruzadas ou próximas uma da outra);
  • Seja sempre sincero, nunca minta durante a entrevista;
  • Utilize palavras-chave e frases eficazes para evidenciar as suas qualidades.
💡 Dica: confira este guia sobre como usar frases para entrevista de emprego e pratique por alguns dias antes da sua entrevista de estágio. Lá você encontrará cada passo para personalizar as frases conforme a empresa e, principalmente, conforme a sua verdade.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Perguntas frequentes

Onde encontrar as melhores vagas de estágio?

Você pode encontrar as vagas dos seus sonhos acompanhando o site e redes sociais das empresas, além de plataformas de estágio.

Como me preparar para conseguir um estágio?

O ideal é o quanto antes, fazer cursos na área, engajar em atividades extracurriculares durante a sua formação e pesquisar sobre a empresa para destacar as suas habilidades que agreguem valor para a companhia.

Qual é a lei que regula os estágios?

A primeira lei dos estágios foi a de n.° Lei n.º 6.494, sancionada em 18 de agosto, dia do estagiário. Hoje essas atividades são normatizadas pela Lei n.º 11.788.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo