Como fazer carta de apresentação para emprego de babá | Exemplos, modelos e dicas

Os serviços com cuidado das crianças são uma oportunidade incrível de trabalho. Porém, é difícil conseguir uma contratação sem mostrar um bom perfil profissional. Uma das etapas que pode ajudar é aprender como fazer carta de apresentação para emprego de babá. Afinal, esse tipo de profissional trabalha dentro da casa do empregador. Então, existem vários critérios durante a seleção, e características principais que os candidatos precisam ter. Aprender como mostrar esse tipo de perfil com uma boa apresentação faz toda a diferença.

Última atualização:
8/11/2023

Todos os exemplos de cartas de apresentação

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Kiev Thumbnail
Kiev
Perth Thumbnail
Perth
Montecarlo Thumbnail
Montecarlo

Qual a importância de uma carta de apresentação para babá?

Camila Quintino
Babá e Babysitter
+55 (11) 99758-6302
E mail: camila.quintino@gmail.com
https://www.linkedin/in/camilaquintino

À Sra Maria de Lourdes,

Venho através deste documento apresentar meu interesse para a vaga de babá, publicada no anúncio do site Vagas de Emprego. De acordo com os requisitos solicitados e as habilidades fundamentais para o bom desempenho no cargo, acredito possuir as competências ideais para assumir essa função em seu lar.

Possuo curso de cuidados com crianças pela Faculdade do Saber,  em São Paulo, onde adquiri os conhecimentos sobre pedagogia, cuidados e recreação, primeiros socorros básicos e organização de rotinas infantis. Ainda, possui curso de Nutrição e Alimentação infantil, pela escola Potência, também em São Paulo.

Tenho experiência prévia de 3 anos como babá, cuidando de crianças com idades de 3 a 8 anos. Depois, trabalhei também como Babysitter em duas residências durante 2 anos, ajudando crianças com deficiência em sua fase de socialização. Neste emprego, obtivemos em conjunto resultados muito positivos no desenvolvimento da fala, locomoção e interações sociais.

Além disso, possuo excelente domínio  de idiomas inglês, com disponibilidade também para viagens e passeios curtos. Minhas habilidades se encontram principalmente na criação de soluções para problemas comportamentais e de alimentação, recreação positiva e integração familiar na rotina infantil.

Por fim, solicito uma oportunidade de conversarmos em entrevista, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e postura ética, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Meu objetivo é colaborar com o bom desenvolvimento de seus filhos, me conectando com sua família e trazendo resultados positivos para a rotina das crianças.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Camila Quintino

As diferentes seções

Por isso, criamos um guia completo para te mostrar como escrever carta de apresentação da babá ou babysitter. Confira nossas dicas, modelos e exemplos e descubra como tornar o acesso às vagas de trabalho muito mais simples.

Antes de responder sua dúvida: como se apresentar para vaga de babá? É importante saber o que é e qual a importância de uma carta de apresentação. Afinal, ele é um documento que precisa ser bem elaborado para surtir o efeito desejado.

👉 A carta de apresentação é um documento que mostra um pouco mais sobre seu perfil profissional e principais resultados em sua área de trabalho.

Então, ela tem a função de mostrar ao recrutador ou empregador, outras qualidades e habilidades que não cabem nas seções tradicionais de um currículo. Ainda, confira algumas outras vantagens de escrever cartas de apresentação para emprego de babá:

  • Mostra boa capacidade de síntese e comunicação;
  • Complementa as informações e dados dos currículos;
  • Traça um perfil profissional sólido, com base em resultados;
  • Apresenta de forma objetiva suas qualidades ao recrutador;
  • Contém elementos para te diferenciar de outros candidatos.

Então, além de entender como enviar uma carta de apresentação da babá, é bom manter em mente a função desse documento. Ele precisa ser um diferencial, e não uma repetição de informações que você já colocou em seu currículo.

Como escrever uma carta de apresentação para babá? Exemplo

A carta de apresentação da babá de busca para emprego precisa ser pensada de forma cuidadosa. Afinal, é um tipo de serviço que gera muito medo no empregador, para contratar pessoas que não conhece.

Por isso, manter uma postura ética e comprometida com o trabalho é fundamental para criar esse tipo de documento profissional. Valorize seus pontos fortes e realizações profissionais, mas mantenha sempre a atenção aos detalhes que compõem seu perfil de trabalho.

Então, preparamos também uma amostra de carta de apresentação da babá para te ajudar a ter mais inspiração. Confira como ficou a organização das seções e a maneira correta de estruturar seus conteúdos:

O que escrever em uma carta de apresentação de babá?

Uma dúvida comum entre os profissionais que estão em busca de um emprego é: o que escrever na descrição de babá? Afinal, é preciso selecionar sempre os melhores conteúdos para garantir mais chances de entrevistas ou contratação.

👉 Como a carta de apresentação é um texto breve, você precisa focar em pontos específicos e diferenciais em suas habilidades e competências.

Portanto, confira a ordem correta para estruturar bem suas cartas de apresentação e deixar os recrutadores interessados em seu perfil:

  • Cabeçalho com os dados de contato (nome, número de telefone, e mail e sites profissionais, como o Linkedin);
  • Saudação direcionada ao recrutador;
  • Mensagem de apresentação;
  • Conteúdo do texto (no máximo 2 ou 3 parágrafos);
  • Conclusão da carta;
  • Saudação final e assinatura com seu nome.
⚠️ Atenção: Ainda, atente também para o formato de seu documento, já que os editores de texto (como o Word) podem perder as configurações durante o download da carta de apresentação da babá. Portanto, escolha sempre o formato PDF para enviar conteúdos importantes em um processo seletivo.

Como escrever sua mensagem de apresentação?

Entre as seções de carta de apresentação da babá, a mensagem de apresentação é uma das mais importantes. Se não for escrita da forma correta, pode fazer com que os empregadores nem tenham vontade de continuar lendo o restante do documento.

Por isso, é importante mostrar logo de início quais são suas intenções e objetivos. Identifique onde encontrou a vaga e qual o cargo que você tem interesse. Além disso, é hora de “vender seu peixe”, sem apelar para o marketing tradicional.

Assim, separamos alguns exemplos de carta de apresentação da babá para você entender quais os componentes da mensagem de apresentação:

Conteúdo Recomendado

À Sra Maria de Lourdes,

Venho através deste documento apresentar meu interesse para a vaga de babá, publicada no anúncio do site Vagas de Emprego. De acordo com os requisitos solicitados e as habilidades fundamentais para o bom desempenho no cargo, acredito possuir as competências ideais para assumir essa função em seu lar.


Ainda, confira uma forma incorreta de iniciar uma carta de apresentação para emprego de babá e evite erros desnecessários no conteúdo de seu documento:

Conteúdo Incorreto

Ao empregador,

Escrevo esta carta porque sei que sou a melhor escolha de candidato para ocupar a vaga que você quer preencher. Não existe outra pessoa que ame mais a profissão de babá do que eu. Por isso, acho que tenho todas as qualidades exigidas para fazer da sua casa um lar e dos seus filhos pessoas de bem.


Capriche no conteúdo de sua carta de apresentação

Depois de apresentar suas intenções e objetivos para a vaga, é hora de mostrar seus resultados. Lembre que você precisa fazer um texto corrido, mostrando o que não cabe dentro das seções do currículo.

Por isso, aproveite para incluir outros tipos de habilidades, resultados positivos em empregos anteriores e realizações acima da média que você obteve. Mas lembre de manter a escrita amigável e sempre adotar uma postura ética durante a escrita de suas cartas de apresentação.

👉 Alguns exemplos podem deixar ainda mais simples de entender como é feita a redação desta parte do documento.

Por isso, deixamos modelos corretos e incorretos da escrita desse documento, para te ajudar durante o processo de escrita:

Estilo de escrita correto
Possuo curso de cuidados com crianças pela Faculdade do Saber, em São Paulo, onde adquiri os conhecimentos sobre pedagogia, cuidados e recreação, primeiros socorros básicos e organização de rotinas infantis. Ainda, possui curso de Nutrição e Alimentação infantil, pela escola Potência, também em São Paulo.

Descubra também um exemplo incorreto da escrita de uma carta de apresentação e não erre na hora de fazer a sua:

Estilo de escrita incorreto
Desde pequena sempre ajudei a cuidar de meus irmãos e encontrei nesse tipo de trabalho a minha vocação. Tenho total aptidão para cuidar de crianças e verdadeira paixão e respeito pelo desenvolvimento de outros seres humanos. Em outros locais de trabalho, sempre tive boas relações com meus patrões e com os filhos deles. Por isso, sei que estou pronta para assumir essa vaga de trabalho e dar meu melhor na rotina da sua família.

Observe que no segundo exemplo existe um apelo emocional muito grande, que pode passar a imagem errada perante o recrutador. Quando uma empresa ou pessoa contrata alguém, normalmente é pelos resultados que essa pessoa já obteve em funções similares.

Portanto, ao invés de tentar conquistar o coração dos empregadores, opte por criar interesse através de resultados positivos. Sabe aquela meta incrível que você alcançou? Ela pode tornar seu perfil como candidato mais atrativo do que falar sobre seu amor pela profissão.

Aprenda a concluir uma carta de apresentação para emprego de babá

Por fim, é hora de concluir sua carta de apresentação da forma correta, com a sobriedade que a situação exige. Imagine que você escreveu um documento impecável, errar nas últimas linhas seria muito ruim, certo?

Portanto, é importante entender também quais as saudações formais para se dirigir ao recrutador. O tom precisa ser ameno, sem exigências ou cobranças, de forma amigável, mantendo a mesma abordagem do restante do texto.

👉Confira alguns modelos de carta de apresentação da babá com a saudação correta e incorreta e veja como escrever a sua de maneira eficaz:

Exemplo Recomendado

Por fim, solicito uma oportunidade de conversarmos em entrevista, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e postura ética, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Meu objetivo é colaborar com o bom desenvolvimento de seus filhos, me conectando com sua família e trazendo resultados positivos para a rotina das crianças.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Camila Quintino


Ainda, descubra como não se despedir do recrutador ao escrever a saudação final em sua carta de apresentação para vaga de babá ou babysitter:

Exemplo Incorreto

Por fim, solicito uma oportunidade de conversarmos em entrevista, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e postura ética, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Meu objetivo é colaborar com o bom desenvolvimento de seus filhos, me conectando com sua família e trazendo resultados positivos para a rotina das crianças.

Preciso muito dessa vaga, atenciosamente,

Camila Quintino


Note que novamente o apelo emocional é predominante, também podendo soar de forma incorreta para o empregador. Portanto, se tiver alguma dúvida, somente agradeça pela leitura de sua carta e se despeça de forma neutra.

Revise e otimize os conteúdos em sua carta de apresentação

Assim que finalizar sua carta de apresentação, é hora de fazer uma boa revisão dos conteúdos. Essa etapa evita que você entregue seu documento com erros, sem informações importantes ou fora dos padrões.

👉 Mantenha sempre a atenção aos detalhes e lembre que existe uma taxa alta de desclassificação para candidatos com erros de português no CV e carta de apresentação.

Portanto, lembre que todos os conteúdos importam e falam algo sobre quem você é e suas qualidades como profissional. Então, confira algumas dicas para aprender a revisar e otimizar o texto de suas cartas de apresentação:

  • Suas cartas de apresentação precisam ter no máximo uma página (com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12);
  • Organize bem os parágrafos e deixe o texto justificado;
  • Não esqueça de conferir seus contatos;
  • Procure sempre por erros de escrita (se ficar alguma dúvida, consulte as regras de ortografia);
  • Não utilize linguagem excessivamente formal;
  • Confira se todos os conteúdos são fáceis de ler e entender.

Ainda, verifique se existem outros requisitos para o documento profissional por parte do recrutador. Algumas empresas usam essa tática para testar os candidatos durante o processo seletivo.

E para não perder tempo escolhendo layouts e separando as seções, que tal facilitar e aprender como fazer um currículo para procurar emprego ? Aqui no site temos uma ferramenta incrível para elaborar currículos profissionais que pode tornar sua tarefa bem simples.

Dicas para escrever uma boa carta de apresentação de babá

Falar sobre suas qualidades não é uma tarefa tão simples quanto parece, certo? Ainda pior quando é preciso usar essas informações para conseguir um emprego. Bate a insegurança, o medo de não dar certo. Mas saiba que existem algumas dicas que podem te ajudar com isso.

Escrever sua carta de apresentação não precisa ser uma tarefa tão difícil, quando você conhece a melhor dinâmica de escrita. Colocar as ideias no papel fica muito mais simples, quando você sabe como e por onde começar.

👉Então, separamos algumas diretrizes de redação de carta de apresentação da babá que podem tornar essa etapa muito mais prática:

  • Escreva com o corpo e mente descansados;
  • Escolha um horário do dia sem interrupções;
  • Pesquise bem sobre a vaga de emprego;
  • Faça um esqueleto com todas as informações em tópicos;
  • Escreva tudo o que achar que deve em sua carta de apresentação;
  • Lapide os conteúdos, removendo o que não for necessário;
  • Faça uma boa revisão de conteúdo e evite erros

Ainda, uma boa dica é enviar a carta para pessoas que você conhece e ter mais opiniões sobre o texto. E se quiser um pouco mais de ajuda para melhorar, é só clicar aqui e conhecer vários modelos de cartas de apresentação e currículos em nosso site.

Perguntas mais frequentes

Ainda, criamos uma seção com perguntas frequentes de pessoas que estão procurando uma vaga de emprego como babá. Portanto, aproveite para conferir quais as dúvidas e como elas podem auxiliar na elaboração de sua carta de apresentação.

O que falar em uma entrevista de emprego de babá?

Durante uma entrevista de emprego para vaga de babá é preciso sempre mostrar segurança e confiança. Além disso, fale sobre suas qualidades, o que te levou a entrar nesse segmento e da sua aptidão para cuidar das crianças.

Como escrever um anúncio de babá?

Para escrever um anúncio de babá, pense nas qualidades que te fariam colocar um profissional dentro de sua casa. Então, você pode usar esses parâmetros para valorizar suas qualidades e competências, tornando seu perfil muito mais interessante para o empregador.

Quais as qualidades de uma babá?

A primeira qualidade importante para um emprego de babá é gostar de crianças e ter aptidão para cuidar delas. Além disso, é preciso estar bem conectada com os pais, ser confiável, ter uma boa habilidade de escuta e se adaptar bem à rotina da família.

Como fazer um post de babá?

Para promover sua carreira como babá é preciso saber como se apresentar, principalmente em redes sociais. Para fazer um post de emprego, mantenha sempre seus pontos fortes em alta, valorizando suas qualidades como profissional e postura ética durante o trabalho.

Ainda, existem algumas ferramentas que podem ajudar a criar melhores modelos de currículo para babá . Aqui no site temos um criador de currículo online muito prático, para tornar a escrita de seu documento profissional mais rápida e adaptada aos padrões do mercado.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo