Como fazer carta de apresentação para professor | Dicas, modelos e exemplos

Os profissionais na área da educação também podem passar por processos seletivos para conseguir uma vaga de emprego. Nesse caso, além do currículo, escrever uma boa carta de apresentação para professor pode ajudar a garantir mais chances de uma entrevista.

Última atualização:
3/11/2023

Todos os exemplos de cartas de apresentação

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Kiev Thumbnail
Kiev
Perth Thumbnail
Perth
Montecarlo Thumbnail
Montecarlo

Por que é importante escrever uma carta de apresentação para professor?

Márcio Gonçalves Abraão
Professor de química
+55 (13) 99754-5863
E mail:   marcio.abraao@gmail.com
https://www.linkedin/in/marcioabraao

Ao setor de recursos humanos da Escola Nova Era,

Venho através deste documento apresentar meu interesse para a vaga de Professor efetivo de ciências e química, publicada no anúncio do site da Escola Nova Era. Em conformidade com o perfil profissional exigido e as habilidades necessárias para o desempenho do cargo, acredito ter as competências para compor o quadro de funcionários com bons resultados.

Possuo graduação como licenciado e bacharel em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), com pós graduação em Psicopedagogia pela mesma instituição. Realizei os estágios obrigatórios como funcionário da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante o período de 2019 a 2021. Acompanhei as aulas e a elaboração de ementas, conteúdos e aplicação de indicadores de qualidade em 13 escolas.

Possuo experiência prévia também como professor adjunto, ministrando aulas para 8 classes de 5º a 9º ano no Colégio Novo Mundo. Depois, assumi a coordenação do setor pedagógico, fazendo também o acompanhamento dos alunos rumo à entrada nas universidades e disciplinas preparatórias.

Além disso, possuo excelente domínio dos idiomas inglês e espanhol, aprimorados durante intercâmbio universitário feito em 2017, para a Austrália. Minhas habilidades se encontram principalmente na criação de estratégias pedagógicas e plano de ensino, atendimento de alunos com dificuldades de aprendizado e resolução de problemas.

Por fim, solicito uma oportunidade de entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e futuros projetos, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Minha intenção é colaborar com o ambiente de trabalho, bons resultados, qualidade da didática e serviços da empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Márcio Abraão

As diferentes seções

Porém, muitas pessoas não sabem qual a estrutura ou como escrever os conteúdos nesse tipo de documento. Para se sair bem, não basta apenas incluir informações, é preciso mostrar seu diferencial em um texto coeso e bem elaborado. Mas por onde começar a atrair o empregador?

Se você ainda não sabe quais os primeiros passos para chegar mais perto da contratação, continue por aqui. Separamos algumas dicas, exemplos e modelos ao longo deste artigo, que vão te mostrar como escrever uma carta de apresentação para emprego de professor.

Antes de começar a escrever sua carta de apresentação para currículo de professor, é preciso entender bem a importância deste documento. Afinal, isso pode definir seu rumo de elaboração e até mesmo os conteúdos que irá adicionar.

👉 Portanto, a carta de apresentação para um professor é um documento mostrando um pouco mais de informações sobre seu perfil profissional e habilidades que uma seção tradicional dos currículos.

Nela, você pode incluir outros dados além das seções tradicionais de um currículo. Ainda, existem outros pontos de importância que a carta de apresentação pode fazer por sua candidatura em uma seleção de emprego:

  • Mostra domínio de síntese, boa comunicação escrita e gramática;
  • Apresenta suas principais realizações e habilidades pessoais ao empregador;
  • Ajuda a traçar melhor seu perfil e objetivos na empresa;
  • Agrega valor ao currículo através de resultados positivos em sua carreira.

Viu só quanta coisa as cartas de apresentação podem fazer por um candidato? Então, agora é hora de aprender de fato como começar a criar seus textos de apresentação para as empresas e se destacar dos outros candidatos.

Como fazer uma carta de apresentação para professor? Exemplo

Depois de conhecer a importância, hora de criar seu texto de apresentação. Mantenha em mente que ele precisa ser objetivo e conciso, sem informações de pouca relevância para a vaga. Para começar, liste todas as principais realizações que você já teve na área.

Então, escolha as principais informações para elaborar um texto em apenas uma página. Evite incluir dados que são muito comuns, essa é a hora de mostrar com diferencial porque o empregador terá benefícios se te contratar, usando resultados e não promessas em suas cartas de apresentação.

Para ajudar ainda mais, separamos um modelo de carta de apresentação para professor. Aproveite para se inspirar antes de começar a elaborar a sua e mostrar suas habilidades:

No texto, usamos um profissional formado em química como exemplo. Porém, ele também pode servir como modelo de carta de apresentação para professor de educação física ou outras áreas de conhecimento, basta adaptar as informações.

O que escrever em uma carta para um professor?

Seja em uma carta de apresentação para professor de inglês ou outras áreas, estágio ou universidade, o documento possui uma estrutura e formato padrão. Por isso, é preciso seguir cada etapa e manter a linguagem formal que o processo seletivo em uma empresa exige.

👉Por isso, veja qual a sequência correta para adicionar suas experiências e informações à carta de apresentação:

  • Cabeçalho com os dados de contato (nome, telefone, e mail, redes sociais profissionais, como o Linkedin);
  • Saudação para a empresa, setor de recursos humanos ou recrutador, se houver conhecimento;
  • Mensagem inicial, informando seu objetivo com o documento;
  • Conteúdo com 3 parágrafos sobre suas realizações;
  • Parágrafo final, solicitando uma entrevista e encerrando o documento;
  • Saudação final de conclusão;
  • Nome do candidato para finalizar o documento.
⚠️ Atenção: Da mesma maneira que no currículo, você também deve se preocupar com o formato de sua carta de apresentação. Por isso, dê preferência para documentos em PDF, evitando os editores de textos tradicionais, como o Word. Assim, não corre o risco do documento perder as configurações quando chegarem às empresas.

Como fazer a mensagem de apresentação?

Em uma carta de apresentação para estágio de professor ou vaga de emprego nessa área, a mensagem inicial é a abertura de seu conteúdo. Ela precisa ser objetiva e concisa, revelando qual sua intenção como candidato, mas atrair a atenção da empresa para seu perfil.

Portanto, evite frases de marketing ou “batidas”, lembre sempre que as empresas procuram o diferencial. Seja original informando o processo seletivo, onde encontrou a vaga e qual seu objetivo ao entrar para o quadro de funcionários.

Confira um exemplo de como escrever a mensagem de apresentação em seu documento da forma correta:

Conteúdo Recomendado

Venho através deste documento apresentar meu interesse para a vaga de Professor efetivo de ciências e química, publicada no anúncio do site da Escola Nova Era. Em conformidade com o perfil profissional exigido e as habilidades necessárias para o desempenho do cargo, acredito ter as competências para compor o quadro de funcionários com bons resultados.


Ainda, veja também um modelo de carta de apresentação para professor mediador ou outro cargo, com a mensagem de apresentação escrita da forma incorreta:

Conteúdo Incorreto

Estou escrevendo esse documento porque sei que tenho o perfil correto para acrescentar muito à empresa. Gostaria de uma oportunidade para mostrar todo meu potencial e ajudar a escola a crescer cada vez mais. Minha paixão de vida sempre foi ensinar em educação infantil, e quero continuar seguindo isto neste renomado colégio, dando o melhor de mim e vestindo a camisa sempre.


Escrevendo o conteúdo de sua carta de apresentação

Uma carta de apresentação para professor modelo precisa ter um bom conteúdo, pautado em resultados. Mas se engana quem pensa que isso só tem relação com experiência profissional. Afinal, habilidades, competências e qualificações também são bons dados para adicionar.

Portanto, elabore uma lista com o que você acha mais importante (e que tenha relação com a vaga ou cargo que irá exercer). Depois, pense sobre os melhores pontos dessa lista e inclua no texto de sua carta de apresentação.

👉 Um bom conteúdo da carta de apresentação para vaga de professor universitário ou outro cargo, é aquele que mostra resultados positivos e boas realizações.

Deixamos também um exemplo de conteúdo para você entender como escrever essa parte em seus documentos profissionais:

Estilo de escrita correto

Possuo graduação como licenciado e bacharel em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), com pós graduação em Psicopedagogia pela mesma instituição. Realizei os estágios obrigatórios como funcionário da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante o período de 2019 a 2021. Acompanhei as aulas e a elaboração de ementas, conteúdos e aplicação de indicadores de qualidade em 13 escolas de educação infantil e ensino médio.


Confira também um modelo de carta de apresentação para vaga de professor com o conteúdo fora do padrão que os recrutadores procuram nos processos seletivos:

Estilo de escrita incorreto

Sou graduado em pedagogia, uma paixão desde criança que carrego no peito ao longo da vida. Depois, fui para a Universidade fazer uma pós graduação, para aprimorar ainda mais os conhecimentos que adquiri durante a graduação. Trabalhei em várias escolas de educação infantil e ensino médio, sempre focado em ajudar os alunos a evoluírem como seres humanos e encontrarem seu espaço no mundo.


Note que no segundo exemplo, o candidato não mostrou nenhum tipo de resultado ou fato que comprove sua qualidade como professor. Portanto, evite conteúdos pessoais, com apelo emocional e que não sejam de interesse para as empresas e recrutadores.

Conclusão de uma carta de apresentação para professor

Tão importante quanto saber iniciar uma carta de apresentação é escrever uma boa conclusão. Afinal, o documento inteiro precisa ter um padrão de formalidade, mostrando suas qualificações até mesmo nos detalhes, como saudações profissionais.

Por isso, a recomendação é manter sempre a postura ética e terminar com uma frase cordial, porém formal. Evite usar gírias, imposições ou um tom autoritário. Na dúvida, apenas agradeça ao empregador pela leitura e se despeça.

👉Para deixar ainda mais simples, escrevemos um exemplo de saudação final em uma carta de apresentação para professor de educação infantil e outros cargos:

Exemplo Recomendado

Por fim, solicito uma oportunidade de entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e futuros projetos, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Minha intenção é colaborar com o ambiente de trabalho, bons resultados, qualidade da didática e serviços da empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Márcio Abraão


E para evitar os erros, também separamos um modelo carta de apresentação para vaga de professor com a saudação incorreta:

Exemplo Incorreto

Por fim, solicito uma oportunidade de entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e futuros projetos, levando nossos esforços conjuntos para o desenvolvimento das funções. Minha intenção é colaborar com o ambiente de trabalho, bons resultados e experiências, qualidade da didática e serviços em sala de aula na educação infantil.

Sigo com esperança de uma vaga no mercado de trabalho, aguardo contato,

Márcio Abraão


Veja que o candidato usou um tom informal, apelando para conteúdos emocionais. Com isso, foge da postura adotada no restante do documento. Lembre sempre que tudo o que você insere mostra um pouco da sua personalidade e qualificações, capriche também na atenção aos detalhes.

Revisando e otimizando os conteúdos da carta de apresentação

Depois de terminar a escrita da sua carta de apresentação para professor universitário, ensino médio ou ensino infantil, é hora da revisão. Afinal, um ou outro ponto pode passar com erros, que podem levar à desclassificação dos candidatos em uma oportunidade de entrevista ou emprego.

👉 Uma dica importante é sempre enviar a carta para alguém analisar e verificar se consegue entender todo o texto, mesmo que não seja da área.

Além disso, também deixamos algumas dicas para você revisar o conteúdo ponto a ponto antes de mandar para a empresa e participar do processo seletivo:

  • Verifique seus dados de contato e se tem acesso a todos eles (número de telefone, e mail e Linkedin);
  • Revise possíveis erros de ortografia e conteúdo;
  • Veja o anúncio da vaga e quais os requisitos para a escrita da carta de apresentação (se houverem);
  • Verifique se existe poluição visual ou acúmulo de textos;
  • Mantenha o documento inteiro em apenas uma página;
  • Os parágrafos não devem ter mais de 6 linhas;
  • Utilize preferências de fontes tradicionais e fáceis de compreender.

Por fim, se quiser aprender como fazer um currículo para procurar emprego , aqui é o lugar certo para descobrir por onde começar. No site temos uma ferramenta para criação de currículos que vai tornar a tarefa mais rápida e descomplicada, aproveite para conhecer.

Dicas para escrever uma carta de apresentação para professor

Então, entendemos que nem sempre escrever uma carta de apresentação para estágio de professor é simples. Algumas pessoas possuem dificuldade de colocar as ideias em um texto, ou mesmo a ansiedade do recrutamento pode influenciar na escrita.

👉 Portanto, separamos algumas dicas também para a hora de elaborar seu documento de forma mais fácil. Aproveite para conferir e ver como tornar essa tarefa menos complicada:

  • Separe um horário do dia em que ninguém vá interromper;
  • Escolha um local agradável onde possa se concentrar;
  • Leia algum exemplo ou modelo de acordo com suas preferências para se inspirar;
  • Elabore um esqueleto com informações para o texto, com palavras chave ou pontos iniciais;
  • Veja qual o tipo de perfil que quer passar aos recrutadores das vagas;
  • Verifique se você preenche todos os requisitos dos tipos de vagas ou trabalhos;
  • Escreva tudo o que achar que deve, só depois revise e lapide os conteúdos;
  • Faça uma boa revisão na ortografia (se precisar, pesquise as normas da língua portuguesa).

Ainda, para quem não quer errar de jeito nenhum na carta de apresentação ou nos currículos, é só clicar aqui e conhecer em nosso site uma ferramenta que vai deixar tudo mais simples. Temos uma maneira de escrever currículos muito mais prática e que vai ajudar a economizar um bom tempo com essa atividade, confira.

Perguntas mais frequentes

E se você ainda tiver mais dúvidas sobre sua carta de apresentação para professor mediador ou outros cargos, continue por aqui. Separamos algumas perguntas frequentes de profissionais que estão na mesma situação. Veja como elas podem te ajudar a criar currículos cada vez melhores em sua área.

É obrigatório fazer a carta de apresentação de professor?

Apesar de não ser um componente obrigatório durante o processo seletivo na maioria das empresas, a carta de apresentação pode ajudar bastante. Afinal, você consegue mostrar mais experiências e habilidades que não cabem no CV tradicional, gerando mais interesse do recrutador para uma entrevista.

Como melhorar a escrita da carta de apresentação de professor?

Para escrever conteúdos melhores em sua carta de apresentação para vaga de professor, a forma mais eficaz é a prática. Quanto mais você criar, mais pode perceber os erros e tornar seu documento aprimorado, de acordo com os padrões que os recrutadores têm interesse.

Como fazer uma carta de apresentação para escola?

No caso de uma boa carta de apresentação para a escola, os critérios continuam sendo os mesmos para o documento. Porém, você vai precisar otimizar a lista de habilidades e experiências de acordo com o tipo de profissional que a empresa e os recrutadores buscam no mercado para esses trabalhos.

Além disso, se quiser economizar um bom tempo ao escrever seus currículos e cartas de apresentação, aqui no site temos a solução. Veja os melhores modelos de currículo para professor e não perca tempo escolhendo layouts e arrumando experiências, nossa ferramenta torna essas tarefas muito mais simples para os profissionais.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo