Como fazer carta de apresentação para faculdade | Exemplos e dicas

Em um currículo, seja para emprego ou para formação acadêmica, existem informações pessoais que não se encaixam nas partes tradicionais. Por isso, escrever uma carta de apresentação para faculdade ou emprego pode ajudar a mostrar mais sobre você nos anúncios.

Última atualização:
8/11/2023

Todos os exemplos de cartas de apresentação

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Kiev Thumbnail
Kiev
Perth Thumbnail
Perth
Montecarlo Thumbnail
Montecarlo

O que é uma carta de apresentação para faculdade?

Fernanda Prado Machado

Candidata à graduação em jornalismo da Universidade de São Paulo

+55 (13) 99753-8265
fernandapmachado@gmail.com
https://www.linkedin/in/fernandapmachado

Prezado corpo de avaliação da Universidade de São Paulo,

Entro em contato através desta carta para apresentar minha intenção de ocupar uma vaga com bolsa de estudos no curso de Jornalismo desta instituição. Observando o perfil profissional que o currículo acadêmico e a ocupação exigem, acredito ter o perfil indicado para fazer parte do curso e experiência prévia que denota vocação para a área.

Durante o ensino médio, fiz parte do Editorial do Colégio São Francisco, na cidade de Itú - SP. Nos três anos em que fiz parte da produção do jornal semanal, fui responsável por escolher e entrevistar um aluno destaque por semana, discorrendo sobre suas rotinas de estudo, ideais e objetivos para depois da formação.

Obtive excelentes resultados, sendo uma das colunas mais populares, segundo pesquisa realizada ao longo do ano entre os alunos. Tenho uma grande afinidade pela escrita e leitura desde cedo, em especial por contar histórias através de meus textos.

Hoje, participo do clube editorial online da Revista Contexto da Fundação Getúlio Vargas, como  hobbie , e escrevo contos para a internet, baseados em realidades de anônimos que encontro entre uma atividade e outra. Acredito que a graduação será de fundamental importância para ampliar meu leque de atuação e carreira, de forma a impactar mais vidas com minhas narrativas.

Então, espero que em breve possa aproveitar mais desse renomado curso, utilizando os conhecimentos acadêmicos adquiridos para o desenvolvimento do bom trabalho, iniciando a carreira profissional em um ambiente enriquecedor de aprimoramento, em uma das melhores universidades do país.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Fernanda Machado

As diferentes seções

Afinal, consegue descrever um pouco sobre suas metas, objetivos e principais realizações na atuação. Diferente do resumo profissional ou acadêmico, ela tem um conteúdo mais pessoal. Então, se não souber por onde começar a escrever a sua, neste guia vamos te mostrar como fazer.

A primeira informação importante para saber é: O que é carta de apresentação, exemplos? Essa é uma parte do seu currículo, que fica como anexo, onde você escreve um texto falando sobre si. A intenção é mostrar ao recrutador porque você é o candidato certo para a vaga.

Basicamente, esse tipo de anexo ao currículo possui algumas funções básicas, que estão atreladas a sua importância:

  • Mostrar seu perfil profissional ao recrutador;
  • Solicitar de maneira formal uma entrevista;
  • Conseguir mais chances de bolsa de estudos;
  • Mostrar informações úteis para a avaliação no processo seletivo.

Porém, essas são as funções diretas de uma carta de apresentação para a faculdade. O que não aparece entre essas finalidades é a capacidade de mostrar outras habilidades: escrita, capacidade de organização, objetividade e atenção aos detalhes.

👉 Portanto, apesar de parecer um documento comum, existe muito mais sobre sua carta de apresentação que o recrutador pode avaliar, além das palavras.

Como fazer carta de apresentação para a faculdade? Aprenda com um exemplo

Uma carta de apresentação para faculdade pronta precisa seguir alguns parâmetros para realmente ser interessante ao recrutador de cada empresa. Por isso, é fundamental manter o objetivo bem traçado, criar um texto otimizado e escrever de forma correta.

Assim, separamos um modelo de carta de apresentação para faculdade ou estágio, caso você esteja precisando escrever sua aplicação para entrar em um curso superior e conseguir bolsa de estudos:

O que colocar em uma carta de apresentação para faculdade?

Para entender como fazer uma carta de apresentação para vestibulares, existe uma ordem correta de escrita. Não basta somente colocar conteúdos, sem pensar em uma sequência lógica de leitura do documento.

👉 Então, confira quais as etapas para escrever sua apresentação formal e garantir mais chances de acesso ao curso superior:

  • Informações pessoais no cabeçalho(nome, e mail, sites profissionais);
  • Introdução com o objetivo do texto, cargo, empresa, universidade;
  • Conteúdos direcionados para a vaga;
  • Interesses em bolsa de estudos ou outros benefícios;
  • Conclusão da carta;
  • Saudação final.

Formatação da carta de apresentação

Mas além do conteúdo, é importante pensar também no aspecto visual da carta de apresentação para a faculdade. Lembre que os recrutadores, nos processos seletivos, também vão avaliar a forma com a qual você dispõe as informações no documento.

Portanto, confira alguns parâmetros de formatação para esse tipo de conteúdo:

  • Contém apenas uma página, A4;
  • Deve conter uma mensagem inicial, com saudação;
  • Precisa concluir com uma saudação de encerramento formal;
  • Linguagem amigável, mas formal;
  • Espaçamento de 1,5 entre linhas;
  • Margens no estilo ABNT: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm;
  • Utilizar o texto justificado;
  • Usar tamanho 12 nas fontes Times New Roman ou Arial.
⚠️ Atenção: Assim como no caso do currículo, a carta de apresentação para a faculdade deve ser mantida com o formato em PDF. Dessa forma, você evita que ela desconfigure ou perca a formatação. Ainda, não pode ter os conteúdos alterados durante para o leitor, como no caso dos editores de texto, estilo Word, sem configurações fixas.

O que escrever na mensagem de apresentação?

A mensagem de apresentação precisa conter seus objetivos principais: candidatura para o curso e justificativa para se tornar candidato. Não esqueça de manter a formalidade e redação respeitosa ao iniciar seu documento.

Então, confira alguns exemplos de carta de apresentação para faculdade que podem mostrar o que fazer e quais conteúdos evitar:

Cabeçalho Recomendado

Entro em contato através desta carta para apresentar minha intenção de ocupar uma vaga no curso de Jornalismo desta instituição. Observando o perfil profissional que o currículo acadêmico e a ocupação exigem, acredito ter o perfil indicado para fazer parte do curso e experiência prévia que denota vocação para a área.


Confira também o que não fazer na hora de escrever a mensagem de apresentação no documento de aprovação:

Cabeçalho Incorreto

Oi, estou escrevendo esta carta porque quero entrar para o curso de Jornalismo dessa faculdade. Eu sei que tenho tudo o que é necessário para ser a melhor da turma e dar muito orgulho para meus professores e familiares.


Novamente, o conteúdo do segundo exemplo possui um tom impositivo, sem mostrar a postura ética que a situação requer. Então, sempre se questione sobre qual perfil de aluno você pretende ter, e como o texto pode passar essa informação de maneira objetiva e respeitosa.

Veja o que escrever no conteúdo da carta

Quanto ao conteúdo da sua carta de apresentação, precisa mostrar técnica, habilidade e real motivação para o curso. Afinal, a intenção deste documento é que o recrutador perceba porque a graduação será um diferencial em sua vida e carreira.

👉 Portanto, o mais indicado é vincular sua atuação anterior com resultados, realizações ou atividades extracurriculares.

Assim, mantenha sempre uma estrutura que mostre sua importância para o curso, e a importância do curso para sua vida profissional. Diga porque você quer cursar e qual será o impacto que pretende criar ao concluir a formação.

Para deixar ainda mais simples, separamos alguns exemplos e modelos de como conduzir o conteúdo da sua carta:

Estilo de escrita correto

Durante o ensino médio, fiz parte do Editorial do Colégio São Francisco, na cidade de Itú - SP. Nos três anos em que fiz parte da produção do jornal semanal, fui responsável por escolher e entrevistar um aluno destaque por semana, discorrendo sobre suas rotinas de estudo, ideais e objetivos para depois da formação.


Ainda, veja como não manter o conteúdo ao escrever sua carta de apresentação para a faculdade:

Estilo de escrita incorreto

Eu gosto, tipo, de quase tudo que tenha a ver com o jornalismo. É minha vida e eu não imagino estar longe de investigar, fazer as coisas para a profissão ou empresa. Eu realmente quero muito uma oportunidade de mostrar isso, aprender tudo, sugar o conhecimento das pessoas. Eu ficaria muito triste de não conseguir essa vaga, já que estou apostando tudo que tenho nessa oportunidade da empresa sem precisar pagar uma nota.


Note que o conteúdo do segundo exemplo é extremamente pessoal, sem mostrar habilidades ou qualidades. Deixar os conteúdos de suas cartas no campo emocional é uma garantia de não conseguir a entrevista ou vaga para a faculdade. Mantenha a postura ética e profissional.

Aprenda a concluir uma carta de apresentação para a faculdade

Depois de escrever o conteúdo da carta, é importante saber como finalizar, se despedindo do recrutador sem deixar um viés. Assim, existem algumas saudações que podem ser eficazes para esse tipo de parte do documento.

👉 Então, lembre sempre que o recrutador não é um colega ou familiar, ele está lá para avaliar suas qualificações.

Por isso, confira um exemplo de conclusão para a carta de apresentação que mostra uma postura respeitosa

Cabeçalho Recomendado

Então, espero que em breve possa aproveitar mais desse renomado curso, utilizando os conhecimentos acadêmicos adquiridos para o desenvolvimento do bom trabalho, iniciando a carreira profissional com um ambiente enriquecedor de aprimoramento .

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Fernanda Machado.


Ainda, se estiver se perguntando: Como fazer carta de apresentação exemplo? Veja alguns erros comuns de saudação final no documento:

Cabeçalho Incorreto

Então, espero que em breve possa aproveitar mais desse renomado curso, utilizando os conhecimentos acadêmicos adquiridos para o desenvolvimento do bom trabalho, iniciando a carreira profissional com um ambiente enriquecedor de aprimoramento. Prometo nota de agradecimento em minha formação.

Adeus e uma excelente semana,

Fernanda Machado.


É sempre bom evitar expressões que fujam da postura ética e do formato profissional ao se despedir em sua CA. Por isso, não utilize expressões como “tchau/ até breve/ até logo/ espero que me liguem/ espero que não demorem a me ligar/”.

O mais correto é utilizar conteúdos que mantenham o respeito e a formalidade que a situação exige. Aposte sempre no “menos é mais” na hora de encerrar sua carta de apresentação, mostrando o perfil que você quer ter durante a graduação.

Cuidado com a ortografia e otimize seus conteúdos

Um ponto super importante na hora de escrever uma carta de apresentação para faculdade exemplo é a ortografia. Não adianta apenas escrever os conteúdos, mas de forma errada ou fora das normas atuais de escrita.

👉 Não escrever corretamente é um dos fatores que mais elimina candidatos de uma vez em um processo seletivo. Segundo o Linkedin , 34% das candidaturas acabam junto com a ortografia incorreta.

Portanto, veja alguns pontos importantes sobre escrever de forma correta para sua carta de aplicação ou seleção especial para o vestibular:

  • Mantenha a coerência e coesão em seu texto;
  • Revise os erros de grafia das palavras;
  • Mantenha seus interesses em foco no texto (curso superior ou pós graduação, bolsa, estudos);
  • Mantenha a atenção com a capitalização e nomes próprios;
  • Separe os conteúdos em parágrafos;
  • Utilize a pontuação de acordo com as normas;
  • Faça um texto que seja fluido e tenha sentido lógico.

Novamente, frisamos a importância da revisão para entregar um bom documento em sua candidatura. Antes de entregar sua aplicação, repasse todos os pontos no texto, já que podem ocorrer até mesmo problemas de digitação. Mantenha sempre a atenção aos detalhes.

Ainda, para quem já vai direto ao mercado de trabalho, aprender como fazer um currículo para buscar emprego é fundamental. Aqui no site temos algumas ferramentas que podem facilitar a escrita do seu CV e tornar maiores as chances de contratação.

Dicas para fazer uma carta de apresentação para a faculdade

Mas, entendemos que a tarefa de se apresentar pode gerar uma quantidade enorme de estresse para os candidatos. Falar sobre si, levantar qualidades e criar um bom texto pode ser uma atividade que gera dúvidas e ansiedade.

👉 Portanto, o mais importante é: mantenha a calma e sinta segurança, para passar esse perfil em seu texto. Não é um teste, você pode refazer sua carta de apresentação quantas vezes forem necessárias até entregar.

Para tornar mais leve a escrita, deixamos uma lista com dicas que podem ajudar a melhorar a ideia sua redação:

  • Pense sobre o que esse curso significa para você, sua carreira e serviços;
  • Escreva com calma, sem pressa, em horários onde possa se concentrar;
  • Escolha um lugar calmo, se facilitar, coloque uma música suave para acalmar;
  • Revise seu documento várias vezes e peça para outras pessoas lerem;
  • Se tiver alguma dúvida sobre regras ortográficas, pesquise;
  • Amarre bem um parágrafo a outro, criando conteúdos mais atrativos;
  • Respeite as normas de formatação e conteúdos.

Com isso, pode conseguir criar cartas de apresentação que sejam mais adaptadas e com maior qualidade. Com certeza, pensar bem e escrever de forma calma e fluida pode ajudar a fazer com que os conteúdos fiquem muito mais otimizados.

Erros mais comuns em uma carta de apresentação

Por fim, mais importante do que aprender o que fazer, é saber o que evitar na hora de escrever uma carta de apresentação. Afinal, são os erros ou falta de informações que determinam o sucesso de uma candidatura.

Assim, separamos alguns problemas comuns de candidatos, na hora de redigir um texto de introdução para a candidatura:

  • Erros de ortografia e escrita;
  • Conteúdo muito grande (número máximo de 30 linhas digitadas);
  • Fontes de difícil compreensão dos dados;
  • Falta de informações sobre a necessidade de bolsa;
  • Formatação fora do padrão (texto centralizado);
  • Saudações muito informais para a Universidade;
  • Conteúdo extremamente pessoal.

É importante observar esses pontos na hora de realizar sua revisão de conteúdo, para que a carta não fique com erros. Então, peça para que seus amigos e familiares leiam e digam se conseguem entender o texto de maneira clara.

Ainda, se você também precisar de um emprego enquanto cursa a faculdade, precisa se preparar para ser um candidato no mercado de trabalho. Por isso, clique aqui no site e veja modelos de currículos profissionais para te destacar de outros candidatos.

📌 Dica: Uma dica importante é não manter o mesmo texto padrão para todas as vagas, caso você se candidate a mais de uma nas Universidades. Afinal, a originalidade também conta nessa situação, deixando as habilidades e conteúdo mais adaptado para cada oportunidade.

Perguntas mais frequentes

Mas se depois de todos esses tópicos você ainda estiver se perguntando algo sobre: “O que é carta de apresentação faculdade?” Podemos te ajudar a finalizar essas dúvidas com algumas perguntas frequentes, de pessoas que estão com foco na mesma situação em várias instituições, aproveite.

É obrigatório escrever uma carta de apresentação para faculdade?

Hoje, ainda não é obrigatória em todas as faculdades a escrita da carta de apresentação. Porém, existem instituições onde esse documento faz parte dos processos seletivos para ingresso. Portanto, se você perceber que existe uma oportunidade de enviar uma, melhor ainda.

Como melhorar a escrita para a carta de apresentação da faculdade?

Não existe uma fórmula pronta para melhorar sua escrita da carta motivacional, senão a prática. É preciso escrever e revisar várias vezes, para entender quais os principais erros, regras ortográficas e tons de redação. Nesse aspecto, somente a prática leva à perfeição. Então, mãos à obra!

Se precisar utilizar um currículo juntamente com suas cartas de apresentação, aqui no site podemos tornar essa tarefa mais simples. Afinal, temos os melhores modelos de currículos para te servir como guia e ingressar em sua opção de Universidade ou conseguir sucesso no tão sonhado emprego.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo