Como colocar curso técnico no currículo? | Como fazer e exemplos

Uma grande dúvida de pessoas que optam por um ensino mais prático é como colocar curso técnico no currículo? Afinal, ele não é nem uma formação básica de ensino e nem um diploma de ensino superior. Então, será que existe alguma diferença na hora de colocar no cv?

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Criar o meu currículo

Essas são perguntas bem comuns, que podem gerar certa confusão ao redigir o documento profissional. Porém, colocar essas informações sobre cursos pode ser bem mais simples do que parece, sem precisar de muita dor de cabeça.

Assim, para te ajudar a finalizar essa tarefa e partir para o mercado de trabalho, criamos este post completo sobre o assunto. Veja alguns exemplos e dicas para aprender como colocar suas formações técnicas no currículo de forma correta.

Qual a importância de adicionar um curso técnico ao currículo?

Além de pensar: fiz curso técnico como colocar no currículo? É fundamental que você saiba qual a importância desse tipo de formação para o mercado. Afinal, muitos candidatos apenas inserem essas informações somente para “encher o currículo”, dando mais valor à graduação e pós graduação.

Mas se engana quem pensa que um curso profissionalizante tem menos valor para um recrutador do que graduação ou pós graduações. Hoje, grande parte das empresas valoriza muito esse tipo de formação, já que oferecem uma noção bem mais prática e específica da profissão.

Além disso, confira alguns pontos que tornam a adição de cursos técnicos em documentos profissionais👇:

  • Cursos técnicos aceleram a entrada dos profissionais no mercado de trabalho;
  • Fornecem um perfil de trabalho mais prático para a área de atuação;
  • Mostram habilidades importantes para o desempenho do cargo;
  • Fornecem atualização profissional;
  • É a melhor ponte entre o ensino fundamental ou médio e o mercado de trabalho;
  • Complementam a graduação e pós graduação no direcionamento da profissão para o campo.

Além disso, de acordo com o Centro de Inteligência Padrão (CIP), os profissionais que informam cursos técnicos possuem 50% a mais de chances de acesso a vagas de trabalho. Portanto, pense muito nisso quando se perguntar: como colocar no currículo que conclui o curso técnico?

Posso colocar um curso em andamento no currículo?

Sim, outra dúvida comum na hora de aprender como colocar um curso técnico no currículo, é se existe algum problema em colocar formações ainda sem conclusão. É uma excelente opção, principalmente se você for candidato a uma vaga de estágio.

Portanto, você não só pode como deve inserir esses dados em seu CV. Para escrever, basta colocar as mesmas informações, mas informar a data de conclusão do seu curso, ou quantos semestres você já realizou. Também pode informar suas realizações mais importantes 👍.

Porém, não esqueça que tudo isso precisa ter uma relação com a vaga para a qual irá aplicar candidatura. Afinal, você com certeza quer que o recrutador perceba que tem as habilidades e competências necessárias para desempenho do cargo.

Aprenda como inserir um curso técnico no CV

Depois de entender o quanto é importante colocar esse tipo de conteúdo em seu CV, você provavelmente irá escolher adicionar, certo? Porém, precisamos te lembrar que esse tipo de informação também possui uma formatação específica na hora da escrita.

Mas não se preocupe, aprender como colocar o curso técnico no currículo não é difícil, basta prestar atenção aos detalhes. Além disso, você precisa entender qual tipo de curso realizou ou está realizando, para incluir da forma correta.

👉 Portanto, deixamos alguns tópicos com sugestões de exemplos para você entender como funciona. Confira quais são as regras básicas para colocar cursos profissionalizantes no currículo:

Cursos finalizados

A primeira situação, são os cursos que você já concluiu e gostaria de colocar em seu documento profissional. Como mencionamos, eles dão uma noção mais prática de suas habilidades para o recrutador e as empresas.

Por isso, a inscrição deve ser feita de forma organizada, deixando em evidência o nome do curso que realizou. Além disso, não esqueça de informar a instituição, cidade e estado onde você adquiriu essa qualificação.

Então, confira um exemplo de como colocar no currículo curso tecnico concluido, para quem ainda não tem uma graduação:

Adicionando curso concluído ao CV
Formação acadêmica

Técnico em Nutrição e dietética - Centro Paula Souza (ETEC) - São Paulo/SP

2018 - 2020 (1320 horas)

  • Prêmio Jovem Cientista em 2019 (1º lugar) - Projeto Comida Tecnológica (PCT), apresentado como Iniciação Científica.

Ainda, dois pontos são importantes de comentar: o primeiro é que você precisa colocar a carga horária total do seu curso, para identificar quanto tempo passou estudando essas habilidades👆.

O segundo, é que você também pode adicionar realizações que concluiu durante a qualificação: prêmios, reconhecimentos, excelência e até mesmo algumas matérias que sejam relevantes para a vaga que deseja, mais ou menos como uma breve carta de apresentação.

Cursos em andamento

Outra situação em que você pode ter como colocar curso técnico cursando no currículo, é quando ainda não concluiu totalmente e está com o curso em andamento. Ainda que esteja estudando, vale a pena adicionar esse conteúdo aos seus currículos.

Afinal, o conhecimento também gera habilidades (escritas, orais, técnicas, específicas) que podem ajudar você a se diferenciar entre os candidatos no processo seletivo. Mas para isso, o recrutador precisa encontrar essas informações bem descritas no CV.

Portanto, confira o exemplo com a forma correta de aprender como colocar que estou cursando curso técnico no currículo, mas ainda não tenho faculdade:

Adicionando curso em andamento ao CV
Formação acadêmica

Curso técnico em enfermagem - Centro Paula Souza (ETEC) - São Paulo/SP

2017 - Conclusão em jan 2019 ( 650 horas concluídas)

  • Prêmio Jovem Cientista em 2019 (1º lugar) - Projeto Comida Tecnológica (PCT), apresentado como Iniciação Científica.

👆 Observe que o candidato incluiu a quantidade de horas que já finalizou das matérias no curso em andamento. Ou seja, a empresa entende que este profissional ainda está na metade do curso. Por isso, pode-se ter uma noção maior do nível de conhecimento técnico dentro de um nicho de trabalho.

Além disso, na hora de ter como colocar cursando curso técnico no currículo, não esqueça de colocar a possível data de conclusão. Existem casos onde você se candidata para um cargo, mas tem um perfil tão apto, que a empresa contrata o candidato como estagiário ou trainee , para efetivação assim que terminar o curso.

Ou se fez o ensino médio com curso técnico integrado

Por fim, outra situação onde você terá que saber como colocar no currículo o curso técnico, é quando realiza o ensino médio integrado. Assim, também funciona da mesma forma: deixando claro para a empresa todas as informações sobre sua qualificação.

Assim, veja um exemplo correto, caso esteja se perguntando: como colocar no currículo que estou fazendo curso técnico integrado ao Ensino Médio?

Adicionando Ensino Médio técnico ao currículo
Formação acadêmica

Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) - São Paulo/SP

2017 - 2020

  • Principais disciplinas: técnicas de laboratório; coletas padronizadas; análise de microbiota e compostos químicos; ecossistemas integrados; manejo e conservação de fauna.

Assim, se estiver se perguntando: como colocar meu curso técnico no currículo? Não esqueça de informar qual o segmento de ensino você concluiu. Além disso, pode informar também as matérias que tenham maior compatibilidade com o cargo para o qual está candidato.

Dessa forma, as informações adicionais funcionam mais ou menos como uma carta de apresentação. Com isso, o recrutador pode verificar se você já possui as competências técnicas para o desenvolvimento do trabalho para o qual se candidatou.

Posso adicionar cursos online ao currículo?

Sim, você pode incluir seus cursos online nos currículos que criar. Porém, lembre sempre que o recrutador pode exigir um certificado de conclusão. Então, pense bem em quais irá adicionar, e se você possui comprovação de que acabou todos eles.

Ainda, não esqueça que esses conteúdos precisam ser adicionados nas informações adicionais, e não na formação acadêmica. Principalmente se você já tem uma faculdade, não misture as informações nestes campos, cuidado com esses detalhes, que são importantes.

Confira um bom exemplo de como colocar no currículo cursando curso técnico, ou já concluído, na modalidade virtual:

Adicionando curso online no CV
Informações adicionais
  • Curso online de excelência em atendimento de clientes - UNITEC (Universidade Tecnológica) - 2020
  • Curso de produção de conteúdo para Web - Site Rock Content - 2020
  • Liderança e gestão de pessoas - Site Abramus - 2020
  • Curso: aprendendo a utilizar o e mail como ferramenta de marketing - Instituto Claritas - 2020

Portanto, se estiver querendo saber: tenho curso técnico como colocar no currículo, e essa formação é virtual, não esqueça de adicionar a data de conclusão dos conteúdos, bem como o nome da instituição através da qual você concluiu essa formação acadêmica 👆.

Onde encontrar cursos para complementar o CV?

Então, conseguimos responder sua dúvida: como colocar no currículo que estou cursando um curso técnico? Se você já está com a resposta na ponta da língua, pode ter se animado para começar ou conseguir mais uma formação técnica para seu CV.

Hoje, instituições como o SENAI, SEBRAE e mesmo as de ensino privado oferecem uma grande quantidade de qualificações profissionais. Mas se você ainda é menor de idade, as ETECs e FATECs também podem ser pólos de aprendizado com cursos livres.

A maioria dessas instituições oferecem cursos gratuitos para quem quer se aprimorar para o mercado. Portanto, não deixe de incluir mais esse ponto positivo em seus currículos, deixando os outros candidatos para trás em um processo seletivo.

Então, confira algumas áreas de cursos e estudos que podem fazer uma boa diferença para seu perfil de trabalho:👇

  • Cursos de informática e tecnologia;
  • Idiomas e comunicação em libras;
  • Atendimento ao cliente e estratégias de vendas;
  • Marketing pessoal, publicidade e propaganda;
  • Comunicação visual, escrita e oral.

Porém, ainda existe uma infinidade de áreas que podem ajudar a ampliar seus conhecimentos e ter como colocar no currículo que faz curso técnico. Você pode escolher uma delas, fazer a matrícula e começar sua carreira dentro de um cargo através deste tipo de formação.

⚠️ Atenção: Algumas áreas de qualificações possuem uma demanda maior para as vagas de trabalho. Se for começar um novo curso para incluir no CV, não esqueça de conferir quais são as profissões que estão em alta no mercado de trabalho antes de fazer sua matrícula. Pode ser uma excelente dica de primeiros passos para dar na hora de procurar um emprego se não tiver uma faculdade.

E se quiser aprender a criar um currículo para procurar emprego , não feche esta página ainda. Afinal, temos vários modelos aqui no site que podem te ajudar a se inspirar para criar seu CV. Dê um impulso em sua carreira utilizando essas ferramentas e consiga mais acesso ao mercado de trabalho com bons currículos.

Outras seções importantes para o mercado de trabalho

Existem outras seções que também podem complementar seu currículo, caso você só tenha os cursos complementares para adicionar. A intenção aqui é mostrar o máximo de habilidades relacionadas ao cargo possíveis.

Então, pense quais são as qualificações que você utilizaria para desenvolver o trabalho. Depois, veja quantas delas possui, e como pode comprovar isso através de suas formações, utilizando seções adicionais para isso.

Mas exatamente como colocar no currículo um curso técnico, na hora de incluir seções extras você também precisa utilizar a estratégia. Para ajudar, deixamos algumas das mais populares para você se inspirar:

Intercâmbio

Agora que você já sabe como colocar no currículo que está fazendo curso técnico, outra seção importante são os intercâmbios. Afinal, quando você vai escrever um CV, quer adicionar dados que realmente façam diferença para sua contratação.

Assim, ter feito um intercâmbio para curso ou aprendizado pode ser uma excelente alternativa para se tornar um candidato interessante. Porém, é preciso lembrar que esse tipo de informação precisa ter relevância para o cargo que você está visando.

Então, não coloque esse tipo de conteúdo somente por colocar. Se não tiver nenhum tipo de relação (viagens como turista, por exemplo), escolha não adicionar e dar preferência a outros conteúdos mais importantes para sua candidatura.

Estágios e voluntariados do curso técnico

Outra dúvida que pode surgir na hora de ter como colocar no currículo que está cursando curso técnico são os estágios. Se for a sua primeira candidatura para emprego, adicionar os trabalhos voluntários, bicos ou estágios ajuda bastante a se destacar.

Afinal, mesmo que você não tenha carteira assinada, o estágio é uma forma de desenvolver habilidades e competências de experiência importantes para a carreira. Portanto, não esqueça de incluir uma seção extra para colocar esses dados.

Mas não deixe de mencionar quais funções você desempenhou durante o período de estágio. Coloque de maneira breve, mas explorando as atribuições para mostrar ainda mais a qualidade dos seus serviços.

Realizações durante o curso

Outra informação que você pode inserir no CV são as realizações durante um ensino técnico. Assim, pode mostrar que não somente realizou a qualificação, mas obteve um desempenho excelente, tornando você um candidato bem mais interessante muitas vezes.

👉Confira alguns exemplos de realizações que podem ser adicionadas ao CV na seção de cursos técnicos:

  • Principais matérias que você cursou (com relevância para a área de atuação);
  • Prêmios, reconhecimentos e méritos durante o andamento da qualificação;
  • Notas acima da média ou rendimento exemplar;
  • Iniciação científica na área, artigo publicado, páginas, site, redes sociais, posts relacionados ou outras criações realizadas durante o aprimoramento.

Dessa forma, você não tem somente como colocar no currículo que concluiu o curso técnico, mas aproveitar essa formação de forma eficaz. Afinal, essa seção está lá para mostrar quais são seus pontos fortes, o quanto você estudou para desempenhar uma função.

Portanto, não perca a oportunidade de fortalecer ainda mais o seu perfil profissional. Utilize essas seções não somente para ter conteúdo, mas para ter um bom conteúdo. Lembre sempre que um currículo cheio nem sempre é o melhor currículo ou candidato mais apto.

Dicas para adicionar um curso técnico ao CV

Seja para aprender como colocar no currículo curso técnico em andamento, concluído, ou mesmo uma graduação, o mais importante é deixar essas informações otimizadas. Não adianta somente colocar vários dados, mas de forma desorganizada e cansativa.

Por isso, separamos algumas dicas para você não errar nessa hora, e conseguir aquela entrevista que está sonhando há tempos:

  • Mantenha todos os dados organizados, destacando o nome do curso;
  • Utilize a mesma fonte para todo o documento (Arial ou Times New Roman, tamanho 12 - exceto para os títulos e subtítulos);
  • Se você já tem uma faculdade ou mais, pode colocar os cursos em uma seção separada;
  • Não minta, omita ou invente informações somente para encher o CV;
  • Mantenha a objetividade para descrever passagens importantes, não coloque muito texto;
  • Não esqueça de inserir o nome do local onde você concluiu seu curso nos campos específicos para esses dados;
  • Preste bastante atenção aos detalhes, datas e nome de cada instituição;
  • Faça a correção e revisão de sua gramática e ortografia.

Dessa maneira, você pode aprender como colocar curso técnico em andamento no currículo da forma certa, mesmo sem experiência. Assim, o recrutador pode bater o olho e encontrar todas as informações que precisa saber. Lembre que ele lerá muitos currículos, e você com certeza quer se destacar sem precisar de uma carta de apresentação.

Mas se você ainda quiser um pouco mais de ajuda, clique aqui para ver aqui no site alguns modelos de currículos pré prontos. Assim, você pode utilizar essa ferramenta para otimizar a criação de seus CVs, ganhando ainda mais tempo para encontrar anúncios para vagas de emprego.

Perguntas mais frequentes

Ainda, se precisar de um pouco mais de ajuda, temos outra seção com perguntas frequentes para te oferecer mais algumas informações sobre cursos no CV. Por isso, não deixe de ler até o final e ver se alguma delas pode complementar tudo o que você aprendeu ao longo desta leitura:

É preciso adicionar o coeficiente de rendimento (C.R) ao currículo?

Na verdade, adicionar seu rendimento durante o curso pode variar bastante. Por exemplo, caso você não tenha experiência de trabalho, pode ser uma boa alternativa. Mas em outros casos, não é preciso adicionar, a não ser que você tenha tido notas bem acima da média.

Como colocar curso técnico incompleto no currículo?

Se precisar aprender como colocar curso técnico incompleto no currículo, também pode incluir esses dados em sua formação. Porém, não esqueça de colocar nas informações adicionais: quanto tempo de curso você fez e o motivo pelo qual terminou. Aproveite para mostrar algo de bom, mesmo sobre o fato de ter trancado o ensino.

O que colocar no nível de escolaridade/formação acadêmica de quem tem curso técnico?

Como os cursos técnicos não configuram nível superior ou pós graduação, o nível de escolaridade de quem tem essas formações continua sendo o ensino médio. Assim, se você precisar informar seu nível de qualificação, vai precisar manter seu grau de estudos nesse patamar, mesmo que tenha muitos cursos realizados.

Como colocar curso técnico no currículo em inglês?

Ainda, se você precisa saber como colocar curso técnico no currículo em inglês, pode utilizar duas formas, nas seções adicionais: ou dizer que possui um “ technical course ”, ou mencionar que possui um “ certificate ”. Mantendo as mesmas configurações do restante do CV.

Como adicionar um curso superior ou técnico ao currículo lattes?

Por fim, para ter como colocar curso técnico no currículo lattes, basta seguir a mesma regra do CV comum. Informe o que está cursando, a carga horária (caso tenha concluído), nome, cidade e estado da instituição e informações relevantes para a vaga, caso necessário.

Ainda, se você não quer perder tempo ou não tem experiência criando um layout e separando as seções em seu CV, existe uma maneira de contornar isso. Confira quais os melhores modelos de currículo aqui no site e economize um bom tempo. Comece sua carreira da maneira certa com a nossa ajuda!

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo