Melhores ISTJ carreiras: ISTJ melhor e pior emprego segundo a teoria dos tipos psicológicos

Você fez o teste de personalidade e deu ISTJ. E agora? Quer saber as melhores ISTJ carreiras, ISTJ melhor e pior emprego e melhor ambiente de trabalho?

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Criar o meu currículo

Poucas pessoas sabem, mas ao escolher a carreira ideal, é imprescindível levar em consideração o seu tipo psicológico. A primeira pessoa a estudar esses pormenores da psique humana foi o renomado psiquiatra chamado Carl Jung.

Anos mais tarde, as estudiosas norte-americanas Katherine Briggs e Isabel Myers desenvolveram o teste MBTI. Segundo o teste, pelo menos 16 personalidades podem ser distinguidas a partir dos tipos descritos por Jung.

Se comparada rapidamente com os outros tipos psicológicos, os ISTJ podem parecer reclusos e de pouco destaque. Mas ao olhar com mais atenção, nota-se que eles representam uma base sólida para a sociedade e possuem determinação para fazer as coisas acontecerem, destacando-se até mesmo sem querer.

Neste artigo, exploraremos os melhores e piores empregos para ISTJ, além de olhar mais a fundo a personalidade e como ela se encaixa nos ambientes de trabalho. Além disso, descubra como se preparar para usar os pontos fortes do seu tipo na busca pela vaga ideal de emprego.

istj carreiras istj melhor e pior emprego

Quais são as melhores carreiras para a personalidade ISTJ?


Antes de navegar pelas carreiras eleitas, é preciso ter uma noção da personalidade ISTJ para entender como ela se adequa a cada carreira.

Pessoas do tipo ISTJ são altamente confiáveis, por possuírem um compasso moral e senso de dever elevado. Com integridade e sinceridade, eles cumprem tudo o que prometem, assumindo as responsabilidades com dedicação, sempre atento aos detalhes.

Conhecidos como os “logísticos”, a personalidade pode ser resumida pelas principais características que nomeiam o tipo:

  • I - Introvert (introvertido): são voltados para o sujeito;
  • S - Sensation (sensação): percepção focada no real, através dos sentidos;
  • T - Thinking (pensamento): toma decisões com base em conexões lógicas e conceituais do real;
  • J - Judging (julgamento): são capazes de julgar de forma imparcial;

Sendo assim, as profissões ideais para esse tipo de personalidade envolvem habilidades referentes ao pensamento crítico e uso da lógica, que requerem alto desempenho. Geralmente são profissionais guiados por regras, que prezam por tradição e hierarquias bem estabelecidas.

istj carreiras istj melhor e pior emprego

1. Carreira de inspetor de qualidade

Profissionais de inspeção de qualidade são responsáveis por garantir a qualidade e a excelência em cada ponto de um projeto ou do produto final de um negócio. O inspetor garante a qualidade inspecionando e organizando todos os detalhes do fluxo de produção, sempre conforme as regras e normas dos processos. Além disso, ele submete os produtos a análises rigorosas para a identificação de possíveis falhas.

Nesse cenário, a personalidade do tipo ISTJ consegue explorar a suas preferências por métodos bem estabelecidos. Sua organização e eficácia como inspetor pode colocar o fluxo de trabalho no melhor ritmo possível, entregando sempre resultados excelentes.

O salário médio para inspetor de nível técnico gira em torno de R$ 3.000,00 no estado de São Paulo. Para se tornar um inspetor, é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Curso técnico ou superior em áreas relacionadas à produção, como engenharia, química e mecânica;
  • Conhecimentos de normas regulamentadoras (NR);
  • Certificações em padrões internacionais de qualidade (ISO).
Uma dica para períodos de busca por emprego é fazer um currículo seguindo orientações de especialistas. Dessa forma, você pode se destacar antes mesmo de chegar na entrevista.

2. Carreira na área do direito

Os ISTJ possuem grande capacidade para se destacarem nas áreas do direito, sobretudo como juízes. Seu pensamento lógico, atenção aos detalhes e, principalmente, sua capacidade de julgar sem considerar seus valores pessoais, os fazem profissionais ideais para atuar na resolução e decisão de casos complicados.

Nesse sentido, os ISTJ fazem o perfil de profissionais jurídicos que demonstram preferência por ter seu próprio escritório, já que evitam trabalhar em equipes.

Mesmo com essa predileção, ainda que compartilhem o espaço da corte nas audiências, a hierarquia e organização restritas tornam as audiências um ambiente confortável de trabalho para eles.

Empregos nessa área são muito condizentes com personalidades ISTJ, que buscam uma carreira estável e longa durante a vida. As etapas para conseguir atuar como juiz (jusbrasil.com.br), incluem:

  • Curso superior em direito;
  • Passar no exame da Organização Brasileira de Advogados (OAB);
  • Três anos de experiência prática na área jurídica;
  • Prestar concurso público.

muitas vezes, pode parecer muito difícil conseguir o tempo de experiência. Por isso, é importante se destacar desde o momento da procura de emprego ou estágio e, muitas vezes só um currículo não é o suficiente.

Por isso, aprenda a como fazer uma boa carta de apresentação para mostrar ao seu futuro empregador que você é a pessoa certa para o trabalho.

istj carreiras istj melhor e pior emprego

3. Carreiras em administração

Outra área com a qual pessoas com personalidade ISTJ tem afinidade é a administração. As principais características que definem as profissões de administração são a organização, gestão e inspeção. Todas elas contemplam os principais pontos fortes dos ISTJ.

No âmbito de administração de empresas, as melhores áreas para pessoas do tipo de personalidade logística, são:

  • Logística. A alta capacidade de organização da personalidade logística pode fazer com que os processos fluam na sua ordem, de maneira rápida e corretamente.
  • Auditoria. Seu apreço pelas regras e atenção aos detalhes faz com que eles sejam o candidato ideal para manter a ordem e padrões elevados nos processos e produtos da empresa.
  • Recursos humanos. Aqui o ISTJ pode investir sua visão ampla auxiliando na elaboração de planos de carreira, além de conseguir gerenciar admissões, demissões e promoções de forma imparcial, sempre visando o bem da companhia.
  • Gestão financeira. Essa é uma área que deveria ser sempre ocupada por um ISTJ. Seu compasso moral e integridade garantem que todos os assuntos financeiros sejam cuidados com honestidade.
Você pode encontrar mais informações sobre áreas da administração de empresas no site da Faculdade Centro-Leste.

Outra vertente da administração que condiz com o perfil ISTJ são trabalhos voltados para a administração pública e gestão pública, ou seja, cuidar dos interesses políticos do coletivo do estado. Um exemplo de personalidade que atua na política é a Ex-Chanceler da Alemanha, a Angela Merkel.

Nesse sentido, profissionais do tipo de personalidade logística agregam com suas habilidades de organização, gestão e integridade, ao agir pelo bem coletivo, sem consideração a seus interesses particulares.

4. Carreira em áreas da tecnologia

Sabe-se que ciências da computação é uma grande área recheada de diversas subáreas. Algumas que envolvem criatividade e inovação (como a de desenvolvimento) e outras cujo forte é o pensamento analítico e o lógico (analista de sistemas).

Embora algumas profissões de TI envolvam criatividade e inovação, outras são mais voltadas para a organização e raciocínio e estas últimas são as ideais para os ISTJ. Confira abaixo algumas ideias de profissões:

  • Cientista de dados. A profissão de ciências de dados requer pessoas capazes de transformar os dados em conhecimento, bem como de tomar as decisões certas com base no conhecimento construído. Para essa profissão, o ISTJ se destaca pelo seu bom julgamento baseado em raciocínio lógico e pela sua aguçada percepção do real.
  • Administrador de bancos de dados. Profissões que envolvem a arquitetura e administração de bancos de dados são ótimas para ISTJ. Apreciador das hierarquias bem definidas, ISTJ podem passar horas gerenciando os bancos de dados, garantindo que cada elemento esteja no seu devido lugar.
  • Analista de sistemas. Para estudar os sistemas e encontrar os melhores caminhos para o processamento das informações, esse profissional precisa de muito raciocínio lógico e logístico. Características marcantes em um ISTJ.

Outras ótimas profissões para a vida de um ISTJ incluem: engenharia de inteligência artificial e machine learning, além de pesquisa na área da ciência da computação.

istj carreiras istj melhor e pior emprego

Quais são as piores carreiras para pessoas ISTJ?


Antes de mergulharmos nos empregos menos indicados para o tipo de personalidade ISTJ, é preciso ter em mente dois fatores. A primeira é que os tipos de personalidades sozinhos não são capazes de definir a natureza de um indivíduo como todo.

A segunda é que as próprias características centrais da personalidade ISTJ as torna capazes de realizar quaisquer atividades com excelência. As orientações do ponto de vista do MBTI são guias, baseados em profissões confortáveis para o tipo psicológico visando o bem estar profissional.

No entanto, a decisão de ser o que quiser na vida, cabe a cada pessoa individualmente e da capacidade de procurar empregos com estratégia. Uma delas é investir no networking com ferramenta para encontrar um bom emprego.

Disso isso, podemos prosseguir para o perfil das profissões menos indicadas para pessoas do tipo logística.

1. Relações públicas

O profissional de relações públicas é alguém responsável por intermediar a comunicação entre partes, como funcionários, clientes, fornecedores. Além disso, em alguns casos ele pode realizar trabalhos em contato com as equipes de assessoria de imprensa na manutenção da imagem das instituições.

Sendo assim, para um ISTJ trabalhar nessa área, ele precisa trabalhar nos seguintes fatores de sua personalidade:

  • Aprender a melhor maneira de falar diplomaticamente;
  • Trabalhar para adquirir uma abordagem mais flexível;
  • Desenvolver a iniciativa para encontrar novos meios de divulgar a imagem da empresa;

Apesar de serem ótimos em encontrar soluções lógicas, pessoas ISTJ podem não ser muito indicadas para cargos que envolvam publicidade. Isso porque eles possuem uma natureza muito sincera e podem não considerar como suas palavras atingirão os outros.

2. Gestão ambiental

O gestor ambiental realiza atividades de monitoramento de qualidade ambiental que envolvem vistoria, perícia e avaliação para a emissão de laudos.

Apenas observando esses aspectos da profissão, pode-se dizer que uma pessoas ISTJ seriam peças ideais para essas atividades.

No entanto, trabalhos de gestão ambiental costumam ter uma natureza mutável. Geralmente o profissional sempre se desloca para fazer avaliações em diferentes lugares. Apreciadores das tradições e rotinas fixas, os ISTJ podem acabar se sentindo desconfortáveis com o constante deslocamento.

3. Educação física

O profissional de educação física tem o compromisso de auxiliar as pessoas a alcançarem a satisfação pessoal. Para tal, eles precisam ser pacientes e sociáveis, tendo em consideração que cada indivíduo tem uma assimilação diferente dos exercícios.

Essa profissão pode ser bem desconfortável para ISTJ no sentido de que ele pode sentir que não pode expressar sua natureza sincera como todo. Além disso, em muitos dos casos, o trabalho envolveria lidar com diferentes pessoas todos os dias na academia, o que dificultaria a sensação de rotina.

istj carreiras istj melhor e pior emprego

Qual o ambiente de trabalho ideal para pessoas com personalidade ISTJ?


Personalidades ISTJ possuem preferências por empresas com uma estrutura de hierarquia bem definida e respeitada. Eles se sentem à vontade em ambientes nos quais eles possam agir de acordo com suas principais características, segundo o MBTI, que são: compromisso, abordagem prática, integridade e organização.

O ambiente físico do trabalho também deve ter uma estrutura fixa e bem definida, com cada setor e funcionário funcionando no seu devido espaço. Eles se sentem mais confortáveis recebendo uma lista de tarefas do que coordenar os outros.

Eles preferem trabalhar sozinhos, de forma que brainstorms em equipe para levantar novas ideias pode ser perturbadoras para eles. Levando isso em conta, ambientes físicos ideais envolveriam um escritório pessoal separado dos outros e, mais idealmente, um home office.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Perguntas frequentes

Como posso descobrir qual o meu tipo psicológico?

Você pode fazer o teste no site 16 Personalities. Ele é gratuito e você pode completá-lo em apenas alguns minutos.

Onde posso encontrar mais informações sobre minha personalidade, de acordo com o MBTI?

Especificamente nesta seção do site 16 Personalities, você encontrará um artigo para cada área da vida de um ISTJ. As áreas incluem a profissional, amizades, relacionamentos amorosos e até memsmo paternidade.

Uma pessoa com personalidade ISTJ se daria bem fazendo trabalho voluntário?

Sim, mas apenas se o voluntariado envolve um local com tradição e normas bem definidas. Essa é uma atividade que pode enriquecer muito a vida de qualquer pessoa. Por outro lado, ela pode enriquecer muito o currículo profissional. Para decobrir como usar um trabalho voluntário a seu favor, veja esta seção sobre trabalho voluntário no currículo.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo