Descubra o caminho das INFP carreiras: INFP melhor e pior emprego

Você é um dos raros INFP? Ainda se sente perdido, sem saber ao certo qual direção te levará ao seu propósito? Descubra neste artigo as chaves para as INFP carreiras, INFP melhor e pior emprego segundo o MBTI.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Criar o meu currículo

De acordo com o primeiro trimestre de 2024, pelo menos 8,6 milhões de brasileiros estão desempregados. Essa estimativa nada animadora acompanha a sociedade há muito tempo e, no meio do que podemos chamar de "luta por um emprego", os raros INFPs podem se sentir perdidos e invisíveis.

Estima-se que existem apenas 4,5% INFPs em todo o mundo. Essas pessoas possuem uma personalidade altamente peculiar e dada a devaneios, sendo capazes de imaginar ricas conversas e estórias em suas próprias cabeças.

Essa personalidade se encaixa na categoria dos diplomatas. Também conhecidos como mediadores, eles são sempre solícitos a ouvir e ajudar os outros, sem julgamentos, o que lembra muito a personalidade ISFJ (defensores). No entanto, a disposição dos mediadores vem puramente de uma empatia profunda e não de um senso de responsabilidade com o outro (como para os defensores).

Os principais traços dessa personalidade, são:

  • I - Introversão;
  • N - Intuição;
  • F - Sentimento;
  • P - Prospecção.

Essas quatro características são responsáveis pelo ar distraído dos mediadores. Essas pessoas são altamente altruístas, poéticas e gentis. Se por fora parecem quietos, sentimentais e nostálgicos, a vida interior deles é vibrante e apaixonada.

Nas seções abaixo, exploraremos como essa personalidade singular e sentimental pode se encaixar no mercado de trabalho desse mundo acelerado e competitivo. Com representantes como J. R. R. Tolkien, William Shakespeare e Björk, já dá para imaginar, por onde vamos começar.

infp carreiras infp melhor e pior emprego

As melhores carreiras para INFPs segundo os tipos psicológicos


Enquanto o mundo pede pressa e competição, os mediadores apreciam a quietude e ritmos mais calmos. Mais voltados para os próprios pensamentos, os INFPs têm preferência por trabalhar a seu próprio ritmo.

Eles são pessoas que podem se sentir perdidos e sem direção quando não sabem ao certo seu propósito na vida. Por isso, eles buscam trabalhos com oportunidade de elevar os outros, ou de entender a natureza humana. Uma das maiores realizações dos INFPs é contribuir para que o mundo se torne um lugar melhor para todos.

Outra coisa importante a ser dita é que eles passam tanto tempo sonhando acordado que deixam de agir. Ademais, eles possuem dificuldade para fazer escolhas e travam uma verdadeira mental e ficam na indecisão até o último momento possível. Portanto, uma boa dica para os INFPs é tentar ficar consciente de suas fantasias e dosá-las para não atrapalharem o seu desempenho.

Dito isso, a seguir você encontrará algumas das melhores carreiras para o tipo de personalidade INFP. Preste atenção a como as características do tipo de personalidade são comparadas com a rotina da profissão em questão e use isso como guia, caso deseje buscar outras profissões.

1. Carreira artística

As melhores carreiras para o tipo de personalidade INFP são, sem dúvidas, voltadas para a arte. Isso porque eles amam se autoexpressar usando a criatividade. E por falar em criatividade, eles são mestres em criar mundos e estórias, podendo passar o dia inteiro num mundo de fantasias.

infp carreiras infp melhor e pior emprego


Aliado a isso, eles são idealistas e possuem respostas emocionais intensas e profundas à música, à arte, à natureza e às pessoas ao seu redor. Essa grande sensibilidade e tendência a sentimentos nostálgicos compõem o palco perfeito para as melhores obras de arte e literatura. Dentre as profissões que eles podem seguir, estão:

  • Escritor(a);
  • Ator(a);
  • Poetas(a);
  • Bailarinos(a).

Como possuem um alto compromisso com a autenticidade, pode-se esperar dos INFPs obras autênticas e construídas com estilo pessoal único. Se seguirem essa carreira e tiverem as oportunidades certas, é bem provável que se tornem muito famosos mundialmente.

E para aumentar as chances de conseguir um contrato, envie junto à sua obra uma carta de apresentação espontânea para que as editoras e produtoras tenham uma visão ampla de quem você é.

2. Carreira na psicologia

Para esta carreira, três grandes habilidades/características de pessoas com o tipo de personalidade afloram. A primeira delas é o dom da escuta. Os mediadores amam escutar as pessoas e o fazem de forma atenta, sem aferir julgamentos ao que está sendo dito, que uma das principais habilidades exigidas de um profissional da psicologia.

A segunda é a característica de ansiar por entender os pensamentos e sentimentos do outro. Por isso, eles sempre tratarão cada paciente com uma abordagem atenciosa, indo a fundo em cada situação para entendê-la e ajudar a pessoa em questão.

infp carreiras infp melhor e pior emprego


A terceira e, talvez, a mais importante de ser discutida é a empatia. Esse dom que o tipo de personalidade INFP possui é uma faca de dois gumes. Por um lado, a empatia os torna excelentes candidatos para acolher os pacientes.

Por outro, ela faz com que eles tendam a absorver os sentimentos das outras pessoas, fazendo com que sintam o peso do mundo sob suas costas. Portanto, é imperativo aprender a proteger as próprias emoções para manter o bem-estar no trabalho.

Além disso, mais para o lado técnico da coisa, faça cursos de especialização. Dessa forma, você aumenta a sua autoridade quando o recrutador olhar o seu currículo especializado.

3. Carreira em design gráfico

Um designer gráfico trabalha com a criação da parte visual das coisas: seja capa de CD, post para o Instagram ou até mesmo um outdoor. Como o objetivo da publicidade desses meios é captar a atenção de clientes, nada melhor do que ter pessoas idealistas e imaginativas na composição do visual.

infp carreiras infp melhor e pior emprego


Aliados com a assessoria de imprensa de uma marca, os designs gráficos do tipo psicológico mediador podem elevar uma marca a altos níveis de sucesso e faturamento. Caso desejem trabalhar com designs mais voltados para a fantasia, uma boa dica é se especializar em publicidade de capas e ilustração de livros e de filmes.

4. Carreira como professor

Dificilmente, é possível encontrar uma carreira com maior capacidade de elevar o outro do que a de professor. A educação é responsável pelo desenvolvimento de crianças e jovens e, que quando bem conduzida, podem se tornar cidadãos conscientes e prontos para a sociedade atual.

Outro ponto da educação é que, nas mãos de um professor INFP, ela é um verdadeiro meio de transformação social. Os INFPs são verdadeiros mediadores, capazes de se dedicar e incentivar seus alunos a mudarem a sua realidade ao galgar os degraus acadêmicos.

infp carreiras infp melhor e pior emprego


Mas os mediadores também podem encontrar seu chamado como profissionais de educação física. Saindo do âmbito das escolas regulares, o profissional de educação física pode ajudar muitas vidas na capacitação de outros profissionais para a recuperação de lesões.

As piores carreiras para a personalidade INFP


Assim como há uma infinidade das melhores carreiras para seguir, há outra infinidade das carreiras que se deve evitar. Particularmente para pessoas com o tipo de personalidade mediadora, são carreiras cujo trabalho envolva estruturas muito rígidas.

Um dos motivos é por ser muito comum que os mediadores sejam corujas no trabalho, muitos possuem picos de produtividade durante a noite. Por isso, empresas com horários inflexíveis podem prejudicar o desempenho dessas personalidades.

Nas subseções abaixo, elencamos algumas das profissões menos indicadas para a personalidade mediadora, levando em consideração as características segundo o MBTI.

infp carreiras infp melhor e pior emprego

Carreira em administração

Uma carreira em administração de empresas pode ser um caminho difícil para os sensíveis INFPs. Profissões com essa, podem impedí-los de mergulhar em divagações e seguir a própria intuição devido à rotina burocrática e de pouco sentimento.

Não poder expressar sua criatividade, é algo que faz com que pessoas INFP podem se sentir à deriva na empresa, sem perspectiva de salvação. Outras vertentes da área que também não são indicadas são a administração pública e a gestão pública.

infp carreiras infp melhor e pior emprego

Carreira na computação

Apesar de ciências da computação ser uma área diversa, contemplando toda sorte de tipos de pessoas, ela não é tão recomendada para INFPs. Isso se deve ao fato de que a experiência de trabalho nessa área pode ser maçante sob a perspectiva dos mediadores.

Dessa forma, esses profissionais podem frequentemente se pegar perdidos entre as linhas de códigos e testes de debug e se questionando se esse era o caminho certo. Nesse escopo, há poucas direções que se enquadram nos interesses dos INFP, como o desenvolvimento de jogos, mas novamente as horas intermináveis codificando podem ser mais do que eles podem aguentar.

infp carreiras infp melhor e pior emprego

Carreira ambiental

Os gestores ambientais possuem como trabalho principal a avaliação dos impactos ambientais causados por empresas em geral, ou específicas. Para isso, eles costumam fazer levantamento de grupos biológicos e de qualidade de solo e da água em diversos lugares, além de desenvolver métodos para mitigar problemas como a poluição.

Um mediador seguindo carreira de gestão ambiental pode até sentir que está transformando o mundo em um lugar melhor, mas é provável sentirem falta de algo. A forma de transformação que eles buscam tem mais a ver com a natureza das pessoas e ajudar diretamente os outros.

Como é o ambiente de trabalho ideal para um ISFP


O ambiente de trabalho ideal para pessoas do tipo INFP deve ser livre de estresse, de coisas muito burocráticas e de agitação. Eles prezam por ambientes calmos, nos quais podem fazer uma leitura de situação assertiva e tomar decisões baseadas na própria intuição. É importante que o local dê vez para que esses profissionais aflorem suas habilidades de maneira livre de críticas para ter sucesso.

Um dos grandes aliados dos INFPs é o regime de trabalho remoto e freelancer, no qual podem preservar-se de situações competitivas e estressantes, escolhendo seus próprios horários. No entanto, se precisarem compartilhar o local de trabalho com os outros, eles podem tender a ficar mais quietos, porém, sem deixar de formar relacionamentos profundos com alguns colegas.

infp carreiras infp melhor e pior emprego

As origens do Myers-Briggs Type Indicator


O MBTI é um indicador de personalidades elaborado pelas norte-americanas Katherine Briggs e Isabel Myers nas décadas de 1950 e 1960. Após extensas análises dos tipos psicológicos descritos por Carl Jung, Katherine percebeu que era possível identificar personalidades combinando os tipos descritos.

O legado dela foi perpetuado pela sua filha, Isabel e, desde então, o teste tem ajudado diversas pessoas a se entender melhor e a tomar boas decisões na vida. Hoje em dia, o teste está disponível para centenas de idiomas em todo o mundo.

Outros artigos que podem te ajudar na busca por emprego


Se você ainda se sente perdido nas nuances do mercado de trabalho, você pode aproveitar e aprender com nossos outros artigos, algumas ferramentas importantes na busca por emprego. Confira os artigos abaixo:

carta de demissão: https://criarcv.com/cv/carta-de-demissao

E caso esteja curioso sobre outras personalidades, você pode conferir os nossos artigos sobre os INTPs

os ISTJs, os IFSJs, os ISTPs e os ISFPs.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Perguntas frequentes sobre os tipos psicológicos

Os INFPs podem trabalhar com relações públicas?

Antes de acessar a pergunta diretamente, é improtante lembrar que, para tomar decisões de carreira, é importante primeiro considerar as suas preferências pessoais. Após isso é que você pode usar a perspectiva do MBTI para te ajudar na sua decisão

Como profissionais de relações públicas, os INFPs tratariam tudo com uma abordagem atenciosa e criativa. Sendo assim, eles resolveriam conflitos e contratos de maneira calma, com direcionamentos personalizados para cada uma das partes.

No entanto, o estresse de lidar com relações interpessoais poderia ser muito pessado para pessoas com essa personalidade, por isso não é muito recomendado que trilhem esse caminho.

Sou INFP, será que me daria bem fazendo trabalho voluntário?

Sim. Pode-se dizer que "trabalho voluntário" é o nome do meio das pessoas mediadoras. Uma boa dica é investir em um trabalho social de uma organização sem fins lucrativos voltada para pessoas, onde sentirá maior realização com o seu trabalho. Após terminar o serviço, não deixe de adicionar o seu trabalho voluntário no currículo para se destacar no mercado de trabalho.

Para que serve o MBTI?

O objetivo central do teste de MBTI é descobrir o seu tipo de personalidade. Os resultados do indicador MBTI podem ser usados para o autoconhecimento e para direcionar diversas escolhas do dia a dia. No site 16 personalities você pode fazer o teste gratuito disponível para todas as pessoas que desejarem.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo

Exemplos de cartas para download

Modelo de carta de apresentação
Design de carta de apresentação
Modelo de carta de apresentação para estudantes - universidade
Modelo de carta de apresentação de compromisso