
Exemplo de currículo ideal para assistente de professor
É fato que todo bom assistente de professor deve ter uma apresentação formal e adequada ao ambiente escolar. Em vista disso, seu currículo deve refletir essa apresentação, pois é o primeiro documento por meio do qual os recrutadores irão te conhecer.

Portanto, é preciso montar seu currículo de assistente de professor com estratégia, de maneira a evidenciar suas principais habilidades em sala de aula e conhecimentos voltados para métodos de ensino, por exemplo. Veja a seguir o exemplo de currículo ideal para você aplicar para seu próximo emprego:
Formatação ideal para seu currículo de assistente de professor
Outra coisa que conta muito para ter um currículo de qualidade é a formatação. Mesmo não tendo regras específicas de como fazer, ela tem um papel muito importante, pois pode te apresentar como uma pessoa preparada para o mercado de trabalho. Aqui no Brasil, o método mais formal de fazer um currículo é usando as regras da ABNT para trabalhos acadêmicos. Veja a seguir os pontos mais importantes que você deve aplicar:
- Destaque: para palavras de outros idiomas, sempre use itálico; o negrito você pode usar para destacar palavras importantes, como palavras-chave.
- Fonte: as fontes aceitas são a Arial e a Times New Roman, de tamanho 11 ou 12.
- Margens e espaçamento: as margens superior e esquerda devem ter 3 cm, já as inferior e direita devem ter 2 cm; o ideal é usar o espaçamento deve ser de 15 cm.
- Alinhamento: o alinhamento deve ser justificado e sem indentação.
Dicas para criar um currículo impecável
Só aplicando as informações apresentadas acima, você já terá um currículo muito bem estruturado e conforme as últimas exigências do mercado. Mas se você quer andar a segunda milha para se destacar, existem alguns detalhes que podem impulsionar suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego. Veja a seguir quais são elas.
1. Palavras-chave
As palavras-chave são uma das principais ferramentas para despertar o interesse dos recrutadores. O seu currículo precisa ter as palavras-chave que descrevem diretametne as principais habilidades exigidas nos anúncios de vagas de emprego. Por isso, sempre as deixe destacadas em negrito, para que o recrutador veja logo nos primeiros segundos que você é capacitado para a vaga.
Outro motivo para usar palavras-chave é que elas facilitam que o seu currículo digital passe pelos filtros dos softwares de recrutamento. Isso porque eles selecionam os currículos que possuem as maiores quantidades das habilidades exigidas no anúncio.
2. Evite informações pessoais desnecessárias
Existem tipos de informações que podem diminuir as chances de que você seja convidado para uma entrevista. Duas delas são a data de nascimento, foto e o endereço. No caso do endereço, por exemplo, a escola pode te desclassificar do processo seletivo por não achar viável custear o seu transporte. Por isso, só coloque esse tipo de informação se isso for exigido no processo seletivo.
3. Corrija erros na escrita
Sempre releia o seu currículo várias vezes para corrigir erros de escrita. Por mais que o seu currículo esteja bem estruturado e que você faça todas as outras coisas certas, erros gramaticais podem pesar muito na sua contratação como assistente de professor. Para facilitar a correção, você pode usar softwares como o LanguageTool.

4. Use palavras simples
Uma coisa que você precisa ter em mente é que, na maioria das vezes, o seu currículo vai ser analisado por uma pessoa que não é da sua área. Por isso, evite ao máximo usar jargões muito específicos da sua área. Também evite palavras muito rebuscadas, pois isso também dificulta a leitura do recrutador. Deixe sempre o texto o mais objetivo possível, para que qualquer pessoa possa facilmente ter uma iideia de suas competências.
5. Adicione resultados
Todo contratante sempre espera que um novo funcionário traga impactos positivos para a instituição. Por isso, sempre que possível, adicione alguns resultados ao longo do seu currículo, especialmente na seção de experiência profissional. Além disso, também atrele suas habilidades a algum feito, experiência, ou certifiicação. Isso tudo torna a sua capacidade mais real para o recrutador.
6. Atualize sempre o seu currículo
O maior motivo pelo qual você precisa atualizar constantemente o seu currículo é que isso te torna pronto para aproveitar qualquer oportunidade. Imagina ser rejeitado para uma vaga porque no seu currículo não tinha determinada habilidade que você esqueceu de colocar nele?
Ademais, atuualizar também significa o ato de ir em busca de novas habilidades por meio de certificaçẽos. Ter esse hábito te manterá sempre a par das tendências do mercado e com um currículo sempre completo.
7. Foque nas habilidades relevantes
A cada vez que você for se candidatar a uma vaga, você deve personalizar o seu currículo e a cada personalização você deve fazer uma seleção de habilidades. Isso porque, colocar apenas as habilidades relacionadas com o que é exigido na vaga, torna mais fácil para o recrutador te reconhecer como um bom candidato. Outro motivo é que fazendo uma seleção criteriosa, você economiza espaço na folha de currículo para colocar coisas mais importantes.
8. Descreva bem as responsabilidades
Toda vez que você for escrever seu currículo, nunca assuma que o recrutador sabe quais tarefas você realizava em um emprego anterior. Sempre descreva bem as suas responsabilidades na seção de experiência profissional, além de deixar clara a sua competência, é uma ótima oportunidade de mostrar desempenho por meio de resultados e de adicionar habilidades relevantes.

Conclusão
Um bom currículo de assistente de professor deve ser sempre focado nas experiências e competências voltadas para o ensino. Uma boa dica é fazer cursos direcionados para o ensino humanizado e inclusivo, pois é algo muito apreciado pelo mercado atual. Se você tiver isso e seguir as recomendações propostas neste artigo, você terá um currículo altamente competitivo para conquistar as melhores vagas na área.