Carta de apresentação para professor infantil | Como fazer, dicas e exemplos

A área da educação exige vários perfis diferentes de profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho. Assim, se você optou por ensinar os pequenos, aprender a escrever uma carta de apresentação para professor infantil pode agregar um bom valor a seu CV.

Última atualização:
8/11/2023

Todos os exemplos de CV neste guia

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Perth Thumbnail
Perth
Rotterdam Thumbnail
Rotterdam
Chicago Thumbnail
Chicago

Exemplo de uma carta de apresentação para professor infantil

Francisco Bonavide Parente
Professor de ensino infantil

+55 (14) 99758-6489
E mail:   francisco.bonavide@gmail.com
https://www.linkedin/in/franciscobonavidep


Ao setor de recursos humanos da Escola Pinguinho de gente,

Venho através desta carta manifestar meu interesse pela vaga de Professor de Educação Infantil I, publicada no anúncio do site Vagas de Emprego, pelo perfil da instituição. De acordo com o perfil profissional na descrição e as exigências para o desempenho do cargo, creio que possuo as competências para fazer parte do corpo docente desta escola, com bons resultados.

Possuo graduação em pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com especialização em Psicopedagogia concluída na Universidade Monte Serrat. Trabalhei como professor adjunto durante 1 ano na Escola Projeto, lecionando para sala de aula com alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental. Porém, a educação infantil sempre foi o meu objetivo principal. Inclusive meu tema de TCC foi a elaboração de didáticas para aulas de alfabetização infantil.

Também possuo experiência prévia como professor adjunto, ministrando aulas preparatórias para um grupo de professores das salas de inclusão na educação infantil do Colégio Nova Era. A intenção do curso era preparar os professores para atender alunos com dificuldade de aprendizagem e socialização, tornando o ambiente de ensino inclusivo e diverso.

Além disso, possuo excelente domínio do inglês, aprimorado durante intercâmbio universitário em 2018, para os Estados Unidos. Minhas habilidades se encontram principalmente na criação de estratégias pedagógicas para alfabetização e plano de ensino, trabalho em equipe e inclusão da tecnologia em métodos de aprendizado.

Por fim, solicito uma oportunidade de passar por entrevista, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e discutirmos futuros projetos. Minha intenção é levar nossos esforços conjuntos para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados, qualidade da didática e colaborar com os serviços prestados pela empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Francisco Parente


As diferentes secções
Utilizar este exemplo

Afinal, para conseguir as melhores vagas de emprego, é preciso se destacar dos outros candidatos em um processo seletivo. Portanto, um documento que mostra suas principais qualidades é uma excelente alternativa para se dar bem no recrutamento.

Portanto, se você ainda não sabe por onde começar a escrever suas cartas de apresentação, aqui é o melhor lugar para descobrir o passo a passo. Acompanhe os próximos tópicos para entender como funciona a escrita e conseguir mais chances de acesso ao mercado de trabalho.

Apesar de não ser obrigatória, a carta de apresentação é um documento anexo ao curriculum vitae , que pode trazer ainda mais conteúdo para sua candidatura. Afinal, ela contém mais dados do que as seções tradicionais de um CV.

👉 Por isso, fica mais fácil para o recrutador conhecer seu perfil profissional e descobrir se você é a escolha certa para preencher a vaga de emprego.

Além disso, existem outros pontos de importância em suas cartas de apresentação. Separamos alguns deles para você conhecer e entender como esse documento pode ajudar ainda mais a conseguir uma oportunidade de trabalho na área da educação:

  • Mostra informações e dados diferentes do currículo;
  • Dá acesso a mais oportunidades de empregos;
  • Agrega valor a seus currículos, mostrando mais do seu perfil;
  • Cria um canal de comunicação com o empregador, além do CV.

Ainda, é possível mostrar domínio da norma culta da língua portuguesa, capacidade de síntese e boa comunicação escrita. Então, agora que você já entendeu quais as melhores vantagens desse documento, confira nos próximos tópicos como escrever suas cartas de apresentação.

Sobre a carta de apresentação ideal

Na hora de escrever uma boa carta de apresentação para professor educação infantil, é preciso considerar alguns pontos importantes. Por exemplo, manter um certo nível de postura ética, mas com um tom cordial e amigável no conteúdo.

Assim, é fundamental também mostrar seus pontos fortes para os recrutadores, mas deixar claro que você conhece e valoriza a instituição para a qual será candidato à vaga de emprego. Dessa maneira, procure sempre alinhar seus valores e objetivos com o que a empresa busca.

Como escrever uma carta de apresentação para professor infantil?

Apesar de ter conteúdos diversos, uma carta de apresentação para professor de educação infantil (ou outras áreas) possui uma estrutura padrão. Assim, é preciso incluir elementos fundamentais para manter o documento dentro da estrutura adequada para a situação.

👉 Por isso, confira quais os elementos principais na estrutura desse tipo de documento e aprenda como separar os conteúdos em suas cartas de apresentação:

  • Cabeçalho com dados de contato (nome, número de telefone, link para página profissional, e mail);
  • Mensagem inicial com uma saudação ao recrutador;
  • Conteúdo da carta, com no máximo 2 parágrafos de 6 linhas;
  • Parágrafo final, solicitando um encontro presencial ou entrevista;
  • Mensagem de saudação final, de forma cordial;
  • Assinatura com seu nome ao terminar o documento.
⚠️ Atenção: Mantenha em mente também o formato de suas cartas de apresentação, dando preferência para o PDF. Outros tipos de editores de texto, como o Word, podem acabar perdendo as configurações durante a leitura, o que pode levar à sua desclassificação.

Como escrever uma mensagem de apresentação?

A mensagem de apresentação é a primeira parte onde o recrutador terá acesso ao seu perfil quando fizer a leitura da carta. Portanto, manter a atenção ao conteúdo e detalhes ajuda a mostrar logo de cara uma boa competência.

Portanto, inclua conteúdos como o motivo pelo qual está enviando a carta, seu objetivo dentro da instituição (o cargo, no caso) e onde encontrou o anúncio da vaga. É fundamental manter sempre uma postura agradável em toda a escrita do parágrafo.

Deixamos como exemplo um modelo com a forma correta de escrever a mensagem inicial da carta de apresentação para professor infantil, confira:

Conteúdo Recomendado

Ao setor de recursos humanos da Escola Pinguinho de gente,

Venho através desta carta manifestar meu interesse pela vaga de Professor de Educação Infantil I, publicada no anúncio do site Vagas de Emprego, pelo perfil da instituição. De acordo com o perfil profissional na descrição e as exigências para o desempenho do cargo, creio que possuo as competências para fazer parte do corpo docente desta escola, com bons resultados com os alunos.


Veja também um modelo com uma forma incorreta de escrever o conteúdo de sua mensagem inicial na carta de apresentação para professor de educação infantil:

Conteúdo Incorreto

A quem puder interessar,

Gostaria de pedir a vaga de emprego para professora nesta renomada instituição, pois acredito que sou a melhor escolha para ocupar essa posição no quadro de funcionários e em sala de aula. Afinal, eu tenho tudo o que é necessário para um bom profissional desempenhar um trabalho de qualidade nesta empresa e dentro da profissão. Com certeza, se me contratarem não vão se arrepender, porque eu posso ajudar muito durante as tarefas do trabalho e relação de aprendizagem dos alunos em sala de aula.


Note a diferença no tom de escrita dos dois exemplos, onde o candidato não deixou claros quais os objetivos no processo seletivo. Além disso, adotou um tom arrogante sem mostrar nenhum tipo de resultado positivo em outros empregos ou durante a graduação (ou pós graduação).

Adicione o conteúdo em sua carta de apresentação para professor infantil

Depois de iniciar com uma mensagem de apresentação, é necessário criar um bom conteúdo para sua carta. Porém, é importante apresentar resultados efetivos, ao invés somente de falar sobre você. Aproveite para mostrar seu diferencial e porque é a melhor escolha para a vaga.

👉 O conteúdo precisa apresentar as principais realizações de sua carreira, de forma objetiva e resumida. No máximo dois parágrafos, com até seis linhas cada um.

Ainda, confira alguns exemplos com modelos de como escrever o conteúdo de forma correta e quais os principais erros a evitar durante a escrita:

Estilo de escrita correto

Possuo graduação no curso de pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com especialização em Psicopedagogia concluída na Universidade Monte Serrat. Trabalhei como professor adjunto durante 1 ano na Escola Projeto, lecionando para salas de alunos do 1º a 5º ano no ensino fundamental. Porém, a educação infantil sempre foi o meu objetivo principal. Inclusive meu tema de TCC foi a elaboração de didáticas de aulas para alfabetização infantil.


Veja também alguns erros que você deve evitar ao escrever o conteúdo de suas cartas de apresentação, através de um modelo como exemplo:

Estilo de escrita incorreto
Minha primeira intenção de profissão era ser um professor universitário ou de ensino médio, porém me apaixonei pela educação infantil e o cuidado com os alunos. Tenho uma grande aptidão para ensinar e principalmente para alfabetizar os pequenos. Sempre tive uma boa dinâmica para o ensino infantil e a dinâmica, obtendo bons resultados em todas as aulas e empresas por onde passei.

Veja como concluir uma carta de apresentação para professor de educação infantil

Então, chega a hora de finalizar sua carta de apresentação para professor de educação infantil. Assim, é preciso usar uma expressão de saudação formal e cordial, evitando gírias ou comunicação em tom impositivo ou com apelo emocional.

Se você estiver com dúvidas sobre como escrever essa parte, aposte no básico e evite sair muito do padrão. Apenas se despeça e agradeça ao recrutador por tirar um tempo para ler seu documento profissional.

👉Confira um exemplo com o modelo de saudação que criamos para ajudar você a entender como finalizar suas cartas de apresentação para emprego de professor infantil:

Exemplo Recomendado

Por fim, solicito uma oportunidade de passar por entrevista, para mostrar um pouco mais de informações sobre meu perfil profissional e discutirmos futuros projetos. Minha intenção é levar nossos esforços conjuntos para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados, qualidade da didática e colaborar com os serviços prestados pela empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Francisco Bonavide Parente


Veja também um exemplo de como não escrever sua saudação final ao recrutador e evite erros na última parte de seu modelo de carta de apresentação para professor infantil:

Exemplo Incorreto

Por fim, solicito uma oportunidade de passar por entrevista, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e habilidades como professora, formação e discutirmos futuros projetos. Minha intenção é levar nossos esforços conjuntos para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados, qualidade da didática da sala de aula e colaborar com as atividades prestadas pela empresa.

Espero que em breve vocês me convidem para uma conversa,

Maria do Carmo Plácido


Observe que o tom de escrita da saudação final foge totalmente da postura adotada ao longo da carta. Assim, é necessário continuar mantendo certa formalidade, com objetivo de mostrar aos rerutadores sua ética e habilidades também na comunicação durante o processo de seleção.

Faça uma boa revisão e otimize os conteúdos em sua carta de apresentação

Depois de finalizar todos os conteúdos, não envie sua carta de apresentação para professor infantil sem fazer uma boa revisão. Essa etapa da produção evita que você mande um documento com erros, ou problemas no teor do documento.

👉 Assim, é preciso considerar alguns pontos principais: ortografia, formatação, aspecto visual e facilidade de entendimento.

Além disso aproveite para conferir outras dicas que podem ajudar a fazer a revisão de suas cartas de apresentação para professor de ensino infantil e impressionar os recrutadores:

  • Procure por erros de ortografia, pontuação e concordância;
  • Observe se os conteúdos e informações estão fáceis de entender;
  • Mantenha um espaçamento de 1,5 entre as linhas, com parágrafos bem separados;
  • Deixe o texto todo justificado, com disposição de margens no padrão ABNT;
  • Foque em realizações da sua carreira e trabalhos diferentes dos que já estão no currículo;
  • Escreva com linguagem amigável, mas sem gírias ou falta de formalidade;
  • O documento inteiro deve ter apenas uma página, com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Por fim, não deixe de conferir se existe alguma exigência da empresa para a criação das cartas de apresentação. Preste bastante atenção aos anúncios, sites e quais requisitos e habilidades a instituição solicita para os candidatos ao cargo.

Para quem também estiver com dificuldade na escrita do CV, aqui no site podemos mostrar como fazer currículos para procurar emprego . Aproveite para conferir os melhores modelos e layouts, em uma ferramenta prática para deixar a tarefa muito mais dinâmica.

Dicas para começar a escrever sua carta de apresentação para professor de educação infantil

Porém, nem todo mundo tem uma facilidade grande para escrever uma carta de apresentação logo de cara. Durante esse processo, podem surgir várias dúvidas e inseguranças sobre a estrutura e conteúdo, o que é super normal.

Algumas ações simples podem te ajudar ainda mais a relaxar e escrever de forma fluida. Por exemplo, criar um bom ambiente de escrita, em momentos que você esteja bem e com a criatividade em alta.

👉Além disso, algumas outras dicas podem tornar o processo de escrever sua carta de apresentação para professor melhor ainda. Confira algumas delas e como começar a produzir seus documentos profissionais para ensino infantil e alavanque sua carreira:

  • Tire um tempo para se dedicar somente à escrita da carta de apresentação;
  • Escolha um momento sem distrações ou interrupções com outras atividades;
  • Leia alguns modelos de especialistas na internet para criar mais inspiração (evite fazer cópia);
  • Escreva um esqueleto com pontos principais sobre seu perfil e carreira;
  • Adicione os conteúdos de forma livre, sem se preocupar com a estrutura ou disposição das informações;
  • Leia tudo o que escreveu e faça a edição com os pontos principais e suas preferências;
  • Faça uma boa revisão do conteúdo e do formato de sua carta.

Além disso, se você quiser aprender também como criar currículos incríveis para aplicar em vagas de emprego, basta clicar aqui . Deixamos uma ferramenta de criação de CV aqui no site que vai te ajudar a economizar bastante tempo na escrita de seus documentos.

Perguntas mais frequentes

Por fim, se você ainda precisar de um pouco mais de ajuda, continue acompanhando este artigo até o final. Deixamos algumas perguntas comuns de pessoas que estão escrevendo suas cartas de apresentação. Aproveite para conferir como funciona o processo nos próximos tópicos.

É obrigatório incluir uma carta de apresentação para professor infantil?

Em um processo seletivo, pode ser que as empresas solicitem a inclusão de uma carta de apresentação. Na maioria das vezes, ela não é obrigatória, mas pode tornar seu currículo ainda mais atrativo para os recrutadores.

Como fazer boas cartas de apresentações?

Ainda não existe uma regra para escrever boas cartas de apresentação senão a prática das habilidades. Afinal, é através das revisões e escrita que você pode tornar seus documentos profissionais cada vez melhores. Fique sempre por dentro das demandas do mercado, se atualize e pratique bastante.

Por fim, depois de escrever sua carta de apresentação, aproveite também para deixar seu CV no padrão certo. Então, confira aqui no site os melhores modelos de currículos para professor de educação infantil e veja como se tornar um candidato de destaque para os recrutadores, em seus processos seletivos.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo