12 truques infalíveis de entrevista de emprego: o que falar
A entrevista de emprego é um momento muito importante. É nela que candidatos e recrutadores se encontram pessoalmente pela primeira vez. Portanto, é necessário dar o seu melhor para causar uma boa impressão e boa parte dela vem do que você fala na hora da entrevista.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
Não saber o que falar em uma entrevista de emprego pode ser frustrante e diminuir suas chances de alcançar o emprego desejado. Aqui você vai conhecer os truques do que falar em entrevista de emprego, para se preparar e apresentar suas habilidades de maneira competitiva para o mercado de trabalho.
1. Fale sobre você mesmo em entrevistas de emprego
A preparação para este tipo de pergunta precisa ser feita bem antes da entrevista de emprego. Caso o recrutador peça simplesmente para que você fale sobre você mesmo, tenha sempre em mente que ele não quer saber a sua história de vida, mas sobre a sua história profissional. Veja as principais coisas a mencionar nessa hora:
Formação acadêmica;
Motivação;
Experiências de estágio;
Experiências de emprego anteriores;
Publicações e cursos ministrados por você.
Antes da entrevista, elabore uma linha do tempo com os marcos da sua jornada profissional e treine como contar ela para alguém. Com isso, você lembrará de todos os pontos importantes e terá uma fala fluida.
2. Mencione suas qualidades e como contornou algum defeito seu
Caso as perguntas dos recrutadores sejam direcionadas para seus pontos fortes e fracos, evite responder com uma lista de suas qualidades e defeitos. O objetivo deles é saber se você tem conhecimento sobre si, se busca melhoria contínua e se você combina com a empresa.
A melhor forma de responder a esse tipo de pergunta é falar brevemente sobre coisas e situações que revelem suas qualidades, ou situações que mostrem como você superou algum de seus defeitos. Siga o exemplo abaixo.
Exemplo:
Pergunta: qual a sua maior dificuldade no ambiente de trabalho?
Resposta:
"Uma de minhas maiores dificuldades sempre foi em esquecer algumas coisas ao lidar com muitas demandas ao mesmo tempo. Pesquisei e testei vários métodos para contornar essa dificuldade, até que comecei a manter uma agenda. Hoje eu registro todos os eventos e tarefas com distribuição anual, mensal, semanal e diária, além de manter o hábito de planejar com regularidade para lembrar de tudo."
3. Mostre que possui objetivos e metas para o futuro
Falar em uma entrevista de emprego sobre seus objetivos e metas futuros é uma ótima forma de demonstrar seu comprometimento e motivação profissionais. Demonstrar esse tipo de ambição vai mostrar aos recrutadores que você trabalhará com afinco para conquistar seus objetivos e, consequentemente, isso trará benefícios para a empresa.
Mas cuidado ao falar em uma entrevista sobre seus planos. O ideal é deixar claro que você tem a empresa como o local ideal para a concretização dos seus objetivos. Para dar ênfase, diga que a empresa é onde você se vê crescendo no futuro e relate um marco admirável da empresa como justificativa para esse desejo.
4. Fale com graça sobre experiências negativas em empregos anteriores
Falar sobre as experiências passadas pode ser bem complicado, ainda mais se elas foram negativas. É um fato que não se pode mentir na entrevista de emprego, mas também não é de bom tom fazer críticas negativas sobre seus empregos anteriores.
Por isso, ao falar de uma experiência negativa, tente focar em pontos de aprendizado e de crescimento pessoal que você teve durante o período. E se, no momento da entrevista, você ainda trabalhar no local da experiência mencionada, o ideal é justificar a sua busca pelo novo emprego como uma oportunidade de avançar na carreira e aprender ainda mais.
💡 Dica para mudança de emprego: veja como negociar uma saída amigável para evitar queimar pontes ao pedir demissão.
5. Fale sobre a cultura organizacional
Falar em uma entrevista de emprego sobre a cultura organizacional é um ponto positivo de duas formas. A primeira é que ilustra sua proatividade e interesse em pesquisar para se preparar para uma entrevista. A segunda é que te ajuda a passar a imagem de uma pessoa que já compartilha dos valores e princípios da organização.
Em razão disso, pesquise bem sobre os valores e a missão que regem a empresa. Então reflita sobre quais deles ressoam com seus próprios valores e princípios pessoais e profissionais. Na hora da entrevista, introduza esses pontos na hora da entrevista, principalmente se lhe for perguntado o porquê de você desejar trabalhar na organização.
Antes da entrevista faça uma lista dos cursos que você completou que se encaixam diretamente com a área da vaga. Em seguida, anote os conhecimentos técnicos e experiências que você adquiriu com cada formação.
Fazer isso é muito importante para demonstrar clareza e intenção na sua jornada educacional, apontando seus objetivos para a área de emprego em questão. Outro ponto positivo é que essa é uma oportunidade de mostrar suas habilidades e competências, incrementando suas chances de conseguir a vaga.
Dentro desde tópico, você pode mencionar algumas experiências extracurriculares, como:
Liderança no Centro Acadêmico e Diretório Central de Estudantes;
Experiência prática na empresa júnior da sua área;
Protagonismo educacional na participação em congressos e cursos de especialização;
Resolução de problemas pro meio da iniciação científica ou residência profissional.
Você pode incluir este tópico em questões sobre a sua jornada profissional, ou como exemplos em questões direcionadas para as habilidades técnicas específicas para a vaga ofertada.
Hobbies são uma ótima forma de ilustrar as suas qualidades interpessoais, também conhecidas por "soft skills". Você pode usá-los como exemplos em perguntas de cunho pessoal, ou em quaisquer respostas nas quais você deseje citar uma de suas soft skills. Veja alguns tipos de hobbies e qualidades atreladas a eles:
Artes marciais: disciplina e resiliência;
Instrumento musical: disciplina e habilidades manuais;
Dança: coordenação motora e facilidade em seguir uma rotina;
Leitura: busca de melhoria contínua, pensamento crítico e boas habilidades de escrita;
Jogar em um time: trabalho em equipe, planejamento estratégico e obediência a odens.
Aprenda mais sobre como abordar seus hobbies e interesses na hora de buscar emprego e usá-los para destacar diversas habilidades importantes para o mercado de trabalho.
8. Fale os estágios que você já fez
Mencionar períodos de estágios na hora da entrevista de emprego é uma carta na manga de pessoas que não possuem muita experiência prática em sua área de formação. Eles são ótimos testemunhos do seu valor profissional, principalmente se a empresa na qual você estagiou é renomada no mercado.
Caso você já possua bastante experiência na área, falar sobre seus estágios é opcional e pode ser restrito a apenas menções rápidas durante o resumo sobre você. Caso você tenha alcançado uma conquista notável em um estágio, vale muito a pena falar sobre isso, independente do seu nível de experiência, pois mostra que desde o início você é competente.
9. Faça um breve relato sobre seus resultados
Se tem uma coisa que é preciso ter em mente sobre as empresas é: elas são focadas em resultados. Por isso, é indispensável falar sobre o seu desempenho profissional na hora da entrevista.
Ao fazer isso, se possível, apresente números para o entrevistador. Além dos números, explique de forma rápida o problema e os planos que você fez para resolvê-los, apresentando os seguintes pontos:
Situação problema;
Tarefa a ser realizada;
Plano de ação;
Resultados alcançados.
Você pode, inclusive, levar gráficos impressos como auxílio visual na apresentação de seus feitos. Isso vai ser um sinal concreto de seu preparo, dedicação e proatividade, além de facilitar a compreensão do entrevistador.
10. Fale sobre os motivos pelos quais você quer a vaga
Ainda que você possua objetivos pessoais para querer a vaga ofertada pela empresa, evite falar sobre eles durante a entrevista. As coisas que você mencionar devem estar centralizadas em motivação profissional. Esse é o momento de falar de todos os benefícios que você pode ter ao trabalhar na empresa.
É uma boa falar que acompanha o crescimento da empresa, ou a equipe da sua área, que admira muito o trabalho dela e que vê nela grandes chances de desenvolvimento profissional. Para não leva apenas palavras vazias, fale sobre conquistas da empresa como comprovação de sua admiração.
11. Fale sobre como a empresa vai se beneficiar com a sua contratação
Falar sobre como você irá agregar na empresa é outro truque na manga para se sair bem em um processo seletivo. Isso porque mostra o quanto você confia nas suas habilidades técnicas para alavancar os negócios da empresa e mostrar confiança é um bom sinal para o recrutador.
Aqui vale sugerir uma melhoria em algum dos processos ou fluxo de trabalho da empresa, mas só sugira se você realmente acredita que sua ideia pode funcionar. Você pode também usar os seus resultados de trabalhos anteriores para dizer que você pode fazer o mesmo e ainda melhor ao assumir o posto de trabalho em questão.
Otimize a criação do seu currículo: ao usar um gerador de currículos automático, você terá um currículo de qualidade profissional criado em poucos instantes.
12. Fale sobre trabalhos voluntários
Usar os trabalhos voluntários numa entrevista de emprego é uma boa oportunidade para mencionar mais habilidades, principalmente as soft skills (habilidades interpessoais). Esse tipo de experiência também mostra que você é uma pessoa que empática e que valoriza mais o aprendizado e as experiências do que apenas dinheiro.
Ao descrever a experiência, não se esqueça de mencionar a instituição envolvida, o tipo de trabalho realizado, qual era a sua função e as coisas que você aprendeu durante esse período. Caso o trabalho tenha sido algo como construir casas, é uma boa mencionar a quantidade de casas e de famílias ajudadas (mostrar resultados).
Saber exatamente o que falar em uma entrevista de emprego pode te ajudar não só a driblar o nervosismo, mas também a se apresentar da forma apropriada, falando as coisas relevantes para que o entrevistador te veja como o candidato ideal. Ao se comunicar com estratégia, você estará um passo mais perto da sua contratação.
Perguntas frequentes sobre o que falar em entrevistas de emprego
Devo falar sobre meu posicionamento político durante a entrevista de emprego?
Não. Ideologias, religião e posicionamentos políticos devem ser deixados de fora na hora da entrevista, salvo se a vaga esteja relacionada com política. Para a maioria das vagas, o foco deve ser apresentar apenas o seu lado profissional.
Devo mencionar na entrevista de emprego que eu falo outro idioma?
Sim. A proficiência em outros idiomas é muito bem vista na maioria das empresas. No entanto, caso a vaga não exija proficiência especificamente, talvez seja melhor usar o tempo para falar de outras habilidades e competências que estejam mais ligadas à vaga.
Posso treinar respostas mesmo sem saber exatamente o que vai ser perguntado durante a entrevista?
Sim. Treinar respostas é uma ferramenta muito útil no combate ao nervosismo e no planejamento estratégico das suas respostas. Principalmente porque existem muitas perguntas que se repetem em entrevistas, já que o objetivo é sempre o mesmo: avaliar você como profissional e suas expectativas.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.