Guia exclusivo para pedir demissão e receber seus benefícios: negociando saída amigável
Você decidiu pedir demissão do trabalho, mas tem medo de não ganhar seus benefícios? Seja qual for o seu motivo (outro emprego, salário melhor ou problemas com a chefia) após a leitura deste artigo, você terá tudo o que precisa para uma demissão amigável e benéfica para ambas as partes.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
A demissão ainda é, para a maioria dos brasileiros, um dos grandes tabus do mercado de trabalho. No entanto, durante o primeiro semestre de 2024, mais de 2,8 milhões brasileiros pediram demissão (aumento de 15,6% em relação a 2023). Número que tende a aumentar, considerando as tendências da nova geração de trabalhadores.
E esse processo não precisa ser complicado. Na verdade, é possível (e previsto por lei) pedir a rescisão negociando uma saída amigável para você e para o seu empregador. A única coisa que você precisa é aprender a abordagem correta para o seu caso e se mostrar determinado na sua escolha.
O essencial para a negociação: técnicas de abordagem ideais para a rescisão
Assim como na entrevista de emprego, a tranquilidade na negociação de uma rescisão é uma questão de preparação. Ao abordar o assunto, é preciso demonstrar segurança na sua decisão, respeito pelo empregador e abertura para negociação. Veja a seguir detalhes de como se preparar e pedir o seu desligamento.
1. Preparação prévia: acertando todas as arestas
Antes de deixar uma empresa, resolva antes todo tipo de problema e situação sob sua responsabilidade. Uma boa dica se você possui cargo de chefia, é passar a delegar algumas tarefas para outras pessoas durantes as reuniões. Dessa forma, você garante que seu setor continuará fluindo mesmo na sua ausência.
Além disso, evite sair antes de completar um projeto em andamento. Ao fazer isso, você demonstrará grande profissionalismo e tornará a situação mais fácil para você, evitando problemas e desavenças com seu empregador.
2. Escreva uma carta de demissão: o que escrever em cada seção
Uma coisa muito importante da burocracia da rescisão é fazer uma carta de demissão. Ela é um documento importante para registrar a sua solicitação, demonstrar interesse em uma negociação e esclarecer a sua motivação. Abaixo, as principais partes do conteúdo de cartas de rescisão:
Remetente: no topo da página, coloque o seu nome, informações de contato e o seu cargo.
Destinatário: logo abaixo, inclua as informações do destinatário: nome, cargo e e-mail.
Saudação: faça uma saudação respeitosa, usando pronomes de tratamento como "Sr." e "Sra.".
Primeiro parágrafo: informe, com poucas palavras, o objetivo da mensagem, junto com o motivo da sua solicitação de rescisão. Caso seja por uma situação específica, descreva-a brevemente de maneira respeitosa.
Segundo parágrafo: use este parágrafo para demonstrar abertura para um acordo e estabelecimento de condições que ofereçam vantagens para ambas as partes.
Terceiro parágrafo (opcional): escreva um breve feedback, ressaltando a importância da empresa na sua carreira e o conhecimento que você adquiriu durante o período de colaboração.
Despedida: finalize a carta com "Sinceramente" e assine embaixo (de preferência, a mão).
Veja neste site um post sobre cartas de demissão as técnicas para compor esse tipo de texto, esclarecendo todas as dúvidas em sua mensagem.
3. A entrevista de demissão: passo a passo de como se portar
Normalmente, no processo de deixar o empresa, o colaborador passa por uma entrevista de desligamento. Isso acontece em situações de solicitação própria ou por demissão por parte do empregador.
Em casos de desligamento solicitado pelo colaborador, pode haver mais de um tipo de entrevista. Algumas empresas reconhecem o momento da solicitação como entrevista de demissão. Em contrapartida, outras podem agendar um outro momento para a entrevista.
Independente de qual das opções você precisa tomar a ação e estar preparado de acordo. Siga as instruções abaixo para que sua entrevista se dê da melhor maneira possível:
1.1 - Antes do primeiro contato: apresentação visual
Trate o momento da negociação como se fosse uma entrevista de emprego. Use uma vestimenta formal, mantenha barba e cabelos limpos e alinhados e maquiagem leve.
Cumprimente seu empregador ou chefe de RH de forma simpática: sorria e dê um aperto de mão firme. Diga que você precisa de uma conversa e, se necessário, agende um horário.
1.3 - Cuide da sua expressão corporal
Mantenha a calma. Encare tudo, durante a negociação, como uma conversa cordial com respeito. Sente-se com a coluna ereta, evite gesticulações exageradas e mantenha o tom de voz normal.
Além disso, a sua maneira de falar deve ser a mesma que você sempre empregou durante sua colaboração na empresa. Em resumo: seja você mesmo.
1.4 - Informe a sua decisão
Solicite a sua rescisão de forma direta e informe a sua motivação. Também demonstre gratidão pelo tempo de colaboração de deixe clara a sua abertura para uma negociação com benefícios ara todo mundo. Veja os exemplos abaixo:
Exemplo para mudança de carreira ou melhor oferta de emprego
"Bom dia. Sr. (nome do chefe), eu gostaria de solicitar o meu desligamento da empresa, pois pretendo mudar de carreira/abraçar uma oportunidade mais vantajosa. Aprendi muito durante esse período na (nome da companhia) mas é o momento de dar mais um passo na minha jornada profissional.
Gostaria de uma negociação para um desligamento que seja justo para ambas as partes e que reflita a natureza benéfica de nossa relação de colaboração profissional.
Exemplo para motivos de cunho familiar:
"Bom dia. Sr. (nome do chefe), eu preciso me desligar da empresa, pois surgiu uma emergência familiar (fale brevemente da emergência). Agradeço muito pelo aprendizado durante a minha colaboração e, se fosse possível, eu com certeza continuaria aqui. Eu gostaria de uma negociação para encontrar um acordo que seja bom para mim e para a empresa.
Indicar parceiros com o perfil ideal para ocupar a sua vaga pode te ajudar a ter uma negociação positiva. Essa ação demonstra responsabilidade, além de facilitar a vida do empregador, poupando-o do trabalho de buscar outro colaborador com o perfil certo e que seja de confiança.
Coisas importantes a saber: os direitos de quem pede demissão
Em um contexto geral, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregado que pede demissão perde alguns benefícios perante a justiça do trabalho como o pagamento do seguro desemprego.
Entretanto a lei prevê alguns direitos importantes quando o processo de rescisão é feito por meio da negociação entre ambas as partes (empregador e trabalhador). Veja abaixo quais são eles:
Aviso prévio: pagamento da metade do valor de indenização referente ao período de aviso prévio.
Fundo de garantia: pagamento de metade da indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS).
Movimentação do FGTS: é permitida a movimentação de até 80% do valor do pagamento na sua conta do fundo de garantia.
Vale lembrar que o pagamento da indenização do FGTS é calculado da seguinte forma: valor de um mês de salário por cada ano de trabalho. Note que o valor de referência do salário é o tipo especificado no contrato da sua carteira de trabalho.
Acelere a conquista do seu próximo emprego com o modelo de currículo ideal para o mercado de trabalho.
Como saber se devo pedir a rescisão?
O momento certo para pedir demissão é algo muito pessoal e varia nos diferentes casos. No caso de uma demissão por mudança de carreira ou por uma melhor oferta de emprego, a tentativa de demissão pode ser feita com mais calma.
Por outro lado, se a motivação envolve uma emergência familiar, ela deve ser feita conforme a necessidade de se desvincular do trabalho para o tratamento. Nesse caso, peça ao seu empregador para que a demissão seja por justa causa, pois assim você garante o direito ao seguro desemprego.
É certo procurar um emprego antes de pedir demissão ou devo esperar?
Se você decidiu pedir demissão, a melhor coisa é assegurar um novo emprego antes de pedir a sua rescisão. Isso é muito importante pois, você perde o direito ao seguro desemprego. Para evitar um problema financeiro e ter outro emprego evita problemas financeiros.
Se eu pedir demissão de uma empresa, eu perco todas as chances de voltar a trabalhar lá?
Isso depende das condições em que se deu o processo de deixar a empresa. Sair de qualquer jeito pode sim fechar as portas das empresas para você. Do contrário, uma negociação de rescisão com sucesso é a chave para manter o contato com a empresa e ter as portas abertas para voltar quando for oportuno.
Posso enviar a minha carta de demissão por e-mail?
Sim, mas é preciso saber o momento certo para fazer isso. Primeiro faça um contato pessoalmente com o seu empregador, marcando uma data para a reunião de negociação. Só então você deve mandar a sua carta de rescisão por e-mail ou plataforma de mensagens da empresa.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.