Exemplo de Carta de Apresentação de Jovem Aprendiz Pronta | Modelos + Dicas

Se preparar para o mercado de trabalho pode ser um grande desafio para muitas pessoas que ainda não estão acostumadas com os processos de situações corriqueiras desse ambiente. Ao buscar o primeiro emprego, por exemplo, além de uma fonte de renda, o jovem também terá a oportunidade de se desenvolver profissionalmente.

Última atualização:
7/11/2023

Todos os exemplos de CV neste guia

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Perth Thumbnail
Perth
Rotterdam Thumbnail
Rotterdam
Chicago Thumbnail
Chicago

Exemplo de Carta de Apresentação

Rafael Gustavo
Estudante de Informática
(12) 34567-8901
rafagustavoinfo@email.com
linkedin.com/in/rafagustavoinfos

Prezado(a) Senhor(a),

Sou estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Estrela do Norte. Com uma média alta nas matérias de matemática e português, atuei como auxiliar dos professores nas aulas de reforço. Também realizo curso técnico de informática na Escola Técnica do Estado.

Estou em busca de uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho para desenvolver minhas habilidades. Tenho interesse por informática e gosto de estudar sobre o assunto. Já desenvolvi diversos projetos em plataformas de programação e possuo alguns certificados.

Pretendo contribuir para o crescimento da empresa e apoiar os profissionais em todas as demandas necessárias. Meu objetivo também é o de observar para aprender e me tornar um profissional de destaque, como são conhecidos os colaboradores da (nome da empresa).

Aguardo ansiosamente uma resposta a minha candidatura,

Atenciosamente,

Rafael Gustavo

As diferentes secções
Utilizar este exemplo

Nessa busca, entretanto, os passos podem ser muitos e começar com o pé direito é a chave para conquistar os melhores cargos com mais rapidez. Aprender a escrever um currículo de jovem aprendiz é a melhor maneira de iniciar sua busca por um emprego no mercado.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais - LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies.

Um bom curriculum vitae, com informações sobre o candidato, é uma excelente ferramenta para quem quer ser selecionado para uma entrevista de emprego. Adicionar outros elementos podem aumentar suas chances de ser contratado, como escrever uma carta de apresentação.

Tudo sobre a carta de apresentação jovem aprendiz

A carta de apresentação é um documento que passa mais credibilidade para o candidato na hora de se candidatar para uma vaga de emprego. Uma carta de apresentação bem elaborada mostra ao recrutador os valores do candidato e torna o currículo ainda mais interessante.

No caso, quem busca o primeiro emprego precisa buscar o máximo de elementos que possam ajudar na hora de se candidatar. O principal recurso diferenciador de um candidato, usado por muitos candidatos, é a experiência. Candidatos experientes acabam se destacando.

Entretanto, nas vagas destinadas para menores, a experiência deixa de ter a importância que tem em vagas profissionais normais. Encontrar outras alternativas de potencializar o currículo do jovem aprendiz é essencial para conseguir bons resultados na hora de se candidatar. A carta de apresentação é uma dessas alternativas.

Para que serve uma carta de apresentação de jovem aprendiz?

Antes de começar a escrever sua carta de apresentação para se candidatar a uma vaga de jovem aprendiz, é importante ter em mente quais devem ser os seus objetivos ao longo do texto. Trata-se de um texto persuasivo, onde o escritor deverá conquistar o leitor a decidir ler o currículo.

Uma carta de apresentação, como o próprio nome já diz, tem por objetivo principal apresentar o candidato ao recrutador. Lembre-se que milhares de currículos são enviados por candidatos às vagas anunciadas. O que pode fazer com o que o seu seja selecionado na frente dos demais?

E aí entra a carta de apresentação. Como um documento simples no formato, mas denso em seu conteúdo, a carta de apresentação é o meio perfeito para o jovem aprendiz se mostrar qualificado para o novo trabalho. É uma prévia do que o recrutador vai encontrar ao chamar o jovem para uma entrevista.

Como fazer uma carta de apresentação para o jovem aprendiz?

Muitos jovens se perguntam como elaborar uma carta de apresentação e, na verdade, não tem nenhum segredo. A carta deve conter uma estrutura simples que vai apresentar o candidato ao recrutador em algumas linhas. Lembre-se de que, sempre, sua carta deve:

  • Apontar os motivos que fizeram você se candidatar a uma vaga de jovem aprendiz (vontade de trabalhar; busca por uma renda; interesse pelo aprendizado, etc);
  • Dizer qual é o seu conhecimento sobre a área em que está concorrendo (cursos que fez, atividades escolares, trabalho voluntário, etc);
  • Mostrar o seu objetivo na empresa (aprender com os profissionais; construir uma carreira na empresa, ajudar a empresa a desenvolver suas funções com primazia, etc);

Quanto mais elementos, relacionados ao seu interesse pela vaga, estiverem na sua carta de apresentação, melhores serão suas chances de ser contratado. Nessa fase inicial da vida profissional, quem se destaca no mercado é o candidato que mostra um interesse acima da média.

Para compreender melhor a estrutura da sua carta de apresentação, vamos analisar cada um dos elementos que devem ser observados na hora de prepará-la.

Passo a passo para escrever uma carta de apresentação

Elaborar uma carta de apresentação de jovem aprendiz é como preparar um currículo de jovem aprendiz. É preciso técnica e estratégia para inserir as informações corretas e atrair o olhar do recrutador para a sua candidatura. A concorrência é alta e se destacar deve ser sua prioridade.

Elaborar uma carta de apresentação de jovem aprendiz é como preparar um currículo de jovem aprendiz. É preciso técnica e estratégia para inserir as informações corretas e atrair o olhar do recrutador para a sua candidatura. A concorrência é alta e se destacar deve ser sua prioridade.

  • Formatação
  • Conteúdo
  • Estrutura

Os três principais elementos de uma carta de apresentação de jovem aprendiz perfeita. Cada um deve ser elaborado com cuidado e atenção, para que sua carta de apresentação seja lida e considerada uma das principais em um processo de seleção. Vamos ver como fazer cada uma dessas etapas.

Formatação da carta de apresentação para jovem aprendiz

Essencial na elaboração de qualquer documento, como em trabalhos escolares, a formatação também deve ser destacada na sua carta de apresentação.

Usar fontes legíveis é essencial para facilitar a leitura do seu CV na hora de concorrer a uma vaga de trabalho, o mesmo acontece na hora da leitura da sua carta de apresentação.

  • Espaçamento: 1,5 cm
  • Tamanho da fonte: 12 ou 10 pt;
  • Tipos de fontes: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial;
  • Margens: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm;

Uma carta de apresentação devidamente formatada acaba por se tornar um documento mais atrativo para quem está participando de um processo seletivo. Além disso, indica que você é um jovem aprendiz cuidadoso e habilidoso, com conhecimentos válidos para as empresas.

O espaçamento e as margens corretas deixam o texto mais organizado e centralizado, já as fontes corretas, de tipos e tamanho, facilitam a leitura. Documentos bem formatados são mais agradáveis de ler e assim também acontece com as cartas de apresentação.

Estrutura para carta de apresentação jovem aprendiz

Outro ponto da sua carta de apresentação que merece destaque, a estrutura é crucial para organização das ideias. Influenciar o recrutador a convocar você para uma entrevista é um elemento central na sua carta de apresentação, e a estrutura é essencial para isso.

Na elaboração de currículos, o cabeçalho é uma parte importante porque é esse espaço que vai mostrar ao recrutador os principais dados do candidato (nome, título, telefone, endereço de e-mail e rede social de contato). Na carta apresentação o cabeçalho tem a mesma importância.

Exemplo de como fazer cabeçalho para carta de apresentação de jovem aprendiz
CORRETO

Rafael Gustavo

Estudante de Informática

(12) 34567-8901

rafagustavoinfo@email.com

linkedin.com/in/rafagustavoinfos


Exemplo de como não fazer cabeçalho na carta de apresentação de jovem aprendiz
INCORRETO

Rafa Gustavo

Instagram: @rafazinhogugu

Whatsapp: (12) 34567-8901

Endereço: Rua dos Almeidas, São Paulo

Atividades preferidas: Futebol e videogame


O cabeçalho da sua carta de apresentação deve conter apenas informações centrais para o recrutador. Seu nome é a sua identidade, aquilo que diferencia a sua carta das demais, o título é aquilo que liga você a vaga. Enquanto o número de telefone, e-mail e link da sua rede social profissional, meios de comunicação para o recrutador entrar em contato contigo.

Primeiro, segundo e terceiro parágrafos

Após o cabeçalho, os parágrafos da sua carta de apresentação também merece atenção. Um primeiro parágrafo bem elaborado, tende a atrair o leitor a continuar a leitura do texto. Quanto mais direto e objetivo você for na sua introdução, melhores as chances da sua carta ser lida até o final.

O segundo e terceiro parágrafo podem ajudar você a informar ainda mais sobre você e mostrar que você é o candidato ideal para a vaga de trabalho. Para você preencher todos os parágrafos da sua carta, o conteúdo vai ser essencial.

Conteúdo da carta de apresentação para jovem aprendiz

Agora que a sua carta de apresentação está formatada da maneira adequada, é o momento de começar a pensar no conteúdo que a sua carta irá transmitir ao leitor, o recrutador. O sucesso da sua carta de apresentação também vai depender do conteúdo que estará nela.

Educação

Basicamente, ao concorrer para uma vaga de jovem aprendiz, o candidato precisa mostrar que tem algumas habilidades necessárias para se qualificar ao trabalho. A começar pela educação, estar no ensino médio ou em uma escola técnica é um dos requisitos para ser contratado sobre a lei da aprendizagem. Exemplo de como colocar sua educação na carta de apresentação:

CORRETO

Sou estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Estrela do Norte. Com uma média alta nas matérias de matemática e português, atuei como auxiliar dos professores nas aulas de reforço. Também realizo curso técnico de informática na Escola Técnica do Estado.


Qualificações

Além disso, as qualificações do candidato também são conteúdos essenciais para conquistar uma vaga. Exemplo de qualificação é a aptidão para determinada tarefa, conhecimento prévio do assunto, familiaridade com a temática do trabalho, e outras formas de relacionar o seu perfil com aquilo que a empresa busca. Exemplo de como se qualificar na carta de apresentação:

Estou em busca de uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho para desenvolver minhas habilidades. Tenho interesse por informática e gosto de estudar sobre o assunto. Já desenvolvi diversos projetos em plataformas de programação e possuo alguns certificados.


Dados adicionais

Aproveite a sua carta de apresentação para relatar outros dados que possam ser valiosos na hora de concorrer com outros candidatos. Uma dica é escrever seus objetivos e metas como jovem aprendiz, mostrando ao recrutador os motivos pelos quais ele deve contratar você. Veja um exemplo de conteúdo que fala sobre metas e objetivos de um candidato.

Pretendo contribuir para o crescimento da empresa e apoiar os profissionais em todas as demandas necessárias. Meu objetivo também é o de observar para aprender e me tornar um profissional de destaque, como são conhecidos os colaboradores da (nome da empresa).


🎁 Dicas para aprimorar sua carta de apresentação de jovem aprendiz

Vale ressaltar que, atualmente, a maioria dos processos seletivos para vagas de trabalho são feitos em duas etapas. A primeira etapa é realizada com apoio de sistemas de rastreamento, ou seja, softwares inteligentes que fazem a leitura dos currículos e cartas de apresentação dos candidatos.

Esses programas buscam por palavras específicas e informações relevantes para o anúncio da vaga. Quanto mais adaptado ao anúncio da vaga for sua carta de apresentação, maiores serão as chances da sua candidatura passar para a segunda etapa, momento em que uma pessoa real vai cuidar de analisar sua seleção.

  • Criar cartas específicas, adaptadas de acordo com cada vaga;
  • Colocar palavras-chave usadas no anúncio da vaga;
  • Personalizar o título conforme as características buscadas pela empresa;
  • Inserir dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

São dicas importantes para quem quer vencer os sistemas de rastreamento e ter a carta de apresentação e o currículo analisado por um recrutador profissional. Prepare o seu currículo e sua carta de apresentação para jovem aprendiz com nossas dicas para ser selecionado.

Criando uma carta de apresentação para jovem aprendiz perfeita

Separamos algumas dicas finais que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional para concorrer a vagas anunciadas pelas empresas.

  • Use palavras de ação (estudo, preparo, resolvo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque em sua carta.
  • Personalize sua carta de apresentação de acordo com a vaga.
  • Use marcadores de texto para realçar informações relevantes.
  • Revise sua carta para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Além disso, ser objetivo e usar um vocabulário normal é importante para alcançar a primeira vaga de emprego. Lembre-se de que, sendo você selecionado pelo recrutador, será convocado para uma entrevista presencial. Usar palavras difíceis na hora de escrever não vai ajudar na hora da entrevista presencial.

Resumo: carta de apresentação de jovem aprendiz pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos;
  • Formatação adequada, usando fontes de tipo e tamanho padrão.
  • Um primeiro parágrafo de apresentação instigante que apresente o candidato.
  • Conteúdo completo, informando sua educação, qualificações e dados gerais.
  • Escolher um layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.

Complete sua candidatura com um currículo de jovem aprendiz

Usar uma carta de apresentação vai aumentar suas chances de conseguir um bom emprego, mas de nada adianta enviar uma carta de apresentação sem um currículo em anexo. Criar um currículo de jovem aprendiz completo e tudo o que você precisa para, junto da sua carta, sair da entrevista contratado.

🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.


Perguntas de jovem aprendiz em busca de emprego

Como fazer uma apresentação pessoal por escrito?

Existem muitas formas de como se apresentar por escrito exemplo no nosso artigo é o que não falta. A apresentação ideal deve ser clara e objetiva, mostrando suas qualidades em algumas linhas, não mais que três ou quatro parágrafos. Consulte nosso exemplo para saber mais.

Como se apresentar de forma simples e sucinta?

A melhor maneira de apresentar de forma simples e sucinta é preparar um rascunho de resumo antes de iniciar sua carta de apresentação. Informar apenas dados e informações relevantes para a candidatura também é essencial para criar uma carta de apresentação objetiva. Note que, na carta de apresentação, menos é mais. Deixe o conteúdo extenso para o currículo.

Como fazer uma apresentação criativa de si mesmo?

Uma carta de apresentação criativa é aquela que mostra ao recrutador os motivos pelos quais ele deve convidar o candidato para uma entrevista. Seguir uma linha formal é essencial para concorrer a vagas de grandes empresas e a criatividade pode ficar em segundo plano, nesses casos. Entretanto, usar uma citação ou inserir elementos gráficos na sua carta pode trazer à tona a criatividade que você precisa.

O que escrever na mensagem de apresentação?

Falar sobre sua educação, o ano que está cursando, o nome da escola e a média das suas notas pode ser uma boa maneira de conquistar o interesse do recrutador nas primeiras linhas da sua carta de apresentação. Evite dizer seu nome novamente, porque ele já vai estar no cabeçalho da sua carta de apresentação.

Use nossa carta de apresentação primeiro emprego jovem aprendiz pronta!

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo