Segredos do sucesso para sua carreira: otimizando seu perfil no LinkedIn
Você sabia que otimizando o seu perfil no LinkedIn pode ser a chave para encontrar o emprego dos sonhos? Veja aqui neste artigo estratégias para cada seção, onde encontrar palavras-chave e como manter o seu perfil relevante, transformando-o em uma máquina de contratação.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
Com cerca de 8,6 milhões de brasileiros desempregados, a busca por emprego tem se tornado cada vez mais competitiva. Mas graças a plataformas online como o LinkedIn, você tem a possibilidade de expandir o leque das oportunidades que você pode abraçar. Principalmente porque o LinkedIn é uma poderosa ferramenta para conectar você com o seu futuro emprego.
E para conseguir isso, é imprescindível otimizar seu perfil do LinkedIn. Como toda rede social, você precisa usar estratégias para ser notado, aplicando os conceitos do marketing pessoal na busca por emprego. Isso engloba a estrutura do seu perfil, sua atividade na rede social e, portanto, a sua relevância como autoridade em sua área.
Como otimizar seu perfil do LinkedIn com estratégia
O avanço da tecnologia tem mudado muito o mundo como conhecemos. Um interessante exemplo de mudança é a modernização das formas de buscar emprego (e, até mesmo, a forma de exercê-lo) com o surgimento do LinkedIn, por exemplo.
Em resposta a isso, o marketing digital deixou de ser apenas uma profissão e virou um item basicamente obrigatório para aqueles que estão se lançando no mercado de trabalho.
Isso porque, independente do objetivo, o mundo digital é daqueles que se destacam por serem capazes de capturar a atenção do seu público-alvo.
E o primeiro passo para se tornar um destaque é otimizar ao máximo o seu perfil. Com a estratégia correta, ele estará no topo das buscas, fazendo com que você nem precise buscar ativamente pelas vagas, pois muitas vezes os empregadores provavelmente chegarão até você.
Obtenha nas seções a seguir as melhores dicas para tirar o melhor do seu perfil na plataforma.
1. Acertando na foto
A foto da sua conta no LinkedIn é a sua principal ferramenta de marketing digital. Isso é porque a imagem é uma das primeiras coisas que capturam a atenção dos recrutadores ao buscar por profissionais na plataforma.
Assim sendo, você deve usar uma imagem com luz suave, com seu rosto em destaque, usando roupas formais de trabalho, além de sorrir suavemente. Isso irá passar uma impressão de abertura, aumentando as chances de recrutadores a visitarem o seu perfil e descobrirem mais sobre você.
2. Título de profissão assertivo
Apesar de parecer simples, acertar no título da sua profissão é fundamental. Ele deve ser curto e objetivo e portar as principais palavras-chave do seu cargo/área de atuação.
Para mais, você não pode, de forma alguma, colocar mais de uma profissão no seu título: quanto mais específico, mais o seu perfil aparecerá na rede de busca.
A seção "sobre você" do seu perfil do LinkedIn é o ambiente para o resumo de sua carreira profissional ao longo da vida.
Não coloque tudo, com poucas palavras, mencione experiência e conhecimentos profissionais relevantes para as oportunidades de vaga que você deseja.
💡 Dica: adicione também pode adicionar o URL/link para seu currículo ou perfil em plataforma freelancer.
4. Seção de destaques
Essa é um dos recursos mais novos do LinkedIn. Com ele você pode montar uma seção para que os recrutadores de empresas vejam agilmente informações de grande importância para a vaga que você almeja. Dessa maneira, você pode adicionar certificados, experiências e recomendações.
5. Seção de experiências profissionais
Esse passo para a otimizar seu perfil do LinkedIn se assemelha muito ao que se deve fazer em um cv. O próprio LinkedIn disporá suas experiências na ordem certa, se você adicionar a data correta.
O que você precisa se atentar mesmo é em adicionar na descrição as atividades realizadas que se tenham relação com o tipo de atividades que você almeja desempenhar.
6. Formação acadêmica
Essa seção funciona de forma semelhante à anterior. Tanto na regra de adicionar apenas aquelas que tem o foco na sua área, quanto na função do LinkedIn para ordená-las acronologicamente.
Na descrição, adicione habilidades e conhecimentos adquiridos que são valiosos para sua profissão, sempre com termos-chave.
7. Voluntariado
Essa seção pode ser uma carta na manga, mas não se preocupe caso nunca tenha voluntariado antes, pois ela é opcional. Entretanto, trabalhos voluntários no currículo são ótimas oportunidades de demonstrar desejo de aprender, proatividade, protagonismo e cooperação em equipe.
Se tem uma seção que ressoa com palavras-chave, é a de competências. Pode-se dizer que esta seção é voltada para aumentar o seu alcance de recrutadores de empresas.
Quando os recrutadores fazem buscas por novos talentos, os termos-chave dentro das competências podem direcioná-los ate o perfil.
Além disso, elas permitem despertar o interesse dos empregadores em apenas poucos segundos. Para ser mais assertivo, você pode colocar termos-chave inspiradas em anúncios de vagas de emprego de empresas que você adimira.
O conteúdo da seção de recomendações é como um impulsionador de credibilidade e aumentam as suas chances de contratação. Para solicitar uma recomendação, o ideal é que a pessoa faça parte da sua rede de contatos.
Se possível, instrua a pessoa a falar sobre as atividades e qualidades que ressoem com suas pretenções laborais.
10. Conquistas
Apesar de ser completamente opcional, essa seção é uma das que provêm oportunidades para se destacar das outras pessoas.
Aqui você pode adicionar menções honrosas, medalhas, premiações e certificações que ajudem os recrutadores de empresas a construir a impressão de que você é um profissional competitivo e que busca se aprimorar de diversas formas.
11. Informações de contato: e-mail e redes sociais
As suas informações de contatos devem redirecionar os recrutadores para instâncias profissionais, contribuindo para que eles te vejam como o candidato ideal para a vaga. Dessa forma, adicione um e-mail dedicado apra fins profissionais e o link/URL para seu portifólio completo.
Aqui, você também pode adicionar as suas redes sociais. Porém é preciso ter cautela: o ideal é adicionar apenas redes profissionais, cujo conteúdo e objetivos sejam de servir como portifólio ou show case do seu trabalho.
Cuide também com o que você posta nos stories porque provavelmente os recrutadores verificarão.
12. Serviços
Outra dica de otimização é adicionar a seção de serviços. Dessa maneira, você consegue destacar no seu perfil do LinkedIn exatamente as atividades que você desempenha.
Fazer isso permite que o seu perfil seja mostrado quando alguém da rede busca por integrantes para projetos, gerando mais oportunidades para você criar um relacionamento de negócios.
Onde encontrar palavras-chave para seu perfil
Graças à gama de tecnologias ao alcance dos nossos dedos, encontrar as palavras que ressoam com seus objetivos profissionais é fácil. Uma boa dica é analisar anúncions de vagas e posts de blog do seu interesse e extrair as palavras de lá.
Você também pode buscar essa informação no ChatGPT, uma ferramenta de grande importância na busca por uma colocação laboral. Veja o passo a passo abaixo:
Abra o ChatGTP no seu navegador ou aplicativo;
No campo de mensagem, digite o seguinte prompt: "Liste as principais palavras-chave relacionadas com (nome do cargo)";
Gere novamente a resposta até que o resultado lhe agrade.
Depois de selecionar as palavras que julgar adequadas, use-as à vontade no seu perfil do LinkedIn, para ajudar a alavancar a sua carreira.
Mantendo o perfil relevante: criação de conteúdo e ampliação da rede
A criação de conteúdo no seu perfil te lança como profissional com autoridade, além de, muitas vezes, passar a imagem de uma carreira sólida. Isso faz com que mais pessoas tenham contato com você, principalmente as que possam ter interesse em te contratar.
Além de ensinamentos sobre seus negócios, você pode publicar acontecimentos importantes na sua carreira, bem como o seu dia a dia de trabalho.
Além de atentar para evitar erros gramaticais, todos os conteúdos devem conter textos objetivos, totalmente focados no seu cargo e carreira profissional.
Aproveite para adicionar as pessoas que interagem contigo na sua rede de networking do LinkedIn e pedir para que compartilhem a URL do seu post. Essas pessoas podem ser fundamentais para a sua próxima contratação.
Dica bônus: programa de influenciadores
Caso seja convidado, integre o programa de influenciadores do LinkedIn. O uso desse programa gera oportunidades de mostrar suas habilidades, presença, autoridade profissional e, de fato, ampliar sua networking
Sim. Ele é o ambiente ideal para se conectar com profissionais de diversas empresas. O uso da plataforma pode variar de acordo com o país, mas frequentemente é uma boa ferramenta para, inclusive, encontrar vagas em outros países.
Com qual frequência devo postar no meu perfil para ele ser relevante?
Para aumentar a sua presença, poste conteúdos pelo menos a cada 15 dias. Outra dica é sempre compartilhar o link/URL nas suas redes sociais para que mais pessoas e negócios vejam seu perfil
Quais são os maiores erros dos perfis de LinkedIn?
Os maiores erros que as pessoas cometem nos perfis do LinkedIn, são: adicionar foto com baixa resolução ou casual, incoerência entre as seções do perfil, criar seções muito longas, fazer posts pessoais, não interagir com as pessoas, deixar de atualizar as informações, demorar demais para fazer posts, ignorar keywords e não adicionar portifólio.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.