Como carregar um CV ao Linkedin | Exemplos, Modelos e Dicas para Melhorar seu Perfil

Atualmente, existem muitas ferramentas que podem ajudar a promover o seu currículo e suas habilidades. Sites de busca de emprego são ótimos lugares para cadastrar o seu currículo e aguardar para ser chamado para uma vaga. As redes sociais também ajudam quem busca emprego.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Criar o meu currículo

Uma dessas redes sociais é o Linkedin. Criado em 2013 por dois amigos que queriam uma rede social para interagir com outros profissionais, hoje Linkedin é uma das redes sociais mais acessadas do mundo. No Brasil, são mais de 30 milhões de usuários, muitos deles empresas e recrutadores.

Saber como carregar um CV ao Linkedin é essencial para quem está buscando uma recolocação no mercado de trabalho. Enviar um currículo pronto para o Linkedin é mais prático do que começar do zero. No presente artigo vamos ajudar você a escrever um currículo e anexá-lo ao seu perfil do Linkedin.

Exemplo de currículo para Linkedin

Thiago Rodrigues Silva

Advogado Tributário

011954321000

thiagorodriguessilva@gmail.com

São Paulo, SP

Linkedin.com/in/thiagorodriguesilva


Resumo Profissional

Formado em Direito pela Faculdade Nacional de Ciências Jurídicas, em 2013, atuou como advogado tributarista autônomo para empresas do setor de saúde, trabalho e segurança. Tenho experiência em jurídicos de grandes empresas e conhecimento em tributos IRPJ, ICM, ISS e IPI. Especialista em Direito Tributário pela Escola de Estudos Tributários de São Paulo.


Experiência de Trabalho

Thiago Rodrigues Advogado

Profissional Autônomo

Maio de 2018 – Atual

  • Acompanhamento de processos de realização de audiências em tribunais e colegiados;
  • Suporte ao cliente para solução de problemas envolvendo contestações judiciais;
  • Elaboração de pareceres e relatórios sobre exigibilidade de determinados impostos;
  • Consultas sobre impostos e taxas, além de contribuições e outros temas jurídicos;

Empresa Nacional de Aço

Advogado Tributário Pleno

Agosto de 2015 - Setembro de 2017

  • Coordenação da equipe jurídica na elaboração de pareceres sobre recolhimento;
  • Análise dos processos recebidos e encaminhamento para os escritórios terceirizados;
  • Reuniões semanais com os diretores para apresentação do relatório gerencial;
  • Estudo de legislação para buscar melhores formas de proteção tributária;

Almeida Rodrigues Advogados

Advogado Tributário Júnior

Janeiro de 2013 - Maio de 2015

  • Apoio aos superiores na elaboração de petições e recursos sobre impostos e taxas;
  • Acompanhamento e análise de processos e demandas jurídicas recebidas diariamente;
  • Obtenção de cópias e realização de despacho com juiz de desembargadores;
  • Estudo de caso para apresentação de propostas de solução para os clientes;

Educação

Direito

Escola Nacional de Ciências Jurídica

Concluído em 2013


Atividades complementares

Programa de Voluntariado de Atendimento Comunitário Para Pessoas Com Problemas Jurídicas, em parceria com a Organização Pro Bono, de 2014 a 2018;


Certificado

Especialista em Direito Tributário pela Escola de Estudos Tributários de São Paulo, em 2019;


Por que anexar seu CV ao Linkedin? (mesmo sem experiência)

A rede social mais importante para quem está em busca de uma recolocação, o Linkedin é um mar de oportunidades. Com anúncios de vagas lançados na plataforma diariamente, encontrar um caminho para se destacar dos demais concorrentes é essencial para quem quer um contrato.

É importante pensar que, em qualquer entrevista de emprego, o seu currículo será o principal documento de candidatura. Mesmo em plataformas como o Linkedin, um cv faz a diferença na hora de concorrer a uma vaga. E a ferramenta permite que o candidato envie um CV pronto.

Vamos ensinar você a anexar o seu currículo pronto ao Linkedin e aumentar suas chances de conseguir uma vaga de emprego. Antes, é importante apresentar os principais pontos que um bom currículo precisa ter, para melhorar ainda mais seu posicionamento nas candidaturas.

  • Cabeçalho : nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais - LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo : resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho : atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação : dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades : listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional : opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Todo currículo precisa ter uma estrutura mínima com os tópicos apresentados acima. Em caso de dúvidas, pode consultar nossos guias de criação de currículos para elaborar o seu próprio currículo do zero, usando um dos nossos modelos e layouts exclusivos.

Mesmo que você esteja iniciando sua jornada como profissional, criar um currículo completo é a melhor chance de se destacar no mercado de trabalho. Explicamos em nossos artigos como fazer para escrever seu currículo, mesmo que não tenha experiência de trabalho.

Antes de anexar seu CV a rede social do Linkedin

Anexar o seu currículo no Linkedin é muito fácil, mas primeiro, você precisa ter um currículo pronto em formato doc, docx ou pdf, é o mais indicado. Ao criar o seu currículo lembre-se de salvar em uma pasta conhecida para acessar sempre que você precisar.

Criar um perfil no Linkedin com base no seu currículo é extremamente importante para quem pretende concorrer às melhores vagas. Entretanto, alguns especialistas preferem adicionar ao perfil apenas algumas informações, de modo a chamar a atenção dos recrutadores, deixando o grosso das informações para o currículo. Desse modo, o candidato consegue:

  • Criar currículos específicos, adaptados de acordo com cada vaga.
  • Colocar palavras-chave usadas no anúncio, superando o sistema de rastreamento.
  • Personalizar o título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Inserir dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Ao se candidatar a uma vaga na plataforma, o candidato pode optar por compartilhar o perfil com o recrutador ou enviar um currículo. Como sabemos, o Linkedin é uma rede social para quem está em busca de um emprego, e um currículo bem elaborado é essencial para que essa busca seja bem sucedida.

Como anexar seu CV ao Linkedin

Navegando pelo LinkedIn você descobriu o anúncio de uma vaga que chamou a sua atenção. O salário condiz com o que você busca, e os requisitos correspondem às suas capacidades e habilidades. Chegou o momento de se candidatar e enviar o seu currículo.

Vale lembrar que o Linkedin trabalha com duas formas de candidatura. A candidatura simplificada, quando o envio do currículo é feito na plataforma do Linkedin, e a candidatura normal, quando o candidato precisa acessar o site da empresa para enviar o currículo.

Anexando seu CV na candidatura simplificada do Linkedin

Para anexar o seu currículo na candidatura, basta clicar em ‘Candidatura simplificada’, logo em seguida preencher com seus dados de contato (e-mail e telefone), e carregar o seu currículo. Note que o seu currículo precisa ter até 2 MB de tamanho, caso contrário, não será aceito.

curriculo linkedin

Uma vez anexado o seu currículo na candidatura simplificada do LinkedIn, avance e preencha os demais dados e informações solicitadas. Ao final, conclua a candidatura para finalizar o seu processo seletivo. Agora é só aguardar o contato do recrutador e continuar sua busca.

Anexado seu currículo na candidatura normal do LinkedIn

Algumas empresas preferem manter o processo de contratação fora do LinkedIn, usando a rede social como meio para anunciar vagas e encontrar candidatos. Nesse caso, para se candidatar a uma dessas vagas será necessário ir para o site da empresa e enviar o CV por lá.

curriculo linkedin

Diferentemente da candidatura simplificada, o botão de candidatura normal exibe uma seta que indica que o candidato precisará acessar outro site para concluir a candidatura. Em todo caso, o processo é similar em muitos sites de candidatura. Basta preencher alguns dados básicos e anexar o currículo pronto.

Como colocar LinkedIn no currículo permanentemente

Enviar o currículo para candidaturas específicas é apenas uma das ferramentas que o LinkedIn oferece gratuitamente aos seus usuários. Poucos candidatos sabem, mas existe uma opção que permite adicionar o currículo permanentemente ao seu perfil no LinkedIn, facilitando todo o processo de candidatura.

Com um currículo anexado ao seu perfil no LinkedIn, enviar sua candidatura se torna mais rápido e mais fácil. O currículo ficará disponível na plataforma e será inserido automaticamente em todas as vagas que você se candidatar de maneira simplificada, sem precisar buscá-lo no seu computador.

  • Entre no seu perfil no LinkedIn;
  • Vá até à página ‘configurações e privacidade’;
  • Depois entre na aba ‘privacidade de dados';
  • Desça até a seção ‘preferências de procura por emprego;
  • Em seguida, clique em ‘configurações da candidatura à vaga’;
curriculo linkedin

Nessa tela, o usuário do LinkedIn poderá carregar todos os currículos que quiser, sempre nos formatos de doc, docx ou pdf. O tamanho do seu currículo precisa respeitar o limite máximo de 5 MB. Assim, ao carregar um currículo seu no LinkedIn o processo de candidatura fica mais fácil e rápido.

Isso porque, ao se candidatar a uma vaga em modo de candidatura simplificada, tudo o que você vai precisar fazer é selecionar um dos currículos carregados no seu perfil para concluir a sua inscrição na vaga. O sistema ainda permite que você tenha mais de um currículo.

Enviando seu currículo permanente para o LinkedIn pelo celular

É possível enviar o currículo de forma permanente para a sua conta usando o celular. O passo a passo é o mesmo usado para enviar pelo computador. Uma vez na tela de envio do currículo, basta selecionar os currículos que pretende carregar do seu celular para salvá-los no LinkedIn.

  • Entre no seu perfil no LinkedIn;
  • Vá até à página ‘configurações e privacidade’;
  • Depois entre na aba ‘privacidade de dados';
  • Desça até a seção ‘preferências de procura por emprego;
  • Em seguida, clique em ‘configurações da candidatura à vaga’;

Caso use o aplicativo do LinkedIn, o procedimento de carregar currículo é exatamente igual. Para retirar seus currículos, repita o procedimento, clique nos três pontinhos em frente ao arquivo e depois clique em deletar. Você também pode baixar o seu currículo enviado para o Linkedin, ótimo para quem costuma usar vários computadores.

Colocando seu currículo em destaque no LinkedIn

Outra maneira de enviar seu currículo para o LinkedIn é pela opção de destaque no seu perfil. Essa opção coloca o seu currículo na página inicial do seu perfil no LinkedIn. Assim, quando um recrutador estiver em busca de um profissional do seu perfil, vai encontrar seu currículo.

  • Acessa a página do seu perfil no LinkedIn;
  • Clique em 'adicionar mais seção ao perfil’;
  • Selecione a aba ‘recomendado’;
  • Em seguida, clique em ‘adicionar destaque’;
  • Clique no símbolo de ‘+’ no canto direito superior;
  • Depois, em ‘adicionar conteúdo de mídia’;
  • Selecione o currículo e envie para o seu perfil no LinkedIn;
curriculo linkedin

Você pode, ainda, adicionar uma descrição. Além disso, uma prévia do seu currículo será apresentada ao visitante do seu perfil. Por isso, você precisa de um currículo moderno e bem elaborado, de modo a atrair a atenção dos recrutadores.

Vale a pena baixar currículos pelo Linkedin?

Além das ferramentas para envio de currículos para candidaturas simplificadas pelo Linkedin, o usuário da plataforma também tem acesso a outros recursos que podem facilitar na hora de se candidatar para uma vaga de emprego. Um desses recursos é o de baixar um currículo pelo site.

Apesar de ser uma ferramenta muito funcional para quem quer baixar o seu currículo, antes, o candidato precisa preencher todos os dados e informações do perfil. Por ser uma rede social que lucra com o compartilhamento de informações dos seus usuários, o LinkedIn costuma solicitar uma série de informações.

Quanto mais dados e detalhes o candidato inserir, melhor para o LinkedIn. Entretanto, fazer seu currículo pela plataforma pode demorar muito e ser insuficiente, mesmo com uma grande quantidade de informação inserida, para concorrer às melhores vagas de trabalho anunciadas.

Crie seu próprio currículo antes de anexar ao Linkedin

Desenvolver um currículo é uma tarefa que poucos candidatos se dedicam com afinco. Por isso, esses candidatos costumam ter mais sucesso na busca por um emprego do seu os seus concorrentes. A carreira de todo profissional depende de um currículo completo e bem escrito.

De nada adianta fazer seu cadastro em redes sociais de compartilhamento de vagas, imprimir seu currículo e enviar para um processo seletivo. As chances de você ser selecionado para a vaga são baixíssimas, crie seu próprio currículo, de preferência com as melhores ferramentas à sua disposição.

Melhorando seu currículo para anexar ao Linkedin

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, projeto, resolvo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo pronto para anexar ao LinkedIn

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus : A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas frequentes para quem quer anexar cv ao Linkedin

Como colocar link do LinkedIn no currículo?

Nos nossos artigos, ensinamos a inserir o link do seu perfil no Linkedin de uma maneira que atraia a atenção do leitor logo ao pegar o seu currículo em mãos. O cabeçalho do seu cv é o melhor local para colocar o link do seu perfil do Linkedin, com outros dados de contato, título e nome.

Crie seu currículo com os melhores modelos


Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo