16 erros a evitar no currículo para conquistar sua contratação
Pequenos erros no currículo podem estar prolongando a sua busca por emprego, te impedindo de ser chamado para a tão almejada entrevista. Até mesmo os candidatos mais qualificados cometem deslizes na elaboração do currículo, pois eles são fáceis de passar despercebidos. Por outro lado, ter um currículo isento de erros e elaborado de forma objetiva e profissional, amentará suas chances de avançar no processo seletivo.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.
Neste artigo exploraremos diversos erros a evitar no currículo acompanhado de dicas para contorná-los, garantindo que você se destaque.
1. Ignorar a importância dos primeiros segundos
Muitas pesquisas afirmam que uma boa parte dos recrutadores eliminam currículos em apenas alguns segundos. Isso porque eles focam em pontos específicos na primeira análise, como uma forma de triagem. Por isso, o seu currículo precisa ser o mais objetivo que conseguir.
Para capturar de cara a atenção do recrutador, você precisa:
Colocar palavras-chave;
Destacar habilidades exigidas pela vaga;
Destacar as melhores experiências profissionais.
Colocar seus melhores resultados em destaque.
Você pode criar o destaque ao usar formatação de título e negrito, fazendo com que informações estratégicas chamem a atenção mais rapidamente do que as outras.
2. Colocar no currículo idade e endereço
Aqui no Brasil é proibido negar uma contratação por conta da idade do candidato. Entretanto, a empresa pode ter preferência por candidatos mais jovens e descartar candidatos mais velhos já na análise do currículo. Por isso, jamais coloque a sua idade ou data de nascimento, a menos que essa informação seja requerida no anúncio da vaga.
Colocar o endereço é outro erro comum nas informações pessoais, que pode te impedir de ser chamado para a entrevista. Isso simplesmente porque a empresa pode se preocupar com a logística de contratar alguém que more distante. Como o endereço é dispensável, evite colocá-lo no seu currículo.
Veja a seguir, as informações que você deve colocar:
Informações pessoais
Nome: Jurandir Nascimento
E-mail: jurnas@xyz.com
Telefone: 79 98324 3388
3. Afirmações e adjetivos sem fundamento
Tome bastante cuidado quando for listar ou descrever as suas habilidades. Evite usar apenas adjetivos e afirmações como "muito proativo" ou "bom comunicador". Em vez disso, associe cada habilidade ou qualidade profissional a um exemplo concreto.
Exemplo para listar habilidades:
"Experiência de seis meses dando aula a público grande";
"Experiência em gerenciar equipe com múltiplos projetos".
Você também pode descrever uma experiência profissional, de forma sucinta, para revelar suas habilidades:
"Quando trabalhei na (nome da empresa), sempre tomava iniciativa na organização das reuniões. Logo mais, fiquei responsável pelo gerenciamento de uma equipe e seus respectivos projetos"
Note como em poucas palavras é possível demonstrar proatividade, liderança, organização e habilidades de uma carreira ideal de gerenciamento de projetos. Tudo isso, atrelado a uma experiência que aumenta a credibilidade das informações.
4. Erros gramaticais e ortográficos
A maioria dos empregos exige, no mínimo, o ensino médio completo. Por esta razão, cometer erros gramaticais e ortográficos no currículo pode te desclassificar, principalmente se no dia a dia da função você precisa redigir textos (e-mails, documentos e afins). Abaixo, algumas ideias de como evitar erros de escrita no seu CV:
Leia e releia o CV devagar e com bastante atenção;
Peça a alguém de confiança para revisar seu currículo;
Use ferramentas de correção (LanguageTool, Grammarly, corretor do Word).
Ao revisar seu CV atente-se também para remover gírias e indícios de linguagem informal. Uma simples gíria pode lhe custar a melhor contratação para a carreira ideal para você.
5. Formatação informal
A formatação é muito importante: ela ajuda tando na organização das informações, quanto mostra seu cuidado e atenção aos detalhes ao elaborar o currículo. E vai muito mais além, a formatação formal denota que você já tem um alinhamento com práticas do meio laboral, gerando pontos positivos para você. Use a seguinte formatação no seu currículo:
Fonte: Times New Roman, 12;
Espaçamento: 1,5;
Alinhamento: justificado;
Destaques: negrito;
Palavras estrangeiras: itálico.
Quanto às margens, você deve deixar 3 cm para as margens direita e superior e 2,5 para a esquerda e a inferior.
6. Uso excessivo de jargão
Muitas pessoas tendem a mostrar o próprio conhecimento através do uso de jargões e isso pode estar minando as chances de uma recolocação rápida no mercado de trabalho. O motivo é poque isso faz com que seu currículo fique difícil de ler. Na maioria dos casos, os currículos são analisados por profissionais de RH, que muitas vezes não entendem da sua área. Por isso, busque equilíbrio na forma como você apresenta as informações.
7. Colocar no currículo informações falsas
Nunca se deve colocar no currículo informações falsas. Além de antiético, é perigoso. Ao cometer esse erro, pode lhe ser exigido usar habilidades que você não tem, o que pode queimar pontes e oportunidades profissionais para você, além de gerar perdas para a empresa.
Portanto, jamais inclua nem mesmo uma ferramenta a qual você não sabe usar. Também não se deve exagerar a sua proficiência em alguma habilidade. Coloque apenas o que você tem e fale sobre suas habilidades com sinceridade e confiança.
8. Não colocar resultados concretos
Não é obrigatório colocar seus resultados no currículo, mas é algo muito atrativo para os recrutadores e pode destacá-lo dos demais. Todavia, um dos erros mais comuns nisso está em colocar resultados vagos. Você precisa, se possível, associar um número a seus resultados, pois esta é a linguagem do mercado de trabalho e também confere veracidade a suas informações. Veja os exemplos abaixo:
Resultado escrito de forma vaga:
"Criei uma estratégia de marketing que ajudou um canal a crescer nas redes sociais."
Resultado escrito corretamente:
"Criei uma estratégia de marketing que aumentou em 300% o número de seguidores e 400% o número de visualizações do canal (nome do canal)."
9. Não atualizar o currículo
Não atualizar o currículo é outra coisa que pode te privar de ser convocado para uma entrevista de emprego. Isso, principalmente quando você não atualiza o currículo com a sua última experiência de emprego relevante. O que pode dar a impressão de que as coisas não terminaram bem no último emprego, pois, caso os recrutadores façam uma pesquisa sobre você, eles podem pensar que você omitiu intencionalmente sua última experiência.
Além disso, se você não criar o hábito de atualizar seu CV, você pode acabar deixando de fora alguma nova habilidade que te diferenciaria de outros candidatos. Como, por exemplo, gestão online de produtos para um currículo de gerente de produto.
10. Falta de clareza no objetivo
Apesar de ser pequeno, a seção de objetivo profissional é muito poderosa. Por ser uma das primeiras coisas à vista no seu CV, ela dita como os recrutadores irão olhar para o seu currículo. Além de ser bem objetivo, você deve associar seu objetivo à posição que você deseja alcançar, mostrando que você é estratégico e que sabe o que quer. Veja a diferença entre o certo e o errado a seguir:
Errado:
"Busco o primeiro emprego para ingressar no mercado de trabalho."
Correto:
"Fazer parte da equipe de (vaga pretendida) na empresa (nome da empresa) e evoluir como profissional."
Note que no exemplo errado o objetivo é muito vago e dá a impressão de que a pessoa só está em busca de qualquer emprego. Já no exemplo correto, os recrutadores imaginam que a pessoa genuinamente quer trabalhar especificamente naquela empresa e que isso por si só a motivará a fazer um bom trabalho.
11. Usar um e-mail inapropriado
Durante um processo seletivo, o e-mail é seu meio principal de contato com os recrutadores. Mesmo que o seu CV esteja bem elaborado, colocar no currículo um e-mail pouco profissional vai causar a impressão de que você não é muito profissional. Veja a diferença abaixo:
Errado:
jonasgamer@xyz.com
Certo:
jonasnascimento@xyz.com
Além disso, não se esqueça de checar se você escreveu o endereço de e-mail corretamente. Uma simples letra fora do lugar pode lhe custar a tão sonhada vaga perfeita para seu tipo de personalidade.
12. Não descrever as responsabilidades
Colocar no currículo apenas uma lista das suas experiências profissionais pode até economizar espaço e mostrar que você já trabalhou muito, mas não é o ideal. É fundamental lembrar que o foco dos recrutadores está no seu potencial como trabalhador e este potencial está traduzido nas suas habilidades.
Por isso, sempre descreva as tarefas e habilidades envolvidas. Coloque cada uma das experiências relevantes como um título e, abaixo delas, uma pequena lista com as habilidades mais importantes para a vaga desejada.
13. Focar em competências e habilidades básicas
Para os recrutadores, os melhores candidatos são aqueles que praticam o aprendizado contínuo e estão sempre se atualizando. E eles percebem isso através do leque de habilidades que se é colocado no currículo. Colocar skills como "hábil em Microsoft Word" ou "Excel avançado" soa desatualizado, porque a maioria das pessoas hoje em dia tem esses conhecimentos.
Ao elencar as suas principais habilidades, foque na proficiência em softwares direcionados para sua área, competências específicas para a vaga e cursos recentes que você tenha feito. Vale ressaltar que essa formatação também vale para cartas de apresentação.
14. Layout inadequado
Usar um CV com layout muito cheio de detalhes e com cores que chamam muito a atenção podem atrapalhar a leitura dos recrutadores. Portanto, opte sempre por modelos com layout limpo e minimalista, com títulos bem destacados e um bom contraste entre a cor da fonte e as cores de fundo do currículo.
Outra dica sobre isso é organizar muito bem as seções com títulos e, se for usar listas, adicione marcadores. Lembre-se também de sempre de manter o mesmo espaçamento entre linhas e parágrafos.
15. Colocar a pretensão salarial no currículo
A pretensão salarial é um dos grandes tabus do mercado de trabalho e só se deve colocar no currículo se for solicitado na vaga. Fora isso, jamais coloque-a no seu CV, pois ela pode denotar que você não está aberto a negociar o valor de seu salário. Outro motivo é que os recrutadores tem um orçamento a considerar durante uma contratação e seu currículo pode ser automaticamente descartado se o salário que você colocar não se alinhar com este orçamento.
16. Não personalizar o currículo
Ao terem muitas vagas em mente, é comum que as pessoas enviem a mesma cópia de currículo para todas, tentando otimizar o processo. No entanto, ao invés de adiantar, elas podem estar atrasando a própria contratação.
Isso acontece porque aos olhos dos recrutadores um currículo genérico é só mais um em meio a tantos. Por isso, você precisa personalizar o seu currículo para cada vaga à qual deseja se candidatar, principalmente no que se diz respeito ao objetivo, resumo e experiências relevantes.
Se você quer enviar currículos personalizados e ainda assim otimizar suas candidaturas, use um construtor de currículos por IA elaborado por profissionais de recrutamento. Dessa maneira, em alguns minutos você terá currículos impecáveis para enviar.
Considerações finais
Um currículo impecável é imperativo na busca por emprego em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o atual. Ao evitar os erros tratados neste artigo, você mostrará profissionalismo e empenho com a sua jornada profissional. Investir tempo em corrigir e atualizar seu currículo é a melhor maneira de fazer uma boa primeira impressão na sua candidatura, é só botar em prática as dicas aprendidas aqui.
Perguntas frequentes sobre erros a evitar no currículo
Posso colocar uma foto minha no currículo?
Pode. Entretanto, hoje em dia as empresas preferem currículos sem foto, para garantir que o processo seletivo seja baseado apenas no potencial do candidato. Só coloque foto se a vaga exigir isso.
Preciso adicionar todas as minhas experiências profissionais?
Não. O ideal é escolher as experiências mais recentes que tenham relação próxima com a vaga para a qual você está se candidatando, priorizando as que revelam as suas qualificações mais relevantes.
Devo colocar minhas redes sociais no currículo?
Não. O currículo é um documento apenas para assuntos profissionais. No entanto, se você tem um perfil profissional, você pode colocá-lo no currículo, pois ele pode dar mais insights sobre seu trabalho. Sempre tome cuidado com o que vai postar.
Crie o seu currículo em 15 minutos
A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.