Entrevista de emprego JBS: conheça aqui a melhor forma de se preparar

Você sonha em ter a JBS s.a. na sua carteira de trabalho? Constantemente, a empresa oferece vagas de emprego em São Paulo e outras cidades para as diversas profissões. O problema é que, para muitas pessoas, a ideia de fazer uma entrevista de emprego JBS pode causar muita apreensão.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Criar o meu currículo

Estima-se que apenas 29% dos candidatos se preparam de antemão para as entrevistas de emprego. Para estar à frente dos 71% dos candidatos e se apresentar de forma confiante, é imperativo se preparar por completo. Ao pesquisar dicas para a realização de entrevistas, tenha em mente que a preparação deve ser personalizada para cada empresa.

Aqui neste artigo, reuniremos todos os passos que você precisa tomar antes ir para a sua entrevista. Desde as perguntas para diferentes vagas, até as principais informações sobre a empresa e como utilizá-las para aumentar as suas chances de garantir a sua vaga na JBS s.a.

Compartilhe esse artigo com um amigo e colegas interessados em trabalhar na multinacional e se preparem juntos para a entrevista.

Descubra como funcionam as entrevistas na JBS


entrevista de emprego jbs


Felizmente, os candidatos não precisam se deslocar até São Paulo para fazer o processo seletivo para as vagas. Todas as diversas unidades em 16 dos estados brasileiros, desde fábricas de ração à Seara e Friboi, contam com equipe especializada de recrutamento.

As etapas de entrevistas geralmente incluem dinâmicas em grupo, apresentação do ambiente de trabalho e, além da entrevista verbal, uma análise de currículo. Nesse sentido, é imprescindível ter um currículo bem elaborado, de apenas uma página, como nos exemplos abaixo:

Lembre-se de personalizar o seu currículo para a empresa, destacando as habilidades que mais se adequam à vaga. Além disso, adicione as soft skills que você tem e que mais se relacionam com a vaga. Elas estão ligadas a relacionamentos interpessoais e são um fator importante para a manutenção de um contrato duradouro.

Entrevista para Analista De Sistema De Gestão

Para esta vaga, a multinacional busca profissionais com boa comunicação, pensamento crítico, proativo e com habilidades de liderança. Além disso, é exigido conhecimentos em Bizagi ou outra ferramenta de modelagem de processos e Microsoft SQL Server.

As etapas do processo seletivo contam com: cadastro, entrevista com RH e gestão, entrevista com a diretoria e análise DISC. Geralmente, as perguntas da entrevista seguem um padrão geral, cobrindo temas da vida pessoal, aspirações corporativas e pretensão salarial.

Entrevista para Advogado

A entrevista para vagas de advogado difere um pouco das demais. As etapas de algumas posições podem incluir: 

  • Apresentação virtual;
  • Entrevista com RH e gestão;
  • Entrevista com a diretoria;
  • Prova de conhecimento específico;
  • Análise DISC;

No geral, prepare-se para falar sobre sua formação acadêmica e experiência em departamento jurídico empresarial e registro na OAB. Eles também podem pedir para que você comente sobre alguma decisão do STF, ou suas últimas sustentações orais.

entrevista de emprego jbs

Entrevista para Auxiliar De Produção

Para o cargo de auxiliar de produção, dependendo da unidade, você pode passar por apresentação virtual, análise de currículo, entrevista com múltiplos gestores, teste de adaptação e exame admissional. Eles geralmente costumam exigir o preenchimento de um formulário com seus dados pessoais básicos e abordar questões como o salário anterior e o motivo de sua saída do emprego anterior.

Perguntas frequentes de entrevistas na empresa JBS


Apesar de algumas das profissões possuírem particularidades nos processos seletivos, as entrevistas costumam ter perguntas frequentes. Elas avaliam sua perspectiva de carreira, interesse na vaga, afinidade com a cultura da instituição e suas habilidades comportamentais. Veja alguns exemplos abaixo:

Qual o seu plano de carreira?


Intenção do recrutador
: Ele busca saber se você é uma pessoa com ambições profissionais. Isso porque, as organizações veem um contrato de emprego como um investimento, ficando mais inclinadas a contratar alguém que demonstre motivação para se desenvolver e adicionar valor à empresa permanentemente.

Ao responder, afirme que possui um plano. Em seguida, cite coisas que você fez que contribuem com seu plano, como cursos e treinamentos. Além disso, demonstre como o seu plano pode contribuir para a empresa e aprender sobre as operações para, mais tarde, alcançar cargos de liderança.

Qual a sua pretensão salarial?


Intenção do recrutador
: Ele pretende saber se as suas expectativas salariais se alinham com o orçamento da companhia e se existe um espaço para negociação do salário. Além disso, ele pretende ter uma noção do seu nível de experiência e do valor que você emprega para a contribuição que pretende dar para a organização.

Nesse caso, é muito importante pesquisar a média salarial geral para o posto de emprego, especialmente nas isntituições concorrentes e na qual você deseja ser contratado.

O ideal é fazer uma proposta ligeiramente acima da média, mas demonstrar abertura para negociação. Ao fazer isso, deixe claro que, para você, o salário é uma consequência, já que seu interesse é ter a oportunidade de crescimento profissional.

Você Trabalha bem sob pressão?


Intenção do recrutador
: Ele busca avaliar a sua desenvoltura em situações com alta demanda de trabalho, o que é a realidade de muitos ramos da JBS, como a Friboi e a Seara.

Você pode responder o seguinte: "Sim, eu lido muito bem com a pressão por alta demanda de trabalho. Eu sempre elenco todas as minhas tarefas e organizo-as por prioridade ao longo do meu dia. Além disso, eu sou uma pessoa comunicativa e acessível, fatores importantes para um trabalho em equipe saudável, principalmente em momentos estressantes".

Se você recebesse uma proposta de salário maior em outra empresa, você aceitaria?


Intenção do recrutador
: Entender se você está comprometido com a companhia e se valoriza os ambientes profissionais e quer estabilidade e crescimento, ao invés de apenas objetivar um bom salário. Essa é uma ótima oportunidade para demonstrar genuíno interesse na companhia.

Exemplo de resposta: "Apesar de um bom salário ser importante, meu principal objetivo é ter a oportunidade de crescer profissionalmente. Valorizo muito ser parte de uma cultura organizacional que se alinhe com meus valores pessoais".

Você também pode adicionar: "Em uma situação como essa, eu consideraria a proposta com cuidado. Caso eu identificasse que minha contribuição para a JBS merecesse uma maior remuneração, eu apresentaria uma proposta para meus superiores".

Qual a sua experiência como operador de máquinas?


Intenção do recrutador
: Essa pergunta não se apresenta apenas para a vaga de operador de máquinas, ela pode ser perguntada para várias vagas. O objetivo é acessar seu conhecimento prático e técnico em empregos similares à vaga pretendida. É uma boa oportunidade para demonstrar entendimento em normas de segurança e qualidade.

Ao responder, destaque a quantidade de tempo em que você operou máquinas, bem como quais máquinas fizeram parte do seu dia a dia. Tente aproximar suas experiências anteriores do modelo de negócio da organização. Além disso, destaque como você aplica as normas de segurança ao lidar com o seu equipamento de trabalho.

Por qual motivo você deveria ser contratada?


Intenção do recrutador
: Identificar o valor que você pode agregar à instituição e suas aptidões específicas para o posto de trabalho. Além disso, ele pretende avaliar o seu entusiasmo para o emprego e sua compatibilidade com a cultura organizacional.

Organize as suas ideias para falar sobre as suas habilidades práticas (hard skills) específicas para a vaga. Aqui também é importante falar sobre suas soft skills que se alinham com a cultura da companhia. É importante demonstrar habilidade e entusiasmo na resolução de problemas e confiança.

Como você irá se deslocar até o trabalho?


Intenção do recrutador
: Ele visa checar se você possui um mindset positivo e iniciativa a ponto de planejar com antemão o seu trajeto de trabalho. Através dessa questão, também é possível avaliar a sua pontualidade e confiabilidade.

Ao responder, diga que você já tem o trajeto em mente, listando sucintamente cada passo. Além disso, diga qual seria o seu plano frente a um imprevisto, como greve no transporte coletivo, por exemplo. Demonstre também abertura para explorar novos planos de trajeto e preocupação com a pontualidade e compromisso.

Ao estudar as questões, faça uma leitura aprofundada para entender o que o entrevistador realmente está perguntando. Desse modo, você estará à frente do jogo de contratação.

O que você sabe sobre a instituição?


entrevista de emprego jbs


Pesquisar sobre a empresa é um dos passos primordiais a serem tomados antes de uma entrevista. Mostrar conhecimento sobre a cultura da instituição lança luz para o seu desejo de trabalhar na JBS, além de demonstrar proatividade, planejamento e que você é uma pessoa de visão (habilidades muito procuradas por recrutadores).

Você pode utilizar as informações sobre a empresa para destacar as suas qualidades que mais se alinham com a vaga e com a cultura do ambiente de trabalho. Para ajudar nos seus esforços, separamos algumas referências iniciais. Reúna tudo o que puder ao navegar pelos domínios eletrônicos oficiais (site oficial).

Sobre a JBS

A empresa JBS é nativa do Brasil. Ela foi fundada no ano de 1953 em Goiás e se tornou uma multinacional líder no ramo alimentício. Atualmente, ela atua em mais de 16 países no mundo, com sede na cidade de São Paulo.

De São Paulo para o mundo, a equipe está presente desde a origem dos alimentos até os produtos finais, agregando uma extensa cadeia de valor. Os principais produtos consistem em alimentos à base de proteína: carne in natura, pratos prontos e congelados.

No Brasil, os produtos são comercializados via marcas famosas, como a Friboi, a Seara e a Swift. O portifólio da JBS também inclui couro, colágeno, envoltórios naturais, biodiesel e transporte e gestão de resíduos. Ademais, a JBS se preocupa com o meio ambiente, tendo como propósito principal a produção de alimentos em equilíbrio com a natureza.

Cultura, missão, visão e valores

A JBS cultiva um ambiente de trabalho centrado em disciplina, determinação e humildade. Seria uma boa ideia pensar em situações e habilidades pessoais que você possa mencionar nas entrevistas, que se alinham com a cultura da empresa.

Ao fazer isso, você se destaca entre os candidatos e mostra para o recrutador que você é a melhor opção para a vaga. Outra dica é mostrar que você já possui os valores da empresa, praticados pelos diversos colaboradores. Confira alguns deles abaixo.

  • Atitude de dono. Esse valor está associado à disciplina, liderança, boa gestão de recursos e proatividade para melhoria contínua.
  • Simplicidade. Significa manter um fluxo de trabalho simples e prático, direto ao ponto e sem complicações.
  • Humildade. Voltado para o coletivo, esse valor diz respeito à cooperação entre colaboradores, reconhecendo que todos os esforços são coletivos.
  • Disciplina. Enfoque na entrega de resultados, cumprimento de prazos, pontualidade e foco no trabalho.
  • Disponibilidade. Abarca a priorização do trabalho e o estar disponível e aberto às mudanças e desafios.
  • Franqueza. Esse valor aborda a transparência entre os colaboradores, importante para a parceria no ambiente de trabalho, de maneira positiva e construtiva.

Outrossim, pode ser bem proveitoso denotar preocupação em entregar trabalho de qualidade, com atenção a detalhes. Outras crenças da empresa são: foco em atitude e resultado, trabalhar muito e paixão pela vaga desejada.

entrevista de emprego jbs

Plano de carreira e outros benefícios oferecidos ao assinar a carteira de trabalho


A cartela diversa de benefícios que a JBS oferece, torna ainda maior o número de interessados em um dos empregos. Visando promover a qualidade de vida dos colaboradores, são oferecidos planos de saúde e odontologia, subsídio para academia e seguro de vida.

Você ainda recebe participação nos lucros e pode levar descontos exclusivos para comprar produtos de marcas como a Seara. Em unidades como as de São Paulo, você também conta com restaurante na unidade, estacionamento e vale-alimentação.

Outra vantagem é o transporte fretado para a unidade, diminuindo os gastos com condução. Além da oportunidade de avançar no plano de carreira com treinamentos e subsídios para cursos.

Conclusão


Após seguir as orientações deste artigo, você estará no caminho certo para conquistar a sua vaga dos sonhos. Pratique consistente e frequentemente dias antes para conseguir responder às perguntas de forma calma e natural. Recomendamos praticar com um amigo, que possa fazer críticas construtivas para que você chegue na entrevista da melhor forma possível.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo