Ocorre que, nem todo mundo é contratado. Porque algumas pessoas conseguem um trabalho e outras não? A resposta é variável, mas na maioria dos casos, os candidatos não são selecionados nem para a segunda etapa porque deixaram a desejar na hora de elaborar o currículo.
O currículo é umas das principais ferramentas para quem está em busca de um emprego no mercado de trabalho . Essencial por conta das informações que o documento apresenta ao leitor, escrever um currículo é uma arte que demanda estudo e cuidado com cada parte.
- Cabeçalho : nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais - LinkedIn);
- Resumo/objetivo de currículo : resumo profissional com objetivos de trabalho;
- Experiência de trabalho : atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
- Educação : dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
- Habilidades : listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
- Adicional : opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;
Essas seis partes são consideradas as principais de todo o currículo. Aqui no Criar CV você está se acostumando com a atenção que damos para cada uma delas. Todas as partes do seu currículo são importantes, mas hoje vamos dar atenção especial para a seção de informações adicionais.
Como Escrever as Informações Adicionais do seu Currículo
Quem começa a elaborar um currículo passa por uma série de dúvidas sobre o que colocar no documento. Afinal, pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou ainda possuem pouca experiência, podem achar que nunca vão conseguir preencher um currículo por inteiro.
A verdade é que existem formas de aprimorar suas habilidades e capacidades em um currículo. Existem profissionais especializados em escrever currículos e capacitados para criar um CV criativo e intrigante até mesmo para quem possui pouca experiência no mercado de trabalho.
Para quem é nosso leitor, conheça nossos guias completos e como elaborar um currículo a depender da sua profissão. Os guias são gratuitos e ensinam a criar um currículo passo a passo, do zero até o final. Recebemos muitas questões sobre a seção adicional e decidimos criar esse artigo.
O que são informações adicionais de um currículo?
A primeira dúvida que surge é em relação ao conceito da seção adicional. Em que pese um currículo completo, principalmente nos modelos de currículo que abrangem todos os tópicos, pode acontecer de faltar lugar para determinada informação ou dado sobre o candidato.
Um exemplo muito comum é o intercâmbio cultural que o candidato realizou. Note que em nenhuma das partes essenciais do seu currículo a informação sobre intercâmbio cultural pode ser inserida sem causar estranhamento ao recrutador ou leitor do seu currículo.
Nesse caso, a melhor maneira de falar um pouco sobre sua experiência no exterior é criar uma seção adicional no seu currículo. Nessa seção, você poderá criar o conteúdo que quiser como quiser. Lembre-se, no entanto, de que a informação deve te qualificar à vaga que concorre.
Quais os tipos de informações adicionais?
Há vários tipos de informações que não se encaixam no seu currículo que podem ser inseridas na seção adicional do seu currículo. Preparamos uma lista das tipos de informações adicionais mais comuns dos melhores currículos que conhecemos. Trata-se de uma lista exemplificativa.
- Trabalho voluntário : esse é um tipo de informação adicional bastante usada por quem está em busca de um emprego. Sua experiência em trabalho voluntário pode servir para outros campos, como o de experiência profissional, se você busca o primeiro emprego.
- Publicações : em alguns casos, o candidato pode possuir algumas publicações em sites, revistas e editoras. A seção adicional do seu currículo é o melhor lugar para isso.
- Campo de conhecimento : você também pode usar a seção adicional do seu currículo para falar sobre as áreas do conhecimento que você tem afinidade, se qualificando para trabalhos que buscam colaboradores versáteis.
- Atividades/Hobbies : existem também espaço para inserir os seus hobbies favoritos no campo de informações adicionais do seu currículo. É uma ótima maneira de criar um laço de familiaridade com o recrutador.
- Documentos/Habilitações : em vagas de trabalho que demandam certos documentos como a carteira de motorista, a seção adicional é melhor lugar para informar que você possui esses documentos.
- Normas/Legislação : para alguns profissionais, como advogados e engenheiros, se qualificar para uma vaga é mostrar conhecimentos em todo o tipo de matéria. Normas regulamentares e legislação sobre direitos podem ser inseridas no currículo.
- Cursos complementares : falar sobre um curso x que você fez, ainda que não tenha relação com a vaga, pode melhorar sua posição na seleção para vaga. Cite cursos que tenha feito, mesmo que não sejam relevantes para a vaga em si.
- Aplicativos/Softwares: um exemplo muito usado em nossos artigos, os softwares e aplicativos são ótimos para quem quer um emprego em multinacionais. Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e mostrar conhecimento em computação é vantajoso.
- Idiomas/Línguas : falar mais de uma língua sempre é uma grande vantagem para quem está em busca de um emprego. O melhor lugar para saber quais idiomas você utiliza é a seção adicional do seu currículo. Nossos exemplos de currículos trata bem disso.
Esses são alguns dos tipos de informações adicionais mais comuns em currículos dos nossos leitores. Mas sempre há o que colocar em informações adicionais do seu currículo. Tudo o que você precisa pensar é como aquela informação vai te qualificar para a vaga de trabalho.
💡Informações sobre você nunca são demais em um currículo
Essa é a grande verdade que muitos candidatos esquecem. O currículo é o primeiro meio de comunicação entre o candidato e a empresa. Se dedicar na elaboração de um currículo o mais completo possível, é essencial para se destacar da concorrência que não foca no currículo.
- O conteúdo do seu currículo deve ser adaptado com os requisitos da empresa.
- Quanto mais palavras-chave seu currículo conter, melhor para você.
- Informação é algo que vale muito em um processo seletivo de emprego.
- Seu currículo deve ser uma apresentação completa sobre você.
Por desacreditar nas potencialidades do currículo e também por desleixo, ótimos candidatos deixam de se dedicar na elaboração do currículo e ficam para trás na hora da seleção. Como você está aqui, sabe o valor que um bom currículo pode ter na hora de concorrer a uma vaga.
Estruturando a seção de informações adicionais do seu currículo
Como nossos leitores habituais já estão cansados de saber, a estrutura é um dos aspectos mais importantes de um currículo. Todo documento bem estruturado, tem mais chances de ser lido até o final, principalmente em se tratando de recrutadores que leem milhares de currículos.
Informações confusas podem afastar o leitor do seu CV, o que no caso significa perder uma oportunidade de emprego. Péssima ideia para quem está desempregado, não é mesmo?
- Formato cronológico reverso : formato padrão, que dá destaque a experiência do candidato, a partir da inserção dos dados das empresas empregadores em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
- Formato currículo funcional : um formato adaptado para quem busca o primeiro emprego ou tem pouca experiência de trabalho. Nesse caso, as informações são organizadas para otimizar as qualidades do candidato.
- Formato currículo combinado ou misto : nesse formato, há um equilíbrio entre os outros dois. Enquanto há informações cronológicas, também há outros dados que não seguem uma ordem de tempo.
Esses são os três formatos mais usados na elaboração de currículos. Tratamos sobre eles em vários dos nossos artigos sobre criação de currículos para vários cargos e funções. A pergunta que fica é: algum desses formatos se aplica a sessão adicional do seu currículo? Sim!
O ideal é que o currículo seja cronológico, com experiência, histórico educacional e tudo mais, ficando a seção adicional para o fim. Em casos de candidatos sem experiência, o curriculum vitae pode ser estruturado no modelo funcional ou combinado, ficando a parte das informações adicionais no currículo para o começo ou meio.
Lembre-se de pensar no aspecto visual do seu currículo
Um ponto que ressaltamos sempre em nossos artigos é o visual dos currículos. Quanto mais bonito for o seu currículo, melhores serão as suas chances no processo seletivo. Daí, criar um currículo moderno é tão importante quanto preencher toda a sua experiência de trabalho.
- Atualmente, currículos feitos em .word ficaram para trás, considerados por recrutadores coisas do passado. Importante se mostrar um candidato moderno no aspecto gráfico do seu currículo.
Para quem está em busca de um currículo moderno, nossos modelos são desenvolvidos por artistas gráficos especializados no mercado de trabalho. A estrutura do currículo orna com o design e todos os aspectos visuais dos nossos modelos. Experimente fazendo seu currículo.
Exemplo de informações adicionais em um currículo
É verdade que falamos sobre os principais pontos de uma boa seção para informações adicionais do currículo: o conteúdo, a estrutura e o visual. Mas para quem ainda está com dificuldade de visualizar como fica a seção adicional de um currículo, preparamos alguns exemplos onde usamos os três aspectos (visual, estrutura e conteúdo).
Softwares
- Access Control
- AUTOCAD
- Microsoft Office
Idiomas
- Certificado TOEFL de Inglês
- Espanhol Intermediário
- Alemão Básico
Normas de padronização
- Norma ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental
- Norma ISO 9000 - Sistema de Gestão de Qualidade
- Norma ISO 45001 - Sistema de Gestão e Segurança Ocupacional
Lembre-se que as informações adicionais são um complemento ao seu currículo que deve conter todas as principais seções, que mostramos no início do artigo. Sozinha, a seção de dados adicionais não ajuda muito, mas quando criada junta com um currículo completo, se torna uma potente ferramenta.
🎁 Informações adicionais currículo primeiro emprego: deve usar?
Para quem está em busca do primeiro emprego, as seções adicionais cumpre um papel crucial para preencher o currículo. Como as informações de experiência estarão ausentes, para não enviar um currículo em branco, aproveite para criar uma seção de experiência longa e extensa.
Aborde suas principais habilidades, seu conhecimento em outras áreas, cursos que tenha realizado e outros assuntos que podem deixar o leitor do currículo ainda mais instigado em te conhecer, mesmo que você seja um candidato sem experiência para o trabalho.
Melhorando o seu currículo com informações adicionais
Existem outras formas de aprimorar ainda mais o seu currículo, e todas são explicadas em nossos artigos sobre criação de currículos. Confira uma breve síntese com algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.
- Use palavras de ação (estudo, projeto, avalio, analiso) e palavras-chave.
- Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
- Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
- Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
- Use marcadores para realçar informações relevantes.
- Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.
Resumo: currículo com informações adicionais pronto
- Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
- Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
- Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
- O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
- Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
Complemente seu CV com uma carta de apresentação
Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.
Perguntas frequentes sobre candidatos em busca de emprego
O que colocar no currículo informações adicionais?
Essa questão é a mais comum por quem está começando a escrever um currículo. O principal nessa seção do seu currículo é mostrar-se como competente para lidar com o trabalho pelo qual está concorrendo. Ser versátil também é um aspecto importante para quem busca um emprego. Use a seção adicional para apresentar sua personalidade e criar uma curiosidade no recrutador.
O que é uma informação adicional?
Em resumo, uma informação adicional para currículo é algum dado ou informação que não cabe nas outras seções do seu currículo (título, resumo, experiência, educação, habilidades). Ao construir seu currículo e perceber que falta alguma informação, crie uma seção adicional para inserir esse dado.
O que é uma informação complementar?
Algo que complemente as demais informações apresentadas. No caso do currículo uma informação complementar pode ser desde o tipo de horário que trabalho, como horário comercial ou horário noturno, até mesmo idiomas que sabe falar e outras informações.