
Exemplo de currículo de químico analítico elaborado por especialistas
Diferentes métodos de análises, diferenciação entre componentes de uma substância e testes de qualidade e pureza. Essas são apenas algumas das coisas muito comuns no dia a dia de um químico analítico. Com o grande número de rotinas e habilidades envolvidas na profissão, você precisa ser bem criterioso e estratégico ao escolher os pontos de destaque do seu currículo. Veja a seguir o modelo de currículo aprovado para a sua profissão.
Habilidades essenciais para turbinar seu currículo de químico analítico
É comum um profissional pensar que, para exercer a função de químico analítico, ele tão somente precisa ter habilidades técnicas. Sim, elas são importantes. No entanto, para realmente subir mais degraus e assumir posições de liderança, é preciso de outras categorias de habilidades, pois toda liderança envolve o saber lidar com o outro em ambiente de trabalho.
Além disso, a própria natureza do trabalho de análise também exige habilidades voltadas para a tecnologia e análises matemáticas. Veja a seguir exemplos de habilidades que você pode e deve buscar para colocar no seu currículo de químico:
Habilidades interpessoais
- Trabalho e colaboração em equipe;
- Proatividade;
- Atenção aos detalhes;
- Pensamento crítico e analítico;
- Ética e zelo pela integridade dos dados;
- Orientação à solução de problemas.
Habilidades técnicas
- Domínio de técnicas de cromatografia (HPLC, UPLC e LC-MS);
- Técnicas de cromatografia gasosa (GC E GC-MS);
- Técnicas de espectrometria de massas e complementares (FTIR, UV-Vis, NMR, ICO-OES e AAS);
- Habilidades de desenvolvimento e validação de novos métodos;
- Técnicas clássicas de análise (pH, densidade, extração e afins);
- Manutenção de equipamentos;
- Domínio de softwares da área (BioPharma Finder, LIMS, Scalibur e afins);
- Noções avançadas de estatística aplicada a análises clínicas;
- Domínio das linguagens de programação R ou C aplicada a análises estatísticas;
- Elaboração de relatórios técnicos e científicos

Como aprimorar ainda mais o seu currículo de químico analítico
Agora que você já sabe qual é o modelo ideal de currículo e quais habilidades pôr em destaque, você tem quase tudo o que precisa. Chegou a hora de polir o seu currículo para deixá-lo ainda mais atrativo. Veja abaixo coisas que você deve fazer e/ou estar atento durante a elaboração do seu CV:
- Adicione o seu CRQ: o registro de químico é imperativo para trabalhar na indústria, pois ele é a prova de que você está devidamente certificado para trabalhar. Coloque-o com as suas informações pessoais.
- Não esqueça o Lattes: se você faz ou já fez pesquisa científica na sua área, é importante adicionar o link para o seu Lattes na seção de dados pessoais. Ele é uma ótima forma de revelar suas habilidades em laboratório, de investigação e de resolver problemas.
- Evite erros de escrita: todo recrutador espera que um químico analítico tenha uma escrita impecável. Por isso, revise o seu CV várias vezes antes de enviar.
- Não faça um currículo longo: o ideal é que o seu currículo tenha, no máximo, uma ou duas páginas. Muito provavelmente você tem diversas habilidades e pode demonstrá-la em uma carta de apresentação e, até mesmo, no cv Lattes.
Outra dica importante é atentar-se ao formato de envio. Sempre envie seus currículos e cartas de apresentação em formato PDF. Documentos em formato de texto são como reações químicas feitas sem controle e podem chegar desformatados no destino final.
Como personalizar seu currículo de químico analítico para diferentes áreas
Existem numerosos segmentos do mercado nos quais um químico analítico pode autar. E cada um deles tem seu próprio conjunto de abordagens ao montar um CV. Veja a seguir alguns exemplos de áreas e o que destacar no seu currículo para ser um candidato competitivo:
- Desenvolvimento de produtos: essa área é intimamente relacionada com a pesquisa científica. Por isso, foque no domínio de protocolos de testes, domínio do método científico, análise de dados e realização de experimentos.
- Investigação forense: a investigação forense é ligada à polícia civil, na investigação de crimes. Evidencie coisas, como: identificação de subistâncias, separação de materiais, coleta de amostras in situ e análises de materiais orgânicos.
- Indústria alimentícia: nesse segmento, uma das coisas mais importantes é a qualidade e a segurança. Destaque coisas, como: controle de qualidade, análise de propriedades organolépticas, titulação e análise de contaminantes.
- Órgãos ambientais: essa área avalia os impactos de produtos químicos no ambiente e envolve equipes multidisciplinares. As coisas a destacar, são: trabalho em equipe, delineamento de amostras, análises qualitativas e quantitativas.
Considerações finais
Com o modelo certo a seguir, fica muito mais fácil acertar com precisão a melhor maneira de elaborar seu currículo de químico, competitivo o suficiente para disputar as melhores vagas do mercado. Lembre-se de dar destaque aos métodos mais usados na indústria atualmente e de demonstrar noções avançadas de segurança em laboratório. Dê agora o primeiro passo rumo à contratação elaborando o seu currículo de sucesso.