
Exemplo de currículo de estagiário de TI
Desde a etapa de estágio, existem diversas exigências sobre os funcionários de TI. Como eles muitas vezes atuam ajudando os setores das empresas na resolução de problemas, eles precisam ter um bom escopo de soft skills, como a comunicação, a resolução de problemas, a organização e o pensamento crítico.
No entanto, as hard skills não deixam de ter um peso grande, sendo importante encontrar uma forma balanceada de demonstrar essas habilidades no seu currículo, para se apresentar como um profissional completo. Veja abaixo um excelente exemplo de currículo para estagiário de TI:
Por que e como você deve dar ênfase na sua formação acadêmica?
Ao contrário do que muita gente pensa, você não deve colocar qualquer experiência no CV de estagiário só para fazer volume. Isso porque, experiências de outras áreas irão apenas ocupar o espaço que poderia ser usado para demonstrar muitas habilidades relevantes para a vaga.
Para vagas de estágio, é muito comum os recrutadores já esperarem que os candidatos não tenham experiência na área, já que normalmente essa é a primeira oportunidade que eles têm. O que faz desse, um currículo focado na formação acadêmica. Veja abaixo algumas dicas de como se destacar dando ênfase na sua formação acadêmica:
- Coloque a seção de experiências em segundo plano: a não ser que você tenha uma experiência diretamente ligada com a vaga, exclua a seção de experiências profissionais. Ao invés disso, você pode colocar algum outro estágio ou summer job na área e até mesmo um trabalho voluntário.
- Coloque a educação no topo: a primeira seção após o resumo deve ser a de educação, porque essa é a seção mais importante do seu CV. Lembre-se de listar detalhadamente as principais habilidades que você adquiriu em cada formação.
- Selecione bem os cursos: dê destaque a cursos e formações em instituições renomadas no mercado, como universidades federais e Big Techs que oferecem formação. Isso irá adicionar credibilidade ao seu CV, tanto pelo renome da instituição, quanto pelo fato de que a entrada nela revela que você é um candidato capaz. Foque nos cursos voltados para ferramentas e linguagens mias utilizadas no mercado, como Java, cloud computing e análise de dados.
- Demonstre aprendizado contínuo: crie uma seção para listar cursos relevantes, presenças em congressos e eventos da sua área. Isso passa a ideia de que você tem um compromisso sério com a sua carreira e só precisa da primeira oportunidade para mostrar o seu valor profissional.

Uma carta de apresentação pode ser sua melhor aliada nessa empreitada
Para quem não tem experiência de emprego, fica um pouco difícil de expressar seu valor profissional apenas através do currículo, que meramente exige a listagem de qualificações. Por isso, enviar junto uma carta de apresentação pode ser uma carta na manga para dar aos recrutadores a oportunidade terem uma visão mais ampla e favorável de você.
Outra carta na manga: certificações, informações adicionais e projetos
Para dar um impulso ainda maior para o seu currículo, você pode lançar mão de seções opcionais para se mostrar de forma ainda mais competitiva. Uma delas é a seção de certificações, aqui entrando como uma ferramenta para aumentar ainda mais o foco do seu CV para elementos da sua formação que são importantes para a vaga. Nela, basta apenas listar o título das certificações, seguido pela instituição e o ano em que a completou.
Outra seção muito útil é a de informações adicionais. Nela, você tem um pouco mais de liberdade quanto ao conteúdo, podendo adicionar congressos, cursos livres (sem certificado), idiomas, ferramentas que domina, habilidades específicas e até de intercâmbios e trabalhos voluntários. Todas elas bem organizadas para te apresentar da melhor forma.
Por último, mas nem um pouco menos importante, a seção de projetos. Apesar de ser opcional, é fortemente aconselhável que você inclua essa seção. Principalmente porque ela mostra que você já está pronto para o mercado de trabalho e para assumir projetos complexos, sendo um forte candidato para ser promovido e continuar na empresa por muitos anos. Veja abaixo como apresentar projetos nesta seção:
- Dê um título relacionado com a funcionalidade do projeto;
- Descreva brevemente a relevância do projeto. Como ele pode ajudar as pessoas e/ou empresas?
- Exponha resultados, se possível, dos benefícios que o aplicativo trouxe;
- Inclua o ano de finalização e, se quiser, o link para o repositório do projeto no GitHub ou para baixar o app na loja.
Conclusão
Depois de todas as informações e percepções valiosas aqui apresentadas, fica claro para qualquer quais são as particularidades de um CV de estagiário de TI. Ainda, ficam claro também quais são as estratégias essenciais a serem adotadas para se ter uma candidatura de estágio de sucesso.
Lembre-se sempre de focar na educação e evitar a inclusão de informações adicionais que não são relevantes para a vaga. Além disso tudo, o modelo apresentado é uma excelente fonte de inspiração; por isso, faça agora o seu currículo e conquiste de uma vez o tão sonhado estágio.