Guia exclusivo sobre trabalhar no aeroporto: oportunidades e dicas

Se seu sonho é trabalhar em aeroporto, aqui você encontrará as dicas essenciais de que precisa para dar os primeiros passos. Desde as oportunidades de trabalho, cursos necessários a desafios e vantagens de se trabalhar no aeroporto. Continue lendo para se preparar!

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo

Trabalhar em um aeroporto é um sonho para aquelas pessoas que adoram viajar e estar em contato com uma grande diversidade de culturas. Porém, muitas pessoas focam apenas em trabalhos como comissários de bordo ou pilotos, que exigem muitos requisitos. A seguir, você descobrirá que essa é apenas uma das categorias de empregos no escopo da aviação civil.

1. Tipos de vagas ofertadas em aeroportos


Uma das primeiras distinções que você precisa aprender é entre a equipe aérea (on board staff) e a equipe de terra (land staff). A equipe aérea abarca aquelas profissões mais conhecidas do setor aéreo, ou seja, comissários de bordo e pilotos que normalmente são funcionários de companhias aéreas.

Já as equipes de terra, são integradas por uma ampla diversidade de funções e subequipes. Essas equipes atuam no atendimento ao cliente, manutenção de aeronaves, segurança, limpeza e gestão de aeroportos. Outra coisa é que as equipes de terra podem ser funcionários de companhias aéreas, ou do especificamente aeroporto. Verifique abaixo algumas das profissões mais comuns em aeroportos:

Tripulação do avião caminhando na pista contra o fundo do avião a jato

1.1. Agente de aeroporto

O termo "Agente de aeroporto", na verdade, não nomeia uma função específica, mas é usado para se referir a diferentes funções da equipe de terra. Cada uma delas possuem requisitos próprios. Veja algumas delas e seus requisitos principais:

  • Agente de check-in: esse é o profissional que emite bilhetes, despacha bagagens e lida diretamente com o cliente em assuntos de passagens em geral. Essa profissão apenas exige ensino médio, inglês intermediário e conhecimentos básicos de informática.
  • Agente de portão/plataforma: ajudam e supervisionam e auxiliam os passageiros na plataforma de embarque e na de desembarque. Para conseguir esse emprego, você precisa ter ensino médio completo e inglês intermediário.
  • Agente de rampa: geralmente ficam responsáveis pelo manuseio das bagagens dos passageiros em solo. Os requisitos desse emprego são: ensino médio e certificação em segurança operacional.
  • Agente de informações: eles geralmente ficam no saguão ou nos portões para tirar as dúvidas dos passageiros. Para exercer essa função é preciso ter, pelo menos, ensino médio e inglês de intermediário a avançado.
  • Agente de proteção da aviação civil: eles fazem a vistoria e controle de passageiros antes e depois dos portões, além de salvaguardar equipamentos, ambientes e aeronaves no aeroporto. Para essa função é preciso ter certificação junto à ANAC e o curso básico AVSEC (Segurança da Aviação Civil).

Para a maioria das funções os requisitos são bem básicos, então você pode se candidatar com um perfil iniciante, porém é melhor usar um currículo específico para a área.

📌 Use este modelo de currículo de agente de aeroporto para arrasar na sua candidatura.

1.2. Agente de load control (gerenciador de cargas)

Nessa função você será um dos responsáveis pela gestão das cargas que entram e saem das aeronaves. Isso inclui considerar o espaço e o peso em cada avião, bem como o destino da carga, que vai além das bagagens de passageiros, abarcando cargas de serviços de correspondência e entregas.

No processo seletivo para esta vaga, pode ser requisitado um curso específico de load control. No entanto, muitos processos seletivos podem solicitar apenas ensino médio, noções de matemática e de aviação, além do inglês básico.

Um funcionário do aeroporto usando uma máscara médica coloca uma mala em uma esteira de bagagem enquanto uma mulher segura uma passagem de avião

1.3. Especialista em planejamento estratégico de malha

Se você se tornar um gestor estratégico de malha, você será responsável por planejar as rotas e os horários dos voos, considerando a maximização dos lucros. Por ser uma responsabilidade complexa, é preciso ter graduação em áreas relacionadas com a aviação, tais como: engenharia aeronáutica, engenharia de transportes, administração com foco em Logística ou ciências aeronáuticas. Além disso, você precisa de uma especialização em gestão de malha aérea.

📌 Dica: para aplicar para uma vaga como gestor de malha aérea, use este modelo de currículo com enfoque em logística.

1.4. Comissário de bordo

Essa carreira é uma das mais almejadas na área, os comissários atuam com atendimento ao cliente durante os voos. Para ser parte de uma equipe de comissários, é preciso:

  • Ter ensino médio completo;
  • Um certificado médico aeronáutico (CMA);
  • Curso de comissário de voo homologado pela ANAC;
  • Passar no Exame Teórico da ANAC (após completar o curso).
📌 Modelo de currículo: use este modelo de currículo para comissário de voo e fique mais perto da sua contratação com uma ótima apresentação de suas habilidades.

1.5. Orientador de aeronaves (marshalling)

Esse é aquele funcionário que fica na pista de pouso sinalizando para as aeronaves onde elas devem pousar e onde devem estacionar ou qual pista de decolagem tomar. Dentre os requisitos para esses profissionais, estão: curso específico de procedimentos de sinalização (marshalling) e certificação reconhecida pela ANAC.

Orientador de aeronaves fazendo sinal para o piloto

1.6. Atendente de loja

Você também pode começar em cargos não diretamente ligados com a área, que são desempenhados em aeroportos. Um deles é o de atendente de uma das muitas lojas instaladas em aeroportos.

Como existe uma grande variedade, você pode escolher alguma que tenha produtos dos quais você goste. Para ser atendente de lojas de aeroporto, você só precisa ter ensino médio e nível básico a intermediário de inglês.

1.7. Manobrista

Outra função indiretamente ligada, mas muito importante em aeroportos, é a de manobrista. Isso porque os passageiros ou familiares frequentemente precisam estacionar seus carros no estacionamento do avião, mas nem sempre dá tempo. Para ser manobrista em aeroportos, você precisa ter ensino fundamental ou médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um bom currículo de motorista.

📌 Veja neste artigo como fazer uma carta de apresentação de motorista para melhorar suas chances de contratação.

2. Quais cursos fazer para trabalhar em aeroporto


Há muitas possibilidades de cursos relacionados com a área em diferentes níveis de formação. Ao nível de graduação, você pode fazer: engenharia aeronáutica, engenharia de transportes ou ciências aeronáuticas, bem como logística e administração.

Ao nível técnico e básico, você pode fazer cursos de: comissário de bordo, gestão de aeroportos, operações de voo, segurança da aviação, logística, agente portuário, além de curso de inglês.

Funcionária trabalhando na pista de pouso

3. Como se candidatar a vagas em aeroportos


Para se candidatar a vagas nos aeroportos, você precisa ficar de olho na aba de contratações do site oficial dos aeroportos e ter comprovação de que possui os requisitos exigidos, para então se candidatar. O mesmo pode ser feito nos sites das companhias aéreas.

Para a aplicação, em específico, você deve ter um currículo e uma carta de apresentação muito bem elaborados. É um grande diferencial demonstrar respeito à diversidade e desejo por conhecer novas culturas.

📌 Dica de ouro: use um gerador de currículos automático para facilitar a sua aplicação e ainda ter um currículo excelente.

4. Vantagens e desafios de se trabalhar em aeroportos


Trabalhar em aeroportos pode ser muito vantajoso, pois pode incluir descontos em voos, passagens gratuitas e o contato com pessoas de diversas culturas. Além disso, pode contar com os benefícios regulares: vale-transporte, alimentação, auxílio-creche, gympass, plano médico e dental, entre outros.

Entretanto, como qualquer outro emprego, tem seus desafios. Geralmente são funções que envolvem trabalhar sob pressão, trabalho em turnos noturnos, fins de semana e feriados, além de lidar com passageiros frustrados.

📌 Outras possibilidades: veja neste artigo como trabalhar em um navio de cruzeiros viajando pelo mundo.

Considerações finais


Existe uma gama enorme de possibilidades para se trabalhar em um aeroporto. Você pode ser funcionário de uma companhia aérea, ou especificamente de um aeroporto. Além disso, há vagas diretamente ligadas com a aviação e outras bem menos específicas, mais acessíveis para o público geral. Aproveite as dicas desse artigo e envie seu currículo para começar sua carreira aeroportuária.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Perguntas e respostas sobre trabalhar em aeroporto

É possível ter cargo de funcionário público trabalhando em aeroporto?

Sim. Você pode prestar concurso público para a Polícia Federal, Receita Federal e para a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), entre outros.

Posso ter facilidades para viajar, trabalhando em aeroporto?

Sim. Principalmente se você for funcionário de alguma companhia aérea, dentre as vantagens pode ter passagens gratuitas ou descontos exclusivos.

Se eu trabalhar em aeroporto, vou poder ver aviões de perto?

Sim. Se você conseguir um cargo cujo posto seja próximo aos portões de embarque e pista de pouso, ou que te permitam visitar os portões de embarque nas suas pausas.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo

Exemplos de cartas para download

Modelo de carta de apresentação