Como responder às perguntas de entrevista comportamental

Se você está nervoso sobre as perguntas da entrevista comportamental para a vaga que você deseja, você não está sozinho. Essas perguntas parecem um pouco difíceis, pois é preciso escolher bem as palavras para revelar os traços comportamentais certos para cada vaga e empresa. E a capacidade de destacar suas habilidades e qualidades pode estar entre você e a sua futura contratação.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo
As diferentes seções

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo

Nossa equipe de especialistas em entrevistas reuniu as perguntas comportamentais mais feitas em entrevistas de emprego e elaboraram as melhores respostas para você se inspirar e aumentar suas chances de conquistar a vaga que tanto deseja.

1. Pense no melhor chefe que você já teve. Quais são as qualidades que você mais admira nele?


"O melhor chefe que eu já tive até o momento é uma pessoa que lidera através do exemplo e, por isso, ele exala uma liderança inspiradora. Ele também sabe exatamente como comunicar claramente até mesmo coisas difíceis, sem deixar as pessoas desconfortáveis ou receosas. Além disso, ele tem uma excelente habilidade para motivar a equipe."

O interesse do entrevistador, com essa pergunta, não é no seu chefe em específico, mas no que você valoriza em um chefe, pois isso evidencia seus comportamentos em uma posição de liderança.

Líder alegre falando e olhando para longe

2. Descreva uma situação na qual você contribuiu para melhorar o ambiente de trabalho.


"Em uma de minhas experiências, eu percebi que os conflitos e erros na produção se davam por problemas de comunicação entre as diferentes equipes e setores. Então eu sugeri a implementação de reuniões frequentes para alinhar todas as frentes de trabalho. Depois disso, conseguimos reduzir 85% dos erros e o ambiente se tornou muito mais colaborativo."

Esse é o tipo de resposta ideal para empresas cuja cultura é o trabalho em equipe e um ambiente de trabalho colaborativo, mas você pode usar outro aspecto como exemplo, adaptando a resposta para sua realidade. Note também que a pessoa demonstra uma boa habilidade analítica e proatividade para identificar e resolver problemas com eficácia.

📌 Você também pode usar exemplos de trabalhos em casa, contando como você adaptou seu espaço pessoal para melhorar seu desempenho profissional.

3. Fale sobre um episódio em que você identificou um erro no trabalho de uma colega ou equipe. O que você fez?


"Certa vez, percebi um erro nos cálculos do relatório financeiro e sabia que isso impactaria muito as decisões da empresa. A primeira coisa que fiz foi revisar os cálculos com calma e, ao confirmar o erro, chamei os autores do relatório privadamente para comunicar de forma respeitosa minha descoberta. Então, ofereci ajuda para refazer o relatório e as pessoas envolvidas me agradeceram."

Nesse tipo de resposta, você pode mostrar uma excelente atitude profissional, além de atitude de dono, ao estar atento aos detalhes e preocupado com o impacto do trabalho da equipe como um todo. Além disso, mostra desejo de colaborar de forma respeitosa com seus colegas de trabalho. Se você demonstra esses tipos de qualidades, provavelmente terá uma recolocação rápida no mercado de trabalho.

Quatro pessoas estão trabalhando juntas no escritório

4. Descreva uma ocasião na qual você tinha várias tarefas simultâneas e prazos apertados. Como você fez o gerenciamento de tempo?


"A primeira coisa que fiz foi listar todas as tarefas e prazos e avaliar a urgência de cada uma delas. Também elenquei aquelas cujo prazo era possível ser negociado e reuni a equipe para organizar as tarefas conforme as habilidades e especialidades de cada um. No final, conseguimos cumprir todos os prazos e aquele foi um dos meses mais produtivos naquele ano."

Nessa resposta, fica fácil evidenciar as habilidades de priorização de tarefas, negociação, planejamento e também o conhecimento da capacidade da equipe, habilidades essenciais em um líder.

5. Qual é a sua experiência de trabalho em equipe favorita em toda a sua carreira?


"Eu tive muitas experiências de trabalho em equipe, mas a minha favorita foi no meu primeiro emprego. Primeiro porque essa experiência me moldou como profissional e me mostrou que é possível alcançar sucesso em colaboração com os outros. Eu lembro que tínhamos uma rotina bem dinâmica e prazos apertados, mas a divisão de tarefas e a colaboração tornaram tudo mais leve e aprimorando os resultados. Durante esse período, nós conseguimos (conte um marco importante, de preferência em números)."

Veja como a resposta destaca a abertura para aprender com os colegas de trabalho e a habilidade de reflexão para tirar lições das experiências passadas.

6. Você já teve algum projeto que saiu muito do planejado? O que você fez para resolver?


"Certa vez, eu estava a frente do projeto de (nome do projeto) e a entrega da principal matéria-prima atrasou muito, pois houve um problema com o navio cargueiro. Por isso, corríamos o risco de atrasar muito a entrega para clientes muito importantes. Para não atrasar a produção e a entrega do produto final, fiz uma pesquisa de fornecedores locais e solicitei a compra do material. Graças a essa ação, nós conseguimos entregar os produtos, dentro do prazo e sem prejuízos de contrato."

Essa resposta evidencia na entrevista que o candidato consegue se adaptar bem até mesmo a imprevistos, mantendo o foco e a calma para buscar a melhor solução possível. As habilidades foco dessa resposta, são: capacidade de adaptação, proatividade, inteligência emocional e atitude de dono e elas são essenciais para o currículo de um gerente de produto.

Comissão de recursos humanos entrevistando homem

7.  Quando foi a última vez em que você pediu feedback de um superior? Por que você fez isso?


"Eu costumo pedir feedbacks trimestrais a meus superiores. Algumas vezes eu peço ao final de reuniões, porém eu prefiro agendar um horário e fazer isso em uma conversa privada, pois assim a pessoa se sente mais confortável para falar abertamente. Eu faço isso porque os feedbacks me ajudam a avaliar melhor meu desempenho e a ter uma base do que eu preciso melhorar para evoluir ainda mais como profissional."

Esse tipo de resposta é exatamente o que os recrutadores adorariam escutar. Isso porque, eles valorizam muito os candidatos que buscam a melhoria contínua, já que isso reverbera na qualidade das tarefas que eles entregam.

8. O que você faria caso fosse incumbido de treinar um funcionário ou uma equipe?


"Eu ficaria muito animado, pois é uma ótima forma de solidificar meus conhecimentos. Primeiro eu elencaria os principais conhecimentos a serem desenvolvidos; então verificaria o número de alunos para planejar as avaliações de conhecimentos e dinâmica de treinamento. Algo que considero importante é diversificar os métodos de ensino, então eu incluiria aulas práticas também. Por fim, eu daria feedback ao longo do treinamento e me organizaria para fazer um acompanhamento depois com o funcionário/equipe."

Veja como essa resposta demonstra bastante organização e real preocupação com o aprendizado, principalmente no que se diz respeito às avaliações, feedbacks e acompanhamento. Outro traço sutil é a abertura para colaborar com os colegas ao compartilhar o próprio conhecimento com eles.

Treinando um funcionário

📌 Agora que já sabe responder às perguntas, use esta ferramenta de geração de currículo por IA, você só precisa preencher seus dados e em poucos instantes ela constrói seu currículo.

Conclusão


As perguntas comportamentais são muito importantes nos processos seletivos. É nessa parte que o recrutador avalia se você está alinhado com a cultura da empresa, com base nas suas experiências anteriores. E agora você já sabe as melhores respostas para as perguntas comportamentais da entrevista. Basta você praticar as respostas, incorporando as suas próprias experiências para causar uma ótima impressão eu aumentar as suas chances de conquistar a vaga que você tanto deseja.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Perguntas frequentes sobre perguntas comportamentais em entrevistas

Em todo processo seletivo tem entrevista comportamental?

Sim. Em alguns processos seletivos, a parte da entrevista comportamental é separada daquela que avalia as habilidades técnicas. No entanto, na maioria dos processos seletivos, as perguntas comportamentais são combinadas com a avaliação técnica ou, até mesmo, com a etapa de avaliação psicológica.

Que tipos de exemplos posso dar para demonstrar minha capacidade de adaptação?

Você pode dar exemplos de quando implementou um novo processo ou tecnologia no fluxo de trabalho, quando mudou de função ou recebeu alguma responsabilidade fora das suas tarefas rotineiras; também vale mencionar projetos com equipes diferentes e a busca por aprender novas habilidades.

Como devo ressaltar a inteligência emocional na tomada de decisões?

Você pode citar diversos exemplos que te tiraram da sua zona de conforto ou que te fizeram se sentir pressionado. Um exemplo pode ser de um período com muitos prazos apertados e concorrentes; como você lidou com um colega difícil de lidar; também um momento em que você considerou as emoções e perspectivas dos outros membros da equipe para tomar uma decisão.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo

Exemplos de cartas para download

Modelo de carta de apresentação
Design de carta de apresentação
Modelo de carta de apresentação para estudantes - universidade
Modelo de carta de apresentação de compromisso