
Modelo de currículo ideal para revendedores de jogos de mesa
Para ter um bom curriculum vitae de revendedor de jogos de mesa, não basta apenas ter um bom conhecimento dos jogos. Você precisa demonstrar ótimas habilidades interpessoais aliadas a habilidades técnicas de venda e de negociação. Você verá isso, na prática, a seguir, no modelo de currículo ideal para a sua profissão.
Como incorporar soft skills e hard skills no seu currículo
Colocar suas habilidades de forma isolada no currículo nem sempre é uma boa estratégia. Você precisa incorporá-las de forma natural e fluída ao longo do currículo para passar a ideia de que elas estão presentes no seu dia a dia e não apenas ali para simplesmente impressionar. Veja abaixo algumas dicas para adicionar habilidades de forma natural:
- Faça uma análise: pondere sobre o estilo dos jogos, o perfil da empresa e suas informações profissionais. A partir disso, elenque as habilidades mais importantes para o seu perfil profissional e que combinem com o segmento de jogos da empresa.
- Use a descrição de experiências: essa é a melhor seção para incorporar habilidades. Ao invés de apenas listar tarefas rotineiras, coloque atividades associadas a algumas das habilidades que você elencou.
- Incorpore na sua formação: quando estiver preenchendo a lista de conhecimentos de uma formação, pense nas habilidades que você pode demonstrar a partir de seus conhecimentos. Habilidade de análise de mercado e domínio de softwares de venda são os exemplos ideais para colocar aqui.
- Associe a conquistas: quando colocar um resultado no seu curriculum vitae, aproveite para colocar junto a habilidades que te ajudaram a obter a conquista. Por exemplo, você pode dizer: "Aumentei as vendas em 35% ao adotar novas técnicas de atendimento ao cliente".
A principal seção para adicionar as habilidades é a de experiência profissional, pois ela vem logo no início do currículo, mas você pode adicionar nas outras também. Apesar de não haver restrições sobre a quantidade de habilidades, não exagere. Lembre-se: a incorporação deve ser natural e fluída.
Veja a seguir sugestões de habilidades que você pode adicionar no seu currículo:
Habilidades técnicas (hard skills):
- Negociação;
- Gestão de vendas;
- Análise de mercado;
- Prospecção e abordagem de clientes;
- Conhecimentos de jornada do cliente;
- Aplicação de funil de vendas;
- Resolução de problemas;
- Estabelecimento, gestão, cumprimento e avaliação de metas de venda;
- Domínio de softwares voltados para vendas e gestão de clientes;
- Análise de dados para tomar decisões;
- Conhecimentos de jogos de mesa.
Habilidades interpessoais (soft skills)
- Inteligência emocional;
- Resiliência;
- Comunicação eficaz;
- Adaptabilidade;
- Empatia;
- Escuta ativa;
- Gestão estratégica de tempo.
Tente ao máximo manter o balanço entre soft skills e hard skills. O currículo de um revendedor de jogos precisa ser construído de forma a demonstrar dois focos principais: habilidades de vendas e habilidades de gestão de pessoas. A combinação entre os dois pólos é essencial para mostrar que é um bom revendedor.

Como adaptar o seu currículo para o seu nível de experiência
Estima-se que pelo menos 75% dos candidatos a emprego no Brasil mentem no currículo e, frequentemente, são eliminados nas entrevistas de emprego. É bem provável que a motivação é mostrar o máximo de competência. No entanto, assim como a vida pessoal, a vida profissional de cada indivíduo é distinta e, por isso, o currículo também o é.
Para aumentar as suas chances de passar em seleções, seja sempre sincero no seu currículo. Quanto a mostrar competência e se colocar sob a melhor luz, invista nas estratégias acima conforme o seu nível de experiência. Veja abaixo os principais perfis generalistas de revendedores de jogos e estratégias a serem usadas no currículo:
Profissional experiente e com formação
Estabeleça no seu currículo um balanço entre seus conhecimentos e sua atuação prática. Selecione apenas duas experiências e duas formações mais essenciais para adicionar. Como você possui os dois pólos principais do currículo, você pode, se quiser, dispensar seções adicionais e dar maior foco às experiências e à formação.
Profissional formado e sem experiência
A primeira estratégica é mover a seção educacional para logo abaixo do resumo. Você pode dispensar a seção de experiência, mas se tiver feito algum estágio ou vínculo informal, você pode colocá-los nessa seção, logo após a formação. Lance mão da seção de certificações e de referências de mentores.
Profissional apenas com experiência
Você pode excluir a seção de educação e adicionar mais de duas experiências profissionais. Adicione no seu currículo uma seção de habilidades para dar uma ideia melhor sobre os conhecimentos que você adquiriu na prática.
Conclusão
A profissão de revendedor de jogos de mesa tem suas particularidades, assim como o seu currículo. Com o modelo disponibilizado pela nossa equipe, você já sabe o que deve ou não destacar no seu currículo para chamar a atenção dos recrutadores. Sendo assim, os seus primeiros passos na profissão serão muito mais fáceis. Comece agora a se preparar para a sua candidatura de sucesso.