Como atualizar currículo | Dicas, modelos e exemplos

O mercado de trabalho muda de acordo com o passar do tempo. Assim, o perfil de profissional exigido também possui novos requisitos e habilidades. Por isso, atualizar currículo é fundamental para a pessoa que quer continuar no mercado e conquistar boas vagas de emprego em um processo seletivo.

Formato :
Word (Microsoft)
Tamanho :
A4
Personalizável :
Yes

Porém, não basta apenas inserir novos dados no modelo de currículo. Afinal, é preciso entender como o mercado mudou, mas também como você mudou enquanto profissional. E assim, passar seu novo perfil, competências e habilidades para os recrutadores.

Portanto, se estiver sem saber como fazer um currículo atualizado, é só continuar lendo este guia. Separamos um passo a passo com detalhes para te ajudar a atualizar suas informações no documento e ter mais chances de conseguir uma contratação ou promoção.

Qual a importância de atualizar o currículo?

Praticamente nada no mundo permanece igual durante muito tempo. Nem o mercado de trabalho, e nem mesmo você e suas competências. Por isso, de tempos em tempos você realiza novos cursos, sai ou entra em um emprego e adquire novas qualificações a cada vez.

Então, como você pode ser um novo profissional e encarar um novo mercado com um modelo de currículo velho?

Nessa hora, é importante realizar a atualização dos conteúdos para mostrar um perfil adequado para as demandas dos empregadores. Confira outros motivos para atualizar seu documento profissional: 👇

  • Mostra uma postura mais adaptada ao mercado;
  • Exibe novas competências e qualificações;
  • Possibilidade de revisar e corrigir erros antigos;
  • Cria um novo perfil e objetivo para sua carreira;
  • Se preparar para melhores oportunidades;

Ainda, o processo de pesquisa e desenvolvimento dessa atualização do modelo de currículo pode fazer com que você esteja mais preparado para a entrevista de emprego, inclusive. Afinal, você precisará entender o mercado e o que o recrutador procura atualmente nos funcionários.

Repense sobre o objetivo ao atualizar o currículo

A primeira parte de atualizar um currículo é repensar sobre o rumo que você gostaria de dar para sua carreira e seu objetivo. Como mencionamos, você também pode alterar seus objetivos de acordo com o passar do tempo.

Então, a primeira parte é pensar novamente sobre o tipo das vagas de emprego, cargos e qual o rumo gostaria de dar para sua carreira. Depois disso, você pode adaptar melhor as informações em seu modelo de currículo para o direcionamento que pretende.

👉 Assim, é importante saber em que destino quer chegar, para escolher quais ferramentas usará ao trilhar o caminho até lá. Portanto, tire um tempinho para pensar sobre isso e definir bem quais as metas profissionais que você deseja aplicar em seu modelo de currículo.

Etapas para atualizar um currículo

Depois de pensar sobre sua carreira, é hora de começar a organizar suas informações para adicionar ao CV. Essa etapa é importante para juntar os conteúdos que realmente são relevantes para as vagas e anúncios dos quais será candidato.

Então, para aprender como como atualizar o CV, é preciso repassar passo a passo todos os dados que mudaram. Criamos um guia com as principais etapas dessa tarefa, para ajudar na hora de colocar a mão na massa:

  • Repense seus objetivos de carreira e vida;
  • Altere o design e layout do CV para um mais atual;
  • Atualize seus contatos profissionais no modelo de currículo;
  • Adicione novas experiências relevantes para as vagas;
  • Inclua novas realizações profissionais;
  • Complemente com seus cursos e novas formações;
  • Se possível, inclua novas habilidades relevantes para o cargo;
  • Otimize novamente seus dados e informações;
  • Escreva uma nova carta de apresentação, atualizada;
  • Faça uma boa revisão dos conteúdos no modelo de currículo.

Porém, em algumas plataformas, como Lattes atualizar currículo pode ser ainda mais simples. Já que existem formas de incluir somente os conteúdos, e o próprio site realiza o restante das atualizações (organização, layout e otimização).

Faça a atualização do design do currículo

Você já deve ter ouvido o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, certo? Então, apesar de pouco valorizado, o aspecto visual do CV possui uma grande importância. Quando o empregador vai fazer a leitura do seu documento, é a primeira coisa que nota.

Por isso, o conceito do layout no currículo também muda conforme o tempo, e sua atualização precisa focar nessa parte. Imagine que você pegue um CV todo bagunçado, com informações amontoadas e difíceis de ler. Você consideraria contratar esse profissional?

👉 Manter um bom aspecto visual no modelo de currículo também fala sobre sua capacidade de organização e atenção aos detalhes .

Portanto, é preciso seguir alguns parâmetros importantes na hora de atualizar a apresentação visual do curriculum vitae :

  • Deixe as seções organizadas e bem espaçadas;
  • As margens podem seguir o padrão ABNT: esquerda 3 cm, superior 3 cm, direita 2 cm e inferior 2 cm;
  • Escolha um layout que tenha relação com sua postura profissional e vaga de emprego;
  • Não escreva textos muito longos; se precisar detalhar algo, use listas com marcadores;
  • Coloque os dados mais relevantes em negrito;
  • Os currículos precisam ter apenas uma página, mantendo tudo de conteúdos em anexo: carta de apresentação ou recomendação;
  • Escolha uma fonte tradicional para o modelo de currículo (Times New Roman ou Arial, 12).

Porém, se estiver se perguntando: e sobre o currículo lattes como atualizar? Ou mesmo como atualizar o currículo na Gupy? Essas regras não se aplicam da mesma forma. Afinal, plataformas automáticas já possuem seus próprios padrões de formatação no próprio site.

Mas se você não tem tempo, ou não quiser parar para elaborar um novo layout, clique aqui . Aqui no site temos algumas ferramentas que podem te ajudar a criar seu CV de forma simples e fácil. Aproveite para conferir como podemos ajudar a facilitar sua tarefa.

Atualize o cabeçalho e informações de contato

Na hora de atualizar currículo, uma parte super importante é o cabeçalho. Afinal, os contatos profissionais podem mudar de tempos em tempos. Então, você quer que as empresas continuem te encontrando para marcar a entrevista de emprego, certo?

Portanto, observe todo o conteúdo que você colocou no cabeçalho do CV. Será que ainda consegue acessar o endereço de e mail? Ele possui um alias profissional? E seus outros contatos, redes sociais e sites? Confira tudo isso e faça a verificação de acesso em todos.

Para te ajudar a entender como funciona, separamos um modelo de currículo atualizado, com o cabeçalho antigo e atual. Aproveite para verificar como funciona a alteração e quais dados foram trocados:

Cabeçalho atual
Gabriela Pessoa Fonseca - (a candidata casou e alterou o sobrenome)

Professora de inglês - (o objetivo profissional mudou)

+55 (13) 99753-8265 - (novo número de telefone)

carolpratesf@gmail.com

https://www.linkedin/in/carolinaprates


Então, compare as informações em outro exemplo, para identificar como atualizar seu currículo de forma correta:

Cabeçalho antigo
Gabriela Pessoa Ribeiro

Tradutora

+55 (13) 99874-5698

carolpratesf@gmail.com

https://www.linkedin/in/carolinaprates


Note que a configuração do cabeçalho não alterou, mas as informações sim. Observe como a vida do candidato teve alterações significativas, e isso também se reflete no conteúdo da seção no curriculum vitae .

👉 Atualizar essas atualizações é fundamental para que os recrutadores possam continuar te encontrando para as entrevistas.

Trabalhou em algum outro lugar? Atualize suas experiências

Ainda, é possível que você tenha trabalhado em algum outro lugar, feito um estágio ou outra experiência profissional. Esses pontos precisam ser atualizados no currículo, para mostrar ao recrutador mais qualificação e domínio do mercado de trabalho.

Porém, não basta apenas inserir experiência no conteúdo do CV. Afinal, você quer mostrar competência, e não somente mais um registro profissional. Portanto, é preciso descrever algumas de suas principais funções.

Dessa maneira, criamos um modelo de seção de experiência, para mostrar a maneira correta de incluir esses dados no CV:👇

Exemplo Correto
Recepcionista - Empresa X

2013 - 2014

  • Realizei o primeiro atendimento dos clientes no balcão e triagem
  • Redigi memorandos, documentos e outros pertinentes à rotina

Atendi e filtrei telefonemas, resolvendo as demandas dos clientes também por este canal


Exemplo Incorreto

Recepcionista - Empresa X

2013 - 2014

  • Atendimento
  • Redação de documentos

Telefonemas


Observe que as funções foram detalhadas de maneira clara e objetiva, mas mostrando as principais atividades desempenhadas. Evite colocar apenas uma palavra ou duas para mostrar o que você fez enquanto trabalhou neste local.

Outra boa dica é pensar em como esses conteúdos se relacionam com a vaga para a qual será candidato. Com isso, pode colocar funções que mostrem ao empregador que você já executou tarefas parecidas durante a rotina de trabalho.

Faça a atualização do currículo com suas novas realizações profissionais

Durante a sua carreira, dentro do campo de trabalho ou não, você pode realizar diversos feitos como profissional. É importante colocar também esses conteúdos em seu resumo profissional, adicionando novas informações que possam te destacar entre os candidatos.

👉 Afinal, tudo que o mercado demanda são bons resultados, boas realizações de candidatos que possam agregar ao quadro de funcionários.

Mesmo que você ainda não tenha conseguido um emprego em sua área, com certeza teve bons feitos em outra experiência. Pense sobre eles e como podem te ajudar a chegar mais perto da contratação.

Para facilitar um pouco mais a tarefa, deixamos um modelo com exemplo de resumo profissional atualizado para você se inspirar:

Exemplo Correto
Advogado com graduação pela USP, com 4 anos de experiência na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, como defensor público em casos pro bono . Especialização em Direito Penal e processual penal, com excelente domínio de inglês e espanhol. Ganhador do prêmio Social “Mentes que iluminam” do Jornal Gazeta Popular, em 2022.

🎁 Dica extra: Como nos currículos tradicionais, ao adicionar seu CV é importante pensar em um modelo de texto específico para cada tipo de vaga. Assim, você pode alinhar suas intenções e realizações com a proposta da vaga em questão. Portanto, não utilize conteúdos padrão ou copiados de outros locais, a originalidade também é valorizada no mercado.


Ainda, se quiser aprender como fazer um currículo para buscar emprego e já correr para os anúncios de vagas, aqui é o lugar certo. Temos algumas ferramentas no site que podem facilitar ainda mais a tarefa de escrever currículos que sejam interessantes e atrativos.

Seções adicionais

Da mesma forma, as seções adicionais do currículo atualizado também precisam de atenção. Como mencionamos, quase nunca ficamos parados, sempre buscando uma qualificação e competências melhores no modelo de CV.

Por isso, se você inseriu dados nas seções adicionais, é hora de colocar mais conteúdos. Eles servem para que o recrutador possa conhecer mais sobre seu perfil profissional, com dados que não cabem em outras seções.

Cursos de complementação

Uma das informações que mais muda em um modelo de currículo são as formações e complementações de carreira. Hoje, os cursos técnicos, profissionalizantes e de especialização são muito procurados por profissionais que querem se encaixar no mercado.

Então, se desde a última versão do seu CV, você iniciou ou concluiu um curso, não deixe de informar esses dados na atualização. Isso pode fazer toda a diferença para a empresa perceber seu CV no meio de tantos candidatos.

👉 Porém, não basta apenas adicionar a informação, é preciso que tudo esteja de forma correta, com todos os conteúdos necessários.

Assim, confira algumas dicas para incluir cursos de complementação em um CV atualizado:

  • Indique o tipo de curso que realizou (especialização, graduação, técnico, profissionalizante, complementar);
  • Coloque o nome da instituição, com cidade e estado;
  • Adicione a carga horária total do curso (normalmente, fica descrita no certificado);
  • Inclua realizações relevantes, caso houverem e sejam de destaque (iniciação científica, prêmios, reconhecimentos, artigo publicado e outros).

Essas informações também são super importantes na hora de atualizar currículo CNPq, já que são basicamente o conteúdo de cada campo solicitado. Se você não incluir todos na plataforma, pode acabar ficando com o CV no modelo descaracterizado e incompleto.

Idiomas

Outra parte que pode mudar são os níveis de idiomas. Afinal, você vai progredindo na proficiência conforme passa os níveis de estudos. Portanto, confira a forma de inserir seu domínio de línguas estrangeiras no CV: 👇

  • Português: Nativo
  • Inglês: Fluente
  • Espanhol: Fluente
  • Malaio: Intermediário

Porém, é fundamental não adicionar níveis que você não domina, ou aumentar seu nível de fluência no modelo de CV. Você não quer que o recrutador ou a empresa descubra durante a entrevista, que você não fala tal língua estrangeira tão bem, não é?

Interesses

Por fim, nas seções adicionais, os interesses também podem mudar bastante ao longo do tempo. Hoje, as atividades extracurriculares e preferências são bem valorizadas pelas empresas, principalmente as que são relacionadas com a vaga de interesse.

Dessa maneira, vale a pena incluir atividades e preferências que sejam positivas para esse tipo de anúncio ou cargos no modelo de currículo. Por exemplo, se você quer se candidatar a escritor, clubes de leitura ou de escrita podem ser opções interessantes para mostrar aos recrutadores.

Dicas para otimizar e manter o modelo de currículo atualizado

Ainda, é preciso lembrar que a otimização precisa estar presente também na atualização dos conteúdos no CV. Veja algumas dicas para otimizar seu CV, criar modelos excelentes e deixar o conteúdo adaptado para se sair melhor no mercado:

  • Organize todos os tópicos para caberem em uma página A4;
  • Escolha um layout profissional e bonito;
  • Inclua palavras chave para chamar a atenção;
  • Pesquise sobre a empresa e alinhe os modelos de conteúdo;
  • Separe as seções e identifique todas com negrito e fonte maior;
  • Deixe uma boa organização e configurações no CV;
  • Utilize listas com marcadores para conteúdos mais longos.
  • Adicione a carta de apresentação como anexo.

Mas cuidado ao atualizar currículo Indeed ou outras plataformas automáticas. Afinal, mencionamos antes que elas são automáticas, e possuem formatações próprias toda vez que atualizam. Com isso, você só precisa adicionar o conteúdo nos campos especificados.

Principais erros ao atualizar o currículo

Além de aprender como atualizar o currículo, é importante entender quais os principais erros que você pode cometer durante essa atualização. Por isso, confira algumas dicas do que evitar ao atualizar seu CV:

  • Manter informações desnecessárias e irrelevantes para a vaga;
  • Modelos de currículo com contatos que não possui mais acesso (nome, e mail, telefone);
  • Adicionar dados somente para “encher” o CV;
  • Não focar nos objetivos profissionais;
  • Criar currículos com mais de uma página;
  • Acúmulo de informações e poluição visual;
  • Modelos de currículo com designs confusos e pouco profissionais;
  • Pretensão de salário nos currículos;
  • Mentir ou aumentar qualificações e competências.

Dessa forma, você evita erros comuns que podem acabar soando mal para os recrutadores. A intenção é manter uma postura ética e comprometida com um bom perfil profissional, organizando os tópicos de forma clara e objetiva.

Resumo: passo a passo para aprender como atualizar o currículo

Então, agora você já conseguiu atualizar e otimizar seu currículo de forma eficaz. Agora, é um dos momentos mais importantes: a revisão do conteúdo. Essa etapa serve para corrigir erros, verificar informações desnecessárias e outros pontos.

Portanto, criamos um resumo com o exemplo, passo a passo, para você ter a opção de revisar seus conteúdos e manter o CV o mais adaptado possível. Lembre que cada informação conta: 👇

  • Cabeçalho: Novo nome, contato, e mail ou redes sociais
  • Apresentação: Adicionar novas realizações profissionais ao resumo
  • Experiência: Locais atuais onde você trabalhou (relevantes para o cargo)
  • Educação : Novos cursos, formação, graduação e outras formações
  • Habilidades: Novas competências para o cargo ou vaga
  • Idiomas: Atualização dos níveis de fluência em línguas estrangeiras
  • Certificados: Cursos complementares realizados atualmente
  • Voluntariados: Atuação recente em ONGs e NPOs
  • Prêmios: Novos prêmios, reconhecimentos, méritos e condecorações de relevância para a vaga
  • Interesses: Novos interesses, hobbies , site gerenciado com boas visualizações e atividades extracurriculares
  • Anexos : carta de apresentação ou recomendação

Além disso, não deixe de atualizar currículo Lates e outras plataformas também, com atenção aos detalhes também. Não adianta somente deixar o currículo tradicional atualizado e esquecer de outras ferramentas importantes, que também podem ajudar a conseguir vagas melhores.

Perguntas mais frequentes

Enfim, se você possui mais dúvidas sobre como atualizar currículo Lattes, outras plataformas e CVs tradicionais, continue aqui. Assim, separamos algumas perguntas comuns de outros profissionais para te dar inspiração para começar a escrever o seu curriculum vitae :

Como atualizar o currículo lattes?

No caso de plataformas automatizadas, como o currículo Lattes atualizar, é uma tarefa bem mais simples. Afinal, você precisa adicionar suas novas informações em campos específicos para atualizar currículo Lattes, e o site organiza os dados para você.

Como atualizar um currículo que está em PDF?

No caso dos currículos em PDF, para fazer a atualização você pode usar dois métodos. O primeiro é fazer a conversão de volta para editores de texto e atualizar as informações. O outro é copiar e colar os dados no editor (caso possível) e adicionar as novas informações.

Como atualizar currículo na BNE?

Na BNE atualizar currículo é super simples, já que também é um dos tipos de plataforma automatizada para cadastro de curriculum vitae . Então, ela possui campo específico para adicionar e editar os dados relacionados ao seu perfil profissional. Portanto, é super simples fazer um currículo atualizado.

Como atualizar currículo no Gupy?

Se você chegou até aqui se perguntando: “como atualizar meu currículo no Gupy?” A resposta é bem simples. Como você já tem um cadastro na plataforma, basta realizar um acesso em sua conta de candidato da Gupy atualizar currículo, editando os tipos de informações que colocou antes.

Por fim, se não consegue realizar essas funções, algumas empresas podem fazer esses serviços. Porém, varia bastante quanto cobrar para atualizar currículo lattes ou outros. Então, a solução está aqui no site, com os melhores modelos de currículo atualizado , com exemplos para criar o seu modelo de um jeito mais fácil.

Crie seu currículo com os melhores modelos

This is some text inside of a div block.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo

Exemplos de cartas para download

Modelo de carta de apresentação
Design de carta de apresentação
Modelo de carta de apresentação para estudantes - universidade
Modelo de carta de apresentação de compromisso