
Exemplo de currículo de enfermeira cirúrgica
Uma enfermeira cirúrgica presta assistência integral a pacientes no pré e pós-operatório, além de executarem procedimentos de degermação em equipamentos cirúrgicos. Por ser um trabalho altamente minucioso e delicado, seu currículo precisa refletir uma formação sólida e experiência específica em enfermagem cirúrgica. A seguir, um excelente modelo para você se inspirar ao montar o seu:
Particularidades de um currículo para enfermeiro cirúrgico
A profissão de enfermagem em si já remete a atenção e cuidados, mas na enfermagem cirúrgica isso é ainda mais marcado. Isso se deve ao fato de que pacientes cirúrgicos geralmente estão em uma situação mais vulnerável no pós-operatório. A seguir, reunimos alguns dos pontos principais para você focar ao montar o seu currículo de enfermeiro cirúrgico:
- Familiaridade com procedimentos do centro cirúrgico: é importante falar sobre os tipos de cirurgias com as quais você tem familiaridade, bem como seu papel no centro cirúrgico hospitalar (instrumentação, assepsia, ou preparação de pacientes). Se possível, cite protocolos conhecidos que você já utilizou.
- COREN: é obrigatório adicionar o seu número de registro no COREN (conselho regional de enfermagem) com seus dados pessoais, no início do currículo. Isso é necessário para garantir logo de cara que você está atuando conforme as normas brasileiras.
- Foco nas habilidades técnicas: dê uma maior ênfase nas habilidades técnicas que você utiliza no seu dia a dia, específicas de centro cirúrgico, como: cuidados com suturas, organização da mesa cirúrgica, métodos de assepsia, etc.
- Atendimento humanizado: além das habilidades técnicas, adicione suas habilidades interpessoais, principalmente se você já foi reconhecida pelo seu atendimento humanitário. Isso é importante, pois um bom tratamento pode ajudar na promoção do bem-estar e recuperação de pacientes, por isso esse tipo de atendimento é tao valorizado em contratações da área.
Se você conseguir expressar todas essas coisas no seu currículo, os empregadores saberão que você está pronta para garantir a estabilidade da saúde dos pacientes antes da cirurgia; para garantir a segurança do centro cirúrgico; e promover uma rápida recuperação dos pacientes.
Dicas para enfermeira cirúrgica iniciante ou de nível técnico
Por ser um emprego com protocolos bem minuciosos, pode ser desencorajador aplicar para uma vaga quando você é ainda não possui experiência na área, ou quando sua formação é de nível técnico. No entanto, tem como fazer adaptações no seu currículo de enfermeiro para que você se mostre como um excelente candidato, mesmo sendo iniciante. A seguir, veja ótimas dicas de como fortalecer o seu currículo.

Como demonstrar experiência
Mesmo que você ainda não tenha tido um emprego formal, você pode usar outras coisas da sua carreira para demonstrar que possui conhecimentos práticos e qualificações na área. Um bom exemplo é o estágio hospitalar ou clínico obrigatório, feito como parte da sua formação em enfermagem, ou especialização em enfermagem cirúrgica.
Outra forma simples de ganhar tempo de experiência é fazendo atendimentos a domicílio. Eles são bem mais fáceis de conseguir do que um emprego formal e já contam como experiência profissional no seu currículo.
Dê ênfase na educação
Se você não tem nenhum tipo de experiência de emprego, a sua carta na manga é enfatizar a sua formação. Para isso, você pode optar por colocá-la com primeiro item depois do resumo, ou dando uma descrição maior dos conhecimentos que você objeve em cada diploma ou certificação recebida.
Se você fez algum projeto de pesquisa ou de extensão, ou até mesmo se participou da empresa júnior, coloque essas informações em destaque. O mesmo vale para tempo como monitor de disciplina, pois isso demonstra bastante conhecimento e compromisso.
Aposte nos cursos extras de especialidades e eventos
Outra coisa boa para se apresentar como uma pessoa preparada para exercer a função desejada é colocando sua participação em congressos e workshops. Esses tipos de eventos servem para mostrar que você está atualizado sobre as novas técnicas e potocolos da área, tornando você uma ótima mão de obra para o contratante.
Capriche nas palavras-chave
As palavras-chave são muito importantes para colocar o seu currículo em posição de destaque, até mesmo para passar pelos filtros automáticos de currículos. Veja abaixo algumas das principais palavras-chave para a área:
- Centro Cirúrgico;
- Instrumentação Cirúrgica;
- Esterilização, assepsia e degermação;
- Cirurgia (geral, ortopédica, cardíaca, neurológica, pediátrica, entre outros);
- Cuidados pré, trans e pós-operatório;
- Recuperação pós anestesia;
- Suporte avançado de vida;
- Protocolos cirúrgicos (especificar).
Caso alguma habilidade interpessoal tenha sido mencionada no arquivo da vaga, coloque-as no currículo como palavra-chave. Isso torna o seu currículo mais alinhado com a vaga e, portanto, aumenta suas chances de contratação.
Coloque boas referências
Para complementar mais o seu currículo e adicionar um toque maior de credibilidade, adicione uma referência. Ela deve ser de algum tutor ou colegas de destaque durante a formação. Ao colocar a referência, lembre-se de adicionar o nome, cargo e empresa, além dos horários em que a pessoa está disponíivel.
Lembre-se sempre de pedir permissão à pessoa antes de colocar as informações de contato dela no seu currículo e quais são os horários que ela tem disponívies.
Considerações finais
Depois de aprender as dicas desse artigo, fica claro que é possível se destacar, com ou sem experiência, em processos seletivos para enfermeira cirúrgica. Isso, mesmo em uma área bem específica, que exige atenção máxima até nos mínimos detalhes e especialização. Agora que você já sabe o caminho, já pode dar os primeiros passos rumo à contratação, começando pelo currículo ideal.