Currículo artístico | Exemplos, como fazer e dicas

O segmento da arte é um dos mais amplos entre as classes profissionais. Dança, teatro, circo, artes visuais, infantil e música são apenas algumas das vertentes de um currículo artístico. Em um nicho cheio de bons candidatos, é preciso saber como se diferenciar

Última atualização:
20/6/2024

Todos os exemplos de CV neste guia

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Perth Thumbnail
Perth
Rotterdam Thumbnail
Rotterdam
Chicago Thumbnail
Chicago

Exemplo de currículo artístico

Arlete Panco

Atriz

+55 (13) 99854-5421
arletepanco@gmail.com
https://www.linkedin/in/arletepanco

Resumo de qualificações

Atriz com graduação pela Universidade de São Paulo (USP), com 4 anos de experiência na produção de peças teatrais, como atriz e dramaturga. Especialização em teórica Shakespeariana, com excelente domínio de inglês e espanhol. Ganhadora do prêmio Melhor atriz revelação no festival Paulista de teatro em 2018.

Experiência

Atriz - Elenco fixo da Sala São Paulo de teatro (São Paulo/SP)
2017

  • Atuação como Ofélia, na peça Orfeu pelo ciclo Sala São Paulo de teatro.

Atriz - Elenco fixo da Sala São Paulo de teatro (São Paulo/SP)
2018

  •  Personagem Salomé, na adaptação de peça de Oscar Wilde.

Educação

Graduação Artes Cênicas  - Universidade de São Paulo (USP)
2015 - 2017 (2500 horas)

Ensino médio - Escola Bloqueio - São Paulo/SP
2010 - 2013

Habilidades

  •  Comunicação oral;
  •  Postura de palco
  •  Idiomas
  •  Escrita impecável;
  •  Criatividade;
  •  Cursos profissionalizantes.


As diferentes secções
Utilizar este exemplo

Nessa hora, aprender o que é um currículo artístico e como montar o seu pode fazer toda diferença. Afinal, os salários para artistas no Brasil podem variar de R$2.800,00 a valores muito maiores, dependendo do ramo e participação em projetos.

Para quem precisa de uma mãozinha na hora de escrever o CV, separamos algumas dicas úteis. Não deixe de conferir esta matéria na íntegra para entender como criar um bom currículo para artista e deixar os votos de recrutadores todos em você.

Então, para criar seu currículo artístico dança, ou outros segmentos do ramo, é preciso entender quais as principais informações que devem ser inseridas. Uma das principais regras é manter seu currículo adaptado para o tipo específico de vaga que irá se candidatar.

Portanto, confira um modelo de currículo artístico (área de teatro) para te mostrar por onde começar:

Observe que neste modelo currículo artístico, todas as seções estão bem delimitadas e organizadas. Assim, é possível enxergar todos os dados de maneira clara e objetiva. Ainda, não esqueça sempre de incluir as datas e locais de todo o conteúdo.

Exemplo de currículo para artista sem experiência

Ainda, para a pessoa que é recém formada, sem ter experiência no mercado de trabalho. Isso pode gerar um certo desespero. Já que muitas áreas são restritas para quem já trilhou um caminho na carreira.

Porém, ainda é possível criar um modelo de currículo artístico com pouca ou nenhuma experiência, que agrade os recrutadores. Afinal, em qualquer profissão, é preciso dar o primeiro passo para continuar caminhando.

Portanto, confira um modelo de currículo para artista que está iniciando no ramo:

Vanessa Prado

Atriz

+55 (13) 99745-5214

vanessaprado@gmail.com

https://www.linkedin/in/vanessaprado


Resumo de qualificações

Profissional competente e comprometido com o bom andamento das rotinas laborais. Em trabalhos anteriores, executei funções e tarefas que demandam conhecimento da estrutura e funcionamento da profissão e ajudaram inclusive nas competências durante a graduação.

Procuro uma oportunidade de executar os conhecimentos e potencial adquiridos durante a graduação. Sou um profissional dedicado e organizado, que pretende colaborar também para o crescimento da empresa.


Experiência

Atendimento ao cliente - Central de relacionamento Oi

2016 - 2017

  • Atendimento telefônico de clientes;
  • Resolução de demandas e problemas;
  • Suporte técnico telefônico;
  • Organização do setor de trabalho;
  • Design dos relatórios de download mensal do aplicativo.

Educação

Graduação Artes Cênicas - Universidade de São Paulo (USP - São Paulo/SP)

2013 - 2017 (2500 horas)


Trabalhos voluntários

Participação voluntária na peça de teatro comunitária - Auto da compadecida

2017

Design dos convites para a peça - Auto da Compadecida

2017


Habilidades
  • Comunicação oral e escrita impecáveis;
  • Criatividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Colaboração;
  • Boa escuta;
  • Desenvoltura.

Esse modelo também pode ser eficaz para criar um currículo artístico infantil, em vários segmentos. Lembre sempre de valorizar os seus pontos fortes, para complementar a falta de experiência. Mantenha sempre suas melhores habilidades em alta a cada informação.

Cabeçalho e informações de contato

Para começar, é preciso incluir um cabeçalho com suas principais informações de contato. A intenção é que os recrutadores possam te encontrar para marcar uma entrevista. Porém, algumas regrinhas são importantes.

Primeiro, você precisa incluir o seu nome artístico, de acordo com sua preferência. Porém, os contatos continuam profissionais, mantendo a seriedade que a situação exige.

👉Confira a forma certa de adicionar seus contatos em um cabeçalho no modelo de currículo:

Cabeçalho Recomendado
Vanessa Prado

Atriz e modelo

+55 (13) 99745-5214

vanessaprado@gmail.com

https://www.linkedin/in/vanessaprado


Veja também como não montar o cabeçalho em um modelo de currículo artístico:

Cabeçalho Incorreto

Modelo e Atriz de peças teatrais - Shakespeare

Naturalismo, especialidade em palco italiano e rastreamento de demandas

Vanessa Freire Prado

Rua das laranjeiras, N° 5

Solteira, 26 anos

vanessafreireprado@gmail.com

Telefone (13) 99745-5214

https://www.linkedin/in/vanessinhatrizprado


Mantenha sempre os dados restritos ao que é relevante para essa seção. No caso, é preciso somente incluir seu email e conteúdos para que os recrutadores te encontrem. Observe que outras informações você pode responder durante a entrevista, sem precisar colocar tudo no cabeçalho.

Não esqueça de adicionar suas experiências como artista

No caso das experiências em um currículo artístico, elas são identificadas na página geral, mas também em anexo. Assim, você precisa criar um release, portfólio ou site para mostrar tudo sobre seus principais projetos durante a carreira.

Nessa hora, é bom saber como inserir fotos para currículo artístico, além de vídeos e outras informações visuais ou auditivas que mostrem a qualidade dos seus trabalhos como escritor ou em outra arte. Portanto, o portfólio é de suma importância neste tipo de cv.

Contudo, é preciso também saber quais os principais tipos de fotos para currículo artístico que existem. Ou mesmo quais os melhores tipos de vídeo e como montar esses conteúdos. Existem vários profissionais que se destinam a elaborar esses portfólios, incluindo até a fotografia.

Quais habilidades incluir em um currículo artístico?

No caso de um currículo profissional, é importante entender também quais habilidades são mais valorizadas pelos recrutadores. Elas podem variar de acordo com cada segmento das artes, mas o equilíbrio entre teoria e prática é fundamental.

👉Assim, confira algumas habilidades básicas que são importantes para profissionais da área artística:

Habilidades técnicas

  • Experiência;
  • Teoria;
  • Capacitação profissional;
  • Idiomas;
  • Habilidades manuais
  • Cursos de foto criativa.

Habilidades comportamentais

  • Criatividade;
  • Desenvoltura;
  • Comunicação oral;
  • Trabalho em equipe;
  • Autogestão;
  • Colaboração.

Inclua um bom resumo profissional

O resumo profissional é uma descrição curta de suas qualificações profissionais anteriores. Porém, ele não pode ser muito comprido, adaptando para as melhores realizações, de acordo com cada vaga. Selecione as experiências mais relevantes nesta seção.

👉Descubra a maneira correta de incluir seu resumo profissional em um bom currículo:

Exemplo Correto

Atriz e modelo com graduação pela Universidade de São Paulo (USP), com 4 anos de experiência na produção de peças teatrais, como atriz e dramaturga. Especialização em teórica Shakespeariana, com excelente domínio de inglês e espanhol. Ganhadora do prêmio Melhor atriz revelação no festival Paulista de teatro em 2018.


Do contrário, aprenda também como não incluir seu resumo profissional no currículo artístico:

Exemplo Incorreto

“Ser ou não ser, eis a questão” Fã incondicional de Shakespeare, com anos de estudo em dramaturgia nesse segmento. Atuei em diversas peças famosas, com performances impecáveis e bem aclamadas em sites de crítica. Apaixonadas pelo simbolismo, bons roteiros e um café com muito teatro. Espero poder contribuir para a equipe, somando com minha força de vontade e talento.


🎁 Dica extra: É importante criar um bom resumo profissional, focado em cada uma das vagas de emprego para qual for candidato. Assim, pode utilizar suas referências de maneira estratégica, sem deixar o currículo muito extenso ou com dados desnecessários.

Mas se quiser baixar currículo artístico dança, também temos alguns modelos excelentes para esse caso. Então, confira como fazer um currículo para buscar emprego acessando nosso banco de exemplos com download de recursos para criação de CV.

Seções adicionais

Ainda, é bom incluir sessões adicionais, que têm a função de aumentar a expertise do profissional na área de atuação. Principalmente no caso de artistas, onde a maior parte dos trabalhos é baseada nos projetos já realizados.

Idiomas

Um fator que pode ajudar bastante a conseguir oportunidades com ramo internacional são os idiomas. Então, vale a pena incluir nas seções adicionais de seu cv. Porém, é preciso incluir esse conteúdo de forma objetiva, da seguinte maneira: 👇

  • Português: Nativo
  • Inglês: Fluente
  • Espanhol: Intermediário
  • Francês: Básico

Porém, não coloque níveis de fluência que você não domina, para o caso de sua entrevista ser em língua estrangeira. Vale a pena ter uma noção, fazendo testes de proficiência para avaliar o grau real de conversação, escuta e escrita antes de incluir no perfil de seu CV.

Carta de recomendação/ certificados de participação

Afinal, outra seção adicional para incluir são as cartas de recomendação e certificados de participações em eventos. Com isso, você pode agregar ainda mais experiência, sem deixar de ter como fazer um currículo artístico resumido.

Essas qualificações adicionais devem ser inseridas como anexo, mostrando ao recrutador o alcance de seu trabalho. Portanto, aproveite para elencar e inserir os principais, sempre focando no objetivo profissional que quer desempenhar na vaga.

Otimize seu currículo artístico de forma correta

Para ter como montar um currículo artístico não existe uma fórmula perfeita. Afinal, cada vaga exige um tipo de conteúdo adequado. Então, o segredo principal é praticar, escrever e enviar. Só a repetição pode levar à produção dos melhores currículos de artistas.

Como a área artística é muito ampla, existem vários projetos para diferentes nichos, até dentro do mesmo segmento. Por exemplo, você pode ser do teatro, sendo candidato para uma vaga em uma comédia de rua itinerante, ou para um drama em palco italiano.

Nessa hora, o mais importante é entender como tornar suas habilidades e experiências mais dinâmicas nos currículos.

👉 Então, confira algumas dicas para tornar seu cv um prato cheio para os recrutadores:

  • Monte um bom portfólio, com trabalhos no mesmo gênero de arte da vaga (ou parecidos);
  • Crie um currículo artístico pdf de no máximo uma folha;
  • Utilize linguagem amigável, cuidando dos erros ortográficos;
  • Inclua os certificados e outros dados em anexos;
  • Escolha um design de fácil entendimento e bem feito.
  • Não inclua foto diretamente no cv;
  • Adicione foto somente quando solicitado no anúncio da vaga;
  • Além do design, atente para a formatação nas normas da ABNT.

Aprenda o passo a passo para criar um currículo artístico

Por fim, deixamos um currículo artístico resumido para facilitar o passo a passo da confecção. Afinal, não existe nenhum cv que não possa ser melhorado, com uma visão mais crítica e focada em cada vaga de emprego na arte.

Então, confira os principais pontos para elaboração de seu documento profissional:

  • Cabeçalho: Identificação e contatos profissionais
  • Apresentação: Resumo profissional e objetivo de trabalho
  • Experiência: Outras empresas onde trabalhou antes, ou local de apresentação
  • Educação : Nível de escolaridade e especializações relevantes para a área
  • Habilidades: soft skills (comportamentais) e hard skills (técnicas)
  • Idiomas: Grau de proficiência em idiomas
  • Certificados: Mostras, campeonatos, festivais e outras participações de artistas
  • Voluntariados: ONGs e NPOs presenciais ou em site
  • Prêmios: Entrevistas, Programa de TV, Youtube ou site, matérias com mais visualizações e outros méritos, publicação de artigo e pesquisas na área
  • Portfolio: Principais trabalhos realizados no segmento, site e outras realizações ou conquistas, com fotografia ou demonstração.

Se quiser criar o seu currículo artístico online, clique aqui para ver mais modelos pré-definidos. Assim, é possível facilitar tudo no processo de confecção, utilizando exemplos de sucesso para criar CVs de artistas com esses recursos. Aproveite e faça o download dos melhores!

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Por fim, você pode anexar uma carta de apresentação a seu currículo profissional como artista. Nessa parte, é possível adicionar informações resumidas e contar um pouco mais sobre suas preferências e perfil dentro da área e interesses.

Por exemplo, você pode inserir os principais gêneros teatrais que costuma performar. Ou mesmo, quais são seus autores, público alvo e ramos de teoria teatral mais fortes. A intenção é valorizar ainda mais suas características e pontos fortes dentro dessas configurações.

Perguntas mais frequentes

Por fim, ainda temos outras dicas para ensinar como fazer um currículo de artistas de forma eficaz. Para isso, as próximas seções contém perguntas frequentes de pessoas que estão indo para o mercado de trabalho buscar uma oportunidade de emprego.

O que colocar no currículo de ator iniciante?

Já que esta é uma carreira que depende muito de resultados para gerar oportunidades de emprego, valorize seus pontos fortes. Por isso, para ter como fazer um currículo artístico de ator iniciante, faça uso de suas qualificações técnicas e habilidades em outros modelos de serviços.

O que escrever no objetivo do currículo artístico?

Ao aprender como fazer currículo artístico, o objetivo pode ser uma grande dúvida na confecção. Escreva informações de acordo com cada vaga para qual for candidato. Além disso, preste atenção nas áreas de especificação (dança, teatro, circo) que os anúncios possuem.

Outro recurso que pode auxiliar é o uso de um modelo currículo artístico pdf. Assim, você pode se fazer o download para personalização dos melhores modelos de currículos para artista e criar o seu com base em ideias e modelos populares nos processos seletivos, com essas ferramentas.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo