As Melhores Fontes Para Currículo 2022 | Exemplos e Dicas

Concorrer a uma vaga no mercado de trabalho é uma aventura, estar preparado para lidar com todos os tipos de situações e superar as dificuldades é essencial para obter bons resultados. A elaboração de um currículo é o principal passo para quem quer arrumar um emprego.

Crie  o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo
Índice
Índice

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Criar o meu currículo

Existem algumas estratégias desenvolvidas por especialistas em processos seletivos. Desde o modelo da carta de apresentação, a estrutura do currículo, a formatação das páginas, tudo vai influenciar na pontuação e ranqueamento do seu currículo em uma seleção de emprego.

Nesse artigo vamos analisar um dos principais itens de um bom currículo, e muitas vezes relegado a segundo plano: as fontes. Sim, um currículo precisa ser escrito com fontes que ajudem o recrutador na hora de realizar a leitura. Confira tudo o que você precisa saber sobre as melhores fontes para o currículo de 2022.

O que são as fontes?

Alguém que está lendo esse artigo e desconhece as fontes tipográficas dos programas de edição de textos, pode acabar por pensar que estamos tratando de fontes de água ou nos referindo à origem/nascente de algo. E isso tem um motivo.

A denominação que usamos para definir os tipos de letras de programas de edição de vídeos não é uma criação própria da língua portuguesa - onde fonte é o local onde brota água - é um anglicanismo, ou seja, uma derivação da língua inglesa.

Surgida nos anos 80, as fonts surgiram como denominação dos tipos de letras usados por usuários do então recém-criado sistema operacional Microsoft. Os tipos de fonte, portanto, eram os vários tipos de modelos de letras que o programa disponibiliza para o usuário.

Atualmente, as fontes fazem parte da vida de todo mundo que usa um computador ou um celular para escrever. Passadas mais de quatro décadas desde a criação dos primeiros programas para computador, as fontes conquistaram um universo próprio.

Qual a importância da fonte para currículo?

Com o desenvolvimento da internet e programas de computadores, criar documentos tornou- se uma arte e o número de fontes disponíveis saltou grandiosamente. Hoje, vários programas de computador oferecem uma infinidade de possibilidades.

  • Desde a cor das letras, a margem do documento, o tamanho dos títulos, tudo pode ser alterado pelo proprietário do documento em programas e edição de texto.

Entretanto, apesar das inúmeras possibilidades que os programas de edição de documentos concedem aos usuários, em algumas situações a inovação pode se tornar um problema. Esse é o caso de documentos formais como os currículos e cartas de apresentação.

No campo dos recursos humanos, é pacífico que o básico é essencial para um candidato que busca uma vaga de trabalho. Ao preparar o seu currículo, usar ferramentas padronizadas pode aumentar suas chances de ser contratado por uma grande empresa do seu setor.

Documentos que acabam por inovar demais acabam dificultando a vida dos recrutadores que acabam lendo milhares de currículos todos os dias em todo processo seletivo. Isso porque, o que está escrito acaba sendo superado pela mensagem não verbal - a mensagem que não está escrita.

Escolher uma fonte é uma forma de se comunicar

Desde o momento em que a humanidade passou a se comunicar por palavras, as letras se tornaram elementos cruciais para o processo de comunicação. Símbolos desenhados em vários formatos emitem sons diferentes e ajudam o emissor a transmitir uma mensagem para o receptor.

Formas de letras desconhecidas acabam por dificultar a comunicação entre duas pessoas. É conhecido popularmente como “garrancho”. Ninguém quer ler um documento em meio a milhares de outros documentos onde a letra é um verdadeiro código que precisa ser decifrado.

Escolher o formato adequado de uma letra é essencial para que a mensagem seja transmitida ao receptor. Preocupação que percorre os séculos e se tornou, até mesmo, uma arte estudada, a caligrafia. Saber como escrever é tão importante quanto o que escrever.

3 dicas de como escolher fontes para currículo

Diante da importância da fonte nos dias de hoje, é preciso saber escolher o tamanho da fonte, assim como o modelo de fonte mais adequado para documentos da importância do curriculum vitae. Afinal, as informações do seu currículo precisam ser compreendidas pelo recrutador.

A escolha da fonte é crucial para quem pretende ter um currículo que será lido e selecionado para entrevistas e processos seletivos de emprego. Um profissional de destaque deve entender a importância da fonte na hora de elaborar seu currículo, ou arrisca ficar para trás na corrida por um bom emprego.

Ao desenvolver o seu currículo, o candidato vai precisar criar uma série de conteúdos para as mais diversas seções, tais como:

  • Cabeçalho : nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais - LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo : resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho : atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação : dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades : listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional : opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Note que as informações que serão apresentadas ao recrutador são muitas e definir um tipo de fonte que seja agradável e fácil de ler, é o primeiro passo para ter o currículo selecionado. Por isso, a escolha da fonte para o seu currículo deve ser pensada de uma maneira estratégica.

1- Escolha uma fonte conhecida

Antes de tudo, é importante que a fonte definida para escrever o seu currículo seja conhecida. Pense na quantidade de documentos que os profissionais de seleção e recrutamento recebem todos os dias, durante os processos seletivos abertos pelas empresas.

Como o nosso cérebro se acostuma com aquilo que encontra com mais frequência, escolher as fontes mais populares é a melhor maneira de não dificultar a vida do recrutador. Na etapa de seleção de currículos, tudo o que você precisa fazer para tornar o processo de seleção mais fácil, você deve fazer.

Fontes desconhecidas, apesar de parecerem bonitas e elegantes em um primeiro momento, podem cansar a vista do leitor a fazer com que o seu currículo seja abandonado e deixado de lado. Mesmo tendo um conteúdo relevante para a vaga, o seu currículo será desconsiderado.

2 - Veja se o tamanho é adequado

Com a grande opção de fontes que temos nos mercado de fontes tipográficas, a variação de tamanhos é muito mais comum do que se imagina. O tamanho da fonte deve ser apropriado para a leitura do documento sem precisar forçar a vista do recrutador que vai analisar seu CV.

Um tamanho adequado para uma letra é de 0,3 cm a 0,5 cm. A maioria das fontes populares respeitam esse tamanho. Vai ser fácil encontrar fontes que respeitem esse tamanho indicado para leitura de documentos extensos e importantes como o currículos dos candidatos.

Algumas pessoas podem acabar se confundindo com a questão do tamanho da fonte. Isso porque, as fontes são medidas em pontos (pt), onde 1 ponto (pt) equivale a 0,376 milímetros (mm). Nesse sentido, o tamanho ideal da fonte é de 10 a 12 pontos (pt).

3 - Prefira as fontes pouco espaçadas

Algumas fontes, por escolha do design gráfico, acabam por deixar um espaço maior entre as letras. Esse espaço pode até parecer bonito para algumas pessoas, mas ele também é um grande dificultador na hora da leitura. Quanto mais espaços, mais tempo para ler.

Fontes clássicas são as preferidas dos escritores porque elas não colocam espaços entre as letras. Usando essas fontes, a escrita fica mais fluida e as palavras mais fáceis de serem lidas. Ler uma frase e precisar descobrir onde termina a palavra e começa a outra é uma dificuldade.

E, como ressaltamos no início do nosso artigo, dificuldade é algo que o recrutador odeia. Daí, escolher fontes onde o espaçamento entre as letras é mínimo é elementar para obter sucesso com o seu currículo e ser convidado para uma entrevista que você tanto sonha.

5 melhores fontes para seu currículo

Bom, agora que você entendeu a importância de escolher uma fonte adequada para o seu currículo, está pronto ou pronto para encontrar a melhor fonte. Antes de iniciarmos a nossa lista das melhores fontes, é importante ressaltar que não existe um ranqueamento de fontes.

A lista de fontes selecionadas exprime uma opinião comum de muitos recrutadores e leitores em geral. Escolher uma delas vai caber ao candidato. Tudo vai depender do seu gosto e da forma como gosta de escrever. O importante é escolher uma das fontes da nossa lista.

Arial

Talvez a fonte mais conhecida de todos, a Arial é uma fonte com uma histórica peculiar. No início da jornada dos computadores, a fonte mais usada era a Helvetica (um modelo de fonte que vamos falar adiante). Por ser uma fonte com serifa - elementos nas extremidades das letras - usar essa fonte para impressão de documentos estava por encarecer o processo.

Diante da necessidade de buscar uma alternativa para economizar com a impressão, técnicos da IBM contrataram uma empresa para desenvolver uma fonte sem serifas - sem os elementos nas extremidades -. Assim, surgiu a Arial, uma fonte que se tornou padrão em vários editores de textos.

É bem verdade que a fonte Arial tem uma série de variações - Regular, Itálico, Narrow Italic, Narrow Bold, entre outros. Entretanto, lembre-se de que o seu currículo precisa seguir um padrão e a melhor forma de cumprir esse requisito é escolher a clássica Arial.

Times New Roman

Em segundo lugar, temos a elegante e sofisticada Times New Roman. Essa fonte é a preferida de escritores e jornalistas e precede até as fontes para computadores. A Times New Roman é um modelo de fonte criado para um jornal britânico de mesmo nome, o Times of London.

Usado ao longo das décadas em jornais e livros, a Times New Roman foi se aperfeiçoando e se tornando uma fonte padrão utilizada por programadores profissionais. Com a criação dos programas de computador, a Times New Roman continuou mantendo o título de queridinha.

A hegemonia da fonte só foi perdida com a chegada da Arial, uma das poucas fontes que concorre com a Times New Roman entre as preferidas por escritores e usuários de editores de textos. Em todo caso, usar a Times New Roman no seu currículo é uma excelente escolha.

Cambria

Uma das fontes mais modernas da nossa lista, a Cambria também é uma ótima opção para quem busca uma fonte adequada para escrever um currículo. Criada em 2004 pelo designer holandês Jelle Bosma a pedido dos diretores da Microsoft, gradualmente a Cambria caiu no gosto popular.

Projetada para ser melhor lida nos recém-lançados monitores de LCD, a Cambria foi uma fonte da família C, da qual fazem parte também as fontes Calibri, Candara, Consolas, Constantina e Corbel. Entretanto, nenhuma delas fez tanto sucesso quanto a fonte Cambria.

Até hoje a fonte Cambria e suas variações são utilizadas pela Microsoft como fonte padrão para diversos programas da empresa. Além disso, a Cambria continua a ser a fonte padrão dos títulos do Microsoft Office.

Calibri

Prima da Cambria, a Calibri é uma fonte que também foi encomendada pelos profissionais da Microsoft que buscavam uma fonte que se adaptasse às novas tecnologias e a todos os tipos de alfabetos ocidentais (latino, grego e cirílico).

Inicialmente distribuída no Windows Vista, a Calibri também se tornou a fonte padrão de muitos documentos do Microsoft Word, a primeira fonte sem serifa a ser usada como fonte padrão pela Microsoft.

Premiada em 2005 como umas fontes mais elegantes, a Calibri se tornou popular e conquistou o voto de fonte preferida para e-mails, mensagens instantâneas e apresentações. Até hoje, é uma fonte muito usada em sites e facilmente reconhecida pelos leitores.

Helvetica

Chegou a vez de falarmos da Helvetica, a fonte que merece o título de fonte mais conhecida do mundo. Criada em 1957 por dois tipógrafos na Suíça, a Helvetica se destacou por apresentar elementos de modernidade em sua composição, em uma época onde fontes mais clássicas reinavam.

O principal objetivo da sua criação era o de criar um sistema de letras limpo e neutro, que pudesse ser usado em vários tipos de comunicação e linguagens. O nome da fonte é uma homenagem à Suíça, país onde a fonte nasceu, dado que Helvetia é Suíça em latim.

Otimizando o seu currículo com as melhores fontes

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (estudo, projeto, avaliar, analisar) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: tudo o que um currículo pronto precisa ter

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus : A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas sobre fontes para currículo

Qual deve ser a fonte de um currículo?

A fonte ideal para o seu currículo precisa ser clara e limpa, de modo a transmitir a mensagem com clareza e objetividade. Opte por fontes populares e que sejam conhecidas. Evite as fontes com muitos sinais e elementos desnecessários.

Qual é a formatação de um currículo?

A formatação ideal de um currículo deve ter espaçamento de 1,5 cm, o tamanho da fonte em 12 ou 10 pt, um dos seguintes tipos de fontes: Calibri, Helvetica, Times New Roman, Cambria e Arial, além de margem superior a 3,0 cm, inferior a 2,0 cm, esquerda de 3,0 cm e direita de 2,0 cm.

Como deixar o currículo em uma página só?

Com objetividade qualquer candidato consegue resumir suas qualidades e habilidades para caberem em um documento de uma página só. É importante que o seu currículo seja em uma página para facilitar a leitura e aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo