Conheça as melhores dicas para um currículo de autor ou escritor

Escrever um currículo profissional é sempre o desafio, e cada tipo de CV é diferente dependendo da sua área de atuação. Existem algumas dicas que são básicas e devem ser feitas independente da sua carreira profissional. A forma de se apresentar no currículo, descrever suas principais características e habilidades, e entre outros.

Formato :
Word (Microsoft)
Tamanho :
A4
Personalizável :
Yes

Porém, existem algumas dicas que podem variar com o tipo de vaga de emprego que você está buscando.

A seguir, você vai conhecer algumas dicas caso esteja querendo fazer um currículo de escritor, autor ou redator de conteúdo. Se você quer conseguir um trabalho nessa área, preste atenção nas recomendações.

Escritor CV

O que faz um escritor?


Antes, de tudo, você precisa entender quais são as atividades e responsabilidades de um escritor, caso pretenda seguir essa carreira.

Se você já está inserido no mercado de trabalho e já tem alguma experiência profissional nesse campo, você já está acostumado e entende quais são essas funções.

Se ainda pretende seguir essa carreira e quer saber mais detalhes, veja os seguintes tópicos e descubra o que faz um autor.

  • Produzir e escrever textos para as mais diversas plataformas e mídias, incluindo sites na internet, revistas, livros, redes sociais e entre outros
  • Escrever conteúdos originais fictícios ou factuais para livros, artigos e histórias
  • Revisar e editar o conteúdo que já foi escrito
  • Revisão do texto para observar se tem erros de graática
  • Coordenar o processo de produção e publicação
  • Promover seu trabalho por meio de mídias sociais e outros meios de comunicação.
  • Estabelecer contatos com outros autores, editores e editoras, com o objetivo de publicar o seu livro ou artigo.

Escritor CV

Quais são as competências necessárias para ser um autor?


Para ser um autor ou escritor de sucesso, existem algumas habilidades, qualificações e competências necessárias.

Algumas podem ser ensinadas em cursos, faculdades, palestras e entre outros, enquanto outras estão mais ligadas a personalidade e até a aptidão de cada indivíduo.

Isso não significa que você não pode adquirir elas ao longo do tempo, sempre com muita disciplina e estudos. Algumas são mais difíceis e outras podem ser apreendidas mais facilmente. Confira algumas delas:

Habilidades interpessoais:

  • Escrita criativa
  • Pesquisa
  • Edição
  • Organização
  • Comunização
  • Gerenciamento de tempo
  • Flexibilidade
  • Resolução de problemas
  • Trabalho em equipe

Habilidades difíceis:

  • Redação
  • Edição
  • Pesquisa
  • Marketing
  • Narração de histórias
  • Criação de conteúdo
  • Gramática
  • Pontuação
  • Criatividade

Fale sobre você


Um passo muito importante em qualquer currículo é começar fazendo um breve resumo sobre quem você é. Além da carta de apresentação escrita no e-mail quando você enviar o currículo, também é importante escrever um pouco sobre si mesmo.

Fale quem você é, sua idade, conte suas principais características, suas qualidades e competências. O seu objetivo profissional também é algo muito importante de ser dito no seu currículo, principalmente no paragrafo se apresentação.

O recrutador precisa entender quem é você e que tipo de emprego está buscando. Para um currículo como escritor ou ator principalmente, a gramática é muito importante, então não se esqueça de checar se tem erros de português.

Cite suas experiências profissionais relacionadas


Como um escritor procurando um trabalho na área, você deve sempre descrever as suas antigas experiências profissionais que estejam relacionadas a essa carreira.

Tudo que estiver diretamente relacionado a comunicação, a escrita, a edição de textos e etc, pode ser muito relevante para o seu currículo e importante para você conseguir o emprego.

Isso não significa que você não deve citar outras experiências, apenas dê mais destaque para as que tem relação com a escrita.

Crie um Portfólio com seus textos


Algo muito importante para autores, jornalistas, escritores e entre outros profissionais de área similares é criar um portfólio com os links dos seus melhores textos já escritos.

Essa é a melhor forma de provar que você é um bom candidato e fazer com o que o recrutador veje mais do seu trabalho, consiga ler seus textos e saiba como é seu estilo de escrita.

Escritor CV


É ótimo também para que os recrutadores saibam que tipos de assunto você costuma escrever mais, e quais deles você consegue desenvolver textos da melhor maneira.

Por isso, sempre que escrever um texto, faça questão de publicar ele em algum lugar na internet, para ter um link fácil de acesso que possa ser incluído no seu portfólio.

Apresente seus melhores trabalhos nesse espaço e deixe claro que você já teve experiências profissionais relevantes, podendo ser o candidato ideal para esse cargo.

Exemplos de currículo escritor


Para entender como fazer o melhor currículo para uma vaga como redator, veja o modelo a seguir:

  • Formado em Letras pela USP
  • Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero
  • Pós graduação em escrita criativa pela Belas Artes
  • 5 artigos científicos publicados sobre literatura brasileira
  • Experiência como ghost writer
  • 3 anos de experiência na redação da revista Marie Clarie
  • 2 anos de experiência como redator copywriter
  • 2 vezes premiado o melhor redator do estado de São Paulo

Crie seu currículo com os melhores modelos

FAQ: Perguntas sobre currículo de escritor

1- Qual o pior erro na hora de fazer um currículo como escritor?

Além de erros graves como erros de gramática ou não colocar informações básicas no currículo, outro grande erro é não fazer um portfólio.

Em um vaga para autor, escritor ou redator, o editor com certeza quer ver um pouco da sua escrita. Deixar de fazer um portfólio pode te excluir do processo seletivo rapidamente ou até fazer com que o recrutador te peça para escrever um texto teste, que ele talvez não pediria se já tivesse lido algo seu.

2- O que não fazer na hora da entrevista?

Não se prolongue demais descrevendo as suas experiências. É importante falar de si mesmo, citar momentos importantes da sua carreira, falar das suas habilidades e competências. Mas não se esqueça de ser assertivo e objetivo na hora de responder as perguntas.

Fale o que foi perguntado e sempre demonstre interesse na empresa. É uma ótima forma de sempre passar na frente dos outros candidatos e destacar o seu perfil entre tantos currículos.

Evite falar do salário que espera receber se não for questionado. Procure perguntar de forma gentil qual valor de salário é atribuído a aquele cargo e se necessário, tente negociar um salário maior, explicando por quais motivos você acredita que merece ganhar mais para exercer aquela função.

3- É importante colocar minhas conquistas no currículo?

Sim! Falar dos seus prêmios e principais conquistas no currículo é tão importante quanto falar da sua formação ou mestrado que fez. É tão importante quanto citar as suas qualificações e habilidades.

Para o recrutador, saber das suas conquistas e realizações é uma maneira de ver o seu trabalho "na prática". Saber dos resultados que você já teve com o seu trabalho e demonstra ainda mais o quanto você pode ser qualificado para aquela vaga.

No caso de uma vaga para escritor, por exemplo, se você ganhou um prêmio de melhor entre os redatores de algum concurso, não se esqueça de citar isso no currículo.

This is some text inside of a div block.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de cartas de apresentação projetados por especialistas irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a chegar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.

Crie o seu currículo