Exemplo de Currículo de Produtor Audiovisual | Modelo + Dicas

Trabalhar no mercado audiovisual é um dos grandes sonhos de quem se forma em cinema, publicidade e áreas correlatas. O audiovisual, por ser um mercado em que há um grande investimento por parte de empresas de publicidade, marketing e televisão, também é um setor que paga bons salários.

Última atualização:
20/6/2024

Todos os exemplos de CV neste guia

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Perth Thumbnail
Perth
Rotterdam Thumbnail
Rotterdam
Chicago Thumbnail
Chicago

Exemplo de Currículo de Produtor Audiovisual

Juan Roberto Andrade
Produtor Audiovisual
011954321000
juanroberto@email.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/juanrobertoprodutor

Resumo Profissional

Produtor Cultural formado pela Universidade Federal do Brasil, especialidade em Produção Executiva. Com 15 anos de experiência no mercado audiovisual, trabalhei com curtas, longa metragem, peças teatrais, propagandas eleitorais e para marcas multinacionais. Experiente em leis de fomento ao setor audiovisual no Brasil, e versado em planejamento, projeto, coordenação e execução.

Experiência de Trabalho

Comunicação Para Todos
Produtor Audiovisual
Maio de 2018 – Atual

  • Produção executiva e gestão de projetos culturais de música e teatro;
  • Coordenação técnica e produção de projetos de artes visuais em vários níveis;
  • Exposições de artistas, músicos, fotógrafos, dançarinos, escritores, pintores;
  • Produção de projetos musicais de artistas para artistas nacionais e internacionais;

Importante Produções Culturais
Produtor Audiovisual
Agosto de 2015 - Setembro de 2017

  • Formatação e inscrição de projetos em diversas feiras e editais audiovisuais;
  • Elaboração de roteiros para filmes e campanhas de publicidade para clientes;
  • Reuniões semanais como time de produção para definição de metas e objetivos;
  • Colaboração com a equipe de execução na montagem do cenário e da equipe;

Amei Filmes
Produtor Audiovisual
Janeiro de 2013 - Maio de 2015

  • Participação no set de filmagens no apoio para a direção executiva e de montagem;
  • Consulta de editais abertos e definição das estratégias para a inscrição de projetos;
  • Realização de montagens das peças publicitárias de candidatos com o material enviado pela equipe de produção audiovisual;
  • Definição dos próximos filmes a serem realizados junto a equipe da pós produção;

Educação

Produtor Audiovisual
Universidade Federal do Brasil
Concluído em 2012

Projetos

Longa metragem “O Brasil do Lado B”, filme realizado em parceria com a Indura Filmes com apoio do Edital de Captação de REcursos da SPCine, de 2019;

Atividades complementares

Criação de Conteúdo Para Mídias Sociais, pela Instituto de Estudos Midiáticos, concluído em 2019;

Certificado

Especialistas em editais da: FSA, ProAC-ICMS, Promac, Petrobrás, Editais SESC, Lei Aldir Blanc, SPCine;

As diferentes secções
Utilizar este exemplo

Com a popularização das redes sociais e o aumento de pessoas que trabalham como influenciadores digitais, o produtor audiovisual ganha um novo nicho de mercado. Com isso, agências de publicidade estão em busca de profissionais que saibam criar conteúdos visuais e auditivos para diferentes mídias.

Para quem está em busca de um trabalho nesse mercado, vamos dar algumas dicas de como fazer um currículo de produto audiovisual com dicas e exemplos de como escrever o seu currículo. Aprenda de uma vez por todas como escrever seu currículo e conseguir boas entrevistas de emprego.

Como fazer um currículo de produtor audiovisual (mesmo sem experiência)

Saber como elaborar um currículo passa por vários pontos que vamos analisar a seguir. O importante é conseguir inserir o máximo de informações possíveis no seu currículo, para qualificar a sua candidatura em relação aos demais concorrentes.

Em um mercado de trabalho que está crescendo, o número de vagas também, saber se qualificar é essencial para conseguir um emprego. Preparar um bom currículo vai além do que simplesmente falar sobre os projetos em que trabalhou. Vamos a algumas dicas essenciais para elaborar o seu cv.

Primeiro, usar um modelo de currículo de produtor audiovisual bem elaborado, com seções que cobrem todas as suas habilidades, e outras informações, é a melhor maneira de conseguir se destacar. Note a seguir tudo o que você pode usar no seu currículo para o mercado audiovisual;

  • Cabeçalho : nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais - LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo : resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho : atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação : dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades : listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional : opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Todo e qualquer curriculum vitae cujo objetivo é concorrer nas melhores vagas de emprego, deve ter essas seções bem trabalhadas. Quanto mais qualificações você inserir no seu CV, melhores serão as chances de ser convidado para uma entrevista e contratado.

🎁 Dicas para começar o seu currículo de produtor audiovisual

Antes de iniciar a sua jornada de criação do seu currículo, vale destacar algumas coisas. A grande maioria das empresas de recrutamento usam softwares de leitura dos currículos. Por isso, os currículos devem cumprir alguns requisitos básicos para serem selecionados.

  • Apenas são selecionados currículos adaptados de acordo com cada vaga.
  • O uso de palavras-chaves é essencial para superar esses programas;
  • Personalizar o título do seu currículo é uma ótima maneira de se qualificar;
  • Colocar o máximo de dados e informações que se relacionam ao trabalho;

Essas dicas são importantes para qualquer profissional que está em busca de uma vaga de trabalho. Mesmo profissionais com experiência precisam ficar atentos aos novos sistemas de rastreamento de currículos, para poder se garantir na segunda etapa da contratação

O que colocar no currículo de produtor audiovisual

Agora vamos falar um pouco sobre a estrutura do seu currículo. Pensada para ser a coluna dorsal, a estrutura do seu currículo deve levar o leitor - no caso o recrutador - para uma jornada de conhecimento em toda a sua história profissional e educacional.

Um currículo com esses dados bem organizados, tende a ser selecionado em primeiro lugar nos processos seletivos. Vamos a algumas estruturas muito utilizadas:

  • Formato cronológico reverso : esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional : aqui as habilidades e a formação ganham mais destaque do que a experiência. Esse é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto : como o próprio nome diz, o formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o combinado é o preferido pelas empresas.
💡 Fique atento : 9 em cada 10 recrutadores preferem currículos que usam ao menos uma dessas estruturas de formatação. Preste atenção a esse detalhe para ganhar entrevistas de emprego.

Apresentação visual de seu CV de produtor audiovisual

A primeira impressão é sempre a que fica marcada na memória. Essa frase também se aplica na criação de currículos. Elaborar documentos bem formatados passa por escolher modelos de currículo interessantes e bonitos.

  • Ferramentas de criação de currículo ajudam a criar documentos com gráficos e cores

Na nossa base de dados você vai encontrar uma série de modelos para criar o seu currículo de acordo com o estilo que quiser. Use modelos mais clássicos até mais modernos para surpreender o recrutador e se destacar da concorrência.

📌Dica : Use as Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Elas são ótimas para documentos.

Título e informações para currículo de produtor audiovisual

Um dos aspectos mais importantes em um currículo é a seção que indica os dados de contato e o título profissional do candidato. No nosso modelo, você pode observar a importância que damos para essa parte do currículo.

Colocamos em primeiro, no topo da página, o nome do candidato, seguido pelo seu título - ou seja, o cargo que exerce ou que ocupa - e depois colocamos os dados de contato, como e-mail, telefone e link para redes sociais do candidato.

Começando bem

Correto
Juan Roberto Andrade

Produtor Audiovisual

011954321000

juanroberto@email.com

Rio de Janeiro, RJ

Linkedin.com/in/juanrobertoprodutor


Começando mal

Incorreto
JUAN R. A.

Contato: 95432000/ juanroberto@gmail.com

Endereço: Rua do Cinema, Rio de Janeiro/RJ, CEP 01330050

Idade: 32 anos / Hobbie: Literatura

Facebook: @juancinema


Perceba que nos dois exemplos acima a apresentação do candidato é feita de maneiras diferentes. Organizar sua apresentação é importante não só para se qualificar melhor, mas também para facilitar a vida do recrutador.

📌 Dica: deixe em destaque suas principais características no título do seu currículo.

✒️ Nota: uma foto 3x4 conta muito na hora de candidatar para uma entrevista de emprego.

Descreva sua experiência em produtor audiovisual

Na hora de preparar a experiência do seu currículo é extremamente importante não se esquecer de nada. Isso porque, quanto mais dados são colocados no seu CV sobre seu histórico profissional, mais qualificado você se torna para todo trabalho que possa aparecer.

Para inserir sua experiência use a estrutura local - cargo - tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Coloque de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de produtor audiovisual de produtora de projetos

Comunicação Para Todos

Produtor Audiovisual

Maio de 2018 – Atual

  • Produção executiva e gestão de projetos culturais de música e teatro;
  • Coordenação técnica e produção de projetos de artes visuais em vários níveis;
  • Exposições de artistas, músicos, fotógrafos, dançarinos, escritores, pintores;
  • Produção de projetos musicais de artistas para artistas nacionais e internacionais;

Exemplo de experiência para currículo de produtor audiovisual de produtora de filmes

Amei Filmes

Produtor Audiovisual

Janeiro de 2013 - Maio de 2015

  • Participação no set de filmagens no apoio para a direção executiva e de montagem;
  • Consulta de editais abertos e definição das estratégias para a inscrição de projetos;
  • Realização de montagens das peças publicitárias de candidatos com o material enviado pela equipe de produção audiovisual;
  • Definição dos próximos filmes a serem realizados junto a equipe da pós produção;

Caso você ainda não tenha experiência…

Esses são alguns exemplos de como você pode escrever a sua experiência no currículo, desde que tenha experiência. Entretanto, mesmo para quem busca o primeiro emprego de produtor cultural ou está procurando um estágio, usar a seção de experiência do currículo também é uma ótima oportunidade.

Aproveite o espaço para falar sobre outras experiências que possa ter, ainda que fora da área de produção audiovisual. Coloque também trabalhos freelancers, voluntários e outras atividades na faculdade. Todo tipo de experiência é válida na hora de buscar um trabalho.

Educação: como incluir formação de produtor audiovisual

No mundo de hoje a educação exerce um papel central para quem busca emprego. Com a grande oferta de cursos e universidades, os profissionais que ainda não possuem formação acabam ficando para trás na corrida do mercado de trabalho. A sua educação é central para o seu currículo.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso, no caso de Produção Audiovisual, em seguida, o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio de produto cultural, insira a previsão de conclusão do curso.

Produtor Audiovisual

Universidade Federal do Brasil

Concluído em 2012


Além disso, você também pode usar essa seção para inserir dados de cursos, pós-graduação e graduação que tenha concluído, dando mais valor ao seu currículo e melhorando o ranqueamento na concorrência para a vaga.

Cinema e Audiovisual

Universidade Federal do Brasil

Previsão de conclusão em 2025


Habilidades de um produtor audiovisual

Para trabalhar na indústria da produção audiovisual é importante ter conhecimento sobre temas específicos que pouco são conhecidos dos outros profissionais. Por isso, aproveite o seu currículo para inserir suas habilidades específicas que possuem na área audiovisual, sem esquecer das gerais.

Hard Skills

  • Direção artística
  • Propaganda política
  • Comunicação social
  • Suporte para filmagens
  • Criação de vídeos
  • Instagram e Tik Tok
  • Eventos de casamento
  • Vídeos para TV

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Rapidez
  • Versatilidade
⚠️Alerta - As hards skills são suas competências específicas e as soft skills são suas habilidades gerais.

Resumo profissional para currículo de produtor audiovisual

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Produtor Cultural formado pela Universidade Federal do Brasil, especialidade em Produção Executiva. Com 15 anos de experiência no mercado audiovisual, trabalhei com curtas, longa metragem, peças teatrais, propagandas eleitorais e para marcas multinacionais. Experiente em leis de fomento ao setor audiovisual no Brasil, e versado em planejamento, projeto, coordenação e execução.

💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.

Incorreto
Como Produtor Audiovisual, tenho experiência em vários setores do mercado, desde a realização de projetos, gerenciamento de equipes e atendimento ao órgãos de editais. Trabalhei em várias cidades como Porto Alegre, São Paulo e Natal. Posso contribuir com a sua empresa na criação de vídeos de todos os tipos.

💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de um produtor audiovisual

Listar o seus objetivos no currículo também é uma ótima forma de melhorar seu posicionamento na hora de concorrer a uma vaga de trabalho. Separamos algumas dicas de objetivos que podem ser usados no seu currículo de produtor audiovisual.

  • Ajudar a produtora a encontrar os melhores editais para financiamento de projetos;
  • Criar filmes que atendem as necessidades e objetivos da produtora e clientes;
  • Apoiar toda a equipe de produção na criação do melhor conteúdo para a empresa;

Seções adicionais

Você pode ainda inserir seções adicionais no seu currículo para deixá-lo ainda mais interessante. Quanto mais dados sobre você o seu currículo possuir, maiores serão suas chances de escolha no processo seletivo. A versatilidade é um elemento importante para quem trabalha no audiovisual.

Conhecimento computacional

Mostrar seu conhecimento técnico acerca dos programas e softwares de produção cultural ou de setor correlatos, vai deixar seu currículo ainda mais interessante. Veja alguns exemplos de como colocar os programas que têm conhecimentos.

  • Microsoft Excel
  • Google Research
  • Microsoft Office

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de produtor audiovisual para informar as línguas que fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Projetos realizados e prêmios

O profissional de audiovisual costuma trabalhar no modelo de projetos. Se esse é o seu caso, crie uma seção adicional para falar um pouco sobre os projetos em que trabalhou, o nome dos filmes e os títulos das obras. Além disso, cita também prêmios que ganhou por conta do seu trabalho.

  • Longa metragem “O Brasil do Lado B”, filme realizado em parceria com a Indura Filmes com apoio do Edital de Captação de REcursos da SPCine, de 2019;
  • Prêmio Brasil Filmes pelo curta “Estamos do Outro Lado Do Rio”, pela produtora DOS Filmes, em 2020.

Melhorando seu currículo de produtor audiovisual

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (filmo, edito, dirijo, executo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de produtor cultural pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus : A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de técnicos de produtores culturais em busca de emprego

Como elaborar um currículo cultural?

A melhor maneira de elaborar um currículo cultural é falar sobre o seus projetos e experiências no setor da cultura. Quanto mais qualificações você tiver na área, melhores serão seus resultados. Usar um modelo de currículo de produtor cultural pronto pode ajudar a encontrar bons empregos.

Qual é o perfil do produtor cultural?

O produtor cultural, normalmente, é um profissional versátil que trabalha na criação de conteúdos audiovisuais para diversos públicos e mídias, como redes sociais, filmes, propagandas, entre outros.

Use um modelo de currículo de produtor audiovisual da Criar CV!

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo

Exemplos de cartas para download

Modelo de carta de apresentação
Design de carta de apresentação
Modelo de carta de apresentação para estudantes - universidade
Modelo de carta de apresentação de compromisso