Segundo o IBGE, são mais de 10 milhões de trabalhadores no comércio, entre varejo, atacado e automotivos. Por isso, a concorrência por um espaço é grande, em um mercado com desenvolvimento constante.
Então, aprender como elaborar um bom currículo de gerente de vendas pode fazer toda a diferença no acesso às entrevistas e vagas. Aqui neste guia, deixamos alguns exemplos, modelos e dicas para você criar documentos profissionais de destaque no processo seletivo.
Para quem chegou até este post querendo entender como elaborar um currículo para gerente de vendas, veio ao lugar certo. Para começar, é preciso entender um pouco mais sobre a função e as diferentes atuações em cada setor comercial, em diferentes áreas.
Afinal, o cliente ideal em uma loja de roupas é diferente da pessoa que compra peças para carros, certo? Por isso, você precisa ter em mente a vaga para a qual será candidato, as atribuições e quais experiências podem valorizar seu perfil profissional dentro do segmento.
Para deixar ainda mais fácil, preparamos um modelo de currículo para gerente de vendas, onde você pode entender melhor como organizar o documento:
Observe a organização das seções e como o candidato inseriu dados relevantes para que os recrutadores possam conhecer seu perfil profissional. Além disso, as seções são bem identificadas, facilitando a leitura do empregador.
Exemplo de currículo para gerente de vendas iniciante
Outro caso bem comum é para profissionais que querem criar um currículo de gerente de vendas, mas ainda não possuem experiência no cargo. Nessa hora, pode bater o desespero de não conseguir uma oportunidade por nunca ter trabalhado nessa área.
Porém, não é preciso se preocupar com isso ainda, já que existem várias empresas que contratam funcionários para vagas como iniciantes. Então, pense que de algum ponto você terá que começar a trilhar sua carreira e um bom CV vai te ajudar a chegar lá.
Portanto, confira um exemplo de currículo para gerente de vendas iniciante e veja como valorizar seus pontos fortes para chamar a atenção dos recrutadores:
Camila Prata Sacoliente
Gerente de vendas
+55 (11) 98152-4256
camilapsacoliente@gmail.comhttps://www.linkedin/in/camilapsacoliente
Resumo de qualificações
Profissional competente e comprometido com o bom andamento das rotinas laborais. Em trabalhos anteriores, executei funções e tarefas que demandam conhecimento da estrutura e funcionamento da profissão e ajudaram inclusive nas competências durante a graduação.
Procuro uma oportunidade de executar os conhecimentos e potencial adquiridos durante a graduação. Sou um profissional dedicado e organizado, que pretende colaborar também para o crescimento da empresa.
Experiência
Líder de equipe - Imobiliária Novo Rumo
2016 - 2018
- Elaboração das escalas e turnos de atendimento;
- Supervisão das vendas mensais;
- Cumprimento das metas da gerência;
- Outras atividades dentro do setor.
Educação
Graduação em Administração - Universidade de São Paulo (USP)
2016 - 2020 (3000 horas)
Ensino médio - Escola Futuro - São Paulo/SP
2013 - 2016
Habilidades
- Estratégias de marketing;
- Domínio de pacote Office;
- Conhecimentos de informática;
- Matemática para vendas.
No caso de um profissional com pouca ou nenhuma experiência na área, o mais importante é valorizar seus pontos fortes. Dessa maneira, consegue mostrar ao recrutador que está pronto para assumir o cargo de maneira competente.
O que colocar em um currículo para gerente de vendas
Uma dúvida bem comum é sobre o que vale a pena ou não incluir no currículo de um gerente de vendas. Afinal, alguns candidatos podem ter vários tipos de conteúdos para adicionar, com uma extensa experiência de trabalho.
Porém, nem sempre um currículo cheio é um bom documento profissional. Portanto, é fundamental selecionar informações que tenham relevância para a vaga em questão. Confira algumas das nossas sugestões para adicionar ao CV:
- Informações principais de contato (nome, e mail, telefone e redes sociais profissionais);
- Resumo profissional com suas principais realizações;
- Experiências de trabalho anteriores;
- Formação acadêmica (graduação, pós e cursos complementares);
- Habilidades relevantes para o desenvolvimento do cargo;
- Seções adicionais e informações extras.
⚠️
Atenção:
Outro ponto importante a considerar é o formato do documento que você irá enviar. Assim, evite mandar seus arquivos em editores de texto, como o Word, que podem acabar perdendo as configurações quando o recrutador abrir. Se não houver nenhuma exigência da empresa, escolha sempre o PDF como formato de seus currículos.
Informe seus contatos no cabeçalho
A seção de início do seu currículo para gerente de vendas é o cabeçalho, que contém suas informações de contato. Nele, é preciso colocar nome, e mail, telefone e as redes sociais profissionais (como o Linkedin).
Contudo, a parte fundamental nesse conteúdo é a organização, que precisa ser simples e fácil para o recrutador da empresa encontrar o que precisa. Grande parte dos candidatos encontram a eliminação nessa hora, então mantenha a atenção nos detalhes e capriche.
Para te ajudar a entender melhor como funciona, deixamos alguns exemplos de cabeçalho correto e incorreto para se inspirar e criar o seu:
Cabeçalho Recomendado
Thiago Medeiros Vieira
Gerente de vendas
+55 (11) 99851-2365
thiagomvieira@gmail.comhttps://www.linkedin/in/thiagomvieira
Veja também um modelo com exemplo de currículo para gerente de vendas onde o cabeçalho está incorreto e com excesso de dados:
Cabeçalho Incorreto
Gerente de vendas - Área Comercial em telecomunicações
Pretensão salarial: R$7.000,00
Thiago Medeiros Vieira
Rua Castelo Branco, N° 56 - Tatuapé, São Paulo - SP.
Casado, 35 anos
thiagoloboferoz@gmail.comTelefone (11) 99851-2365
https://www.linkedin/in/thiagovieira55662
Observe que no segundo exemplo existem conteúdos que podem gerar um viés no recrutador, como estado civil, idade ou endereço. Portanto, deixe essas informações para a entrevista e mantenha somente os contatos básicos, de maneira bem organizada.
Inclua suas experiências como gerente de vendas
As experiências profissionais são uma das seções que mais geram dúvidas nos candidatos: escrever todas? Somente três? Quantas colocar? Lembre novamente que não adianta apenas ter um currículo cheio, é necessário ter um bom CV.
Para isso, as experiências precisam ser em uma quantidade média (3 ou 4), relacionadas à vaga que você deseja (ou atividades que tenham habilidades parecidas). Confira algumas sugestões do que incluir nessa parte do CV:
- Atuação como gerente (no mesmo segmento do cargo ou diferente);
- Outros tipos de experiência profissional (com atuação na área de gestão de pessoas, ou atendimento ao público;
- Atuação como consultor, autônomo, MEI ou contratos temporários;
- Projetos individuais ou coletivos de destaque;
- Estágio durante a graduação ou trabalhos voluntários.
E quem ainda não tem experiência no cargo?
Quem nunca trabalhou como gerente de vendas ainda pode escrever uma seção de experiências com outros cargos. Assim, selecione conteúdos que tenham relação com a vaga para a qual quer se candidatar e onde tenha desempenhado habilidades parecidas.
Veja alguns exemplos de como valorizar seus pontos fortes usando outras realizações profissionais:👇
Exemplo Correto
Líder de equipe - Imobiliária Novo Rumo
2016 - 2018
- Elaboração das escalas e turnos de atendimento;
- Supervisão das vendas mensais;
- Cumprimento das metas da gerência;
- Outras atividades dentro do setor.
Ainda, veja a forma incorreta de incluir as experiências anteriores em um currículo para gerente de vendas bem elaborado:
Exemplo Incorreto
Líder de equipe - Imobiliária Novo Rumo
- Escalas;
- Vendas;
- Metas;
- Outras atividades.
Adicione suas habilidades e faça seu currículo brilhar
As habilidades são uma forma de mostrar suas principais características para os recrutadores, valorizando pontos que são importantes para o cargo ou vaga. Portanto, aproveite para inserir as que você possui e que sejam relevantes para a candidatura.
👉Confira algumas sugestões de habilidade que os empregadores mais valorizam nos gerentes, quando buscam uma contratação e bom desempenho:
Habilidades comportamentais (soft skills)
- Trabalho em equipe;
- Boa escuta;
- Colaboração;
- Liderança;
- Resolução de problemas;
- Proatividade;
- Trabalho sob pressão;
- Auto Gerenciamento;
- Resiliência.
Habilidades técnicas (hard skills)
- Gestão de pessoas;
- Boa comunicação oral;
- Lógica de empreendedorismo;
- Atendimento ao cliente;
- Estratégias de marketing;
- Domínio de pacote Office;
- Conhecimentos de informática;
- Matemática para vendas.
Resumo profissional no currículo de um jornalista
O resumo profissional é uma seção que serve para mostrar algumas de suas principais realizações dentro da área de trabalho. Assim, escreva um texto breve, com no máximo 6 linhas, contando seus resultados mais importantes durante a atuação no cargo.
👉Confira a forma correta de escrever um bom resumo profissional e quais conteúdos incluir nessa parte do CV:
Exemplo Correto
Gerente de vendas com graduação em Marketing pela UNIFESP, com 4 anos de experiência na gestão do setor de produtos para celular, como supervisor geral das equipes. Especialização em Gestão de Pessoas, com excelente domínio de inglês. Durante o período de trabalho na empresa Claro Telecomunicações, obtive aumento de 33% na venda dos planos de pacotes para dispositivos móveis dos clientes.
Confira também a forma incorreta de escrever um resumo profissional e os principais erros a evitar na hora da elaboração do CV:
Exemplo Incorreto
Tenho boa experiência na área comercial e com gerenciar pessoas para vendas e gostaria muito de conseguir essa vaga de emprego. Em todas as empresas e áreas de atacado e varejo onde passei obtive bons resultados com muita garra e estudo. Sei que tenho tudo o que é necessário para desempenhar bem meu papel nessa empresa e conseguir muitos clientes para venda de produtos.
Além disso, você também pode aprender como fazer um currículo para buscar emprego , caso queira encarar outros mercados. Veja aqui no site alguns modelos que vão te ajudar a conquistar um acesso maior a entrevistas.
Seções adicionais
As seções adicionais são partes do currículo onde você pode encaixar outros conteúdos que não cabem nas seções tradicionais. Então, escolha tópicos que possam valorizar ainda mais seus pontos fortes. Confira algumas das mais comuns em currículos:
Cursos de complementação
Os cursos complementares são uma excelente forma de mostrar que você está em dia com o que o mercado exige de um profissional. Assim, mostram também uma constante atualização e especialização dentro da área.
👉Confira alguns tipos de cursos de instituições públicas e privadas que podem auxiliar em suas competências e habilidades como gerente de vendas:
- Gestão de pessoas;
- Matemática para vendas;
- Marketing e publicidade;
- Atendimento ao público e aos clientes;
- Administração (graduação);
- Estratégias de mercado e captação de clientes.
O mais importante nesse ramo é se manter sempre em constante atualização. Lembre que o tipo de cliente e vendas mudam conforme os hábitos de consumo. Então, suas técnicas e abordagens também precisam evoluir conforme a demanda do mercado.
Idiomas
Como um gerente de vendas também pode trabalhar em grandes empresas, algumas vezes encarar desafios com clientes em outras línguas se faz necessário. Por isso, os idiomas também ajudam a melhorar ainda mais seu currículo profissional.
Veja como incluir os idiomas na seção adicional da forma correta e mostrar qualificações ainda melhores no processo seletivo: 👇
- Português: Nativo
- Inglês: Intermediário
- Espanhol: Fluente
- Alemão: Básico
Ainda, não adicione níveis de proficiência que você não domina, isso pode te desclassificar. Afinal, o empregador pode começar uma conversa em outra língua a qualquer momento durante a entrevista, e você precisa acompanhar com seu grau de fluência.
Otimize seu currículo de gerente de vendas
Ainda, depois de terminar a redação do seu currículo, é importante fazer a otimização do conteúdo. Essa é uma forma de deixar ainda mais adaptado para a leitura e mais simples para encontrar as informações.
Imagine que o empregador estará lendo vários CVs ao mesmo tempo. Se não encontrar de forma rápida o que busca em seu documento, passará para o próximo. Portanto, a otimização faz com que seu documento esteja no padrão para ser interessante nessa etapa.
Então, confira algumas dicas para otimizar os conteúdos e criar um destaque para seu perfil entre os candidatos:
- Crie um documento com um página apenas;
- Organize as informações em poluição visual;
- Utilize um bom design, com fontes fáceis de ler;
- Identifique cada seção em negrito e com tamanho de fonte maior;
- Crie listas para os conteúdos com mais dados;
- Escolhe tipos de letras mais tradicionais, como Arial ou Times New Roman;
- Não deixe os textos aglomerados ou complicados de ler.
Por fim, não esqueça de conferir se todas as informações que as empresas solicitam estão dentro desses conteúdos. Uma boa dica também é mandar seu CV para amigos e parentes, perguntando se todo o conteúdo é fácil de encontrar e entender.
Revise seu currículo para gerente de vendas passo a passo
Então, chegou a hora de revisar suas informações e dados no currículo, outra parte super importante do processo de elaboração do CV. Assim, é possível encontrar erros e outros problemas nos conteúdos.
Afinal, não existe uma forma de escrever um bom CV sem revisar os pontos principais. Você pode esquecer de atualizar um contato, ou mesmo colocar um endereço de e mail que não usa mais. Por isso, não deixe de conferir ponto a ponto.
Para tornar a tarefa mais simples, criamos uma lista com os principais conteúdos para cada seção. Veja o que é importante adicionar e aproveite para conferir em seu CV:
- Cabeçalho: Identificação, dados pessoais e contatos profissionais
- Apresentação: Resumo das suas qualificações e seu objetivo profissional
- Experiência: Outras empresas onde trabalhou antes
- Educação : Nível de escolaridade e especializações relevantes para a área
- Habilidades: soft skills (comportamentais) e hard skills (técnicas)
- Idiomas: Grau de proficiência em idiomas
- Certificados: Cursos realizados e outras adições à sua qualificação
- Voluntariados: ONGs e NPOs
- Prêmios: Entrevistas, Programa de TV, matérias com mais visualizações e outros méritos
- Interesses: Preferências, hobbies e outros dados relevantes
Ainda, não esqueça de conferir também os requisitos no anúncio da vaga de emprego. Algumas empresas colocam outras exigências para os candidatos, como forma de avaliar a atenção aos detalhes e instruções.
Quer evitar perder tempo escolhendo um bom design e layout para seus currículos? Então clique aqui e confira alguns modelos no site que podem tornar essa atividade muito mais simples e dinâmica.
Adicione uma carta de apresentação
Por fim, um dos anexos que favorecem sua candidatura é a carta de apresentação em um currículo. Afinal, ela mostra mais informações do que as seções tradicionais, bom domínio da comunicação escrita e boa síntese de conteúdo.
Portanto, selecione os conteúdos que mais tenham relevância para o documento e as vagas, colocando os dados em um texto simples, de uma página. Essa é a hora de mostrar ao recrutador porque você merece a vaga e é o candidato mais preparado.
📌
Dica:
Uma boa dica é criar uma carta de apresentação para cada oportunidade ou vaga de emprego. Assim, você pode escolher os conteúdos de acordo com os requisitos, perfil que a empresa busca ou outras informações. Evite criar um texto padrão e mandar para todos os anúncios e oportunidades que te interessarem.
Perguntas mais frequentes
Ainda, para quem precisa de mais ajuda ao elaborar um currículo de gerente comercial e vendas, é só continuar por aqui. Procuramos as dúvidas mais comuns de pessoas que estão na mesma situação e deixamos as respostas nos próximos tópicos, confira.
Quais as principais funções de um gerente de vendas?
As principais tarefas de um gerente de vendas estão relacionadas com o controle, planejamento e desenvolvimento das estratégias em um setor. Assim, gerenciando as equipes para cumprir as metas e conseguir aumentar o rendimento na loja e melhorar o relacionamento com os clientes.
Qual é o perfil de um gerente de vendas?
Primeiro, um gerente de vendas precisa entender bem sobre o público e atendimento aos clientes. Além disso, também é importante saber como motivar e lidar com as equipes de funcionários para que cumpram a produção mínima em determinado setor.
O que colocar no objetivo do currículo para gerente de vendas?
No objetivo do currículo para gerente de vendas é preciso identificar qual o processo seletivo no qual será candidato. Afinal, o empregador provavelmente estará analisando vários currículos ao mesmo tempo. Por isso, facilite para que ele possa ver qual seu real objetivo na empresa.
Por fim, para facilitar ainda mais a tarefa, aqui no site temos algumas ferramentas importantes. Não deixe de conferir os melhores modelos de currículos para gerente de vendas , e deixe seus documentos profissionais com maior destaque entre os candidatos às vagas.