Afinal, não basta apenas colocar as informações no papel e pronto. É fundamental entender como funcionam os processos seletivos e que tipo de profissional uma empresa busca. Com essas informações em mente, você pode criar um CV de interesse.
Portanto, se você ainda não sabe como fazer um currículo de engenheiro industrial, não se preocupe. Criamos um guia de redação para te ajudar a escrever cada seção. Confira nossos exemplos, modelos e dicas e aprenda a criar um documento profissional de qualidade na área de engenharia industrial.
Para quem busca escrever CV de engenheiro industrial com um bom conteúdo, é preciso entender o que as empresas procuram em um profissional. Assim, é possível adaptar suas melhores habilidades de acordo com cada vaga de emprego.
Então, para facilitar ainda mais o entendimento, separamos um modelo de CV com experiência para candidato a engenheiro industrial. Confira como foi escrito e a organização das seções para se inspirar na hora de elaborar o seu:
Como fazer um currículo de engenheiro industrial sem experiência?
Se ainda estiver sem experiência no CV para engenheiro industrial, também é possível conseguir uma boa oportunidade. Afinal, muitas empresas costumam contratar profissionais na modalidade trainee ou júnior. Então, sempre dá para começar de algum lugar.
Portanto, confira um modelo de CV para engenheiro industrial iniciante, um candidato ainda sem experiência na área de formação:
Caio Martins Leme
Engenheiro Industrial
+55 (21) 98154-4785
E mail: caio.martins.leme@gmail.com
https://www.linkedin/in/caiomartins
Resumo de qualificações
Profissional competente e comprometido com o bom andamento das rotinas laborais. Em trabalhos anteriores, executei funções e tarefas que demandam conhecimento da estrutura e funcionamento da profissão e ajudaram inclusive nas competências durante a graduação em engenharia industrial.
Procuro uma oportunidade de executar os conhecimentos e potencial adquiridos durante a graduação. Sou um profissional dedicado e organizado, que pretende colaborar também para o crescimento da empresa.
Experiência
Assistente contábil - Empresa Contadex
2017 - 2019
- Auxílio na realização de balancetes das empresas;
- Elaboração de lançamentos financeiros para os clientes;
- Cálculo de impostos e elaboração de guias de recolhimento das taxas;
- Redação de documentos financeiros.
Educação
Graduação em Engenharia Industrial - Universidade Federal Fluminense (UFF / RJ)
2016 - 2021 (3500 horas)
Formação de Assistente Contábil - Universidade do profissional (Rio de Janeiro/RJ)
2014 - 2016 (1500 horas)
Habilidades
- Raciocínio lógico;
- Idiomas (inglês e espanhol);
- Logística industrial;
- Controle de qualidade;
- Domínio de tecnologia;
- Pacote Office;
- Trabalho em equipe;
- Colaboração;
- Gestão de pessoas.
O que colocar no currículo de engenheiro industrial?
Agora que você já viu um exemplo para engenheiro industrial com ou sem experiência, pode pensar sobre sua carreira e se perguntar o que é mais importante adicionar ao CV. Principalmente quem possui mais tempo de atuação, pode se confundir.
Afinal, nem sempre um currículo lotado de informações é um bom CV. É preciso pensar bem na hora de escolher os conteúdos. Portanto, confira uma lista com os principais dados que não pode faltar em seu curriculum vitae :
- Dados de contato (seu nome, número de telefone, e mail e redes sociais de trabalho ou sites profissionais);
- Resumo profissional com as principais realizações de sua carreira;
- Experiências anteriores na área ou e em outros segmentos;
- Formação acadêmica e cursos complementares;
- Habilidades relevantes para a vaga de emprego;
- Prêmios, reconhecimentos e outros feitos de destaque.
>⚠️
Atenção:
Outro ponto importante é lembrar do formato de seus currículos. Afinal, você com certeza não quer que eles percam toda a formatação logo que o recrutador fizer o download do modelo de CV para engenheiro industrial. Portanto, aposte em formatos como o PDF, que não perdem suas configurações.
Aprenda a fazer seu cabeçalho e colocar informações de contato
Na primeira parte de seu currículo, é preciso colocar suas informações de contato, para que o recrutador te encontre e marque uma entrevista. Porém, muitas pessoas não dão o devido valor para essa seção.
Não esqueça que é o primeiro local do CV onde o empregador irá bater o olho. Por isso, é fundamental manter uma boa organização dos dados e informar conteúdos corretos (como nome, número de telefone, e mail e redes sociais profissionais, como o Linkedin).
Confira alguns modelos de CV do engenheiro industrial para entender como organizar essa seção em seus currículos:
Cabeçalho Recomendado
Gabriel Parquiti Botelho
Engenheiro Industrial
+55 (11) 99851-7486
E mail: eng.gabriel.botelho@gmail.com
https://www.linkedin/in/gabrielbotelho
Veja também um modelo de CV PDF para engenheiro industrial com o cabeçalho escrito de forma incorreta:
Cabeçalho Incorreto
Engenheiro Industrial
Gabriel Paquiti Botelho
Avenida dos Jequitibás, N° 45 - Gávea/RJ
Casado, 32 anos
E mail - bielroxxx@gmail.com
Telefone (11) 99851-7486
https://www.linkedin/in/gabrielbotelho
Inclua suas experiências de trabalho no currículo de engenheiro industrial
Então, é hora de mostrar ao recrutador que você possui experiência e domina o ramo de trabalho. Contudo, é comum que surja a dúvida do que vale a pena ou não adicionar nessa parte de seus currículos.
Portanto, separamos algumas sugestões de experiências que podem ser excelentes para mostrar um perfil profissional adequado ao mercado de trabalho:
- Atuação como engenheiro industrial em empresas;
- Trabalhos em outras áreas, com atribuições parecidas;
- Atuação como autônomo, freelancer ou projetos coletivos;
- Estágio durante a graduação em engenharia industrial ou trabalhos voluntários;
- Realizações de impacto na carreira.
Para quem ainda não tem experiência na área
Porém, em alguns casos de engenheiros recém formados, pode bater uma insegurança sobre o que escrever na seção de experiências. Nesse caso, é preciso selecionar outro tipo de experiência que tenha valor e seja relevante para o cargo.
Por isso, confira alguns exemplos de CV de engenheiros industriais com essa parte do documento escrita da forma correta:👇
Exemplo Correto
Assistente contábil - Empresa X
2013 - 2014
- Auxílio na realização de balancetes das empresas;
- Elaboração de lançamentos financeiros para os clientes;
- Cálculo de impostos e elaboração de guias de recolhimento das taxas.
Então, veja também outro exemplo com um modelo de CV para engenheiro industrial onde a seção de experiências foi escrita da forma incorreta:
Exemplo Incorreto
Assistente contábil - Empresa X
2013 - 2014
- Balancetes
- Lançamentos
- Atendi e filtrei telefonemas, resolvendo as demandas dos clientes também por este canal
O que colocar em habilidades? Veja quais as mais valorizadas
As habilidades são informações que permitem ao recrutador conhecer um pouco mais sobre seu conhecimento científico, técnico e comportamental. Por isso, dentro do currículo são divididas entre hard skills (técnicas) e soft skills (comportamento).
👉 Assim confira algumas das habilidades que os empregadores costumam valorizar ao escolher um candidato para vaga de emprego:
Habilidades comportamentais (soft skills)
- Resolução de problemas;
- Boa escuta;
- Trabalho sob pressão;
- Disciplina;
- Postura ética;
- Trabalho em equipe;
- Colaboração;
- Gestão de pessoas.
Habilidades técnicas (hard skills)
- Raciocínio lógico;
- Graduação em engenharia;
- Idiomas;
- Conhecimento dos equipamentos;
- Cálculo;
- Logística industrial;
- Domínio de tecnologia;
- Conhecimento de ferramentas (como o pacote Office);
- Cursos complementares (pós graduação em engenharia industrial e especialização).
Escreva um resumo profissional para o currículo de engenheiro industrial
A parte do resumo profissional, dentro de um currículo para engenheiro industrial, é onde você irá adicionar suas principais realizações da carreira. Porém, é fundamental basear essa parte em resultados e informações objetivas.
👉Assim, confira um exemplo com modelo de resumo profissional escrito da forma correta e veja como estruturar essa seção:
Exemplo Correto
Engenheiro industrial com graduação pela Universidade São Judas Tadeu, com 4 anos de experiência na montadora GM Motors, como responsável pelo setor de criação de peças. Especialização em Ferramentas e Gestão de projetos, com excelente domínio de inglês e francês. Durante o período em que trabalhei na montadora, obtive aumento de 37% na linha de produção de peças automotivas.
Ainda, veja também como não escrever um resumo profissional para o currículo de engenheiro industrial:
Exemplo Incorreto
Sou um profissional bom em praticamente tudo que faço na minha área de engenharia. Já trabalhei em muitas empresas e tenho experiência no ramo, sempre com excelentes resultados e boas relações com as pessoas. Adoro construir e o cargo que escolhi, por isso acredito que eu tenho que ser a escolha para essa opção de trabalho. Sou um bom profissional, de muita qualidade, com domínio de vários tipos de equipamentos, por exemplo.
🎁
Dica extra:
Se quiser aprender
como fazer um currículo para buscar emprego
, temos uma dica incrível. Aproveite para conferir nossa ferramenta de criação de CVs aqui no site e veja como ela pode melhorar ainda mais a escrita de seus documentos profissionais.
Seções adicionais
As seções adicionais são partes do CV onde você pode colocar mais informações importantes e relevantes sobre sua carreira e qualificações. Assim, os recrutadores podem conhecer melhor seu perfil profissional. Confira quais as mais importantes para incluir em seus currículos.
Cursos complementares
Os cursos complementares são uma forma de melhorar ainda mais suas qualificações para uma vaga. Dentro da área de engenharia industrial, existem várias áreas de especialidades que podem te ajudar a se destacar entre os candidatos.
👉Hoje, para um engenheiro industrial, a maior parte dos cursos de especialização estão dentro das Universidades públicas e particulares. Por exemplo, confira algumas sugestões que podem ser excelentes para você se especializar:
- Gestão de pessoas e projetos;
- Produção e processos industriais;
- Marketing pessoal;
- Novas tecnologias dentro da engenharia industrial.
Nessa hora, o mais importante é sempre se manter atualizado com as novas tendências para o mercado de trabalho. Assim, você garante que está preparado para suprir as demandas de cada empresa com um bom perfil profissional.
Idiomas
Ainda, adicionar o nível de fluência em idiomas também pode ser uma boa carta na manga para deixar outros candidatos para trás. Afinal, muitas empresas hoje atuam com clientes de vários países, sendo necessária uma boa comunicação durante o trabalho.
Porém, não basta apenas informar que você domina outra língua, é preciso colocar esses dados da forma correta. Por isso, confira um exemplo com a melhor maneira de adicionar sua proficiência em idiomas ao CV: 👇
- Português: Nativo
- Inglês: Fluente
- Espanhol: Intermediário
- Francês: Básico
Porém, não esqueça de manter esse conteúdo atrelado à realidade: não informe ou aumente níveis que você não domina. Assim, evita surpresas desagradáveis durante a entrevista, caso o recrutador queira falar em outro idioma.
Interesses
Outra seção adicional que pode agregar valor ao seu documento é a de interesses. Afinal, hoje muitas empresas procuram profissionais que realmente gostem do que trabalham e desenvolvam atividades extracurriculares que melhorem o desempenho e desenvolvimento da função.
Portanto, pense em todos os hobbies que possui e como eles podem influenciar no cargo que você escolheu. Assim, somente coloque sua seção de interesses caso as informações sejam relevantes para a vaga de emprego.
Aprenda como otimizar seu currículo de engenheiro industrial
Depois de escrever seu currículo é hora de otimizar os conteúdos em cada seção. Essa é uma etapa que garante um interesse maior dos recrutadores por seu documento profissional, gerando documentos com melhor escaneabilidade.
POr exemplo, imagine a seguinte situação: um recrutador está lendo em média 200 currículos para vários processos seletivos. Então, ele precisa encontrar as informações de maneira rápida e precisa, ou irá abandonar o CV e passar para o próximo.
Portanto, é fundamental que você organize bem todos os dados, para que o empregador localize tudo que precisar no menor tempo possível. Assim, separamos algumas dicas que vão ajudar a fazer as configurações necessárias para que seu CV se destaque de outros candidatos:
- Escreva currículos com no máximo uma página;
- Evite inserir salário pretendido ou condições para contratação;
- Organize as seções de acordo com cada conteúdo;
- Identifique cada seção com um título em negrito;
- Adicione listas para as partes com mais conteúdos;
- Evite acúmulo de informações e poluição visual;
- Escolha um design bonito, mas eficiente para localizar conteúdos;
- Confira todas as informações e dados de contato (nome, número de telefone e endereço de e mail).
Uma dica importante é enviar seus currículos para outras pessoas e pedir que verifiquem se conseguem entender todas as partes. Mantenha a atenção aos detalhes, mas não esqueça que uma boa apresentação também torna seu CV interessante.
Revise seu CV de engenheiro passo a passo
Enfim, chegou a hora de revisar as seções de CV do engenheiro industrial, e essa é uma etapa super importante. Afinal, é através dela que se encontram alguns erros básicos em um currículo para qualquer área.
Portanto, é fundamental sempre fazer uma boa revisão de conteúdo, informações e formato dos seus currículos. Aproveite para conferir uma lista com o passo a passo de cada parte do CV e o que elas precisam conter:
- Cabeçalho: Identificação e contatos profissionais
- Apresentação: Resumo das suas qualificações e seu objetivo profissional
- Experiência: Outras empresas onde trabalhou antes, com experiência igual ou similar ao cargo
- Educação/Formação acadêmica : Nível de formação e especializações relevantes para a área
- Habilidades: soft skills (comportamentais) e hard skills (técnicas)
- Idiomas: Grau de proficiência em idiomas
- Certificados: Cursos de desenvolvimento realizados e outras adições à sua qualificação
- Voluntariados: ONGs e NPOs
- Prêmios: Entrevistas, Programa de TV, matérias com mais visualizações e outros méritos
- Interesses: Preferências, hobbies e outros dados relevantes
Além disso, não deixe de verificar se você atendeu todas as exigências e requisitos do anúncio. Afinal, é comum que algumas empresas coloquem informações específicas como forma de avaliar os candidatos antes mesmo de começar o processo seletivo.
Porém, se você chegou até essa parte do guia e não está com segurança suficiente para começar seu CV, clique aqui . No site temos uma ferramenta para criação de currículos que vai tornar essa experiência muito mais dinâmica e prática.
Finalize o documento com uma carta de apresentação
Então, se você quiser agregar ainda mais valor ao seu documento profissional, inclua também uma carta de apresentação. Esse tipo de conteúdo pode fornecer mais dados sobre suas realizações profissionais, que não cabem no currículo.
Assim, escreva a carta de apresentação com uma página, com fonte tamanho 12 e parágrafos de no máximo 6 linhas. Inclua conteúdos diferentes do currículo, aproveitando para evidenciar outras qualificações e habilidades que sejam relevantes para a vaga de emprego e te destaquem de outros candidatos.
📌
Dica:
Uma das melhores dicas para a escrita de seu currículo e carta de apresentação é manter sempre a originalidade. Portanto, organize as ideias e escreva um documento para cada oportunidade de emprego, sempre alinhando os conteúdos com o anúncio e perfil da empresa.
Perguntas mais frequentes
Por fim, deixamos algumas perguntas frequentes de pessoas que estão em busca do currículo perfeito. Assim, você pode entender melhor como funciona o processo de escrita e otimização de seus documentos profissionais para área de engenharia industrial madeireira ou outros segmentos, nos processos de recrutamento.
Como fazer um currículo de Recém-formado em engenharia??
No caso de quem ainda não trabalhou na área de formação, é preciso valorizar seus pontos fortes e habilidades. Portanto, mostre ao empregador que você tem o conhecimento técnico, qualidades que vão ajudar no desenvolvimento do ambiente de trabalho e está pronto para assumir a vaga.
O que colocar no objetivo profissional?
A parte de objetivo profissional contém o cargo e metas que pretende desempenhar dentro da empresa. Porém, evite colocar frases de marketing ou padrão, mostrando aos recrutadores para qual processo seletivo será candidato e onde encontrou o anúncio da vaga.
Por fim, confira também aqui no site exemplos e os melhores modelos de currículo para engenheiro industrial , caso você não saiba por onde começar. Assim, consegue economizar um bom tempo na escolha de um layout e organização das seções em seu CV.