Afinal, os melhores candidatos a oportunidades de trabalho nesses locais precisam ter certas habilidades específicas que os recrutadores exigem. Os salários dessa classe de profissionais varia de R$1.250,00 a valores muito mais altos, dependendo do local de trabalho.
Então, se você quiser entender como fazer um currículo de barista que vá abrir as portas do mercado de trabalho, continue por aqui. Vamos te ajudar em todo esse processo, com dicas e exemplos para dar o pontapé inicial em seu novo emprego.
Na hora de criar um currículo para barista, é sempre importante levar em consideração as informações relevantes para cada cargo. Assim, é preciso entender como cada local de trabalho enxerga e valoriza as características e experiências.
Portanto, se você já tem um certo conhecimento dentro da área, pode pensar em quais experiências são relevantes para o trabalho. Para te ajudar, criamos um exemplo de currículo de barista para deixar mais fácil o entendimento
Agora que você já viu como criar seu CV, lembre de manter a atualização das informações. Dessa forma, pode sempre mostrar suas melhores habilidades e experiências de trabalho, se destacando de outros candidatos.
Exemplo de currículo de barista iniciante
Porém, se você acabou de se formar e ainda não sabe como fazer um currículo de um barista iniciante, podemos te ajudar. Não é necessário ter um vasto currículo para começar, se souber pontuar bem as capacitações e habilidades comportamentais e técnicas.
Afinal, o mercado de trabalho procura bons profissionais. A experiência anterior importa, mas ela vai por água abaixo se faltarem as qualidades de um bom barista. Então, confira um exemplo que criamos para te auxiliar na hora de fazer seu CV:
Alice Ramos
Resumo de qualificações
Experiência
Habilidades
Barista
+55 (22) 99585-3225
Aliceramosbarista@gmail.comhttps://www.linkedin/in/aliceramos
Resumo de qualificações
Profissional preparado para executar as funções de barista, com experiências anteriores que exigiam habilidades e competência. Trabalho bem sob pressão e em ambientes com intenso fluxo de atendimentos.
Procuro oportunidade para mostrar o potencial adquirido durante a capacitação. Possuo fluência em três idiomas, o que também pode ajudar na dinâmica de trabalho deste renomado restaurante.
Experiência
Atendente - Bistrô Vie Mare
2017 - 2019
- Atendimento dos clientes;
- Organização das mesas e equipamentos;
- Retirada de pedidos;
- Serviço de mesa (diário e eventos);
- Cobrança de comandas;
Formação em curso livre de barista - Bilu Coffee - São Paulo/SP
2018 (100 horas)
Curso - Métodos de preparo em café - Barixta - São Paulo/SP
2018 - (100 horas)
Habilidades
- Boa aptidão para trabalho sob pressão;
- Inglês, Espanhol e Italiano avançados (A1/A2/A2);
- Experiência com vendas e atendimento ao cliente;
- Excelente capacidade de resolução de problemas;
- Boa comunicação oral e escrita;
E não esqueça do detalhe mais importante: coloque aptidões, habilidades e experiências que possam ser indicadas para a vaga de barista. Pense na dinâmica do local e em quais características um funcionário precisa para desempenhar bem seu papel.
Quais informações colocar em um currículo de barista
Pensando na dinâmica de trabalho que um barista possui, é importante pensar em quais são as informações mais relevantes. Por isso, não deixe de conferir nossa lista de possíveis dados para colocar em seu CV e conseguir uma vaga no mercado:
- Locais onde você já trabalhou (com habilidades parecidas);
- Cursos e especializações concluídos (ou em andamento);
- Habilidades comportamentais valorizadas;
- Entrevistas, prêmios ou realizações de trabalho;
- Soft e Hard skills para o cargo;
- Carta de apresentação (opcional).
Mas lembre de manter sempre no básico, sem inventar muito. Um currículo extenso pode cansar o recrutador antes que termine de ler. Por isso, muitas vezes na hora de escrever o seu, foque no que é mais relevante ou está mais de acordo com a vaga em questão.
Apresentação visual de barista currículo
Como barista, a criatividade precisa ser um dos pontos fortes como profissional. Isso também se reflete na montagem e design do seu CV. Pode parecer que não, mas a maneira como você apresenta as informações também diz muito sobre sua personalidade.
Por exemplo, um currículo com erros de português, pode sugerir que você seja uma pessoa desatenta, ou que não tenha cuidado com os detalhes. Então, pense em que tipo de perfil você quer mostrar em uma vaga, e como isso pode se expressar através do currículo.
⚠️ Atenção: Mantenha a atenção também nas normas técnicas para confecção de currículos. Além disso, lembre sempre que as informações são para uma vaga de emprego, preserve a formalidade que a situação exige.
Cabeçalho modelo de currículo de barista
No início do seu resumé de barista, é preciso inserir suas informações de contato, e como a empresa pode te encontrar. Não esqueça que todas as informações devem ser válidas e acessíveis. Não vá colocar um email ao qual você não tem mais acesso, por exemplo.
Além disso, cuidado com os alias (nome do e-mail), que precisam ser profissionais e de acordo com uma oportunidade de trabalho. Por isso, esqueça aquele “ gatinho_riodejaneiro@hotmail.com ” e crie um login somente para contatos profissionais.
👉Veja aqui como criar um cabeçalho eficaz e profissional para seu currículo:
Cabeçalho
Recomendado
João Luiz Freire
Barista
+55 (11) 99821-3565
jlfreire@gmail.comhttps://www.linkedin/in/joaolfreire
Viu como é fácil? Informações claras, objetivas e funcionais como contato, com dados profissionais. Além disso, veja também como não fazer um cabeçalho para currículo de barista:
Cabeçalho
Incorreto
Barista
João Luiz Freire
Avenida 7 de Setembro, N° 598
Solteiro, 25 anos, capacitado
jfdamolecada@gmail.comTelefone (11) 99821-3565
https://www.linkedin/in/joaofreirezzz
Observe, neste exemplo, que as informações ficam confusas. Muitas delas não são necessárias, como o estado civil ou idade. Afinal, isso o recrutador pode perguntar em uma entrevista, não sendo interessante alongar seu CV com esses dados.
Insira suas experiências como jornalista
As experiências em um CV são os locais e funções que você já desempenhou em outros empregos como barista. Porém, é preciso manter
Em casos de muita experiência, alinhe com o perfil do empregador. Por exemplo, se a vaga é para produção de bebidas em um restaurante francês, você pode colocar outros restaurantes com o mesmo tipo de culinária para incluir.
Então, hora de fazer seu currículo ter mais brilho. Afinal, as experiências podem tornar você um profissional bem mais atraente para o mercado. Portanto, aprenda como organizar da maneira correta, e deixe os recrutadores impressionados:
- Prêmios e realizações feitas na área;
- Funções que você já desempenhou;
- Outras aptidões dentro da função;
- Entrevistas, menus ou drinks criados;
- Capacitações profissionais (workshop, cursos livres).
Mas se ainda não possui experiência na área
Porém, se você ainda não está no mercado de trabalho, não precisa se desesperar com as experiências. Ainda é possível conseguir uma vaga, caso você utilize habilidades parecidas em outros empregos anteriores.
Por isso, confira a maneira correta de inserir suas experiências no currículo de barista:👇
Exemplo
Correto
Atendente - Empresa X
2015 - 2017
- Realizei atendimento dos clientes e condução às mesas
- Organizei materiais e equipamentos para boa condução do trabalho
- Fiz a entrega dos pratos e cobrança das comandas
Coloque sempre as informações de maneira descrita, com as funções discriminadas. Evite inserir somente uma ou duas palavras. Confira um exemplo de como não redigir as experiências no currículo de barista iniciante:
Exemplo
Incorreto
Atendente - Empresa X
2015 - 2017
- Atendimento
- Controle de materiais
- Serviço de mesa
Adicione suas habilidades e faça seu currículo brilhar
Outro ponto muito importante de incluir em seu CV são as habilidades técnicas e comportamentais. Porém, é sempre importante escolher capacidades que você realmente tenha e que possam ajudar durante a execução do trabalho.
Então, pense sobre como é o perfil que você quer passar durante o processo de seleção da vaga. Além disso, dê preferência para suas habilidades que têm influência para um barista, sem incluir somente para “inflar” o CV.
👉Confira algumas habilidades que os recrutadores valorizam para o emprego de barista:
Habilidades comportamentais (soft skills)
- Comunicação;
- Criatividade;
- Autogestão;
- Trabalho em equipe;
- Agilidade;
- Trabalho sob pressão;
- Boa memória.
Habilidades técnicas (hard skills)
- Capacitação em vendas;
- Idiomas;
- Cursos de especialização;
- Habilidades manuais;
- Formação profissional;
- Conhecimento em gastronomia/harmonização.
Resumo profissional no currículo de um jornalista
O resumo profissional é uma breve descrição de suas qualificações como barista. Mantenha somente em três, no máximo quatro linhas, sem exagerar ou tornar muito pessoal. Aqui, o recrutador quer conhecer suas informações como profissional.
👉Veja como fazer um bom resumo para cargo de barista:
Exemplo
Correto
Barista com formação pela instituição Unicafé, com 4 anos de trabalho em restaurantes de São Paulo, como barista e líder de equipe. Especialização em drinks criativos, composição de cafés e harmonização de bebidas. Excelente fluência em inglês, francês e italiano.
Porém, existem alguns resumos que se tornam muito pessoais. Nesse caso, se torna uma conduta antiprofissional e pode acabar até mesmo tirando sua vaga. Confira um exemplo do que não fazer nessa hora:
Exemplo
Incorreto
Sou um ótimo barista, que gosta de trabalhar criando vários drinks. Tenho muitos amigos por onde passo, e sempre me preocupo com a limpeza dos lugares. Gosto de experimentar vários sabores e tendências em minhas bebidas.
🎁
Dica extra:
Sempre faça a adaptação dos seus resumos profissionais de acordo com cada
vaga de emprego. Pesquise bem sobre o restaurante, bar ou lanchonete,
criando uma percepção mais ampla de como trabalha, focada no cargo.
Mas se você já vai direto para o mercado de trabalho, confira nossas dicas sobre como criar um currículo para procurar emprego . Com certeza podemos te ajudar a escrever um CV perfeito para garantir seu novo cargo.
Seções adicionais
Além disso, você pode incluir seções adicionais em seu currículo, para agregar ainda mais valor. No caso de um barista, existem algumas que são mais interessantes, ou mais valorizadas pelos recrutadores. Confira quais são as melhores opções.
Cursos de complementação
Uma das sessões mais importantes como complementação são os cursos que você realizou. Tudo o que for relevante para uma vaga de barista deve ser incluído. Se você ainda não tem, pode começar agora mesmo a fazer um.
Algumas instituições, como Senac e escolas privadas, oferecem cursos na modalidade online ou presencial para a formação de baristas. A capacitação tem carga horária variada, e pode agregar bastante como profissional.
👉Confira algumas áreas importantes de cursos para incluir no currículo de barista:
- Curso de métodos de preparo do café;
- Preparo de drinks especiais;
- Combinações e harmonização de bebidas;
- Análise e controle de qualidade em bebidas.
Idiomas
Para um cargo de barista, saber alguns idiomas pode te tornar um candidato mais atrativo. Afinal, algumas lanchonetes e restaurantes recebem clientes de outras nacionalidades, e saber se comunicar com todo o público é fundamental.
Porém, não exagere colocando idiomas que você não domina, ou colocando níveis de fluência maiores que a realidade. No meio de uma entrevista, o recrutador pode querer testar suas habilidades, e você não vai querer perder a vaga por conta dessa falha.
Veja a maneira correta de inserir os idiomas em seu currículo: 👇
- Português: Nativo
- Inglês: Fluente
- Espanhol: Fluente
- Italiano: Intermediário
- Francês: Intermediário
Dicas para otimizar seu currículo de jornalista
Separamos mais algumas dicas para deixar seu currículo de barista otimizado. Elas podem ajudar a deixar o conteúdo mais dinâmico e agradável de ler. Afinal, não importam somente as informações, mas também como você as organiza:
- Mantenha seu currículo com uma folha apenas;
- Utilize linguagem formal, sem exagerar;
- Insira as qualificações em ordem cronológica decrescente;
- Coloque os cursos e realizações profissionais mais importantes;
- Capriche no design e na criatividade;
- Atente para as normas de confecção.
Resumo: passo a passo para aprender como fazer currículo de barista
Agora que você já sabe como criar um currículo para trabalhar em um bar, que tal relembrar cada ponto? Assim, fica muito mais simples de entender o que colocar em cada campo. E se precisar, é só voltar um pouquinho e conferir os tópicos novamente:
- Cabeçalho: Contatos profissionais e informações iniciais
- Apresentação: Um breve resumo das qualificações e objetivo como profissional
- Experiência: Locais onde você já trabalhou (com habilidades similares)
- Educação : Escolaridade, cursos livres e outras graduações
- Habilidades: soft skills (comportamentais) e hard skills (técnicas)
- Idiomas: Nível de fluência em línguas estrangeiras
- Certificados: Cursos adicionais e especializações
- Voluntariados: ONGs e NPOs
- Prêmios: Drinks premiados, reconhecimentos, entrevistas e outros prêmios
- Interesses: Hobbies e preferências relacionadas à vaga de barista
Mas se ficar muito complicado, não desista. Aproveite para utilizar um de nossos modelos clicando aqui , o que pode tornar a confecção muito mais rápida. Não perca horas quebrando a cabeça, aqui a gente facilita tudo para você.
Complemente seu CV com uma carta de apresentação
Por fim, você também pode inserir uma carta de apresentação para deixar seu currículo mais completo. Com isso, pode informar mais habilidades importantes para o desempenho da vaga de barista. Aproveite para selecionar bem os dados, e torne seu CV mais atraente ainda.
📌
Dica:
É conveniente que você faça uma carta de apresentação para cada vaga de
emprego, de acordo com as especificações do cargo. Assim, você pode
ampliar o conhecimento do recrutador sobre suas habilidades e perfil
profissional.