Afinal, o mercado de trabalho no país é diferente, o perfil profissional também e a maneira com que os recrutadores contratam ainda mais. Mas não se preocupe, essa tarefa parece complicada, mas não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças.
Por isso, separamos um artigo completo para te ensinar como fazer um currículo canadense, caso você esteja perdido. Aproveite para acompanhar esta leitura até o final e entender os padrões do CV e os primeiros passos para começar sua carreira fora do Brasil.
Primeiro, para criar seu modelo de currículo canadense é preciso que você tenha em mente qual seu objetivo profissional. Então, pense também sobre quais são suas principais realizações, habilidades e qual a disponibilidade de trabalho antes de participar do processo seletivo.
Todas essas informações influenciam na escrita e estrutura do seu currículo. Por exemplo, se o candidato tiver um histórico profissional amplo, uma dica é selecionar somente experiências importantes para o cargo que busca.
Os recrutadores costumam observar as informações de destaque, então esse é o momento de sair do trivial, das informações que todos os candidatos inserem. Mostre ao empregador porque você merece a contratação e será a melhor escolha para ajudar a empresa.
Para facilitar um pouco mais, deixamos um modelo de currículo canadense para você se inspirar. Aproveite para conferir o formato das seções e o que vale a pena adicionar aos conteúdos para ter mais chances:
Estatísticas de emprego no Canadá
Se você busca um emprego fora do Brasil, a primeira informação importante é entender como funciona a demanda do mercado. Assim, saber quais as melhores áreas para um brasileiro trabalhar pode ajudar bastante na criação de um CV direcionado.
Segundo o blog de intercâmbio EDublin , as áreas com maiores chances para profissionais estrangeiros no Canadá::
- Engenharia;
- Serviços de turismo;
- Saúde (Enfermagem e Médicos);
- Serviços de tecnologia, segurança cibernética e informação.
Quais as diferenças entre o currículo canadense e um em português?
Para criar um modelo de currículo canadense é preciso mais do que somente passar seu CV tradicional no tradutor. Lembre sempre que é outro país, com regras culturais e demandas de mercado diferentes do Brasil.
Por isso, confira quais são os principais pontos de diferença entre um currículo em português e um modelo de CV para trabalhar em uma empresa no Canadá:
- Não se adiciona o histórico profissional todo, somente o que for mais importante;
- As informações como estado civil e idade não se aplicam para esse modelo;
- Para candidatos com pouca experiência, currículos de duas páginas;
- Se você tiver mais experiência (10 anos ou acima), pode fazer até três páginas;
- Dependendo da vaga de emprego, é preciso fazer um CV em inglês e francês (dois idiomas predominantes no Canadá);
- Os níveis de escolaridade precisam ser colocados de acordo com o padrão canadense.
Essas são algumas diferenças importantes na estrutura e conteúdo de um currículo canadense modelo. Porém, pode ser que existam mais diferenças culturais de acordo com a região, ou de exigências que os recrutadores ou o applicant tracking systems farão.
Confira a estrutura correta do currículo canadense
Ainda, existe uma ordem para as estruturas em seus currículos canadenses. Lembra que falamos sobre a importância de seguir não somente o idioma, mas também o formato do seu documento?
👉 Por isso, confira qual a forma correta de organizar suas seções e conseguir adaptar seu modelo de CV para trabalhar no Canadá:
- Heading/header (Cabeçalho): Identificação e contato profissional (nome, e mail, endereços canadenses, redes sociais profissionais)
- Personal Details (Apresentação/ Detalhes pessoais:) Resumo das suas qualificações e seu objetivo profissional
- Work Experience (Experiência de trabalho): Outras experiências de trabalho anteriores
- Education (Educação) : Nível de escolaridade, formação acadêmica e cursos de especialização com relevância para a área
- Skills (Habilidades): habilidades técnicas som relevância para a vaga
- Languages (Idiomas): Grau de proficiência em idiomas (com nível certificado por teste)
- Volunteer work (Trabalho voluntário): atuação em ONGs e NPOs ou outras atividades voluntárias.
- Cover Letter (carta de apresentação): uma página em anexo, com o texto contando as principais realizações profissionais do candidato, direcionada ao empregador ou setor de recursos humanos.
Ainda, não deixe de prestar atenção ao formato do seu CV. Assim como no Brasil, é importante enviar o currículo canadense PDF, para evitar que desconfigure durante a leitura. Evite utilizar editores de texto, como o Word, ao mandar seu documento profissional.
⚠️
Atenção:
Preste muita atenção aos detalhes dos requisitos no anúncio e descrição da vaga, para colocar outras informações relevantes. Muitos recrutadores usam essa tática como forma de avaliar os candidatos, exigindo outros conteúdos em seu CV.
Fazendo o cabeçalho e dados de contato em seu currículo
O cabeçalho do currículo canadense é um pouco diferente do CV em português, mas merece tanta atenção quanto. No Canadá, existem algumas leis que evitam a discriminação em processos seletivos, conforme afirma o blog Neway For You .
Por isso, dados como a idade, estado civil ou se possui filhos não podem estar em seu CV, mantendo apenas o contato profissional. Outro ponto fundamental é seu status dentro do país ou como ficará quando chegar ao Canadá. Algumas vagas de emprego determinam essa condição para a contratação.
Então, veja como criar um bom cabeçalho para seus modelos de currículos para trabalhar no país:
Cabeçalho Recomendado
Manuela Giadi Delouzi
353 Lowe Street, Vancouver, BC - A12 C33
Communication Manager
E mail - manuela.delouzi@gmail.com
+55 (11) 99851-5685
https://www.linkedin/in/manueladelouzi
LEGAL STATUS IN CANADAWork Permit
Ainda, confira um cabeçalho incorreto com dados de contato incorretos de acordo com o modelo de currículo canadense:
Cabeçalho Incorreto
Manuela Giadi Delouzi
Rua 25 de março, Brás - São Paulo/SP
Communication Manager
E mail - manuela.delouzi@gmail.com
+55 (11) 99851-5685
https://www.linkedin/in/manueladelouzi
Observe um ponto super importante no cabeçalho, para que você não ganhe uma eliminação logo de cara: o status legal de imigrantes no Canadá. A maior parte das empresas somente contrata funcionários que já possuem um endereço e no mínimo uma permissão de trabalho para o país.
Insira as experiências profissionais no currículo canadense
A seção de experiências é uma parte importante do seu currículo, que deve ter uma atenção especial na hora da elaboração. Afinal, você não pode colocar tudo o que já fez na vida (lembra da objetividade?).
Portanto, é necessário selecionar as principais realizações profissionais e cargos mais parecidos com a vaga que você quer. Mantenha sempre os pontos de maior destaque e se quiser, deixe o restante para o momento da entrevista.
👉Assim, confira algumas dicas para adicionar sua experiência de trabalho e criar um bom currículo que interesse aos recrutadores :
- Coloque a posição que você desempenhou;
- Adicione o ano de admissão e demissão;
- Coloque o nome da empresa, com a cidade e Estado (se for no Brasil);
- Escreva uma lista com seus principais resultados;
- Evite colocar conteúdos em primeira pessoa;
- Não adicione informações triviais ou que sejam irrelevantes;
- Selecione as experiências que tenham maior relação com a vaga.
Adicionando sua educação e formação acadêmica ao CV canadense
Ainda, também é fundamental incluir sua formação acadêmica, de acordo com o currículo escolar canadense. Ou seja, você vai precisar pesquisar os níveis de equivalência e como eles funcionam no Canadá.
Isso porque existem nomes e cargas horárias diferentes para o Brasil e outros países. Portanto, o recrutador precisa estar ciente de seu nível de escolaridade e se está apto para assumir um cargo (principalmente áreas de especialidades).
Confira passo a passo o formato correto para incluir sua formação escolar no CV e não erre ao elaborar essa seção:
- Nome do grau de escolaridade em inglês (Ex.: BA in Administration );
- Instituição onde você estudou;
- Ano de término dos estudos;
- Realizações acima da média ou GPA (notas médias) de destaque na área.
Inclua um resumo profissional para mostrar suas realizações
Então, chegou a etapa para mostrar em poucas palavras porque você é diferente dos outros candidatos. Porém, no caso de um currículo canadense, é preciso priorizar a objetividade, evitar textos em primeira pessoa e valorizar seus melhores pontos.
Esse é o momento de “vender seu peixe” e convencer o empregador com resultados, não frases de marketing. Portanto, crie um texto breve, de até seis linhas, dizendo o que você já fez de diferente em sua atuação como profissional.
👉Aproveite para ver um exemplo de como escrever seu resumo profissional e o formato correto para adicionar seus dados:
Exemplo Correto
Communications Manager with a degree in Marketing and 3 years of experience in the field. I acted as the head of the advertising sector and service channels for 2 years at Unimed, with an excellent command of English and French. During my stay, the company increased its sales of health plans by 87%.
Veja também que tipo de conteúdo evitar no resumo profissional, quando for candidato a uma vaga de emprego canadense:
Exemplo Incorreto
I really want this position because I am a complete professional for the position. I have all the necessary knowledge to do a good performance of the activities, efficiently, as in all the other jobs I've done. If you give me a chance, I can make a difference in the company, because I really know how to wear the shirt.
Veja que no segundo exemplo existe um apelo pessoal muito grande, que não dá espaço para o empregador perceber objetividade ou realizações. Os recrutadores das empresas buscam diferenciais e talentos, não desperdice a oportunidade de mostrar resultados em seu texto.
Ainda, se você não sabe como fazer um currículo para buscar emprego , continue conosco. Aqui em nossa página do site temos uma ferramenta super simples para deixar a tarefa de escrever um CV muito mais fácil, confira.
Seções adicionais
As seções adicionais no currículo canadense servem para mostrar ao empregador um pouco mais sobre você e seu perfil profissional que as outras partes. Por isso, confira algumas das mais importantes e como incluir em seu documento profissional.
Informações adicionais
As informações adicionais servem para mostrar ao recrutador outras habilidades relevantes para o processo seletivo ou contratação. Por exemplo, quando você chegará ao país, se ainda estiver morando no Brasil ou com a viagem marcada.
👍 Mas não se esqueça que esses conteúdos devem estar também em inglês e somente coloque informações se realmente forem necessárias.
Confira alguns exemplos com dicas que podem ajudar você a complementar os conteúdos de seu modelo de currículo canadense: 👇
- I will arrive in Canada in June, with availability for immediate start (Chegarei ao Canadá em junho, com disponibilidade para início imediato);
- I have already been in Canada for a six-month exchange (Já estive no Canadá durante um intercâmbio de seis meses).
Idiomas
Outra informação importante para colocar em seu CV são os idiomas que você domina. Afinal, vai precisar se comunicar em outra língua durante o trabalho na empresa. Porém, os níveis de fluência são organizados em: C1 e C2 (fluente), B1 e B2 (intermediário) e A1 e A2 (básico), com certificado de comprovação obrigatório.
No caso de países de língua inglesa, você pode utilizar como certificado o TOEFL ou IELTS, que são reconhecidos a nível internacional. Para fora do Brasil, comprovações sem a validade não são consideradas.
Então, confira a forma correta de incluir seus níveis de proficiência em idiomas no currículo e conseguir uma entrevista para trabalhar no Canadá: 👇
- English: Fluent (C1)
- Portuguese: Native (C2)
- French: Intermediate (B2)
⚠️
Atenção:
Não esqueça que você está aplicando para uma vaga de emprego internacional e precisa dominar o idioma para desempenhar seu cargo. Por isso, não coloque um nível de fluência acima da realidade, já que a entrevista provavelmente será em inglês e você pode perder as oportunidades se mentir sobre suas habilidades na entrevista e os empregadores perceberem.
Principais erros na escrita do currículo canadense
Enfim, é preciso também saber quais atitudes evitar durante a elaboração de seu currículo padrão canadense. Ao criar um CV, muitas pessoas acabam cometendo erros clássicos, principalmente por conta da estrutura e objetivos diferentes desse modelo de documento.
Confira alguns dos erros mais comuns que podem te deixar mais longe do emprego de seus sonhos no Canadá:👇
- Usar tradutores online para somente colocar seu CV em inglês;
- Dados de contato incorretos (nome, falta do código de área no telefone, entre outras coisas);
- Erros ortográficos nos textos do currículo ou cover letter;
- Inserir conteúdos não solicitados pelas empresas: estado civil, data de nascimento e número de filhos;
- Colocar todo o seu histórico profissional e experiência, com dados irrelevantes para a vaga ou área;
- Adicionar conteúdos em português ou outra língua no currículo ou cover letter;
- Currículos muito longos (com mais de três páginas, de acordo com o nível de experiência) ou fora dos padrões;
- Poluição visual e acúmulo de informações.
Ainda, se quiser um bom currículo modelo canadense para começar sua carreira fora do Brasil, clique aqui . Temos uma ferramenta para criação de CVs aqui no site, que vai te ajudar a criar documentos profissionais excelentes de forma descomplicada.
Uma carta de apresentação (Cover Letter)
Ainda que no Brasil a carta de apresentação não seja obrigatória, ela é um item essencial quando você quer conseguir um emprego no Canadá. Algumas empresas exigem como requisito, sendo cultural o costume de incluir esse documento no currículo, chamada de Cover Letter .
Portanto, crie um texto de uma página na Cover Letter, mostrando ao recrutador porque ele deve escolher você para a vaga de emprego. Assim, pode conseguir muito mais oportunidades de contratação, já que esse anexo mostra capacidade de síntese, habilidade de comunicação e escrita, além de suas realizações pessoais mais importantes.
Uma dica importante é sempre escrever um texto original para cada cover letter e evitar conteúdos padrões. Para ocupar uma posição em empresas canadenses é necessário mostrar aos empregadores que tem habilidades diferentes das outras pessoas em seu resumé e cover letter.
Perguntas mais frequentes
Ainda, separamos algumas dicas e perguntas frequentes neste artigo para te ajudar a entender mais sobre a criação do formato de currículo canadense. Portanto, não deixe de conferir os próximos tópicos para descobrir como fazer seus conteúdos no documento profissional se destacarem.
Quais os empregos mais comuns para brasileiros no Canadá?
Atualmente, as áreas com maior demanda para profissionais e que podem dar acesso a brasileiros são Administração, Saúde, Tecnologia e Engenharia. Os serviços em hotéis e turismo também possuem uma abertura interessante para quem quer trabalhar no Canadá.
O Canadá exige certificado de proficiência para conseguir emprego?
Para conseguir empregos legais dentro do Canadá é preciso comprovar que você realmente domina a língua inglesa. Portanto, a maioria das empresas solicita um certificado de proficiência para os candidatos antes da contratação. Você pode fazer o TOEFL ou IELTS, que são válidos nesse país.
Como conseguir emprego no Canadá ainda estando no Brasil?
É possível conseguir um emprego no Canadá ainda estando no Brasil, mas exige algumas estratégias diferentes. Uma das coisas mais simples é enviar seu currículo funcional pela internet e receber uma oferta de emprego de uma empresa canadense sendo um profissional brasileiro.
Por fim, não deixe de conferir os melhores modelos de currículos para países de língua inglesa. Aprenda como trilhar sua carreira e elaborar um bom perfil profissional e currículo para quem busca entrar no mercado de trabalho em vários países, nas empresas ao redor do mundo.