Carta de apresentação para contador | Dicas, modelos e exemplos

A área contábil, como todas as outras, requer um preparo para encontrar boas vagas de emprego. Além disso, existem alguns conteúdos que podem ajudar a chamar a atenção dos recrutadores, como uma carta de apresentação para contador.

Formato :
Word (Microsoft)
Tamanho :
A4
Personalizável :
Yes

Qual a importância de anexar uma carta de apresentação ao currículo de contador?

Flávio Barros Santos

Contador
+55 (11) 99758-6232
E mail:   flavio.barros@gmail.com
https://www.linkedin/in/flaviobarrossantos

Ao setor de Recursos Humanos da Contax,

Através desta carta, venho manifestar meu interesse na vaga de Contador Fiscal publicada  na página oficial da empresa, em seção de trabalhos disponíveis. De acordo com o anúncio e o perfil profissional exigido para desenvolvimento do cargo, acredito ter as competências necessárias para preencher a oportunidade de emprego, com excelentes resultados.

Sou um profissional com graduação em Contabilidade pela Universidade Monte Serrat, com pós graduação em Gestão Fiscal e Tributária e especialização em contabilidade corporativa. Trabalhei como contador na empresa Contabills durante 3 anos, gerenciando as contas de clientes com empresas de porte médio e grande. Obtive índice de aprovação de 95% durante 2 anos, nas avaliações dos usuários dos serviços.

Possuo experiência prévia como assistente de Auditor contábil, fazendo o acompanhamento de contas e documentos na prefeitura de São Paulo, durante o estágio da graduação. Durante o trabalho, realizamos auditoria em mais de 1200 processos de licitação e compras públicas, acompanhando os resultados de pregões, preços praticados e registros de fornecedores.

Além disso, possuo excelente domínio do inglês e francês, aprimorados durante um intercâmbio para o Canadá, em 2020. Minhas habilidades se encontram principalmente na resolução de problemas, legislação de fisco e tributação, gerenciamento de clientes corporativos e postura ética dentro do ambiente de trabalho.

Por fim, gostaria de uma oportunidade de conversarmos pessoalmente, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e discutirmos possíveis futuros projetos. Meu objetivo é levar minhas habilidades para somar aos esforços conjuntos, visando o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados e ajudar a desenvolver os serviços prestados pela empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Flávio Barros Santos


Incluir esse documento junto com seu currículo ajuda a mostrar um pouco mais sobre suas realizações para o empregador. Porém, elaborar um bom modelo de carta de apresentação exige mais do que somente escrever um texto padrão.

Por isso, muitas pessoas ainda têm dificuldade para escrever esse documento profissional. Com o guia que separamos neste artigo, deixamos vários exemplos, modelos e dicas para escrever uma boa carta de apresentação para vaga de contador, sem dificuldade.

Uma carta de apresentação é o documento anexo ao currículo, onde você pode incluir informações importantes para traçar um perfil profissional. Ou seja, é uma forma dos recrutadores conhecerem mais sobre você do que só o CV.

👉 Um currículo é super importante, mas não expressa todas as habilidades que você possui. Por isso, complementar o documento com uma carta de apresentação pode ajudar a mostrar ainda mais sobre suas qualidades.

Ainda, confira mais alguns pontos de importância de criar bons modelos de cartas de apresentação para enviar junto com seus currículos:

  • Mostra domínio da síntese e objetividade;
  • Apresenta sua capacidade de comunicação oral;
  • Complementa o currículo com novas informações;
  • Dá mais acesso a vagas de emprego;
  • Mostra ao recrutador sobre seu perfil profissional.

Então, agora que você já sabe qual a importância de escrever uma boa carta de apresentação, continue por aqui. Deixamos alguns exemplos e modelos para te ajudar a dar os primeiros passos rumo à contratação.

Como escrever uma carta de apresentação de contador?

Para escrever uma boa carta de apresentação para vaga de contador, é preciso sintetizar suas realizações e mostrar resultados. Assim, mantenha uma linguagem amigável com o recrutador, mas mostre com fatos seus feitos e experiência em empregos anteriores.

Por exemplo, não diga que você é um bom profissional. Mostre algum índice, dado, prêmio, reconhecimento ou avaliação positiva. Quando um recrutador avalia os candidatos, ele procura alguém que possa agregar de forma objetiva à empresa.

Como escrever uma carta de apresentação de uma empresa?

Independente da área de atuação, um modelo de carta de apresentação precisa ter certa estrutura. Assim, você garante que o recrutador possa conhecer aspectos importantes de seu perfil profissional e principais realizações.

👉Por isso, se você ainda não souber como estruturar suas cartas de apresentação, não se preocupe. Deixamos uma lista com os passos para iniciar e elaborar esse documento. Confira quais são e como se tornar um candidato de destaque nos processos seletivos:

  • Cabeçalho: contato e informações pessoais (nome completo, e mail, telefone e redes sociais de trabalho ou sites profissionais);
  • Saudação inicial: direcionada ao recrutador ou ao departamento responsável pelo recrutamento;
  • Parágrafo inicial: com no máximo 6 linhas, com seus objetivos e identificação;
  • Conteúdo: dois ou três parágrafos de 6 linhas, falando sobre suas realizações de carreira;
  • Parágrafo final: também com 6 linhas máximas, solicitando uma entrevista e concluindo o documento;
  • Saudação final: despedida e agradecimento ao recrutador
⚠️ Atenção: Com relação à estrutura, é fundamental também pensar no formato do seu modelo de carta de apresentação. Por isso, escolha extensões de arquivo que não percam as configurações durante a leitura do documento, como o PDF. A menos que no anúncio de vagas as empresas exijam outro tipo de formato.

Como iniciar uma carta de apresentação?

Um bom modelo de carta de apresentação precisa ser completo, bem escrito do começo ao fim. Por isso, a mensagem inicial também precisa passar seu profissionalismo e competência logo de cara, fazendo com que o recrutador queira continuar lendo o documento.

Nessa parte do documento, é importante pontuar também qual seu objetivo dentro da empresa. Mostre qual o cargo e onde encontrou o anúncio da vaga. Afinal, normalmente os recrutadores estarão lendo vários currículos para vários tipos de cargo.

Assim, deixamos também alguns exemplos de mensagem inicial correta e incorreta, para garantir que você saiba como escrever e quais erros evitar. Aproveite para conferir e entender por onde começar suas cartas de apresentação:

Conteúdo Recomendado

Ao setor de Recursos Humanos da Contax,

Através desta carta, venho manifestar meu interesse na vaga de Contador Fiscal publicada na página oficial da empresa, em seção de trabalhos disponíveis. De acordo com o anúncio e o perfil profissional exigido para desenvolvimento do cargo, acredito ter as competências necessárias para preencher a oportunidade de emprego, com excelentes resultados.


Veja também outro exemplo com um modelo de mensagem inicial incorreta e evite cometer erros ao escrever sua carta de apresentação para emprego de contador:

Conteúdo Incorreto

Ao responsável,

Quero enviar essa carta para conseguir a vaga de emprego de contador nessa empresa. Afinal, eu sou a melhor opção para preencher essa oportunidade, por meus feitos em outras empresas, minha dedicação e capacidade de trazer bons resultados. Com certeza vocês não vão se arrepender de me dar essa chance, serei um profissional incrível para o quadro de funcionários.


O que colocar na carta de apresentação? Exemplos

O conteúdo de suas cartas de apresentação também precisa ser pensado com cuidado. Nessa parte do documento, você precisa mostrar informações e dados relevantes para o cargo e diferentes do que já inseriu no currículo.

Afinal, o empregador quer ler coisas novas sobre você, não somente as atividades que desempenhou em uma experiência anterior. Aproveite para inserir resultados e dados sobre seu desenvolvimento em outros trabalhos.

👉 Para ajudar um pouco mais, deixamos também alguns modelos de carta de apresentação para você se inspirar. Assim, preparamos exemplos de como escrever e quais os principais erros nesse tipo de documento profissional:

Estilo de escrita correto

Sou um profissional com graduação em Contabilidade pela Universidade Monte Serrat, com pós graduação em Gestão Fiscal e Tributária e especialização em contabilidade corporativa. Trabalhei como contador na empresa Contabills durante 3 anos, gerenciando as contas de clientes com empresas de porte médio e grande. Obtive índice de aprovação de 95% durante 2 anos, nas avaliações dos usuários dos serviços.


Descubra também quais os erros mais comuns em uma carta de apresentação para contador; Deixamos um modelo com o conteúdo escrito de maneira incorreta, confira:

Estilo de escrita incorreto
Desde sempre eu tenho uma paixão pelos números, o que me levou a escolher a área de contabilidade como formação. Passei por diversas empresas e trabalhei como contador, sempre tendo ótimas relações pessoais e bons resultados. Eu sei que tenho um grande potencial, e quero provar para vocês que mereço essa chance de contratação: sou o candidato que essa instituição busca para melhorar os processos.

Escreva uma boa conclusão para sua carta de apresentação de contador

Por fim, é importante também pensar sobre como concluir sua carta de apresentação, com o mesmo profissionalismo do restante do conteúdo. Afinal, você não quer perder uma oportunidade por errar no final de seu documento, certo?

A mensagem final precisa ser cordial, sem utilizar gírias ou um tom apelativo ou impositivo para o recrutador. Nessa parte, você pode solicitar uma entrevista para conversar mais sobre futuros projetos, e se despedir agradecendo ao leitor da carta.

👉 Então, criamos um modelo de carta de apresentação para você entender como adicionar sua mensagem final. Aproveite para conferir a maneira correta de escrever essa parte do documento e se destacar entre os candidatos:

Exemplo Recomendado

Por fim, gostaria de uma oportunidade de conversarmos pessoalmente, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e discutirmos possíveis futuros projetos. Meu objetivo é levar minhas habilidades para somar aos esforços conjuntos, visando o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados e ajudar a desenvolver os serviços prestados pela empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Flávio Barros Santos


Note que o tom de escrita foi cordial, sem ser impositivo ou fazer exigências para o recrutador. Agora veja também um exemplo com a forma incorreta de adicionar uma saudação final à sua carta de apresentação:

Exemplo Incorreto

Por fim, gostaria de uma oportunidade de conversarmos pessoalmente, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e discutirmos possíveis futuros projetos. Meu objetivo é levar minhas habilidades para somar aos esforços conjuntos, visando o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados e ajudar a desenvolver os serviços prestados pela empresa.

Quero finalizar pedindo uma chance para mostrar quem sou, muito obrigado,

Flávio Barros Santos


Aprenda como revisar e otimizar sua carta de apresentação

Então, depois de finalizar os conteúdos em sua carta de apresentação para contador, é hora de revisar tudo o que escreveu. Afinal, alguns erros podem passar, e você não quer que seu documento chegue até o recrutador assim, certo?

👉 A etapa de revisão ajuda a melhorar ainda mais seus modelos de carta de apresentação, adaptando aos padrões e evitando erros de ortografia e formatação.

Além disso, a otimização ajuda a tornar seu conteúdo mais atrativo e interessante para o leitor. Se o recrutador se sentir atraído pela disposição do texto e informações, terá mais chances de conhecer suas qualidades. Confira os passos para revisar e otimizar seu documento:

  • Organize todo o conteúdo em apenas uma página (A4, com fonte tamanho 12);
  • Separe bem os parágrafos, deixando cada um com o máximo de 6 linhas;
  • Utilize linguagem formal, mas não em excesso;
  • Deixe o texto justificado;
  • Procure por erros de ortografia e gramática;
  • Mantenha o formato do documento com o padrão para cartas de apresentação.

Além disso, não deixe de verificar o anúncio da oportunidade para confirmar se atendeu todas as exigências da empresa. Alguns recrutadores usam instruções para avaliar a capacidade do candidato de seguir esses comandos.

Enfim, se você quer encarar o mercado de trabalho, também precisa criar um bom currículo para os processos seletivos. Aqui no site podemos te mostrar como escrever currículos para procurar emprego de forma efetiva e simples, com nossa ferramenta de criação de CVs.

Confira as melhores dicas para escrever uma carta de apresentação para contador

Por fim, é importante entender que nem sempre você vai sentar na frente do computador e escrever uma carta de apresentação incrível logo de cara. Afinal, a gente entende que é difícil dar os primeiros passos, e estamos aqui para te ajudar com isso também.

👉 Existem algumas dicas para começar a escrever sua carta de apresentação de forma eficaz. Se tiver dificuldade, aproveite para conhecer nosso passo a passo e entender como iniciar o documento:

  • Escolha um momento do seu dia em que esteja descansado e sem outros compromissos;
  • Encontre um lugar tranquilo em sua casa e relaxe antes de começar;
  • Acesse alguns modelos prontos para se inspirar, mas sem fazer cópia dos textos;
  • Faça uma lista com os principais pontos que irá inserir;
  • Escreva de maneira livre, sem se preocupar com a formatação ou conteúdos;
  • Depois que terminar, lapide os conteúdos para deixar somente as informações essenciais;
  • Faça a revisão de formatação e dos dados;
  • Envie para outras pessoas lerem e verificarem se está fácil de entender e atrativo.

Ainda, se quiser aproveitar para melhorar seus currículos também, clicar aqui . Deixamos no site uma ferramenta para criação de CV que vai te ajudar a escrever documentos profissionais de forma muito mais simples, para quem busca se destacar entre os candidatos.

Perguntas mais frequentes

Por fim, deixamos também algumas perguntas frequentes de profissionais que estão em busca de elaborar seus modelos de carta de apresentação. Veja se alguma delas pode ajudar a aumentar seus conhecimentos e tornar essa tarefa mais fácil para você.

O que colocar no currículo de um contador?

Para elaborar um bom currículo de contador é preciso mostrar suas qualidades e competências, mas dentro do padrão de escrita do CV. Assim, foque em qualificações que valorizem seu conhecimento técnico e pontos fortes: experiências, formação acadêmica e principais habilidades.

Como apresentar seus serviços para uma empresa?

A maneira tradicional de apresentar seus serviços para a empresa é escrevendo uma carta de apresentação. No currículo, você insere suas qualificações e habilidades, e nas cartas pode mostrar um pouco mais sobre sua carreira, realizações e bons resultados.

Como elaborar uma carta de serviços?

Uma carta de serviços precisa ser elaborada focando nos resultados que você obteve durante seus trabalhos anteriores. Assim, é preciso mostrar com fatos (e não com promessas), o que você concluiu nas outras empresas por onde passou antes.

Ainda, depois de entender como criar seus modelos de cartas de apresentação, aqui no site você também pode melhorar seu CV. Por isso, confira quais são os melhores modelos de currículos para contador e aproveite para levar sua carreira além com nossa ajuda.

Crie seu currículo com os melhores modelos

This is some text inside of a div block.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo