Como escrever carta de apresentação de agente imobiliário | Exemplos e modelos prontos

Quem acompanha o nosso blog sabe que incentivamos nossos leitores a usarem todo o tipo de estratégia na hora de participar de um processo seletivo. Por isso, preparamos guias de como escrever uma carta de apresentação para vários profissionais, pois, é um documento simples que rende muitas vantagens.

Formato :
Word (Microsoft)
Tamanho :
A4
Personalizável :
Yes

Exemplo de carta de apresentação de agente imobiliário

Rafael Camelo Silva
Agente Imobiliário

(12) 34567-8901
rafaelcamelo@email.com
linkedin.com/in/suaurel

Prezado(a) Senhor(a),

É com grande satisfação que escrevo esta carta para me apresentar e me qualificar para a vaga de agente imobiliário da sua empresa. Trabalho no mercado imobiliário há mais de 10 anos, com vendas e pós-vendas, auxiliando empresários, investidores e pessoas físicas em geral, na busca pelo imóvel mais adequado às necessidades apresentadas.

Como corretor imobiliário trabalhei para grandes corretores e construtoras de São Paulo e região. Auxiliei do gerente de marketing digital em uma campanha de lançamento criando estratégias de captação de novos clientes. Tenho conhecimento em redes sociais e internet, adquirida ao longo do tempo em que trabalhei com corretor autônomo.

Minha formação em Comunicação me trouxe conhecimento sobre as melhores estratégias de vendas e abordagem de clientes no ramo imobiliário. Estou sempre em busca de novas ideias para apresentar aos meus empregadores com o objetivo de aumentar o número de vendas e geração de clientes para a empresa.

Quero utilizar minha experiência para contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do serviços da sua empresa.

Espero que meu perfil se encaixe no buscador e aguardo o convite para uma entrevista,

Atenciosamente,

Rafael Camelo Silva


No artigo de hoje ajudaremos você que é agente imobiliário a escrever a carta de apresentação perfeita para enviar no processo seletivo. Ensinaremos como estruturar sua carta, qual deve ser a organização do seu conteúdo, o que falar e o que não falar na hora de escrever sua carta.

Aproveite para aprender um pouco mais sobre as melhores estratégias e concorrer a uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Fique até o final para escrever a carta de apresentação de agente imobiliário que conquistará os recrutadores das empresas mais almejadas pelos profissionais.

Como fazer carta de apresentação de agente imobiliário (mesmo sem experiência)

A carta de apresentação é um documento acessório da sua candidatura à vaga de emprego, lembre-se que também é preciso enviar junto a carta um currículo de agente imobiliário . Dessa forma, com ambos documentos validando a sua candidatura, você terá mais chances.

Existem algumas dicas e macetes para elaborar um bom currículo, que também ensinamos em nosso site. Para agente imobiliários, os nossos modelos de CV de agente imobiliário podem ser uma ótima opção para quem está em busca de ideias para criar um currículo efetivo.

Assim como o currículo, a carta de apresentação também deve possuir algumas informações essenciais para deixá-la ainda mais efetiva. Os dados que sua carta de apresentação deve mostrar são os seguintes:

  • Cabeçalho : nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais - LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo : resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho : atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação : dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades : listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional : opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Trabalhamos com um currículo dividido em cinco partes, da mesma forma que a carta de apresentação também. A diferença fica por conta do formato em que esse conteúdo será inserido na sua carta. No currículo, esses dados aparecem em listas e de uma forma objetiva, no seu currículo vai aparecer em um texto descritivo.

🎁 Dicas para aprimorar sua carta de apresentação de agente imobiliário

Para começar a escrever sua carta você precisa ter em mente alguns fatos interessantes a respeito do processo de seleção das principais empresas do mercado. Atualmente, cartas de apresentação e currículos enviados por candidatos são lidos por programas de computador.

Nessa primeira etapa de seleção, esses programas rastreiam (por isso o nome de sistema de rastreamento) as informações relevantes da sua carta ou currículo. Se esses dados estiverem de acordo com os requisitos anunciados na vaga, então a sua candidatura vai para a próxima etapa.

  • Ser específico na sua apresentação
  • Inserir apenas informações relevantes
  • Escrever em até um verso de folha A4
  • Usar palavras-chave no texto da carta
  • Mostre suas habilidades, na prática

São dicas importantes para quem cogita construir uma carta de apresentação que vai superar o sistema de rastreamento. Quanto mais otimizada for a sua carta ou seu currículo, melhores as chances de ser chamada para uma entrevista presencial e conquistar a sua vaga de trabalho.

O que colocar nas cartas de apresentação de agente imobiliário

A primeira pergunta de quem está começando a escrever uma carta de apresentação é o que colocar no documento. Na verdade, essa é uma resposta bem simples de ser dada. Basta olhar para o seu currículo e olhar para as informações que nele foram inseridas.

Lembre-se que a carta de apresentação é uma apresentação do seu currículo profissional em formato de texto. Claro que na carta não há espaço para citar todas suas experiências como agente imobiliário, nem as suas funções em cada uma das empresas por onde passou.

No entanto, a carta de apresentação deve destacar as atividades que mais se relacionam ao cargo pretendido. Mostrar que você conhece do assunto e tem experiência no cargo que está sendo anunciado, vai melhorar suas chances de obter uma vaga de trabalho. Para isso, sua carta deve ter:

  • Cabeçalho : Parte inicial onde o candidato se qualifica, informando seu nome e outros dados para contato como e-mail, redes sociais e telefone.
  • Corpo do texto : Conteúdo da carta em si, o corpo do texto deve ser elaborado com atenção aos limites e objetivos de uma carta de apresentação. Menos é mais.
  • Desfecho : O final da carta de apresentação precisa apresentar uma conclusão em relação ao conteúdo da carta, como o pedido de contratação.
  • Assinatura : Todas as cartas devem ser assinadas pelo emissor e a sua carta de apresentação não deve ser diferente.
📌 Dica : Após escrever sua carta, imprima e assine, em seguida faça a digitalização e envie para a candidatura. Sua assinatura no documento mostrará seriedade e comprometimento com a empresa.

Apresentação visual da carta de apresentação de agente imobiliário

A estrutura da sua carta de apresentação é essencial para conquistar a atenção do leitor, mas sem uma boa apresentação visual não adiantará de nada. Por isso, destacamos um tópico apenas para falar da formatação da sua carta, como ela deve ser espaçada, as melhores fontes para usar, entre outros assuntos.

💡Um documento bem elaborado tende a receber mais atenção do que uma simples folha A4

Você pode usar um modelo de carta de apresentação de agente imobiliário para facilitar a sua vida, mas note se a formatação do modelo é adequada para o que se pretende. O importante é que sua carta seja elegante e mostre seu profissionalismo nos mínimos detalhes. Mostre que, se a empresa contratar você, terá um padrão elevado de qualidade.

Formatação da carta de apresentação de um agente imobiliário

Pensando na apresentação, é importante também estar atento à formatação da sua carta. Apesar de não ser um documento formal em um sentido estrito, para que uma carta seja considerada legível ela precisa apresentar uma formatação adequada.

  • Usar fontes legíveis
  • Letras de bom tamanho
  • Aproveitar toda a folha
  • Espaçamento adequado
  • Destacar as palavras centrais
  • Separar o conteúdo em parágrafos

São algumas das dicas que damos para você na hora de formatar sua carta. O espaçamento e as margens corretas deixam o texto mais organizado e centralizado, já as fontes corretas, de tipos e tamanho, facilitam a leitura. Destacar as palavras centrais da sua carta atrai a atenção do leitor para os seus pontos fortes. Nesse sentido, sugerimos também que você use:

  • Espaçamento: 1,5 cm
  • Tamanho da fonte: 12 ou 10 pt;
  • Tipos de fontes: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial;
  • Margens: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm;
⚠️ Lembre-se : use a formatação da sua carta para indicar que você é um profissional zeloso e cuidadoso.

Cabeçalho da sua carta de apresentação de agente imobiliário

Elementar em qualquer carta de apresentação, o cabeçalho é o item que indicará ao leitor quem é o autor, como entrar em contato com ele em caso de interesse. Por isso, quanto melhor for o seu cabeçalho, mais chances de ser chamado para a próxima etapa do processo.

Na elaboração de um curriculum vitae, há um modelo próprio para o cabeçalho que também pode ser usado na sua carta de apresentação. Usando o mesmo cabeçalho, para sua carta e para o seu currículo, a identificação entre os documentos se fortalece. Basicamente, deve ter:

[Nome completo] [Cargo] [Número do telefone] [Endereço de e-mail] [Rede social profissional]

Bom exemplo

Bom exemplo
Rafael Camelo Silva

Agente Imobiliário

(12) 34567-8901

rafaelcamelo@email.com

linkedin.com/in/suaurel


Mal Exemplo

Mal Exemplo
RAFAEL

Instagram: @url

Whatsapp: (12) 34567-8901

Endereço: R. Cidade, São Paulo

Atividades preferidas: Futebol


✒️ Nota : Quando mais conciso for o seu cabeçalho, mais espaço sobra para o conteúdo da carta.

Escrevendo a carta de apresentação de agente imobiliário

Agora que você sabe como formar sua carta de apresentação e iniciar o cabeçalho, chegou o momento de escrevê-la. Nossa sugestão é começar por um rascunho, usando um modelo de carta de apresentação ou seguindo a sua intuição. Temos uma sugestão para sua carta.

Primeiro parágrafo: apresentação profissional

Na primeira parte da sua carta você pode fazer um breve resumo da candidatura, explicar o porquê se candidatou e falar rapidamente como você se qualifica para o cargo. Esse primeiro parágrafo não deve ter mais do que 4 linhas, caso contrário, poderá cansar o recrutador.

📌 Dica : o primeiro parágrafo é muito semelhante ao resumo profissional do currículo. Pode usar o seu resumo como exemplo para se apresentar na carta de apresentação.

Segundo parágrafo: experiências de trabalho

Logo em seguida, fale sobre suas experiências de trabalho. Se você for um profissional muito experiente, cite apenas as experiências mais relevantes para a vaga, que possuem ligação com o cargo. Caso não possua experiência de trabalho, fale sobre outras experiências como trabalhos voluntários, atividades escolares, entre outros.

💡 Sugestão : fale sobre suas experiências de liderança, gestão, coordenação. Mostre que é um candidato preparado para lidar com qualquer tipo de situação.

Terceiro parágrafo: histórico acadêmico

Como um bom profissional da saúde, você precisa ter formação na área para concorrer às vagas. Fale sobre os cursos que realizou, sua faculdade e graduação que eventualmente esteja cursando. Aqui é importante colocar o máximo de informações, mostrando que você é um candidato ou candidata de alto nível escolar.

⚠️ Aviso : cite apenas informações verídicas e que podem ser comprovadas. Evite falar de cursos que realizou sem certificação.

Quarto parágrafo: habilidades, objetivos e informações adicionais

É bem verdade que você pode e deve citar suas habilidades ao longo de toda a carga, mas se ficar faltando algo, no quarto parágrafo você pode colocar. Lembre-se que mostrar suas skills é mais interessante do que citá-las. Assim como seus objetivos. E se tiver algum dado adicional que queria colocar, aproveite esse espaço.

🎁 Aproveite : no último parágrafo você pode falar sobre idiomas que fala, países que morou, habilidades que adquiriu, entre outros dados que julgar interessantes.

Criando uma carta de apresentação de agente imobiliário

Separamos algumas dicas finais que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional para concorrer a vagas anunciadas pelas empresas.

  • Use palavras de ação (estudo, preparo, resolvo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque em sua carta.
  • Personalize sua carta de apresentação de acordo com a vaga.
  • Use marcadores de texto para realçar informações relevantes.
  • Revise sua carta para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

👉 Objetividade na escrita é importante, usar um vocabulário comum é importante para alcançar a primeira vaga de emprego. Lembre-se de que, sendo você selecionado pelo recrutador, será convocado para uma entrevista presencial. Palavras difíceis podem te complicar.

Resumo: carta de apresentação para agente imobiliário

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos.
  • Formatação adequada, usando fontes de tipo e tamanho padrão.
  • Um primeiro parágrafo de apresentação instigante que apresente o candidato.
  • Conteúdo completo, informando sua educação, qualificações e dados gerais.
  • Escolher um layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.

Perguntas frequentes de agentes imobiliários em busca de emprego

Como se apresentar para um cliente imobiliário?

A melhor maneira de se apresentar para um cliente é ser educado e perguntar como você pode ajudar. Após descobrir qual o interesse dos clientes, apresentar as opções de imóveis e casas para venda.

Como fazer uma carta para imobiliária?

Fala um pouco sobre a sua experiência no mercado imobiliário, a apresentação do corretor é o primeiro passo em potencial para conquistar uma vaga de trabalho.

Como fazer uma boa apresentação de imóveis?

Fala sobre a metragem do imóvel, os pontos fortes, os horários em que o sol entra pelas janelas, a distância das áreas comuns do prédio. Todos esses pontos ajudam a apresentar um imóvel a potenciais clientes.

Como descrever um corretor de imóveis?

Antes de tudo, um corretor de imóveis é um vendedor. Saber se vender deve ser sua principal habilidade e ferramenta de trabalho. Por isso, comece a mostrar essa habilidade na hora de fazer sua descrição a um dono de imobiliária.

O que colocar na bio de um corretor de imóveis?

Quantos anos de experiência no mercado imobiliário, que tipo de imóveis você trabalho, o público alvo, a cidade e região de atuação, o nome da sua empresa ou imobiliária, são alguns dados que podem ser inseridos na sua bio.

Qual o papel de um consultor imobiliário?

Consultores imobiliários ajudam clientes a conquistar o sonho da casa próprio através da busca de imóveis, a aprovação de financiamento em empresas do ramo.através

Crie seu currículo com os melhores modelos

This is some text inside of a div block.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo