Carta de apresentação para assistente social | Dicas, modelos e exemplos

Se você procura enviar seu currículo para uma vaga de trabalho assistencial, existem alguns conteúdos que podem te ajudar a ter um destaque maior durante o processo seletivo. Por exemplo, uma carta de apresentação de assistente social faz uma diferença grande para seu perfil profissional.

Afinal, esse tipo de documento pode trazer ainda mais informações sobre suas realizações de carreira do que somente o CV. Porém, é importante entender como escrever e quais os melhores conteúdos para adicionar em suas cartas de apresentação, ao enviar junto com o CV por e mail.

Última atualização:
8/11/2023

Todos os exemplos de CV neste guia

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Perth Thumbnail
Perth
Rotterdam Thumbnail
Rotterdam
Chicago Thumbnail
Chicago

Exemplo de uma carta de apresentação de assistente social

Karina Pedroso Fontana
Assistente Social
+55 (13) 99758-5621
E mail: karina.fontana@gmail.com
https://www.linkedin/in/karinapfontana

Ao setor de recursos humanos do Centro de Referência ao Adolescente,

Venho através desta carta manifestar meu interesse pela vaga de Assistente Social publicada  no site Empregos.com, nesta renomada instituição. Em conformidade com o perfil profissional descrito e as exigências para desempenhar o cargo, acredito possuir as habilidades necessárias para fazer parte do quadro de colaboradores da empresa, com excelentes resultados.

Possuo graduação em Serviço Social Universidade de São Paulo (USP), com especialização de pós graduação em Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais. Trabalhei como assistente social na ONG Levante, acolhendo e ajudando mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, era necessário realizar o acompanhamento das famílias em situações de risco, tratamento de adictos ou crianças com problemas de convívio escolar.

Também possuo experiência prévia como conselheira tutelar, fazendo o acompanhamento de famílias de baixa renda no município de Carapicuíba/São Paulo. Durante o trabalho, obtive um aproveitamento de 78%, com índice de resgate dos jovens para a escola de 62%, levando os adolescentes novamente às salas de aula.

Além disso, possuo excelente domínio do inglês e espanhol com conhecimentos de informática e ferramentas básicas de administração e gestão de informações. Minhas habilidades se encontram principalmente na criação de estratégias de enfrentamento à violência, trabalho com adolescentes e jovens, elaboração de técnicas para socialização de crianças com problemas escolares.

Por fim, solicito uma oportunidade de passar por entrevista, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e discutirmos futuros projetos. Minha intenção é levar nossos esforços conjuntos para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados e colaborar com os serviços prestados pela empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Karina Pedroso Fontana

As diferentes secções
Utilizar este exemplo

Assim, se ainda não sabe por onde começar a criar uma carta de apresentação para assistente social, veio ao lugar certo. Criamos um guia completo neste artigo, aproveite nossos exemplos, modelos e dicas para escrever a sua agora mesmo e conquistar seu objetivo profissional no mercado de trabalho.

Se você chegou a este artigo com a dúvida: como me apresentar como assistente social? Primeiro, é importante entender o que é e qual a importância da carta de apresentação para os processos seletivos em busca de uma vaga de emprego nesta função.

👉 A carta de apresentação é um anexo ao currículo, onde você insere uma página de texto, contando um pouco mais sobre suas realizações da carreira e perfil profissional.

Portanto, confira também alguns pontos de importância e função das cartas de apresentação e como elas podem te ajudar a chegar mais perto da contratação dentro de sua profissão:

  • Mostra aos recrutadores informações e dados inéditos, além do curriculum vitae ;
  • Torna mais fácil do recrutador conhecer seu perfil para o cargo;
  • Mostra domínio da língua portuguesa e capacidade de comunicação do candidato;
  • Apresenta sua capacidade de síntese de conteúdos e objetividade aos recrutadores;
  • Dá acesso a mais vagas e oportunidades de trabalho.

Agora que você entendeu como esse documento é importante, veja também como escrever uma carta de apresentação para assistente social na prática. Separamos alguns modelos e exemplos para você entender o passo a passo, nos próximos tópicos.

A ideia da carta de apresentação perfeita

Na hora de começar a escrever uma carta de apresentação de assistente social, pense sobre a empresa e o nicho que você irá trabalhar caso consiga a vaga de emprego. Assim, adapte suas realizações para esse cargo em específico, pensando em cada função que irá executar.

Por exemplo, se você possui experiência com o cuidado e acompanhamento de idosos e a vaga é para um lar da terceira idade, aposte nisso como sua informação principal. Conte ao recrutador sobre os bons resultados e realizações dentro deste segmento da área assistencial.

Como se faz uma carta de apresentação para assistente social?

Além de entender os conteúdos que vão em uma carta de apresentação de uma assistente social, é importante também se atentar ao padrão. Afinal, esse tipo de documento possui uma estrutura certa, que precisa ser seguida durante a elaboração.

👉Então, confira neste artigo quais os pontos da estrutura para criar cartas de apresentação e não perca interesse dos recrutadores por falta de informações importantes. Aposte nessa formatação e chegue mais perto do tão sonhado emprego:

  • Cabeçalho com seus dados de contato principais (nome completo, e mail, número de telefone e redes sociais ou sites profissionais);
  • Mensagem de saudação direcionada ao empregador (ou setor de RH);
  • Parágrafo inicial, identificando a vaga e seu objetivo principal;
  • Dois ou três parágrafos com o conteúdo;
  • Parágrafo final com a solicitação de entrevista;
  • Saudação de conclusão e nome do candidato.
⚠️ Atenção: Lembre também de prestar atenção aos detalhes no no formato do seu documento profissional. A recomendação é enviar cartas de apresentação em PDF, para evitar que elas percam as configurações durante a leitura. Portanto, evite enviar o arquivo com extensão de editores de texto, como o Word. A única exceção é se as empresas identificarem outro tipo de formato no anúncio das vagas.

O que escrever na mensagem de apresentação?

A mensagem de apresentação na carta de apresentação para emprego de assistente social é uma das partes mais importantes. Afinal, é a primeira seção que o recrutador irá ler, e pode definir se ele terá interesse de continuar a leitura ou passar para os próximos candidatos.

Veja algumas sugestões de como iniciar sua carta de apresentação e quais os elementos principais que essa parte do documento precisa ter. Assim, pode entender como criar seus modelos de carta para um cargo na área assistencial:

  • Insira uma mensagem direcionada ao empregador ou setor de RH;
  • Coloque seus objetivos na empresa;
  • Identifique o processo seletivo para o qual será candidato;
  • Mantenha uma linguagem amigável;
  • Reforce sua admiração pela instituição.

Para facilitar ainda mais a escrita, separamos um exemplo de mensagem inicial no modelo de carta de apresentação de assistente social. Confira a forma correta de incluir essa parte em seu documento:

Conteúdo Recomendado

Ao setor de recursos humanos do Centro de Referência ao Idoso,

Venho através desta carta manifestar meu interesse pela vaga de Assistente Social publicada no site Empregos.com, nesta renomada instituição. Em conformidade com o perfil profissional descrito e as exigências para desempenhar o cargo, acredito possuir as habilidades necessárias para fazer parte do quadro de colaboradores da empresa, com excelentes resultados.


Além disso, veja também um modelo de saudação e mensagem inicial escritas da forma incorreta para entender o que não fazer na hora de criar seu documento, acompanhando esse exemplo de carta de apresentação:

Conteúdo Incorreto

Ao responsável pela empresa,

Quero me indicar para a vaga de Assistente social nesta empresa. Acredito ser a melhor opção de candidato para suprir as necessidades que a instituição possui, com bom desempenho e resultados produtivos. Essa é a minha paixão e eu quero chegar muito longe em minha carreira, me esforçando e vestindo a camisa da companhia com amor.


Note que no exemplo acima o candidato não se dirigiu ao empregador, nem ao setor de recursos humanos. Além disso, não identificou para qual processo seletivo é sua candidatura, ou deixou claros seus objetivos dentro da empresa.

O que colocar no resumo profissional de assistente social?

Dentro do conteúdo de uma carta de apresentação, é preciso inserir bons resultados que você obteve durante a carreira. Porém, foque em situações, índices e realizações práticas no emprego, de forma objetiva, sem apelo emocional ou frases de marketing.

👉 Aposte em coisas que sejam acima da média e informações diferentes das que já incluiu no conteúdo do currículo, para quem busca chamar a atenção do recrutador.

Então, confira com atenção um modelo de carta de apresentação de assistente social como exemplo, onde o conteúdo foi escrito da forma correta:

Estilo de escrita correto
Possuo graduação em Serviço Social Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais. Trabalhei como assistente social na ONG Levante, acolhendo e ajudando mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, era necessário realizar o acompanhamento das famílias em situações de risco, tratamento de adictos ou crianças com problemas de convívio escolar.

Confira também um modelo carta de apresentação para assistente social com exemplos de como não escrever o conteúdo do documento. Assim, você evita erros básicos e consegue se destacar melhor entre os candidatos:

Estilo de escrita incorreto
Sou uma assistente social cheia de paixão pelo trabalho e que tenho verdadeira vocação para desempenhar meu papel. Entre os candidatos, acredito ser a melhor opção para a empresa, já que estudei por muito tempo para fazer esse tipo de trabalho, fiz estágio, publiquei um artigo na área e trabalhei em várias empresas parecidas. Com certeza, vai valer muito a pena me contratar, quero uma oportunidade de mostrar que serei uma adição incrível ao quadro de funcionários com esse emprego.

Faça a conclusão de sua carta de apresentação para assistente social

A conclusão de uma carta de apresentação é a parte final, onde você solicita uma entrevista ao recrutador, para que ele possa te conhecer melhor. Assim, também precisa continuar com a mesma postura e tom de escrita que o restante do documento.

Então, evite colocar conteúdos de tom informal ou usar gírias para se dirigir ao empregador. Lembre que essa é uma situação formal, que exige uma comunicação cordial, mas dentro do tom adequado.

👉 Por isso, confira alguns exemplos de como adicionar uma saudação final à carta de apresentação para vaga de emprego de assistente social:

Exemplo Recomendado

Por fim, solicito uma oportunidade de passar por entrevista, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e discutirmos futuros projetos. Minha intenção é levar nossos esforços conjuntos para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados e colaborar com os serviços prestados pela empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Karina Pedroso Fontana


Ainda, veja também um exemplo de saudação final escrita de forma incorreta e entenda como evitar erros básicos na escrita de suas cartas de apresentação:

Exemplo Incorreto

Por fim, solicito uma oportunidade de passar por entrevista, para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional e discutirmos futuros projetos. Minha intenção é levar nossos esforços conjuntos para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, apresentar bons resultados e colaborar com os serviços prestados pelas empresas.

Eu quero muito essa vaga, me dêem a oportunidade e não vão se arrepender,

Karina Pedroso Fontana


Observe que no segundo exemplo de carta existe um tom informal e impositivo, que pode ser interpretado de forma ruim pelos recrutadores. Portanto, se estiver com dúvida de como se dirigir ao recrutador, apenas agradeça e se despeça, sem outros conteúdos.

Revise e otimize os conteúdos em sua carta de apresentação

Por fim, é preciso fazer uma boa revisão da sua carta de apresentação para emprego de assistente social, ou mesmo se for candidato a outras vagas. Essa etapa funciona para evitar que o conteúdo final esteja com erros ou problemas de estrutura e formatação.

👉 A revisão é uma das partes mais importantes na escrita de uma carta de apresentação, onde você vai lapidar os conteúdos que inseriu no documento.

Separamos algumas dicas e pontos para revisar e manter a otimização de forma eficaz em seu documento profissional. Aproveite para deixar sua carta de apresentação dentro do padrão com passos simples:

  • Mantenha todo o conteúdo em apenas uma página;
  • Organize os parágrafos com até 6 linhas e justificados;
  • Confirme se seus dados de contato estão de acordo (numero de telefone, e mail e redes sociais profissionais);
  • Evite acúmulo de informações ou poluição visual;
  • Mantenha a atenção para os detalhes e erros de ortografia e gramática;
  • Separe os parágrafos com um bom aspecto visual;
  • Inclua dados que sejam relevantes para o cargo no qual será candidato;
  • Verifique se toda a estrutura do documento está adequada às exigências do anúncio.
  • Envie o conteúdo para outras pessoas avaliarem antes de mandar ao recrutador;

Além disso, também podemos te mostrar como fazer currículos para buscar emprego e conseguir mais entrevistas de trabalho. Para saber como, é só acessar nossa ferramenta aqui no site e escrever CVs profissionais de destaque.

Veja algumas dicas para começar a escrever sua carta de apresentação para assistente social

Porém, entendemos que escrever carta de apresentação para vaga de assistente social pode não ser uma tarefa tão simples para algumas pessoas. Afinal, é uma situação que gera certa pressão e expectativa, o que pode atrapalhar o processo de criação do documento.

👉Por isso, separamos também algumas dicas para te ajudar a começar seus processos criativos e orientar a linha de raciocínio para escrever o documento. Aproveite para conferir os passos e começar a aplicar agora mesmo em seus modelos de carta de apresentação:

  • Encontre um momento do seu dia sem interrupções;
  • Mantenha o foco total na escrita da sua carta de apresentação;
  • Confira alguns modelos na internet para se inspirar (mas evite a cópia do texto);
  • Faça alguns tópicos com os principais pontos e ideias a adicionar (de relevância para o emprego que busca);
  • Escreva de maneira livre, sem se preocupar ainda com a formatação;
  • Depois de escrever, revise e edite os conteúdos;
  • Finalize com os ajustes de formatação.

Ainda, se quiser mais algumas dicas de como escrever bons currículos, além de cartas de apresentação, basta clicar aqui . Aqui no site temos uma ferramenta incrível para criar seus documentos profissionais de forma eficaz para se destacar dos outros candidatos a uma vaga de emprego.

Perguntas mais frequentes

Ainda, se você estiver com mais dúvidas sobre como criar um modelo de carta de apresentação para assistente social, continue acompanhando os próximos tópicos. Afinal, deixamos algumas perguntas frequentes de profissionais que estão em busca do emprego ideal no mercado de trabalho.

Quais as habilidades de um assistente social?

Algumas habilidades são importantes para uma vaga de assistente social, como a empatia e boa capacidade de escuta. Além disso, é fundamental boa habilidade de comunicação, trabalho em equipe e sensibilidade com pessoas, para encarar os desafios que o cargo exige e fazer a diferença nas empresas onde trabalhar.

Qual o valor do salário de uma assistente social?

Segundo o órgão que fiscaliza a categoria, hoje o salário médio de um assistente social é de R $2.439.71, podendo variar para mais ou menos, dependendo da instituição. Porém, no caso de concursos públicos, essa quantia pode chegar a mais, com o novo Projeto de Lei 41/21, ainda em tramitação no Congresso.

Quanto ganha um assistente social que trabalha no CRAS?

No CRAS, os salários de um assistente social costumam ficar dentro da média de R$2.439,71. Porém, existe um Projeto de Lei (nº 41/21) em tramitação, que propõe um salário unificado e fixado em R$5.500,00 com reajuste conforme o INPC.

Por fim, depois de aprender como escrever uma boa carta de apresentação, que tal conhecer também os melhores modelos de carta de apresentação e currículos para assistente social ? Aqui no site temos vários layouts disponíveis para você criar CVs profissionais e avançar sua carreira no mercado de trabalho e alcançar o objetivo que procura.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo