Como fazer carta de apresentação de designer gráfico | Dicas e exemplos

Para encarar o mercado de trabalho na área de design é preciso estar sempre bem preparado. Por isso, alguns itens podem melhorar ainda mais suas qualificações, como escrever carta de apresentação para designer gráfico, junto com o currículo.

Última atualização:
3/11/2023

Todos os exemplos de cartas de apresentação

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Kiev Thumbnail
Kiev
Perth Thumbnail
Perth
Montecarlo Thumbnail
Montecarlo

Qual a importância de escrever carta de apresentação para designer gráfico?

Gabriel Chui Lopez
Design gráfico

+55 (11) 99845-5685
E mail:   gabrielclopez@gmail.com
https://www.linkedin/in/gabrielclopez

Ao setor de recrutamento da empresa Ricardo Eletro,

Através desta carta, venho apresentar minha candidatura e interesse para a vaga de designer gráfico, publicada através do anúncio no site Vagas, para a empresa Ricardo Eletro. Através do perfil profissional descrito e as habilidades que a ocupação exige, acredito ter o perfil adequado para compor o quadro de funcionários e desenvolver as funções laborais.

Tenho formação como Designer gráfico pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em design de marketing visual pela mesma instituição. Participei de campanhas publicitárias para o programa de bolsas de estudo nos anos de 2020 e 2021, onde chefiei todo o setor de criação.

Possuo experiência prévia como analista financeiro, depois realizei estágio nas empresas Ambev e American Express, atuando no auxílio à produção de peças visuais para as campanhas sazonais. Participei de 10 exposições nacionais durante o período de aprendizado nessas empresas.

Além disso, possui excelente domínio dos idiomas inglês, francês e espanhol, com intercâmbio estudantil feito em 2018. Minhas habilidades se encontram principalmente nos segmentos de desenvolvimento criativo, marketing minimalista e design de produtos no Corel Draw. Concluí também a pós graduação em gestão de projetos no ano de 2021.

Então, solicito uma entrevista para podermos conversar sobre possíveis futuros projetos, direcionando nossos esforços para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, melhoria e qualidade dos serviços prestados pela empresa com grande entusiasmo.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Gabriel Lopez


As diferentes seções

Assim, quanto mais habilidades relevantes você conseguir mostrar aos recrutadores, mais chances de entrevista e contratação terá. Para mostrar como dar os primeiros passos, separamos um guia completo para mostrar como escrever um modelo de carta de apresentação para designer gráfico.

Uma carta de apresentação é um documento onde você pode adicionar mais conteúdos e informações do que nas seções regulares. Assim, com certeza consegue mostrar ainda mais aspectos de seu perfil profissional aos recrutadores.

O documento também serve para mostrar diferentes habilidades às empresas, durante o anúncio de um processo seletivo. Confira alguns dos pontos mais importantes de escrever suas apresentações:

  • Mostrar sua habilidade de escrita e objetividade (também vale pontos na entrevista);
  • Dar mais informações e qualificações sobre seu perfil profissional no CV;
  • Conseguir cargos melhores e mais interessantes (principalmente especialistas);
  • Informar mais resultados em seu nome do que o resumo profissional.

Dessa forma, pode deixar o conteúdo do currículo mais completo, inserindo até mesmo interesses e atividades extracurriculares relevantes. Pense que essa é a hora de mostrar ao empregador porque ele deve te contratar, porque você é a melhor opção para a vaga de emprego.

👉 As cartas de apresentação podem ser o seu ingresso no mundo profissional, te tornando uma opção mais interessante do que outros candidatos.

Como fazer carta de apresentação para designer gráfico? Exemplo

Para criar um bom modelo de carta de apresentação com designer gráfico, é preciso entender quais as demandas do mercado para a profissão. Assim, você pode alinhar bons resultados, boas características e habilidades, se tornando um candidato de destaque para a vaga.

Deixamos também um exemplo para você se inspirar na hora de criar seus modelos de carta de apresentação para designers gráficos. Aproveite para conferir como estruturar o texto e os parágrafos com certeza e entusiasmo, em nosso modelo de carta:

O que colocar em uma carta de apresentação de designer gráfico?

Se você procurar carta de apresentação para designer gráfico, vai encontrar diferentes modelos na internet. Porém, todos eles possuem basicamente a mesma estrutura, que é um modelo de carta de sucesso entre os processos seletivos.

👉Então, confira como estruturar as seções de carta de apresentação do designer gráfico, com os principais conteúdos necessários para esse documento profissional em anexo ao CV:

  • Cabeçalho com informações de contato (nome, e mail, cargo, link de redes sociais profissionais);
  • Saudação formal à empresa ou recrutador;
  • Introdução com o objetivo da carta (referente ao anúncio de vaga de emprego);
  • Conteúdo direcionado para a vaga ou anúncio (3 parágrafos, em média);
  • Conclusão da carta de apresentação (solicitando uma entrevista);
  • Saudação final para o recrutador ou empresas.

Basicamente, essa é a estrutura que uma boa carta de apresentação precisa ter, para atender à finalidade que se propõe. Porém, de acordo com a necessidade de cada cargo e requisitos em um anúncio, podem conter mais ou menos conteúdos.

Formatação da carta de apresentação

Além de aprender como enviar uma carta de apresentação para o designer gráfico, é importante adequar o formato do documento. Afinal, a primeira parte da leitura é feita através da escaneabilidade, a capacidade de assimilar a qualidade visual de um conteúdo.

Por isso, até mesmo a formatação e configurações no modelo de carta de apresentação precisam seguir alguns critérios. Então, não deixe de conferir quais os parâmetros para redigir a sua, e como o modelo deve ser apresentado:

  • Fonte com tamanho 12 no documento inteiro;
  • Usar fontes tradicionais (Times New Roman ou Arial);
  • Manter todo o conteúdo em apenas uma página;
  • Dividir os parágrafos de forma adequada;
  • Utilizar espaçamento de 1,5 entre as linhas;
  • Adicionar margens no formato ABNT: inferior e direita 2 cn, superior e esquerda 3 cm;
  • Deixar o conteúdo do texto justificado.
⚠️ Atenção: Ainda, não esqueça de manter o modelo de carta de apresentação para designer gráfico PDF, para evitar que ele perca as configurações. Você não quer que toda a formatação se perca assim que o recrutador abrir o documento, certo? Então, se no anúncio não houver nenhum tipo específico de formato, escolha o PDF.

O que escrever na mensagem de apresentação?

A mensagem de apresentação é a primeira parte no conteúdo, em sua carta de apresentação. Portanto, você precisa imaginar que o recrutador estará lendo talvez centenas de currículos, para vários processos seletivos, com diferentes modelos.

Então, uma das funções dessa seção da carta de apresentação é mostrar quais são seus objetivos com o documento. Diga para qual processo seletivo será candidato, qual sua intenção e se possível, identifique até o local onde viu a vaga de emprego.

Para facilitar, deixamos um exemplo com modelo de carta de apresentação para designer gráfico com a mensagem inicial correta. Aproveite para prestar atenção no estilo de escrita e informações:

Cabeçalho Recomendado

Através desta carta, venho apresentar minha candidatura e interesse para a vaga de designer gráfico, publicada através do anúncio no site Vagas, para a empresa Ricardo Eletro. Através do perfil profissional descrito e as habilidades que a ocupação exige, acredito ter o perfil adequado para compor o quadro de funcionários e desenvolver as funções laborais.


Veja também como não redigir sua mensagem inicial na carta de apresentação para currículo de designer gráfico:

Cabeçalho Incorreto

Quero me candidatar para uma vaga de emprego nesta empresa, porque sei que tenho tudo o que é preciso para trabalhar bem e meus direitos. Sempre quis entrar nesse ramo de atuação, dando todo meu melhor para fazer a empresa ficar cada vez melhor e mais interessante para o mercado de trabalho. Se me escolherem, com certeza não vão se arrepender, eu sou um excelente candidato com boas qualificações.


Atenção ao segundo exemplo, onde existe um grande apelo emocional para a contratação. Porém, o candidato em nenhum momento especificou para qual cargo quer entrar no processo seletivo. Então, o recrutador pode não ter como saber o que ele pretende na empresa, na área de design ou outras.

Veja o que escrever no conteúdo da carta

Ao fazer o download do modelo de carta de apresentação do designer gráfico, o recrutador precisa encontrar motivos reais para ter interesse no candidato. Portanto, o conteúdo precisa mostrar resultados e boas habilidades, que serão funcionais dentro da rotina de trabalho.

👉 Por isso, você precisa estruturar o conteúdo adicionando informações e dados relevantes sobre sua vida profissional.

Assim, confira alguns exemplos do que você pode adicionar ao texto para tornar sua carta mais atrativa em um processo seletivo:

  • Realizações notáveis durante a graduação (notas, pesquisa, qualificações);
  • Participação em atividades extracurriculares durante a formação (ou depois);
  • Prêmios, reconhecimentos ou méritos na empresa ou fora dela;
  • Atuação como profissional na área escolhida ou em outras relevantes para a vaga ou área profissional;
  • Principais resultados como designer gráfico nas empresas.

Ainda, pode adicionar mais conteúdos ou requisitos de acordo com cada um dos anúncios de vagas. Para deixar ainda mais simples, separamos alguns modelos de carta de apresentação do designer gráfico corretos e incorretos para você entender:

Estilo de escrita correto

Tenho formação como Designer gráfico pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduação em marketing visual pela mesma instituição. Participei de campanhas publicitárias para o programa de bolsas de estudo nos anos de 2020 e 2021, onde chefiei todo o setor de segmentos para criação da empresa.


Confira também como não adicionar um conteúdo a sua carta de apresentação para o cargo de designer gráfico:

Estilo de escrita incorreto

Me formei em design com louvor, sendo o melhor candidato da turma em todos os semestres. Sou muito bom em tudo o que me proponho a fazer, tendo excelentes resultados em todas as empresas por onde passei. Com certeza sou a melhor opção para conseguir essa vaga e ajudar a empresa a crescer na área profissional e ter mais nome no mercado de design, prezando pelos direitos e boas práticas. É só marcar uma entrevista e conferir.


Note que no segundo exemplo, existe também um grande apelo emocional, mas sem de fato mostrar resultados positivos. Por isso, o candidato não se torna de interesse apenas falando que é bom, mas sim mostrando com qualidade comprovada.

Aprenda a fazer conclusão de uma carta de apresentação para designer gráfico

Como mencionamos, é importante manter a atenção aos detalhes do começo ao final da carta. Portanto, não considere a saudação final como pouco importante, ela também mostra ao recrutador aspectos importantes de suas características profissionais.

Já imaginou escrever uma carta impecável e escorregar logo no final, criando uma saudação com frases totalmente informais? Dessa forma, você precisa saber também como finalizar e se despedir de quem fará a avaliação do documento profissional.

👉 Para tornar ainda mais simples, você pode se inspirar usando nossos exemplos de como fazer e como não fazer seu documento:

Cabeçalho Recomendado

Então, solicito uma entrevista para podermos conversar sobre possíveis futuros projetos, direcionando nossos esforços para o bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, melhoria e qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,

Gabriel Lopez


Atenção também para aprender como não adicionar frases e cumprimentos à uma saudação final na carta de apresentação para designer gráfico e evite os deslizes lendo este modelo:

Cabeçalho Incorreto

Então, solicito uma entrevista para podermos conversar sobre possíveis futuros projetos, direcionando nossos esforços com interesse no bom desenvolvimento das funções. Pretendo colaborar com o ambiente de trabalho, melhoria e qualidade dos serviços prestados pela empresa, com direitos e deveres da área profissional.

Obrigado, com carinho,

Gabriel Lopez.


Dessa forma, evite usar cumprimentos e frases informais demais, vagos ou que não passem uma postura ética e profissional para a empresa. Na dúvida, sempre opte pelo tradicional e seguro, para não correr risco de errar muito nessa tarefa de redigir modelos com cartas de apresentação.

Cuidado com a ortografia e otimize seus conteúdos

Uma parte fundamental da sua carta de apresentação é a escrita, que precisa ser impecável. Assim, você deve mostrar que possui as habilidades necessárias para desenvolver uma boa comunicação durante as relações de trabalho.

Mas entendemos que escrever não é uma tarefa muito simples em algumas situações. Por isso, é preciso cuidado para conseguir desenvolver as ideias de forma clara, objetiva e interessante no modelo do documento.

👉 Dessa maneira, confira algumas dicas para a hora de escrever sua carta de apresentação de forma eficaz e correta, sem dificuldades:

  • Escolha um ambiente calmo e tranquilo em sua casa;
  • Opte por um horário onde você esteja descansado e ninguém te interrompa;
  • Escreva um esqueleto com os principais pontos em frases a escrever;
  • Discorra de forma livre, com atenção e depois arrume os parágrafos;
  • Faça algumas revisões no conteúdo;
  • Peça a alguns amigos e familiares para ler e dar um feedback.

Então, confira também como fazer um currículo para buscar emprego e ainda baixar carta de apresentação para designer gráfico, com modelos incríveis. Aproveite para explorar mais no site e ver quais são seus favoritos para conseguir mais chances de entrevista e contratação.

Dicas para fazer uma carta de apresentação para designer gráfico

Por fim, é importante manter o conteúdo otimizado em sua carta de apresentação, tanto quanto no currículo. Da mesma forma que no currículo, o recrutador precisa querer ler o texto, se sentir atraído pelas qualificações que você inseriu ao longo do documento.

👉Confira algumas dicas para ajudar a otimizar suas cartas de apresentação de design e tornar seu documento profissional de interesse para o empregador:

  • Mantenha todo o conteúdo em uma página;
  • Escolha um design gráfico bonito e interessante, sem exagerar;
  • Evite acúmulo de informações e poluição visual;
  • Pense no tipo de perfil que quer passar durante a entrevista;
  • Atenção a todos os requisitos no anúncio;
  • Escolha fontes mais tradicionais e formais;
  • Mantenha atenção aos detalhes na criação e erros de português;

Assim, você mantém o modelo de documento otimizado, se destacando dos outros candidatos. Porém, não esqueça de verificar outros requisitos que os empregadores podem adicionar aos anúncios. Confira cada oportunidade com atenção e revise se todos os dados estão lá.

Descubra os erros mais comuns ao escrever uma carta de apresentação para designer gráfico

Assim, depois de aprender como anexar carta de apresentação para designer gráfico, é fundamental saber também o que evitar no modelo do documento profissional. Dessa forma, você evita erros comuns que podem acabar te tornando um candidato inadequado para a vaga.

Com certeza, um dos principais pontos é a ortografia, que acaba contando muito mais para os recrutadores no anúncio de vagas. Hoje, mais ou menos 34% dos profissionais encontram sua eliminação através dos erros de português.

Mas não é somente escrever palavras de forma correta que garante a contratação. Confira nossa lista para ter ideias com erros comuns na criação de modelos para cartas de apresentação:

  • Erros de grafia, coesão, coerência e pontuação;
  • Falta de descrição da vaga ou projetos;
  • Cartas de apresentação muito pequenas ou muito grandes (mais do que uma página, ou 30 linhas digitadas);
  • Fonte que dificulte a avaliação (observar coisas como falta de formato PDF e desconfiguração);
  • Falta de informações relevantes para a área profissional ou sobre o autor das cartas de apresentação (nome e contatos);
  • Linguagem informal demais, sem postura ética para a empresa ou empregador;
  • Criticar locais de trabalho anteriores;
  • Conteúdos mal formatados ou com poluição visual.

Dessa maneira, para quem quiser aprender a criar bons modelos de currículos para enviar junto com a carta de apresentação, clique aqui . No site temos algumas ferramentas e documentos que podem ajudar a tornar a escrita do curriculum vitae muito mais suave e tranquila, usando modelos pré-prontos.

📌 Dica: Para quem quer se destacar entre os candidatos, a recomendação é escrever um modelo de carta de apresentação para cada uma das vagas em cada empresa. Isso mesmo, evite criar um texto padrão para todas as oportunidades, mantendo sempre a originalidade e adaptando as habilidades para os anúncios de cargos em cada carta de apresentação no curriculum vitae .

Perguntas mais frequentes

Por fim, se tiver interesse em encontrar mais respostas para perguntas frequentes de profissionais e especialistas na mesma situação. Então, confira os próximos tópicos e melhore ainda mais a escrita do seu modelo de carta de apresentação para designer gráfico no CV em PDF.

É obrigatório escrever uma carta de apresentação para designer gráfico?

Não é obrigatório escrever uma carta de apresentação para designer gráfico, a menos que seja um requisito da empresa no anúncio. Porém, adicionar esse tipo de anexo a seu currículo valoriza muito mais suas competências, habilidades e outras coisas. Se tiver a oportunidade, não deixe de incluir uma com boas informações.

Como melhorar a escrita da carta de apresentação para design gráfico?

Infelizmente, não existe uma receita de bolo para escrever melhor o modelo de carta apresentação, a não ser a prática e a experiência. Por isso, pratique o máximo que puder, faça revisões em tudo que escrever e não deixe de mostrar a amigos e familiares para fazer documentos cada vez melhores.

Ainda, se precisar de uma ajuda para a criação do restante de seu CV de design gráfico, aqui no site podemos te ajudar com essa tarefa. Então, confira quais os melhores modelos de currículo para designer gráfico e dê o pontapé que sua carreira precisava para ter acesso às vagas de emprego.

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo