Como escrever carta de apresentação de recepcionista | Dica, modelos e exemplos

Quem está em busca de trabalho precisa utilizar todas as ferramentas que existem para convencer o recrutador. Um currículo completo é apenas o primeiro passo rumo ao seu novo emprego. Além de falar do seu histórico, é preciso saber se apresentar com qualidade.

Última atualização:
3/11/2023

Todos os exemplos de cartas de apresentação

No items found.
Resume 1
Resume 1
Resume 2
Resume 3
Budapest Thumbnail
Budapest
Kiev Thumbnail
Kiev
Perth Thumbnail
Perth
Montecarlo Thumbnail
Montecarlo

Exemplo de carta de apresentação de recepcionista

Rafaela da Silva Santos
Recepcionista
(12) 34567-8901
rafaelasilvasantos@email.com
linkedin.com/in/suaurel

Prezado(a) Senhor(a),

Sou recepcionista com experiência em atendimento ao cliente. Atuo na área desde os meus 18 anos, quando trabalhei como recepcionista de um grande escritório de advocacia. Possuo o ensino médio completo e estou cursando recursos humanos. Falo inglês e tenho capacidade para lidar com desafios e pressão.

Durante minha carreira realizei trabalhos de recepcionista para sócios e diretores de um escritório em São Paulo. Responsável pela agenda, marcação de atendimentos e consultas, cuidava de toda a programação diária dos funcionários. Quando solicitada, apoia o setor administrativo em tarefas de rotina e contato com clientes e prestadores de serviços.

Formada no ensino médio, ingressei na faculdade de Recursos Humanos em 2012, com previsão de formatura em 2023. Também faço inglês e atualmente estou no intermediário, com capacidade plena para conversação e entendimento de diálogos para rotinas de escritório. Além disso, sou certificada em Recepção e Atendimento Humanizado pelo SENAC.

Prestativa e atenciosa, estou sempre preparada para solucionar problemas e buscar as soluções mais rápidas e necessárias. Gosto de compartilhar conhecimento e comunicação é um dos meus pontos mais fortes. Aprendo com facilidade e tenho capacidade para lidar com softwares de computador e programas de atendimento por celular.

Espero com alegria uma resposta positiva a minha candidatura,

Atenciosamente,

Rafaela da Silva Santos

As diferentes seções

Por isso, sugerimos preparar uma carta de apresentação em complemento ao seu currículo. Quanto mais elementos demonstrar aos recrutadores, melhores serão suas probabilidades de contratação. No caso, a união entre um currículo e uma carta de apresentação é perfeita.

Principalmente, em se tratando de vagas de trabalho onde a apresentação é essencial, como no caso das recepcionistas. Saber como se apresentar, como argumentar e conversar, são alguns dos requisitos de uma boa recepcionista. Vem que vamos te ajudar a escrever sua carta de recepcionista.

Como fazer carta de apresentação de recepcionista (mesmo sem experiência)

Como dissemos e ressaltamos, elaborar um currículo de recepcionista é apenas a primeira etapa de sua jornada até a contratação. Pois, currículos são essenciais, mas quando estão juntos de outras ferramentas, podem facilitar ao candidato em encontrar sua vaga de trabalho.

Uma dessas ferramentas é a carta de apresentação, que vamos trabalhar nesse artigo. Vários são os exemplos de candidatos que, usando carta de apresentação e currículo bem elaborado, conseguiram o emprego que tanto sonhavam. Preparar uma carta de apresentação é válido.

Note que, assim como no currículo, a carta de apresentação precisa contar com informações específicas, sobre sua história profissional. Entretanto, diferentemente do currículo, a carta deve apresentar esses dados em uma forma discursiva, em um texto que atraia a atenção.

Podemos dividir a carta de apresentação nas mesmas seções que a de um currículo, quais sejam:

  • Cabeçalho : nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais - LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo : resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho : atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação : dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades : listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional : opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

A diferença fica pela forma como esses dados serão apresentados em cada um dos arquivos. No currículo, as informações devem vir de uma forma objetiva e resumida, enquanto na carta o candidato terá mais uma oportunidade para escrever com espaço para discorrer e apresentar suas habilidades e competências sob outro ponto de vista.

🎁 Aprimore a carta de apresentação de recepcionista

Primeiro passo na elaboração da sua carta de apresentação, é se preparar para os sistemas de rastreamento de currículos e cartas. Atualmente, quando enviamos uma carta de apresentação para uma candidatura, a triagem é feita por um programa de computador que busca os dados e informações aplicadas ao processo de seleção.

Somente as cartas e currículos que corresponderem com os requisitos anunciados pela vaga de emprego, passaram para a próxima etapa de seleção por recrutadores. Assim, indicamos que você aprimore sua carta da seguinte maneira:

  • Crie uma apresentação específica à vaga
  • Escreva apenas fatos relevantes para o emprego
  • Preencha sua carta em até uma folha de A4
  • Insira todas as palavras-chave no texto da carta
  • Ao invés de citar suas habilidades, mostre como é habilidoso

Essas dicas são importantes para qualquer profissional que está em busca de uma vaga de trabalho. Mesmo profissionais com experiência precisam ficar atentos aos novos sistemas de rastreamento de currículos, para poder se garantir na segunda etapa da contratação.

O que colocar nas cartas de apresentação para recepcionistas

A estrutura da carta é crucial para quem busca convencer os recrutadores com argumentos e fatos profissionais. De nada adianta ter todo o conhecimento necessário para a vaga, se não sabe como expressar e colocar esses conhecimentos de forma organizada ao recrutador.

Além disso, organização é essencial para uma recepcionista que busca trabalhar em grandes escritórios e empresas. Aproveitar o currículo e a carta de apresentação para mostrar que você é uma candidata organizada, é uma ótima forma de se destacar dos demais candidatos.

Toda carta deve ter uma estrutura padrão e ser adaptada para a temática a que se destina, no caso, apresentação profissional. Portanto, uma carta de apresentação deve ter:

  • Cabeçalho : Parte inicial onde o candidato se qualifica, informando seu nome e outros dados para contato como e-mail, redes sociais e telefone.
  • Corpo do texto : Conteúdo da carta em si, o corpo do texto deve ser elaborado com atenção aos limites e objetivos de uma carta de apresentação. Menos é mais.
  • Desfecho : O final da carta de apresentação precisa apresentar uma conclusão em relação ao conteúdo da carta, como o pedido de contratação.
  • Assinatura : Todas as cartas devem ser assinadas pelo emissor e a sua carta de apresentação não deve ser diferente.
📌 Dica : Após escrever sua carta, imprima e assine, em seguida faça a digitalização e envie para a candidatura. Sua assinatura no documento mostrará seriedade e comprometimento com a empresa.

Aspecto visual da carta de apresentação de recepcionista

Além da estrutura da sua carta, você também precisa observar os espectros visuais dela. Uma carta bem formatada, com sinais gráficos de acordo com as diretrizes da empresa, e muitas vezes das cores usadas pela empresa, pode mostrar sintonia com os princípios da empresa.

💡Uma carta de apresentação bem elaborada tende a receber mais atenção do que um carta de apresentação recepcionista em word.

Daí, usar um modelo de carta de apresentação para recepcionista pode ser a sua saída. O importante é que sua carta seja elegante e mostre seu profissionalismo nos mínimos detalhes. Mostre que, se a empresa contratar você, terá um padrão elevado de qualidade.

Formatação da carta de apresentação de um recepcionista

Pensando na apresentação, é importante também estar atento à formatação da sua carta. Apesar de não ser um documento formal em um sentido estrito, para que uma carta seja considerada legível ela precisa apresentar uma formatação adequada.

  • Usar fontes legíveis
  • Letras de bom tamanho
  • Aproveitar toda a folha
  • Espaçamento adequado
  • Destacar as palavras centrais
  • Separar o conteúdo em parágrafos

São algumas das dicas que damos para você na hora de formatar sua carta. O espaçamento e as margens corretas deixam o texto mais organizado e centralizado, já as fontes corretas, de tipos e tamanho, facilitam a leitura.

Dar destaque para as palavras centrais da sua carta vai atrair a atenção do leitor para os seus pontos fortes. Nesse sentido, sugerimos também que você use:

  • Espaçamento: 1,5 cm
  • Tamanho da fonte: 12 ou 10 pt;
  • Tipos de fontes: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial;
  • Margens: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm;
⚠️ Lembre-se : uma carta de apresentação devidamente formatada acaba por se tornar um documento mais atrativo para quem está participando de um processo seletivo. Além disso, indica que você é um recepcionista cuidadoso, essencial para a empresa.

Cabeçalho da sua carta de apresentação recepcionista

Elementar em qualquer carta de apresentação, o cabeçalho é o item que indicará ao leitor quem é o autor, como entrar em contato com ele em caso de interesse. Por isso, quanto melhor for o seu cabeçalho, mais chances de ser chamado para a próxima etapa do processo.

Na elaboração de um curriculum vitae, há um modelo próprio para o cabeçalho que também pode ser usado na sua carta de apresentação. Usando o mesmo cabeçalho, para sua carta e para o seu currículo, a identificação entre os documentos se fortalece. Basicamente, deve ter:

[Nome completo] [Cargo] [Número do telefone] [Endereço de e-mail] [Rede social profissional]

Exemplo positivo

Exemplo Positivo
Rafaela da Silva Santos

Recepcionista

(12) 34567-8901

rafaelasilvasantos@email.com

linkedin.com/in/suaurel


Exemplo negativo

Exemplo Negativo
RAFAELA.

Instagram: @rafazella

Whatsapp: (12) 34567-8901

Endereço: R. Saúde, São Paulo

Atividades preferidas: FEstas e esportes


✒️ Nota : Quando mais conciso for o seu cabeçalho, mais espaço sobra para o conteúdo da carta.

Escrevendo a carta de apresentação para recepcionistas

Agora que você sabe como formar sua carta de apresentação e iniciar o cabeçalho, chegou o momento de escrevê-la. Nossa sugestão é começar por um rascunho, usando um modelo de carta de apresentação ou seguindo a sua intuição. Temos uma sugestão para sua carta.

Primeiro parágrafo: apresentação profissional

Na primeira parte da sua carta você pode fazer um breve resumo da candidatura, explicar o porquê se candidatou e falar rapidamente como você se qualifica para o cargo. Esse primeiro parágrafo não deve ter mais do que 4 linhas, caso contrário, poderá cansar o recrutador.

📌 Dica : o primeiro parágrafo é muito semelhante ao resumo profissional do currículo. Pode usar o seu resumo como exemplo para se apresentar na carta de apresentação.

Segundo parágrafo: experiências de trabalho

Logo em seguida, fale sobre suas experiências de trabalho. Se você for um profissional muito experiente, cite apenas as experiências mais relevantes para a vaga, que possuem ligação com o cargo. Caso não possua experiência de trabalho, fale sobre outras experiências como trabalhos voluntários, atividades escolares, entre outros.

💡 Sugestão : fale sobre suas experiências de liderança, gestão, coordenação. Mostre que é um candidato preparado para lidar com qualquer tipo de situação.

Terceiro parágrafo: histórico acadêmico

Como um bom profissional da saúde, você precisa ter formação na área para concorrer às vagas. Fale sobre os cursos que realizou, sua faculdade e pós graduação que eventualmente esteja cursando. Aqui é importante colocar o máximo de informações, mostrando que você é um candidato ou candidata de alto nível escolar.

⚠️ Aviso : cite apenas informações verídicas e que podem ser comprovadas. Evite falar de cursos que realizou sem certificação.

Quarto parágrafo: habilidades, objetivos e informações adicionais

É bem verdade que você pode e deve citar suas habilidades ao longo de toda a carga, mas se ficar faltando algo, no quarto parágrafo você pode colocar. Lembre-se que mostrar suas skills é mais interessante do que citá-las. Assim como seus objetivos. E se tiver algum dado adicional que queria colocar, aproveite esse espaço.

🎁 Aproveite : no último parágrafo você pode falar sobre idiomas que fala, países que morou, habilidades que adquiriu, entre outros dados que julgar interessantes.

Criando uma carta de apresentação de recepcionista média

Separamos algumas dicas finais que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional para concorrer a vagas anunciadas pelas empresas.

  • Use palavras de ação (estudo, preparo, resolvo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque em sua carta.
  • Personalize sua carta de apresentação de acordo com a vaga.
  • Use marcadores de texto para realçar informações relevantes.
  • Revise sua carta para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

👉 Além disso, ser objetivo e usar um vocabulário normal é importante para alcançar a primeira vaga de emprego. Lembre-se de que, sendo você selecionado pelo recrutador, será convocado para uma entrevista presencial. Usar palavras difíceis na hora de escrever não vai ajudar na hora da entrevista presencial.

Resumo: carta de apresentação para recepcionista

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos.
  • Formatação adequada, usando fontes de tipo e tamanho padrão.
  • Um primeiro parágrafo de apresentação instigante que apresente o candidato.
  • Conteúdo completo, informando sua educação, qualificações e dados gerais.
  • Escolher um layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.

Perguntas frequentes sobre recepcionistas em busca de emprego

Como fazer uma carta de apresentação para recepcionista?

Para escrever sua carta de apresentação você deve preparar um resumo com suas principais habilidades, suas características e pontos positivos. Quanto mais elementos puder inserir na carta, melhor para se destacar no mercado de trabalho.

O que colocar na carta de apresentação exemplos?

Você pode falar sobre empregos anteriores, formação, idiomas, habilidades, objetivos, desejos e motivos da candidatura. Use a carta para fisgar a atenção do recrutador.

O que escrever na carta de apresentação?

Tudo o que estiver relacionado a vaga de recepcionista para qual está concorrendo. Conte sobre sua carreira, histórico profissional e formas que podem contribuir para a empresa. O importante é apresentar-se como uma candidata responsável e preparada para lidar com os desafios da empresa.

Como se apresentar como recepcionista?

Comece por uma saudação, por exemplo, Caro Sr., e depois comece a falar sobre você, onde trabalhou, os cursos que realizou, e todos os dados que podem te qualificar para o trabalho.

Use um dos nossos modelos de carta e currículo de recepcionista!

Crie seu currículo com os melhores modelos

Crie o seu currículo em 15 minutos

A nossa coleção gratuita de modelos de currículo, projetados por especialistas, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a ficar mais próximo de alcançar o seu emprego de sonho.

Crie o seu currículo