Exemplo de Currículo de Assistente Fiscal | Modelo + Dicas

Trabalhar em empresas de consultoria tributária e fiscal é o sonho de todo profissional do mercado de trabalho. Essas empresas contam com os melhores empregos e salários, além de oferecer a perspectiva de crescimento para os funcionários com um plano de carreira único.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Quem está em busca de um trabalho nessas empresas precisa ficar de olho nos cargos de assistente fiscal, as vagas mais comuns e podem ser o primeiro passo de uma longa carreira na área fiscal. Preparar o seu currículo de assistente fiscal é o que você precisa para isso.

Há diversos formatos de currículos, alguns mais breves e outros mais extensos. No entanto, o mais importante de um currículo é que ele seja completo e passe ao recrutador todos os dados e informações necessários para o recrutador decidir se vai contratar o candidato.

Exemplo de currículo de Assistente Fiscal

Miguel Almeida Tavares
Assistente Fiscal
011954321000
miguelalmeidatava@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/miguelalmeidatava

Resumo Profissional
Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade da Cidade de São Paulo, tenho experiência em escritórios de contabilidade e firmas de consultoria tributária. Trabalhei como auxiliar fiscal emitindo notas fiscais para clientes de médio e grande porte. Tenho experiência em sped fiscal e escrituração de empresas no SIMPLES e Lucro Presumido, além de conhecer o sistema de tributação de impostos do Estado e da União.

Experiência de Trabalho

Contabilidade Max
Assistente Fiscal
Maio de 2018 – Atual

  • Atuação no setor fiscal e de recebimento da empresa para controle do sistema;
  • Escrituração de notas fiscais de serviço e mercadorias, além de escrituração de CTe;
  • Responsável pelo controle de todo o estoque, com a emissão de notas fiscais;
  • Contabilidade de processos de importação e classificação por CFOP, para exportação;

Tuton Contabilidade
Estagiário de Contabilidade
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Conhecimento em SAP, geração e acompanhamento de ordem de pagamentos;
  • Responsável pela busca de notas fiscais MIR5, aceite de notas de entrada e saída;
  • Emissão e controle de notas de entrada e saída emitidas por todos setores da empresa;
  • Apuração de imposto ISS retido sob serviço tomados nos serviços contratados;

Contadores S.A.
Estagiário do Setor Fiscal
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Baixas no sistema ERP para fechamento de câmbios e de remessas;
  • Elaboração de relatórios gerenciais para implantação do pagamento eletrônico;
  • Responsável pelo Fluxo de caixa diário real e orçado com planilhas de controle;
  • Relacionamento com a contabilidade e controladoria para o fechamento contábil;

Educação
Ciências Contábeis
Faculdade da Cidade de São Paulo
Concluído em 2012

Atividades complementares
Programa de Voluntariado da Dúvidas Sobre Impostos, auxiliando a população sobre os impostos e o papel da arrecadação no estado, em parceria com a Faculdade da Cidade de São Paulo;

Certificado
MBA em Gestão Tributária, concluído em 2018 pelo Instituto de Estudos Tributários;

Como fazer um currículo de assistente fiscal (mesmo sem experiência)

Trabalhar na área fiscal, em um escritório ou em uma empresa de consultoria, pode ser o grande passo que você precisa na sua carreira. Um analista fiscal, vale dizer, deve buscar por vagas que correspondam com as suas habilidades, para assim se desenvolver profissionalmente.

Possuir conhecimento prévio na área pode ser um grande diferencial na hora de concorrer às vagas de trabalho, seja como assistente contábil ou assistente fiscal. Claro que a faculdade em ciência contábeis é essencial, assim como certificados e outros cursos realizados na área.

Tudo isso deve ser colocado no seu currículo de assistente fiscal que deve ser completo e atrair a atenção do recrutador. Para criar um currículo que conquiste a atenção das empresas de seleção de funcionários, faça um documento com todas as seções bem desenvolvidas.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Ao concorrer para uma vaga de trabalho, lembre-se de que você precisa se destacar dos demais candidatos. Há muitas formas de melhorar o seu currículo, vamos a algumas delas.

🎁 Dicas para aprimorar seu currículo de assistente fiscal

Primeiro, antes de entrarmos na análise estrutural do currículo, vale destacar que a seleção de candidatos é feita com apoio de sistemas de rastreamento que analisam o currículo em busca de informações-chave. Para que seu currículo seja aprovado nessa fase, lembre-se de:

  • Criar currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Colocar  palavras-chave  usadas no anúncio, superando o sistema de rastreamento.
  •  Personalizar o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Inserir dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Essas dicas são importantes para todos os profissionais em busca de uma vaga de trabalho. Isso porque, esses sistemas são responsáveis por eliminar boa parte dos candidatos. Mesmo profissionais com experiência devem ficar atentos aos novos sistemas de rastreamento.

O que colocar no currículo de assistente fiscal

Antes de iniciar a elaborar o seu currículo, é importante pensar em qual estrutura se basear. Há algumas formas de escrever um currículo, colocando o seu histórico de empresas antes ou até mesmo inserir suas habilidades na primeira parte. Tudo vai depender da sua estratégia.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funcional, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Esses são os formatos mais utilizados pelos candidatos, e os mais aceitos pelos recrutadores. Formatar o conteúdo do seu currículo é a melhor maneira de saber que o documento será lido até o final. Aumentando, assim, as chances de ser convocado para uma entrevista.

Apresentação visual de seu CV de assistente fiscal

Pensar em como seu currículo será recebido é a melhor forma de conseguir uma vaga de emprego com rapidez. Currículos vem estruturados costumam estar no topo da lista, mas um currículo com uma boa apresentação visual também é importante na hora da seleção.

  • Usar um currículo com um design moderno e elegante vai atrair mais atenção para o seu currículo, mostrando que você é um profissional dedicado;

Para ajudar, oferecemos uma base de modelos de layouts de currículos para assistente fiscal com design próprios e originais. Escolha um dos vários modelos de currículo para assistente contábil e consiga o seu emprego.

📌Dica: conversamos com recrutadores e descobrimos que as fontes preferidas por eles são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt. Use-as em seu currículo.

Título e informações de contato para currículo de assistente fiscal

Agora que você escolheu a estrutura e também o design que vai utilizar no seu currículo, chegou a hora de começar a escrevê-lo. A primeira parte do seu currículo precisa ser completa e conquistar o recrutador em poucas linhas.

Uma ótima maneira de começar o seu currículo é pelo seu nome, sempre em destaque para que o recrutador lembre-se de você. Seguido do nome, inserir o seu título, o cargo, é muito importante. Por fim, os dados para contato precisam estar em primeiro plano.

Começando bem

Correto
Miguel Almeida Tavares
Assistente Fiscal
011954321000
miguelalmeidatava@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/miguelalmeidatava

Começando mal

Incorreto
Miguel
Contato: 95432000/mmmmiguel@gmail.com
Endereço: Rua dos Tributos, São Paulo CEP 01330050
Idade: 34 anos / Hobbie: Literatura
Facebook: @miguellllllllll

O início do seu currículo deve ser feito com todas as informações de contato corretas, além disso, o seu nome também deve estar por extenso. Esses detalhes passam despercebidos por muitos candidatos, mas são diferenciais na hora da contratação.

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3×4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência na área fiscal

Em muitos processos de seleção, o conhecimento prévio na área é uma grande vantagem para o candidato. Sabendo utilizar a sua experiência na área, há boas chances de ser selecionado para a vaga. Veja como colocar sua experiência no seu currículo de assistente fiscal.

Para inserir sua experiência use a estrutura local – cargo – tempo. O nome da empresa primeiro, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de assistente fiscal

Contabilidade Max
Assistente Fiscal
Maio de 2018 – Atual
  • Atuação no setor fiscal e de recebimento da empresa para controle do sistema;
  • Escrituração de notas fiscais de serviço e mercadorias, além de escrituração de CTe;
  • Responsável pelo controle de todo o estoque, com a emissão de notas fiscais;
  • Contabilidade de processos de importação e classificação por CFOP, para exportação;

Exemplo de experiência para currículo de estagiário de contabilidade

Tuton Contabilidade
Estagiário de Contabilidade
Agosto de 2015 – Setembro de 2017
  • Conhecimento em SAP, geração e acompanhamento de ordem de pagamentos;
  • Responsável pela busca de notas fiscais MIR5, aceite de notas de entrada e saída;
  • Emissão e controle de notas de entrada e saída emitidas por todos setores da empresa;
  • Apuração de imposto ISS retido sob serviço tomados nos serviços contratados;

Caso você ainda não tenha experiência…

Para quem busca a primeira experiência como assistente fiscal, o desafio para preencher a seção pode ser maior. Colocar outras experiências que possui, como voluntário ou até mesmo estagiário, é uma ótima maneira de preencher o histórico profissional do seu currículo.

Educação: como incluir formação na área fiscal

Mostrar que você é um profissional preparado para ser empregado de qualquer empresa passa pela sua formação profissional. Sem dúvidas essa é uma seção importante em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Por isso, insira todas suas qualificações educacionais.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso de bacharel ou pós graduação, o nome da faculdade e o ano de conclusão. Se for uma vaga para estágio de assistente fiscal, insira a previsão de conclusão do curso.

Ciências Contábeis
Faculdade da Cidade de São Paulo
Concluído em 2012

MBA em Gestão Fiscal
Universidade de Ciências Contábeis
Previsão de conclusão em 2023

Habilidades de um assistente fiscal

Um assistente é um profissional que precisa dominar as principais técnicas para apoiar seus superiores. Por isso, use seu currículo para mostrar suas habilidades e competências de uma forma sistemática, para ajudar o recrutador a fazer a seleção de uma maneira mais eficiente.

Hard Skills

  • Nota Fiscal
  • Fonte Tributária
  • ICMS e CSLL
  • Conciliação bancária
  • PIS e COFINS
  • Sintegra
  • Retenções fiscais
  • Lançamento por homologação

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
⚠️Alerta – Em resumo, as hards skills são as competências específicas e dependem do seu conhecimento na área fiscal. Enquanto as soft skills são aquelas habilidades gerais de todo candidato.

Resumo profissional para currículo de assistente fiscal

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade da Cidade de São Paulo, tenho experiência em escritórios de contabilidade e firmas de consultoria tributária. Trabalhei como auxiliar fiscal emitindo notas fiscais para clientes de médio e grande porte. Tenho experiência em sped fiscal e escrituração de empresas no SIMPLES e Lucro Presumido, além de conhecer o sistema de tributação de impostos do Estado e da União.
💡Um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
Atuei como assistente fiscal por muitos anos e tenho experiência em uma série de processos de escrituração e recolhimento de impostos. Conheço a legislação tributária de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Posso contribuir com a empresa de muitas maneiras. Entre em contato.
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de assistente fiscal

Criar uma lista de objetivos no seu currículo de assistente fiscal pode transmitir a mensagem ao recrutador de que você é um profissional com foco. Veja alguns exemplos de objetivos.

  • Realizar a escrituração fiscal das empresas de maneira a eliminar os erros;
  • Apoiar todos os setores na criação de uma sistema de tributação saudável;
  • Buscar atualizações legislativas para evitar o recolhimento a mais de tributos;

Seções adicionais

Se você possuir mais habilidades que não foram contempladas nas seções anteriores, uma alternativa para deixar o seu currículo ainda mais completo e desenvolver seções adicionais. Veja alguns exemplos de conteúdos para as seções adicionais do seu currículo.

Programas de Softwares

Atualmente, em um mundo tecnológico, possuir conhecimentos em programas de computação é essencial para se destacar nas empresas e avançar na carreira. Mostre ao recrutador que você é um assistente fiscal que conhece os principais programas da área.

  • Sintegra
  • Folhamatic
  • Microsoft Excel

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de assistente fiscal para informar as línguas que fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Especialidades em Fiscal

Na área fiscal, há muitos assuntos específicos que apenas pessoas que se dedicaram com estudo e experiência conseguem trabalhar. Mostre ao recrutador que você conhece sobre os principais tributos brasileiros, assim como os sistemas de retenção e recolhimento.

  • PIS/COFINS
  • IRPJ e ICMS
  • PER/DCOMP

Melhorando seu currículo de assistente fiscal

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (contabilizo, estruturo, analiso) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de assistente fiscal pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de assistentes fiscais em busca de emprego

Quais são as atribuições do assistente fiscal?

Há muitas funções que podem ser atribuídas a um assistente fiscal. Desde a emissão de notas, o controle de estoque, recolhimento e escrituração contábil. Todos os procedimentos da área fiscal passam pelas mãos do assistente fiscal, que deve ajudar os supervisores no controle da contabilidade da empresa.

Como fazer um currículo de assistente fiscal?

A melhor maneira de fazer o seu currículo assistente fiscal é usar um modelo moderno, com todas as seções que apresentamos acima. Além disso, coloque tudo o que for relevante sobre você que pode influenciar o recrutador a indicar sua contratação.

Use um modelo de currículo assistente fiscal para fazer o seu!

Curriculo de Assistente Fiscal BR Sydney.pdf

Curriculo de Assistente Fiscal BR Rotterdam.pdf Curriculo de Assistente Fiscal BR Riga.pdf
Curriculo de Assistente Fiscal BR Prague.pdf Curriculo de Assistente Fiscal BR Chicago.pdf

Artigos similares