Como fazer carta de apresentação para primeiro emprego | Dicas e Exemplos

Sentar e escrever o currículo que vai iniciar sua carreira no mercado de trabalho pode ser assustador, certo? Afinal, como criar uma carta de apresentação para primeiro emprego que mostre todas as habilidades que você possui, sem ter experiência?

Average Score for This Template

5
Rated 5 out of 5
Of 1 reviews

Muitas pessoas acreditam que não é possível conseguir um bom emprego sem nunca ter trabalhado ou ter experiências. Isso não é bem verdade, já que  a empresa busca perfis específicos e bons resultados em seus possíveis funcionários.

Por isso, essa tarefa não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças, basta aplicar algumas dicas e macetes simples. Para ajudar a escrever uma carta de apresentação boa, criamos um guia completo com tudo que precisa saber e começar uma carreira de sucesso nos empregos.

O que é carta de apresentação para primeiro emprego?

Para quem chegou aqui se perguntando: o que é carta de apresentação? Este é o documento profissional anexo ao currículo, onde você insere informações sobre suas qualificações que não se encaixam em outras seções.

👉Com a carta de apresentação, pode mostrar ao recrutador mais habilidades, principalmente para quem está em busca do primeiro emprego.

Confira a função desse documento durante os processos seletivos para vagas de emprego e sua importância:

  • Mostrar competência e realizações profissionais, além de interesse em entrar no mercado e conseguir a vaga mesmo sem experiência;
  • Deixar o recrutador ver suas habilidades de escrita e síntese;
  • Mostrar mais conhecimentos em uma área específica;
  • Mostra domínio de comunicação escrita e objetividade;
  • Dá acesso a mais vagas de emprego no mercado de trabalho.

Como fazer carta de apresentação para o primeiro emprego? Veja um exemplo

No caso de querer procurar o primeiro emprego, muitos profissionais ficam com a dúvida, por isso trazemos um exemplo de carta de apresentação? Nesse caso, a falta de experiência pode ser completada com estágios, habilidades e até mesmo realizações durante a graduação ou pós graduação.

A regra é pensar em tudo que possa te destacar como candidato e que seja relevante para a vaga de emprego. Use suas realizações para mostrar qualificações profissionais que sejam importantes para o cargo que quer desempenhar.

Se você estiver buscando um modelo de carta de apresentação para primeiro emprego pronta para copiar, deixamos um exemplo neste artigo para você se inspirar e começar a fazer seus modelos:

Nome: Carlos Santos
Engenheiro

+55 (13) 99695-6592
E mail: engcarlossantos@gmail.com
https://www.linkedin/in/carlossantos

Prezado núcleo de recrutamento e processo seletivo e diretor de RH,

Entro em contato através desta carta para informar meu interesse em ocupar a vaga de Engenheiro Júnior na construtora Construmob, referente ao anúncio feito no site oficial de recursos humanos da empresa . Analisando o perfil profissional e habilidades exigidas, acredito ter o perfil correto para ingressar no quadro de funcionários desta companhia.

Durante o período de graduação, obtive excelentes resultados nas disciplinas cursadas, recebendo o reconhecimento da Universidade de São Paulo por três anos seguidos. As premiações foram de melhor aluno do curso de Engenharia, melhor projeto de iniciação científica: Concreto asfáltico com acréscimo de borracha reutilizada; além disso, também recebi o prêmio Weiner Absultz de projeto ecológico visando o bem-estar da comunidade.

Apesar de ainda não ter entrado no mercado de trabalho, tenho experiência como jovem aprendiz e realizei estágio na empresa WMN Construtora, dentro da área de gerenciamento construtivo. Também participei do projeto ONG Viva Bicho, trabalho voluntário do setor de construção civil, adquirindo conhecimentos importantes no processo de voluntariado.

Possui uma excelente comunicação oral e escrita, além de dominar também os idiomas inglês e espanhol. Tenho uma dinâmica de grupo otimizada, com boas relações, escuta ativa e autogerenciamento do tempo de trabalho. Acredito possuir as habilidades necessárias para o bom desempenho das funções no ambiente laboral, contribuindo tanto para as relações interpessoais, quanto para atividades positivas na empresa.

Então, observando todos os fatores para minha candidatura, tenho interesse em uma entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional. Acredito que eu possa ser uma boa adição para a vaga e quadro de funcionários, aprendendo cada dia mais no ambiente de trabalho e fornecendo bons resultados para a companhia, iniciando minha carreira na área.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,
Carlos Santos

O que colocar em uma carta de apresentação de primeiro emprego?

Para aprender o que colocar na carta de apresentação para um primeiro emprego, deixamos uma lista com algumas dicas de conteúdos que podem ajudar a enriquecer seu documento:

  • Cabeçalho com contatos principais (nome completo, e mail, redes sociais e sites de trabalho);
  • Estágio, trabalhos voluntários e outras realizações profissionais que contem como experiências para a área;
  • Prêmios, reconhecimentos e méritos durante a graduação ou estágio;
  • Principais habilidades e competências;
  • Idiomas que domina;
  • Experiência como jovem aprendiz ou outros programas de trainee (estágio técnico também vale);
  • Intercâmbios realizados na área ou outras experiências relevantes;
  • Nota em disciplina relevante para a vaga, acima da média;
  • Interesses, atividades extracurriculares e hobbies;
  • Saudação final e agradecimento ao setor de recursos humanos.

Formatação ideal para a carta de apresentação

Além de aprender quais conteúdos adicionar, é preciso também formatar o documento profissional da maneira correta. As cartas de apresentação costumam seguir alguns parâmetros básicos de aspecto visual, confira quais são:

  • Uma página de conteúdo, escrita em fonte tamanho 12;
  • Usar Times New Roman ou Arial, evitando fontes difíceis de ler;
  • Aplicar as margens segundo a ABNT: 3 cm para esquerda e superior; 2 cm para direita e inferior;
  • Utilizar uma saudação inicial e final;
  • Otimizar os conteúdos com alinhamento justificado;
  • Separar parágrafos com não mais que 5 linhas;

Ainda, existem outros requisitos que a empresa pode fazer na hora de exigir uma carta de apresentação. Lembre de verificar todos os anúncios para ver se inseriu tudo o que a vaga solicita aos candidatos.

⚠️Atenção: O formato de entrega das suas cartas de apresentação também é importante, e precisa estar em PDF. A única exceção é quando as empresas solicitam outro tipo de extensão. Evite mandar por e mail currículos e cartas em Word, já que podem desconfigurar assim que os recrutadores abrirem o conteúdo.

O que escrever na mensagem de apresentação?

Se você estiver se perguntando: como iniciar uma carta de apresentação? É uma tarefa bem simples de realizar. Afinal, é preciso identificar para o avaliador qual a sua intenção quando escreveu o documento.

Ou seja, aproveite para informar qual o processo seletivo, qual das vagas e até mesmo onde você encontrou o anúncio de emprego. Assim, fica muito mais fácil para que ele verifique o que deve considerar em sua candidatura:

Confira um exemplo de como iniciar a sua carta de apresentação da forma correta ao anexar em uma vaga de emprego:

Cabeçalho Recomendado
Entro em contato através desta carta para informar minha intenção de ocupar a vaga de Engenheiro Júnior na construtora Construmob, referente ao anúncio feito no site oficial da empresa . Analisando o perfil profissional e habilidades exigidas, acredito ter o perfil correto para ingressar no quadro de funcionários desta companhia.

Confira também um dos exemplos de como não redigir a mensagem inicial de suas cartas de apresentação:

Cabeçalho Incorreto
Quero uma vaga de emprego como Engenheiro Júnior nesta empresa, já que possuo todos os requisitos necessários para comprir com as obrigações de trabalho. Podem me chamar para uma entrevista que eu sou a pessoa perfeita para ocupar esse cargo.

O segundo exemplo contém poucas informações sobre qual tipo de vaga o candidato gostaria de aplicar. Portanto, o recrutador pode não saber qual cargo ele quer ocupar, e acabar perdendo a oportunidade de avaliar melhor o perfil do profissional.

Veja o que escrever no conteúdo da carta

O conteúdo da carta é uma das etapas mais importantes, sendo necessário utilizar um bom conteúdo para valorizar suas habilidades e realizações. Afinal, você está procurando o primeiro emprego e não possui experiências para relatar no documento.

👉Assim, é preciso utilizar suas habilidades, feitos durante a graduação, estágios e reconhecimentos para escrever os conteúdos da carta de apresentação.

Dessa maneira, consegue mostrar aos recrutadores que está pronto para ocupar uma posição na empresa, mesmo sem experiência. Por isso, confira uma carta de apresentação para primeiro emprego exemplo correto de como escrever:

Estilo de escrita correto
Durante o período de graduação, obtive excelentes resultados nas disciplinas cursadas, recebendo o reconhecimento da Universidade de São Paulo por três anos seguidos. As premiações foram de melhor aluno do curso de Engenharia, melhor projeto de iniciação científica: Concreto asfáltico com acréscimo de borracha reutilizada; além disso, também recebi o prêmio Weiner Absultz de projeto ecológico visando o bem-estar da comunidade.

Aproveite para ver também um exemplo com a carta de apresentação para a primeiro emprego de conteúdo incorreto e escrito de forma equivocada:

Estilo de escrita incorreto
Fiz a graduação e pós graduação com boas notas, e acho que estou muito preparado para ocupar um lugar na empresa, sei que conquistei esses direitos depois de muita luta e esforço para me formar. Sou bom em praticamente tudo que faço, e vocês podem confiar que vou desempenhar um papel fundamental nos resultados da empresa. Quer saber se vale a pena? É só parar para conversar cinco minutos comigo que eu convenço qualquer um de que sou o candidato ideal para esta vaga.

Veja que o modelo com o exemplo incorreto apresenta uma postura pouco formal, intimando o recrutador a entrevistar o candidato. Normalmente, esse tipo de abordagem mais incisiva costuma não ser muito bem aceito durante um processo seletivo.

Faça uma boa conclusão para carta de apresentação de primeiro emprego

Outra parte que é pouco valorizada em uma carta de apresentação é a conclusão. Porém, já imaginou criar um texto incrível e escorregar bem na hora de dizer “até mais” para o recrutador? Então, é preciso utilizar a forma de comunicação correta nessa hora.

Uma boa conclusão e mensagem de saudação precisa continuar seguindo os mesmos parâmetros do restante da carta: postura ética, linguagem formal e profissionalismo.

👉Utilize uma saudação final que expresse seu perfil profissional, agradecendo pelo tempo que o recrutador passou fazendo a leitura.

Confira alguns exemplos com modelo de carta de apresentação para primeiro emprego com saudações corretas e incorretas para você se inspirar:

Cabeçalho Recomendado
Então, observando todos os fatores para minha candidatura, tenho interesse em uma entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional. Acredito que eu possa ser uma boa adição para a vaga e quadro de funcionários, aprendendo cada dia mais no ambiente de trabalho e fornecendo bons resultados para a companhia, iniciando minha carreira na área.

Agradecendo a leitura da carta, me despeço cordialmente,
Carlos Santos.

Ainda, veja também um modelo de carta de apresentação para primeiro emprego com a conclusão incorreta e evite os erros de escrita:

Cabeçalho Incorreto
Então, observando todos os fatores para minha candidatura, tenho interesse em uma entrevista para mostrar um pouco mais de meu perfil profissional. Acredito que eu possa ser uma boa adição ao quadro de funcionários, aprendendo cada dia mais no ambiente de trabalho e fornecendo bons resultados para a companhia, iniciando minha carreira na área e adquirindo mais experiência.

Adeus e não deixe de entrar em contato,lembre do meu nome,
Carlos Santos.

Observe que no segundo exemplo, no modelo existe uma informalidade e falta de postura ética, cobrando o recrutador sobre a entrevista. Por isso, pode ser prejudicial para uma candidatura utilizar conclusões e saudações finais desconexas da formalidade que a experiência exige.

Mantenha a atenção na ortografia e faça uma boa otimização

Ainda, uma parte que faz toda diferença na escrita de uma boa carta de apresentação é a revisão (com a otimização). Através dela, você consegue evitar os erros ortográficos e tornar o conteúdo mais atrativo e de fácil leitura para o recrutador.

Afinal, imagine o cansaço de ler vários currículos, com várias cartas de apresentação todas iguais. Com certeza, você quer a oportunidade de sair na frente dos outros candidatos, certo? Então, use a otimização como um trunfo a seu favor para mostrar ainda mais habilidades.

👉Confira algumas dicas para te ajudar a revisar e otimizar os conteúdos e trazer a atenção positiva do empregador para sua candidatura:

  • Otimize todo o conteúdo em uma página, sem deixar o texto amontoado;
  • Verifique possíveis erros de português, pontuação e concordância;
  • Revise cada contato nas informações pessoais (isso também inclui nome, email, redes sociais e páginas de sites profissionais);
  • Evite poluição visual e excesso de informações;
  • Aplique a formatação correta no documento;
  • Separe bem os parágrafos e utilize o texto justificado;
  • Amarre cada parte e parágrafo ao próximo, respeitando uma ordem lógica;
  • Escreva um conteúdo com informações que prendam a atenção do leitor;
  • Organize suas realizações por ordem cronológica de realizações ou experiência.

E para acompanhar a carta de apresentação, é preciso aprender também como fazer um currículo para buscar emprego. Um documento está vinculado ao outro, e aqui no site temos alguns modelos e exemplos de currículos que podem te ajudar na confecção.

Dicas para fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego

Ainda, muitas pessoas procuram na internet uma carta de apresentação para primeiro emprego pronta. A recomendação é não fazer isso, criando seus próprios textos e mostrando sua habilidade de comunicação e síntese.

Porém, sabemos que não é fácil para todos os candidatos se expressarem através de textos, falando sobre si. Essa é uma habilidade que requer prática e estudo, mas sobretudo as condições ideias para estimular a criatividade e boa comunicação.

👉 Escrever bons modelos de carta de apresentação deve depender muito de como você se sente no momento da confecção.

Então, confira algumas dicas que separamos neste artigo para deixar sua escrita ainda melhor, utilizando macetes simples para elaborar um bom modelo de carta de apresentação para cada vaga:

  • Reserve um horário para ter a experiência de sentar e escrever sem interrupções;
  • Crie um bom ambiente para a escrita e mantenha o foco;
  • Evite escrever quando estiver cansado ou com alguma interferência emocional;
  • Esboce um esqueleto com os principais pontos e informações a abordar no conteúdo;
  • Coloque todas as ideias no papel, sem limitações, faça experiências com a escrita do modelo;
  • Faça a lapidação do texto, com objetivo de aproveitar as melhores informações;
  • Revise várias vezes o corpo do documento antes de finalizar;
  • Entregue o conteúdo para algum parente ou conhecido ler antes de entregar;
  • Otimize o conteúdo evitando poluição visual ou textos difíceis de compreender.

Seguindo essas dicas, você garante que conseguirá fazer sua escrita fluir de forma mais eficaz e focada. Uma parte importante da produção, é que o modelo de carta de apresentação deve ser escrito com calma e confiança no seu potencial. Existe alguma empresa esperando por sua candidatura, aproveite.

Principais erros para evitar em uma carta de apresentação para primeiro emprego

Além de aprender como escrever uma carta de apresentação para primeiro emprego, é preciso entender quais conteúdos evitar nessa hora. Alguns recrutadores possuem um olhar mais crítico, e manter a atenção aos detalhes pode ajudar bastante.

Portanto, confira neste artigo uma lista com alguns erros comuns que podem acabar prejudicando sua candidatura nos processos seletivos, ao criar um modelo de carta de apresentação para a vaga, mesmo sem experiência:

  • Erros de escrita (ortografia, gramática, coesão e coerência) no modelo de carta;
  • Falta de otimização ou objetivo no corpo do texto ou em parte dele;
  • Colocar conteúdos e informações irrelevantes para a vaga ou oportunidade;
  • Contatos errados ou sem acesso (nome completo, e mail, redes sociais e sites profissionais);
  • Adicionar pretensão de salário ou condições para contratação;
  • Inserir funções na experiência ou estágio que não realizou;
  • Linguagem excessivamente formal ou uso de gírias no corpo do texto;
  • Mentir ou aumentar habilidades ou experiência para chamar atenção e conseguir a vaga.

Ainda, se quiser economizar um pouco mais de tempo, clique aqui e veja alguns modelos de carta pré prontos no site. Confira quais as principais ferramentas para te ajudar a escrever currículos profissionais e que podem tornar a tarefa de escrever o curriculum vitae muito mais simples.

📌Dica: Uma boa dica sobre as cartas de apresentação é nunca fazer um texto padrão para anexar ao seu curriculum vitae. Assim, o objetivo é alinhar suas habilidades e competências de acordo com cada anúncio de vaga ou oportunidade. Portanto, mantenha a originalidade ao escrever o assunto de sua carta de apresentação, criando textos únicos de acordo com cada cargo para o qual será candidato.

Perguntas frequentes

Ainda, se quiser uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e escrever a carta de apresentação exemplar para o primeiro emprego, continue por aqui. Separamos neste artigo algumas perguntas de profissionais que estão na mesma situação, e podem ajudar a sanar suas dúvidas. Aproveite para conferir quais são e chegar mais perto da contratação.

É obrigatório escrever a carta de apresentação no primeiro emprego?

Não é bem uma obrigação de uma pessoa adicionar um modelo de carta de apresentação para primeiro emprego, a menos que as empresas exijam. Porém, esse documento tem como função ajudar a chamar atenção dos recrutadores para sua qualificação, destacando seu curriculum vitae de outros candidatos.

O que é mais importante para fazer uma boa carta de apresentação no primeiro emprego?

Os requisitos mais importantes ao escrever uma carta de apresentação para primeiro emprego com certeza são a escrita e a objetividade. Porém, em um processo seletivo com muitos outros candidatos, o mais correto é manter a atenção em todos os detalhes para se mostrar competente e capacitado.

Por fim, se você quer economizar tempo com a experiência de escolher um layout e arrumar as seções em seu CV, podemos te dar uma solução. É só conferir aqui no site os melhores modelos de currículos para primeiro emprego e aproveitar as ferramentas que deixamos para facilitar sua escrita e carreira na busca de uma vaga com seu nome.

Como enviar uma carta de apresentação para o primeiro emprego Modelos de carta de apresentação do primeiro emprego
Exemplo de carta de apresentação em inglês escrever Carta de Apresentação em inglês