Currículo de Analista de Dados | Exemplo & Dicas + Modelos

Um dos profissionais do mundo globalizado e da interconectividade, o analista de dados é uma profissional cada vez mais exigente. Grandes empresas já entenderam o valor de ter em seus quadros colaboradores especialistas em analisar dados e otimizar os resultados empresariais.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

O mercado de trabalho para analistas de dados está super aquecido e chegou a hora de você arrumar sua vaga de emprego. Antes de começar a procurar o emprego dos seus sonhos, vale a pena analisar o seu currículo. Conferir se ele preenche todos os requisitos.

Criar um currículo de analista de dados não é muito difícil. Claro que algumas seções são importantes, mas com as dicas e ferramentas certas, você vai fazer seu currículo de analista de dados em alguns minutos. Observe a seguir um exemplo de um currículo de analista de dados.

Exemplo de currículo de analista de dados

Fernando Almeida
Analista de Dados
011954321000
fernandoalmeitaad@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/fernandoalmeidaad

Resumo Profissional
Analista de Dados com experiência em Python Fundamento para análise de dados e Microsoft Power BI para Data Science. Especialista em ingestão e validação de dados, processo de ETL utilizando SQL, criação de indicadores, dashboards e insights utilizando PowerBi e Tableau para áreas Comerciais, Controladoria e Logística.

Experiência de Trabalho

IBMK Sistemas de informação
Analista de Dados
Maio de 2018 – Atual

  • Criação e manutenção da bases de dados para os stakeholders utilizando SQL;
  • Implementação e gerenciamento de dashboards no Tableau para empresas parceiras;
  • Extração dos dados em um banco de dados e levantamento de fluxogramas;
  • Elaboração de apresentações com os resultados obtidos e o plano de ação criado;

Educação

Bacharelado em Ciências de Dados
Universidade de Business Intelligence
Dezembro de 2020

Tecnólogo em Sistemas de Informação
Universidade Bandeirantes Nacional
Agosto de 2018

Atividades complementares
Curso “Minerando Dados” pela Escola de Ciências Tecnológicas de São Paulo, em 2019.
Especialização em Banco de Dados de SQL – Sorting, Groups, Aggregations e Tipos de Joins, pela Benoa, concluído em 2020.

Certificado
Inovação e Tecnologia de Dados Aplicado nas Empresas, pela Business School, em 2021.
SQL Impressionador, na Escola de Treinamentos para Cientistas Modernos, em 2019.

curriculo analista de dados

Como fazer um currículo de analista de dados (mesmo sem experiência)

A ciência de dados é um ramo da ciência relativamente novo, surgido após a popularização dos computadores e redes de comunicação. Encontrar cientistas de dados mais velhos é um pouco difícil. A maioria dos profissionais que estão no mercado de trabalho começaram a atuar na área de ciência de dados há alguns anos.

Nesse sentido, é pouco comum encontrar anúncios de vagas e empresas que buscam analistas de dados experientes. O que grandes empresas do setor buscam são profissionais aplicados e que estão em constante atualização, pois, a ciência de dados evolui em alta velocidade.

Seu currículo de analista de dados deve focar em todos esses aspectos, para conseguir um bom retorno dos recrutadores. A melhor forma de fazer o seu currículo de analista de dados é através de um modelo pronto. Confira nossos layouts para currículo de analista de dados e suas seções.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais com LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: motivos que levam você à se candidatar;
  • Experiência de trabalho: histórico sobre seus trabalhos e atividades anteriores;
  • Educação: dados sobre sua formação, ano de conclusão, tema do TCC;
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga;
  • Adicional: informações adicionais sobre você como idiomas, certificados, conhecimentos de software, entre outras.

Em todo curriculum vitae de analista de dados essas partes precisam estar presentes. Elas juntas agregam valor ao seu currículo e facilitam o processo de escolhas do recrutador. Um currículo completo tem mais chances de ser escolhido do que um feito pela metade.

Além de se certificar de que todas as seções devem estar no seu currículo, você também pode incrementá-lo com as seguintes dicas:

  • Crie currículos específicos, adaptados de acordo com cada vaga.
  • Usar palavras-chaves da vaga, facilitando a leitura do sistema de rastreamento.
  • Personalizar o título conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características que dialoguem com os requisitos da vaga.

As dicas valem mesmo para currículo de analista de dados sem experiência. Nesse caso, o seu currículo deve focar na sua formação, seus certificados e suas especialidades, grande atrativo dos analistas de dados.

O que colocar no currículo de analista de dados

A forma como o seu currículo apresentará as informações sobre você é tão importante quanto o conteúdo que ele carregará. Pensar no formato do seu currículo é sua tarefa também. Ao todo, existem três formatos preferidos pelos recrutadores e profissionais de recursos humanos.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o formato combinado é o preferido pelas empresas.

Apresentação visual de seu CV

O formato do seu currículo também merece destaque na hora de elaborá-lo. Um currículo com um aspecto visual interessante, acaba por atrair maior interesse dos recrutadores. Encontre layouts modernos e inteligentes, com cores e linhas elegantes. Deixe seu currículo atraente.

  • Mostre que você é um candidato a vaga de analista de dados diferenciado começando pelo currículo. Use um modelo de currículo de analista de dados moderno e informativo.

Aproveite um dos nossos modelos de currículo para analista de dados e escolha o que mais achar bonito. Lembre-se de usar as fontes sempre no tamanho 10 ou 12 pt, para garantir que o recrutador consiga ler tudo aquilo que você preparou com cuidado e paciência.

📌Dica: escolha as fontes Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, pois elas são mais populares. Os profissionais que recrutam funcionários precisam ler muitos currículos todos os dias e dificultar a vida deles com letras de fontes desconhecidas, não é a melhor maneira de ser chamado para entrevista.

Título e informações de contato para analista de dados

Com o grande volume de currículos que recrutadores recebem todos os dias, é muito comum eles criarem mecanismos de triagem para seleção. Os principais mecanismos são a estrutura e a estética. Um currículo bem estruturado e esteticamente bem construído tem mais chances de ser escolhido.

Após o aspecto visual do currículo, o recrutador parte para o conteúdo e nesse momento o cabeçalho se torna importante. O cabeçalho é a parte do seu currículo onde estará o seu nome, o título do profissional e informações para contato. Veja alguns exemplos de um bom e mal começo.

Começando bem

CORRETO
Juan Roman
Analista de Sistemas Sênior
(11)954-321-000
juanromananalista@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
linkedin.com/in/analista.juanroman

Começando mal

INCORRETO
Juan roman
Contato: 95432000/juanzito510@gmail.com
Endereço: Rua dos Sistemas Barra, Rio de Janeiro/RJ, CEP 01330050
Idade: 32 anos / Hobbie: Videogame
Twitter: @juanoman

Em nossos modelos de currículos de analista de dados pronto o nome aparece em destaque, sempre em letras garrafais, seguido pelo título e os dados de contato.

📌 Dica: aproveite o cabeçalho para chamar a atenção do recrutador. Após o seu nome, insira um título chamativo que mostre suas principais competências profissionais.
✒️ Nota: usar uma foto 3×4 também é uma ótima maneira de conseguir mais entrevistas. A partir da foto, você pode se destacar e ser chamado para uma entrevista com mais rapidez.

Descreva sua experiência em análise de dados

Considerado por muitos especialistas como a coluna central de um bom currículo, a seção dedicada para as experiências profissionais como analista de dados merece grande destaque. Ser um analista de dados experiente é uma grande vantagem, sendo preciso saber mostrar no currículo que você é um.

Primeiro, apresente o nome dos lugares em que trabalhou, depois coloque o cargo que exerceu e o período de duração. Após essa intro, escreva de três a cinco bullets points com resumo das atividades, suas conquistas e contribuições como profissional de destaque.👇

Exemplo de experiência para currículo de analista de dados de banco de dados

Brazil Telecom
Analista de Dados
Agosto de 2018 – Atual
  • Responsável por realizar controles e relatórios informacionais para apresentação;
  • Criação e acompanhamento de métricas específicas para controle dos dados emitidos;
  • Migração e auxílio das planilhas Google para sistemas em Django e SQL SERVER;
  • Implantação da cultura DevOps na empresa setor de modelagem de Dados

Caso você ainda não tenha experiência…

Se esse é o seu primeiro currículo de analista de dados, pode ficar tranquilo. Ensinamos muitas outras técnicas para você preencher seu currículo precisar de experiência. Aqui as habilidades, qualidades e outros dados que mostram sua capacidade como profissional de big science vão se destacar.

Exemplo de experiência de currículo para analista de dados sem experiência

Analista de Dados
Freelancer
Dezembro 2021 – Atual

Principais atividades:

  • Desenvolvimento de processos ETL com Oracle Data Integrator (ODI);
  • Modelagem DW desde a instalação, configuração, criação de dashboards, criação;
  • Desenvolvimento de scripts em PL-SQL (Oracle) com foco no sistema da IBM Watson;
  • Atuação em projetos utilizando metodologias ágeis de desenvolvimento de software;
👍 A seguir você encontra mais dicas de como montar seu currículo de analista de dados recém-formado. Continue lendo nosso artigo.

Educação: como incluir sua formação fisioterapêutica

A educação é a pedra fundamental de todo currículo profissional e com o currículo de um analista de dados não seria diferente. Informar aos recrutadores a sua formação, cursos realizados e certificados obtidos, é a melhor maneira de se qualificar para vagas mais concorridas.

Comece dizendo a instituição de ensino onde obteve seu diploma em análise de dados ou desenvolvimento de sistemas, nome da faculdade e o nome de conclusão. Em seguida, use a mesma estrutura para inserir sua pós-graduação, especialização, seminários e outros certificados. Caso tenha mestrado ou doutorado, insira o título da sua obra.

Bacharelado em Ciências de Dados
Universidade Virtual de São Paulo
Concluída em 2021

Introdução a Machine Learning
Data Science Academy
Concluída em 2019

Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica
Faculdade Metropolitanas Unidas
Concluído em 2020

Habilidades de um analista de dados em seu currículo

Para destacar seu currículo entre os candidatos da vaga anunciada, separa uma seção do seu currículo para apontar suas habilidades profissionais. Elas podem ser divididas em duas, habilidades específicas (hard skills) e habilidades gerais (soft skills). Confira alguns exemplos.

Hard Skills

  • HTML
  • JavaScript
  • C# e C++
  • Python
  • Magento
  • Power BI
  • IBM Watson
  • Arquitetura MVC

Soft Skills

  • Inteligência emocional
  • Comunicação
  • Liderança
  • Pensamento crítico
  • Adaptação
  • Autogestão
  • Gerenciamento
  • Cooperação
  • Autoconfiança

Resumo profissional para currículo analista de dados

Para reforçar ainda mais suas qualidades, prepare um resumo profissional. Mostre, em poucas e apuradas palavras, sua personalidade. Nossas dicas ajudam você a criar seções próprias de um currículo de alto nível. Selecione as palavras-chave e insira todas em um parágrafo.

Lembre-se que o seu resumo de currículo de analista de dados deve ser cativante e prender a atenção logo no início. Seja objetivo na hora de apontar habilidades e capacidades. Veja um bom exemplo e um não tão bom.

CORRETO
Analista de Dados com sólida experiência em Tecnologia da Informação, possuo vivência em Desenvolvimento de Software, com ênfase em projetos de Business Intelligence / ETL para clientes de diversos segmentos de mercado. Conhecimento em IBM DataStage, Oracle Data Integrator e Informatica Powercenter.
💡Use o resumo para falar, em poucas palavras, o máximo sobre você. Explore suas habilidades e sua experiência na área, além de informar um elemento que pode ser o diferencial.
INCORRETO
Um bom analista de dados conhece os meandros do mercado e está pronto para ajudar sua empresa atingir seus objetivos. Minha pretensão salarial é de R $5.000,00. Me chame para uma entrevista e vamos conversar :).
💡Esse resumo é vago e impreciso, pouco diz sobre a profissional e seus pontos mais fortes.

Objetivo profissional de analista de dados

Uma seção dedicada para o objetivo do seu currículo de analista de dados pode ser uma grande vantagem na hora do recrutamento. Para escrever bons objetivos, explore seus desejos e o que move você para criar um objetivo original e encantador, para deixar o recrutador com vontade de conhecer você pessoalmente. Há muitas formas de escrever objetivos. Nossa sugestão é usar bullets points.

  • Integrar sua empresa nas melhores práticas de extração de dados do mercado;
  • Criar um sistema de conhecimento acesso para login rápido e fácil para seu negócio;
  • Fazer a integração da sua empresa às tendências do mercado com ajuda da estatística;

Seções adicionais

Ao final do seu currículo, se ainda sobrar espaço, coloque seções adicionais para deixar o recrutador ainda mais instigado para convidar você para uma entrevista. A seção dependerá das suas habilidades, selecione-as de acordo com suas melhores capacidades. Veja alguns exemplos.

Aplicativos e Programas

Um bom cientista de dados precisa dominar os computadores e as tecnologias da informação. Com certeza, suas principais habilidades já foram abordadas em seções anteriores. Aqui nesta seção adicional você pode incluir conhecimento sobre outros programas de menor importância para a ciência de dados, mas muito importante para grandes corporações.

  • Pacote Office Avançado
  • Experiência em Slack
  • Microsoft Teams e Excel

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de analista de dados para informar quais línguas você fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas. Se fluente, diga o nível de proficiência.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Básico
  • Conhecimento de Libras

Conhecimentos complementares

Você também pode usar as seções adicionais para incluir os cursos que deixou de adicionar na seção de educação. No campo da ciência de dados existem matemáticos, cientistas, biólogos, historiadores, programadores e uma infinidade de profissionais que migraram de outras áreas. Coloque seu conhecimento prévio para mostrar sua capacidade analítica de trabalho.

  • Estatísticas Gerais
  • Matemática Avançada
  • Programação de sistemas

Dicas para melhorar seu currículo para analista de dados

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (encontro, análise, configuro, resolvo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: escreva um currículo pronto para analista de dados

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de analista de dados em busca de emprego

Qual é o salário de um analista de dados?

O salário dependerá do seu nível de conhecimento. Em média, um analista de dados pode ganhar até R $3.000,00. Conforme ele avança no mercado de trabalho, o analista de dados pode receber até R $9.000,00. Para encontrar um ótimo salário, além de um currículo de analista de dados perfeito, você também precisará de um bom conhecimento na área.

Onde trabalhar como analista de dados?

Atualmente, os analistas de dados trabalham em todos os tipos de empresas. Desde financeiras, como bancos, varejistas, indústria, comércio e prestação de serviços. O analista de dados precisa ser um profissional eclético e estar disposto a aprender os meandros de mais de uma área do conhecimento humano. Assim, o seu currículo de analista de dados estará pronto para ser selecionado.

Como conseguir emprego em banco de dados?

Você precisa criar um currículo de analista de dados que preencha os requisitos buscados pelas empresas de banco de dados. No artigo ensinamos a criar as seções de um currículo de analista de dados pronto para conseguir um emprego, seja em banco de dados e big data.

Use um dos nossos layout para seu currículo de analista de dados!

Exemplos de currículo de analista de dados escrever o cv analista de dados
modelos de cv de analista de dados modelo de cv de analista de dados para analista de dados

Artigos similares