Exemplo de Currículo de Professor Ensino Fundamental e Médio | Modelo + Dicas

Toda profissão é importante para a sociedade, mas os professores estão no topo da pirâmide quanto o assunto é importância social. Bons professores são os criadores de todos os outros profissionais. Apenas através do aprendizado dado pelos professores é que nos tornamos capazes de exercer outras profissões.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Com as novas tecnologias, o professor se tornou ainda mais importante no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Um professor de ensino fundamental e médio, por exemplo, é o responsável por treinar os alunos e ensiná-los sobre as mais diferentes ciências do campo humano.

Há muitas vagas disponíveis para quem pretende trabalhar no ensino de jovens, e elaborar um currículo de professor de ensino fundamental e médio é fundamental para conseguir uma vaga no setor. Para quem pretende concorrer a essas vagas, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de conseguir um emprego na área.

Exemplo de currículo de professor de ensino fundamental e médio

Renato Augusto da Silva
Professor do Ensino Médio e Fundamental
011954321000
renatoagustoprofessor@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
Linkedin.com/in/renatoaugustoprofessor

Resumo Profissional
Formado em Geografia pela Faculdade de Ciências Geográficas do Estado, tenho licenciatura na área e experiência na educação infantil e adolescentes do ensino fundamental e médio. Atuei como professor substituto em escolas do setor público e também como professor titular de Geografia em colégios particulares e cursinhos preparatórios para vestibular.

Experiência de Trabalho
Curso Pré-Vestibular AMAC
Professor de Geografia
Maio de 2018 – Atual

  • Elaboração de aulas preparatórias para os mais diferentes vestibulares do país;
  • Criação de exercícios para o Ensino à distância com ferramentas de ensino tecnológica;
  • Correção de provas e simulados de vestibulares nas áreas de Geografia e Geopolítica;
  • Acompanhamento dos alunos em viagens e excursões para aulas em campo;

Colégio Madre Tereza
Professor de Geografia do Ensino Médio
Agosto de 2015 – Setembro de 2017

  • Reuniões semanais com o corpo diretivo para elaboração do conteúdo programático;
  • Estudo de caso em sala de aula para desenvolvimento da solução em colaboração;
  • Criação, aplicação e correção de provas dos alunos do primeiro, segundo e terceiro;
  • Conversa com pais e mães dos alunos para apontar o rendimento escolar deles;

Escola Municipal São José
Professor de Geografia do Ensino Fundamental
Janeiro de 2013 – Maio de 2015

  • Elaboração de atividades lúdicas sobre geografia com os alunos da educação infantil;
  • Aulas práticas de elaboração de maquetes acerca do relevo geográfico brasileiro;
  • Palestras quinzenais sobre os temas mais importantes do campo da ciência geográfica;
  • Acompanhamento dos alunos em fóruns sobre as mudanças climáticas do mundo;

Educação
Bacharelado e Licenciatura em Geografia
Faculdade de Ciências Geográficas do Estado
Concluído em 2012

Atividades complementares
Membro do Comitê de Segurança Climática do Instituto de Ciências Geográficas Para O Futuro, desde 2018;
Atuação em parceria com entidades governamentais em estudos sobre problemas sociais causados pelas mudanças climáticas;

Certificado
Pós-graduado em Ambiente Urbano, Sustentabilidade de Mudanças Climáticas pela Faculdade de Estudos Climáticas da Cidade, em 2015;
Mestrando em Geografia Cultural pela Universidade Nacional do Brasil, concluído em 2019;

Como fazer um currículo de professor de ensino fundamental e médio (mesmo sem experiência)

Elaborar um currículo pode parecer fácil, mas para que o currículo seja considerado pelas escolas e colégios que buscam novos profissionais do ensino, é necessário ficar atento a algumas nuances. Alguns pontos precisam ser observados pelo profissional de ensino.

O primeiro ponto do seu currículo de professor deve ser a estrutura das informações inseridas no documento. Um documento bem estruturado precisa contar algumas informações básicas elementares para que o currículo obtenha sucesso na hora de se candidatar para uma vaga.

Usar um modelo de currículo de professor de ensino fundamental e médio é a melhor maneira de se destacar entre os outros candidatos. Afinal, quanto mais completo e profissional for o seu currículo, melhores serão os resultados e as possibilidades de ser convocado pela empresa.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail, site, redes sociais – LinkedIn);
  • Resumo/objetivo de currículo: resumo profissional com objetivos de trabalho;
  • Experiência de trabalho: atividades anteriores, como empregado ou autônomo;
  • Educação: dados sobre a faculdade, cursos e certificações que realizou;
  • Habilidades: listas de palavras que mostrem suas capacidades profissionais;
  • Adicional: opções adicionais sobre cursos, idiomas, interesses e hobbies;

Um curriculum vitae precisa contar com essa estrutura base. Nossos modelos são estruturados com essas partes destacadas, cada qual com suas características de informação. Confira a seguir como elaborar o seu currículo de professor de ensino fundamental e médio em poucos minutos.

🎁 Dicas para aperfeiçoar seu currículo de professor de ensino fundamental e médio

Antes de entrar na questão estrutural do seu currículo, é importante destacar que o documento precisa cumprir alguns requisitos estratégicos para ultrapassar os sistemas de rastreamento usados pelos grandes recrutadores de colaboradores para empresas.

  • Crie currículos específicos,  adaptados de acordo com cada vaga .
  • Coloque  palavras-chave  usadas no anúncio, superando o sistema de rastreamento.
  •  Personalize o título  conforme as características buscadas pela empresa.
  • Insira dados e características relacionados aos requisitos da vaga.

Dicas como essa são cruciais para o sucesso da sua candidatura como professor de ensino médio e fundamental de qualquer colégio ou cursinho vestibular. Use o nosso guia para aperfeiçoar ainda mais o seu currículo e se destacar dos demais concorrentes.

O que colocar no currículo de professor ensino fundamental e médio

A questão da estrutura de um currículo é extremamente importante para alcançar o sucesso na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. Um currículo bem estruturado, com os detalhes incluídos nos locais adequados e de maneira ordenada, tem mais possibilidades de ser lido do que outros menos organizados.

Existem alguns métodos de organização de conteúdo para currículos que podem ser usados por você na hora de elaborar o seu.

  • Formato cronológico reverso: esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele  a experiência ganha destaque , com a inserção dos dados das empresas em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.
  • Formato currículo funcional: no funciona, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é  o formato ideal para quem busca o primeiro emprego  e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.
  • Formato currículo combinado ou misto: como o próprio nome diz, esse formato é uma mistura entre o funcional e o reverso. Por criar um  equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional , o formato combinado é o preferido pelas empresas.
💡Fique atento: a maioria dos recrutadores preferem currículos que seguem uma dessas três estruturas em sua elaboração. Escolha uma delas e elabore o seu currículo com eficácia.

Apresentação visual de seu CV de professor de ensino fundamental e médio

Um currículo é muito mais do que uma coletânea de informações profissionais e educacionais, é um documento de apresentação do candidato. Como um cartão de visitas, o currículo precisa conquistar também aquilo que não é dito, e a apresentação gráfica é a melhor forma de fazer isso.

  • Um currículo com uma apresentação moderna tende a atrair a atenção do entrevistador para o conteúdo inserido ao longo do documento.

Usar um dos modelos da nossa base de modelos de currículos para professor do ensino médio e fundamental é uma ótima alternativa para conquistar os olhos do recrutador. Nossos modelos são elaborados por profissionais gráficos profissionais, especialistas no assunto.

📌Dica: é importante ressaltar que as melhores fontes para um currículo são: Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, tamanho 12 ou 10 pt.

Título e informações de contato para professor de ensino médio e fundamental

O começo do seu currículo precisa contar com algumas informações essenciais para que as pessoas que estão o analisando possam entrar em contato com você o mais rapidamente. Colocar logo no início os seus dados de contato, assim como seu nome e título, é o melhor começo possível.

Use a parte inicial do seu currículo da melhor maneira, inserindo informações pontuais que levem o recrutador a continuar lendo o restante do documento. Organize as informações em ordem, para que uma informação não se sobressaia sobre a outra. Veja um exemplo.

Começando bem

Correto
Renato Augusto da Silva
Professor do Ensino Médio e Fundamental
011954321000
renatoagustoprofessor@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ
Linkedin.com/in/renatoaugustoprofessor

Começando mal

Incorreto
Renato A.
Contato: 95432000/renatoausil@gmail.com
Endereço: Rua, RJ, CEP 12345678
Idade: 32 anos / Hobbie: Política
Facebook: @renatoasilva

Note que nos dois casos, o mesmo candidato criou dois inícios diferentes. No primeiro, em verde, ele coloca as informações de maneira organizada, dando ênfase para o seu título de professor de ensino médio e fundamental. No segundo caso, as mesmas informações estão desorganizadas e falta o título que dê o destaque merecido ao currículo.

📌 Dica: o início do seu currículo é umas das mais importantes de todo o documento. Coloque em destaque aquilo que vai ajudar a identificar você e facilitar o contato.
✒️ Nota: uma foto 3 x 4 é uma ótima ferramenta para se apresentar como candidato qualificado. Nossos modelos contam com um espaço para fazer upload de sua foto.

Descreva sua experiência em educação infantil e juvenil

Apresentar-se como um professor de ensino fundamental e médio experiente é um grande passo para mais próximo do contrato de trabalho. É importante também saber como colocar essas informações em um currículo bem elaborado. Veja a seguir alguns exemplos práticos.

Para inserir sua experiência, é importante usar a estrutura: local – cargo – tempo. O nome da escola, a função exercida e o tempo de duração depois. Escreva, ainda, de três a cinco bullets points como um resumo sobre as principais funções exercidas na empresa.👇

Exemplo de experiência para currículo de professor de ensino fundamental

Escola Municipal São José
Professor de Geografia do Ensino Fundamental
Janeiro de 2013 – Maio de 2015
  • Elaboração de atividades lúdicas sobre geografia com os alunos da educação infantil;
  • Aulas práticas de elaboração de maquetes acerca do relevo geográfico brasileiro;
  • Palestras quinzenais sobre os temas mais importantes do campo da ciência geográfica;
  • Acompanhamento dos alunos em fóruns sobre as mudanças climáticas do mundo;

Exemplo de experiência para currículo de professor de ensino médio

Colégio Madre Tereza
Professor de Geografia do Ensino Médio
Agosto de 2015 – Setembro de 2017
  • Reuniões semanais com o corpo diretivo para elaboração do conteúdo programático;
  • Estudo de caso em sala de aula para desenvolvimento da solução em colaboração;
  • Criação, aplicação e correção de provas dos alunos do primeiro, segundo e terceiro;
  • Conversa com pais e mães dos alunos para apontar o rendimento escolar deles;

Exemplo de experiência para currículo de professor de cursinho

Curso Pré-Vestibular AMAC
Professor de Geografia
Maio de 2018 – Atual
  • Elaboração de aulas preparatórias para os mais diferentes vestibulares do país;
  • Criação de exercícios para o Ensino à distância com ferramentas de ensino tecnológica;
  • Correção de provas e simulados de vestibulares nas áreas de Geografia e Geopolítica;
  • Acompanhamento dos alunos em viagens e excursões para aulas em campo;

Caso você ainda não tenha experiência…

Se você é um professor recém-licenciado ou ainda não tem experiência no mercado de trabalho, vale a pena usar essa seção para informar outras atividades que realizou na faculdade ou como voluntário em cursinho populares, professor de aulas particulares e de reforço, revisor de provas de ensino médio, entre outros.

Educação: como incluir formação de professor

A questão da formação com professor é um dos pontos que mais elimina candidatos em processos seletivos. Muitos candidatos deixam de dar a devida atenção que essa seção merece e acabam sendo penalizados. Coloque sua formação de professor com sabedoria.

Comece pela instituição de ensino em que se formou. Coloque o nome do curso – para dar aulas, deve possuir licenciatura na área – o nome da faculdade ou universidade e o ano de conclusão. Se está em formação e quer uma vaga de assistente ou professor tutor, coloque a previsão de conclusão.

Bacharelado e Licenciatura em Geografia
Faculdade de Ciências Geográficas do Estado
Concluído em 2012

Habilidades de um professor de ensino fundamental e médio

Professor é um profissional que precisa possuir habilidades diversas, seja na área do ensino, como na questão do cuidado psicossocial dos alunos. Colocar todas suas habilidades no campo do ensino é importante para aumentar o ranqueamento do seu currículo.

Hard Skills

  • Teoria e Prática
  • Ensino à distância
  • Aulas de reforço
  • Metodologia Freiriana
  • Vestibulares Federais
  • Geopolítica
  • Mudanças climáticas
  • Educação lúdica

Soft Skills

  • Atenção
  • Comunicação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Adaptação
  • Raciocínio lógico
  • Gerenciamento
  • Capacidade analítica
  • Ética profissional
⚠️Alerta – Para quem anda em dúvidas sobre a diferença entre os dois grupos – hard e soft skills – as hard skills são as suas competências específicas, já as soft skills são aquelas habilidades gerais.

Resumo profissional para currículo de professor

Para relembrar a importância da apresentação do seu currículo, vamos ressaltar que o resumo é uma das partes mais importantes. Deve ser pensado com cuidado e escrito de uma maneira objetiva, para contemplar todas as suas competências para o cargo que está se candidatando.

Correto
Formado em Geografia pela Faculdade de Ciências Geográficas do Estado, tenho licenciatura na área e experiência na educação infantil e adolescentes do ensino fundamental e médio. Atuei como professor substituto em escolas do setor público e também como professor titular de Geografia em colégios particulares e cursinhos preparatórios para vestibular.
💡Note que esse é um resumo objetivo e completo, que mostra as qualidades do candidato para a vaga.
Incorreto
O presente currículo de professor ensino fundamental e medio tem por objetivo apresentar as minhas capacidades para a vaga de professora. Tenho experiência como professor em várias escolas de São Paulo e posso contribuir com o corpo docente no planejamento de aulas para turmas de várias idades.
💡Esse resumo é vago e impreciso, além de conter erros ortográficos, não ressalta os pontos fortes do candidato.

Objetivo profissional de professor de ensino médio e fundamental

Quais são os objetivos de um professor de ensino médio e fundamental, você já deve ter se perguntando em algum momento da sua carreira. As respostas para essa pergunta vão ajudar na hora escrever o seu currículo. Um objetivo bem definido pode ser a chave para conquistar a tão sonhada vaga de trabalho.

  • Contribuir para a aprovação dos alunos nas melhores universidades do país;
  • Ajudar o corpo diretivo na elaboração de um conteúdo programático completo;
  • Ensinar os alunos acerca da importância do estudo geográfico para a sustentabilidade;

Seções adicionais

Caso tenha faltado alguma informação no seu currículo, criar seções adicionais pode ajudar a solucionar esse problema. Essas seções podem ser diversas, a depender das qualidades que ficaram ausentes no restante do documento. Veja alguns exemplos de seções adicionais para o seu currículo.

Conhecimento computacional

Como a recente digitalização dos processos de ensino, da política de ensino à distância, é professor que demonstra possuir conhecimento em softwares e programas de ensino pode se colocar à frente de demais candidatos que não possuem o mesmo conhecimento informacional.

  • Google Classroom
  • 360 Learning
  • IMagister

Idiomas

Falar mais de um idioma é sempre uma vantagem na hora de conseguir uma entrevista. Use a seção adicional do seu currículo de professor de ensino médio e fundamental para informar as línguas que fala e o nível de compreensão que possui em cada uma delas.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Espanhol Intermediário
  • Alemão Básico

Cursos complementares

Os professores também possuem outros gostos e desejos que vão além do seu campo de atuação. Colocar cursos e atividades que tenha realizado, é uma forma de mostrar que você é um ótimo candidato para trabalhar com crianças e adolescentes.

  • Curso de Formação Musical pelo SENAC
  • Cozinha Cultural pelo Instituto Receitas
  • Jogos Eletrônicos Aplicados na Educação, IMT

Deixando o seu currículo de professor ainda melhor

Algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (ensino, explico, estudo, realizo) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Resumo: currículo de professor de ensino fundamental e médio pronto

  • Nome, título, informações de contato e dados pessoais corretos
  • Um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout agradável, com comprimento de, no máximo, uma página.
  • Inclusão das palavras-chave, para vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: A melhor maneira de fazer um currículo competitivo é usar um template moderno e original. Use um dos nossos modelos prontos e facilite sua vida.

Complemente seu CV com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas de professor busca de emprego no ensino médio e fundamental

Quais são as atribuições do professor de ensino médio? E do professor de ensino fundamental?

Há muitas atividades que podem ser designadas para os professores, como a elaboração de conteúdo programático, aplicação de provas, correção, acompanhamento em excursões escolares. Tudo o que estiver envolvendo a educação, faz parte da atribuição de um professor.

Como fazer um currículo de professor de ensino médio e fundamental?

Seguir o passo a passo que apresentamos ao longo do artigo é a melhor maneira de concluir o seu currículo de professor com qualidade. Investir em um modelo de excelência também vai ajudar muito na hora de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Use um modelo de currículo de professor ensino fundamental e médio!

Artigos similares