Faça Seu Currículo de Professor de Educação Infantil e Fundamental | Dicas + Exemplos

Professores são muito importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. São eles os responsáveis por transmitir a base do conhecimento. Boas escolas buscam por professores preparados para lidar com desafios de sala de aula no ensino de jovens.

Classificação média para este modelo

5
Rated 5 out of 5
De 1 opiniões de clientes

Ter um bom currículo de professor de educação infantil e fundamental é de grande ajuda na hora de conseguir um emprego na área. Há muitas formas de fazer um currículo, mas vale a pena ser precavido. Usar um layout e escolher as palavras certas são apenas o primeiro passo.

Quem está em busca de um emprego na educação infantil é fundamental, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de formular seu currículo. Veja a seguir exemplos de estrutura, layout, melhores fontes e muitas outras dicas de como fazer um currículo de professor infantil e fundamental.

Exemplo de currículo de professor de educação infantil e fundamental

Letícia Riquelme
Professora de Ensino Básico
011954321000
letíciariquelme@gmail.com
São Paulo, SP
Linkedin.com/in/letíciariquelme

Resumo Profissional
Pedagoga de formação, atuo como professora do ensino básico há 5 anos, com especialização em ensino integrado para crianças especiais. Atualmente curso pós-graduação de Tecnologias Aplicadas na Educação Infantil pela Faculdade dos Pedagogos de São Paulo.

Experiência de Trabalho

Escola Primavera
Professora da Pré-Escola
Março de 2018 – Agosto de 2021

  • Professora do Grupo 1 da Pré-Escola, responsável por cuidar de mais de 20 crianças durante o período da manhã e da tarde.
  • Criação de atividades lúdicas para o desenvolvimento da criatividade entre crianças de 1 a 2 anos.
  • Acompanhamento dos alunos durante todo o ano, enviando notas e relatórios diários aos pais no caderno de recados.

Educação
Bacharelado em Pedagogia
Universidade dos Pedagogos de São Paulo
Dezembro de 2017

Atividades complementares
Membro da Comissão de Estudos de Novas Práticas Educacionais do Conselho Federal de Educadores e Pedagogos.

Certificado
Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual – Concluída em 2019 na FPSP.
Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas na Educação Infantil pela Faculdade dos Pedagogos de São Paulo.

currículo de professor de educação infantil

Como fazer currículo para professor de educação infantil

Educar crianças ainda nos primeiros anos de vida é um grande desafio. Afinal, crianças são seres em formação e com eles todo cuidado é pouco. Mostrar que você é uma professora de ensino básico qualificada é o primeiro passo para conseguir um ótimo emprego na área.

Para apresentar todas as suas qualificações como docente, é importante estruturar um currículo de acordo com os seus objetivos. Apresentar-se para o recrutador como uma profissional preparada para cuidar de jovens e crianças deve ser o foco central do seu currículo.

Você pode escolher um modelo de currículo de professor de educação infantil e fundamental word pronto, entretanto, o mais indicado é criar o seu próprio currículo. Use um dos nossos exemplos de currículo para professor de ensino infantil e fundamental, e monte seu CV rápido.

  • Cabeçalho: nome, estado civil, contato (e-mail e WhatsApp), LinkedIn.
  • Resumo/objetivo de currículo para professor: motivos da sua candidatura.
  • Experiência de trabalho: dados específicos sobre seus empregos anteriores.
  • Educação: apresentação da sua faculdade, ano de conclusão, tema do TCC.
  • Habilidades: qualquer habilidade que reforce sua capacidade para a vaga.
  • Adicional: conhecimentos gerais que agreguem valor ao seu currículo como idiomas, certificados, cursos, conteúdo autoral como artigos e livros.

Um curriculum vitae com essa estrutura é sempre muito bem recebido pelos recrutadores de escolas e colégios. Além disso, como estamos falando de uma área específica e muito concorrida, vale a pena usar as seguintes dicas na hora de formatar o seu currículo.

  • Faça um currículo para cada vaga, sempre considerando as nuances de cada uma
  • Insira as palavras-chaves certas, para que o sistema de rastreamento selecione você.
  • Use o espaço do título para inserir informações que deem destaque para seu currículo.
  • Coloque dados, informações e experiências relacionadas à vaga da empresa.

Apresentação visual de seu CV

Construir um currículo de professor bonito e agradável é um ponto importante que muitos profissionais esquecem. Imagine ler centenas de currículos todos os dias, então é normal que os recrutadores acabem dando mais atenção para currículos bem feitos e com um visual legal.

Aproveite o currículo para mostrar que você é um profissional criativo e preparado para exercer a curiosidade intelectual das crianças. Use imagens e cores para deixar seu currículo de professor de educação básica atraente, com fontes do tamanho 10 ou 12 pt.

  • Lembre-se que um bom layout vai facilitar a leitura do recrutador e fazer com que ele chegue nas informações com rapidez, tornando seu currículo um dos preferidos.
📌Dica: é importante esclarecer que usar fontes muito alternativas ainda não é bem vista entre os recrutadores. Escolha entre Calibri, Times New Roman, Cambria e Arial, fontes preferidas de quem costuma ler muitos documentos todos os dias. Elas são funcionais, dando elegância e qualidade para o documento.

Formato e estrutura

Ordenar a forma você apresenta a sua experiência e seu histórico profissional é primordial para obter bons resultados nas candidaturas. Você pode começar seu currículo de professor de educação básica mostrando sobre sua experiência ou suas habilidades como professor de crianças, por exemplo. Confira os melhores formatos, escolha de acordo com seus objetivos.

  • Formato cronológico reverso: nesse modelo de currículo você deve colocar a sua experiência em destaque, logo no início do documento.

Esse é o formato preferido de quem trabalha com recursos humanos. É a partir da experiência que o recrutador decide ler o currículo até o final.

  • Formato currículo funcional: aponte em primeiro suas habilidades e formação, mostrando porque merece ser considerado como candidato.

Modelo ideal para quem está em busca do primeiro emprego ou muda frequentemente de emprego, dando destaque para as habilidades.

  • Formato currículo combinado ou misto: aqui o professor deve usar suas habilidades e mesclar as informações de experiência, habilidades e formação, criando um currículo diferenciado.

Esse modelo é uma excelente maneira de dar mais credibilidade para o currículo, em caso de vagas muito concorridas.

Título e informações de contato

Ao olhar pela primeira vez para um currículo, o recrutador tem o costume de olhar diretamente para o cabeçalho, por dois motivos. Primeiro porque o cabeçalho fica estrategicamente no topo da página, segundo, é a partir dele que o recrutador terá contato com seus primeiros dados.

Daí, escolher como serão apresentadas suas primeiras informações é uma estratégia utilizada por muitos candidatos, para atrair os olhos do recrutador até o currículo. Separamos algumas ideias de cabeçalho para seu currículo ficar mais atrativo.

Começando bem

CORRETO
Luan Mendes
Professor de Ensino Fundamental
(11)954-321-000
luan.mendes@gmail.com
São Paulo, SP
linkedin.com/in/luanmendes

Começando mal

INCORRETO
Luan Mendes
Contato: 95432100/luanzinhho@gmail.com
Endereço: Rua dos Pedagogos, Apto 107, São Paulo/SP, CEP 01330050
Idade: 26 anos / Hobbie: Futebol
TikTok: @luanmelzinho
📌 Dica: o cabeçalho é a porta de entrada do seu currículo. Se ele for muito extenso e cansativo, o recrutador pode decidir parar logo no início. Seja objetivo e breve, e o mais completo possível.
✒️ Nota: inserir uma foto de perfil 3 × 4 profissional é uma forma de mostrar profissionalismo, caso se sinta confortável. Um bom visual pode render alguns pontos na hora da candidatura.

Descreva sua experiência educacional pedagógica

Uma boa escola primária ou um colégio fundamental busca professores experientes com ensino de crianças e adolescentes. Quanto mais experiência você tiver, melhores são suas chances de obter uma entrevista. Coloque o máximo de informações sobre seus trabalhos anteriores em uma estrutura adequada.

Primeiro, apresente o nome do lugar, empresa ou colégio em que trabalhou. Depois coloque o cargo exercido e, em seguida, o período de duração. Após essa introdução, descreva suas atividades em três a cinco bullets points. Use esta seção para destacar suas conquistas e como contribuiu nos outros colégios em que trabalhou. 👇

Experiência – Exemplo de currículo de professor educação infantil

Escola Primária ABCD
Professor do Grupo 2
Setembro de 2016 – Dezembro de 2019

Principais atribuições:

  • Responsável por auxiliar no desenvolvimento do senso estético, por meio de atividades que promoviam as manifestações artísticas e culturais dos alunos.
  • Uso da linguagem oral, verbal, libras e digital para ensinar as crianças a partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos
  • Formulação de exercícios que promovessem a curiosidade induzindo a investigação, reflexão e análise crítica das crianças da turma.

Caso você ainda não tenha experiência…

Os professores de primeira viagem e que ainda não possuem experiência na área de educação infantil ou fundamental, não precisam se preocupar como fazer um currículo para professor de educação infantil iniciante. Separamos algumas dicas que podem lhe ajudar.

Uma dica é inserir no documento as atividades acadêmicas, como palestras, seminários e outras que tenham relação com a vaga. Caso tenha participado de algum evento como voluntário, insira esses dados na sua experiência. Fique até o final do artigo para aprender a usar toda a sua capacidade e criar o melhor currículo, mesmo sem experiência.

Educação: destaque sua formação na pedagogia e na educação fundamental

A melhor maneira de fazer um currículo sem precisar colocar experiência prévia é focar na educação. Lendo a seção voltada para o seu histórico educacional, o recrutador vai decidir se você tem as qualificações necessárias para a vaga. Por isso, coloque os dados com cuidado.

Muitos preferem dar destaque apenas para a instituição de ensino que, apesar de ter um peso muito grande na candidatura, não é suficiente. Bons professores de educação infantil realizam cursos de especialização e pós-graduação contam muitos pontos.

Além disso, se busca uma vaga para cargos de gerência, pode usar um modelo de CV de professor universitário e incluir dados sobre mestrado e doutorado. Caso esteja competindo por uma vaga de professor júnior, cursos, seminários e palestras são ótimos para ganhar pontos. Veja como inserir os seus dados educacionais 👇

Bacharelado em Pedagogia
Faculdades Sociais da Educação
Agosto de 2015

Pós Graduação em Educação Inclusiva e Participativa
Instituto de Educação Social da Cidade
Dezembro de 2016

Seminário “Papel dos Professores da Educação Infantil na Formação Cidadã”, no Instituto de Estudos Democráticos e Republicanos, em 2018.

Habilidades e qualificações de professor de educação infantil

Após atrair a atenção do recrutador até o seu histórico educacional, é hora de mostrar porque de fato você é um professor ou professora especial. Na seção de habilidades e qualificações você tem essa oportunidade. Liste suas habilidades, como didática, criatividade e expertise, para ganhar mais pontos.

A melhor forma de apresentar suas habilidades é dividi-la em duas colunas. Na coluna dedicada aos hard skills você informa suas habilidades especiais para o cargo em disputa. Enquanto na segunda coluna, soft skills, você informa suas habilidades gerais, como profissional. Exemplos:

Hard Skills

  • Organização Escolar
  • Didática Aplicada
  • Comunicação Lúdica
  • Ensino à Distância
  • Colaboração Online
  • Conhecimento Tecnológico
  • Formação Para o Mercado
  • Jogos e Educação
  • Textos Digitais

Soft Skills

  • Criatividade
  • Planejamento
  • Paciência
  • Atualização
  • Mestre
  • Dedicação
  • Solucionador
  • Competente

Resumo profissional

Recrutadores passam horas lendo currículos e mais currículos. Deixar a vida deles mais fácil é uma tarefa de todo bom candidato. Escrever um resumo é a melhor maneira disso. No resumo o recrutador encontra as principais informações sobre o candidato e decide se prossegue com a leitura até o final.

Dessa forma, um resumo cativante que prenda a atenção do leitor é a melhor maneira de como fazer um currículo para professor de educação infantil. Use a objetividade para apontar sua experiência, habilidades e educação em poucas linhas.

CORRETO
Com experiência em grandes colégios de educação básica, atuei como professora do primário há 5 anos. Sempre obtive ótimas avaliações dos pais de alunos com quem tive contato. A taxa de rematrículas da minha última turma foi superior à 90% da classe. Sempre busco aprender e ensinar com meus alunos.
💡Primeiro, detalhe sua experiência como professor, destaque suas habilidades e tarefas que pode executar. Tente apontar uma estatística sobre seu trabalho e finalize o resumo com o seu atual objetivo, mostrando como você se destaca dos demais.
INCORRETO
Professor experiente, acostumado a enfrentar desafios. Gosto de ensinar e de aprender. Estou sempre disponível para conversar com os pais e ajudar no que for preciso.
💡Esse resumo não diz nada, apenas ressalta qualidades pessoais do professor, sem criar uma conexão entre candidato, vaga e recrutador.

Seções adicionais para um currículo de professor de educação infantil

Embora seu currículo ainda esteja com espaço, use-o para colocar habilidades gerais. Mostre suas qualificações em informática, idiomas, passatempos e hobbies. Use as seções adicionais para mostrar um lado pouco conhecido sobre você.

Habilidades de informática

Com o avanço da modalidade de ensino à distância, docentes que possuem conhecimento prévio em programas de gerenciamento de aprendizado on-line, acabam se destacando dos demais. Use essa seção para indicar que programas você conhece.

  • Configurações de Windows
  • Ferramentas Digitais Avançado
  • Certificação em REA – Recurso Educacional Aberto

Idiomas

Professores que falam mais de uma língua são muito buscados por escolas bilíngues. Nessas escolas, os alunos aprendem em Português e outras línguas, como Inglês, Alemão ou Francês.

Coloque as línguas que fala no currículo do professor de língua portuguesa e ganhe pontos.

  • Certificado TOEFL de Inglês
  • Certificado Espanhol SIELE
  • Goethe-Zertifikat A1 em Alemão

Pedagógica

Em um mundo em constante mudança, ter a habilidade de coordenar desejos, trabalhar com as diferenças e captar a atenção dos mais jovens são habilidades elementares de todo professor de educação primária. Indique ao recrutador as sua habilidades pedagógicas, como:

  • Ensino Para Pessoas Especiais
  • Jogos Educativos
  • Habilidades De Adaptação

Dicas para melhorar seu currículo

Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais a sua apresentação profissional.

  • Use palavras de ação (ensino, educo, colaboro, índico) e palavras-chave.
  • Escolha o formato e o layout mais adaptados às suas qualificações.
  • Valorize suas realizações e dê o merecido destaque ao seu currículo.
  • Personalize o seu título sempre de acordo com a descrição da vaga.
  • Use marcadores para realçar informações relevantes.
  • Revise seu currículo para se livrar de erros ortográficos ou gramaticais.

Pontos-chave: escrever um currículo formidável

  • Verifique se as informações do cabeçalho estão corretas, evitando enviar um currículo com telefone e email de contato errados.
  • Escreva um resumo atraente e objetivo, convidando o recrutador a ler o restante.
  • Além do cabeçalho e resumo ou objetivo, seu currículo deve apresentar: experiência de trabalho, sua formação educacional, as habilidades, idiomas, certificações, prêmios e honras, trabalho voluntário, interesses.
  • O layout deve ser de agradável, e o comprimento deve ser de, no máximo, uma página.
  • Leia com atenção a descrição da vaga para incluir todas as habilidades necessárias e vencer os sistema de rastreamento de candidatos.
🎁 Dica Bônus: Para de usar qualquer modelo de currículo pra professor de educação infantil. Use um dos nossos modelos prontos de currículo de pedagogo e consiga mais entrevistas.

Obtenha mais oportunidades com uma carta de apresentação

Use uma carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Conte um pouco da sua história, seus objetivos e desafios que fizeram você se candidatar para a vaga. Use nossos exemplos de carta de apresentação para largar na frente.

Perguntas mais frequentes

Como criar o melhor perfil profissional para currículo de professor?

Um currículo deve transpassar profissionalismo. Use todo o seu currículo para mostrar que você é um excelente profissional. Apresente-se ao recrutador de maneira formal, porém, sem perder a sua identidade.

Qual deve ser o objetivo de currículo para professor?

O principal objetivo de um currículo de professor é mostrar como você possui as qualificações necessárias para ensinar e educar, principalmente crianças e adolescentes, no caso de vagas para educação infantil.

Existe diferença do objetivo para currículo de professor educação infantil e currículo de professor de língua portuguesa?

Sim, algumas diferenças são importantes. Um currículo de professor de línguas deve mostrar conhecimento sobre determinados idiomas, enquanto o de um professor de educação básica deve apresentar capacidade em mostrar com crianças e adolescentes.

Artigos similares